Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Um texto centrado no Governo de Sócrates e em si próprio

Analisando as palavras usadas pelo Presidente da República para compor o prefácio aos "Roteiros VI", Cavaco Silva fala de si e... muito mal de José Sócrates como primeiro-ministro.

Anabela Natário (www.expresso.pt)

O "Governo", no caso o de José Sócrates, é, claramente, o foco do prefácio de Cavaco Silva da compilação das suas principais intervenções públicas ao longo do ano passado, mas as palavras usadas demonstram ainda que o Presidente da República centra a sua habitual comunicação política de março em si próprio, despreocupando-se com a economia e aumentando ligeiramente as alusões à situação de crise.

A palavra "Governo", nesta que é a introdução mais comprida desde que iniciou a publicação de "Roteiros" em 2007, surge 80 vezes, na sua maioria referindo-se ao Executivo de José Sócrates. No ano passado, aparece apenas três vezes e no de 2010 nem sequer é usada. E contam-se 20 referências a "primeiro-ministro", contra zero nos prefácios dos Roteiros anteriores, quando José Sócrates ainda chefia o Governo e quando já está demissionário.

No último prefácio, escrito um ano após ter tomado posse para cumprir o segundo mandato, sobressaem ainda as palavras "Presidente", usada 59 vezes, "República", 51 e "país", 25 vezes. Em 2011, no texto escrito já depois de ter sido reeleito, os mesmos vocábulos repetem-se 17, 15 e três vezes, respetivamente.

Mas, em 2010, na introdução aos "Roteiros IV", Cavaco Silva, em pré-campanha para as eleições de janeiro de 2011, esquece-se um pouco de si próprio, usando as palavras Presidente e República sete vezes, e dedica-se inteiramente à situação económica ("economia" e "económica" surgem 36 vezes), aplicando por seis vezes a palavra crise, como no prefácio de 2011. No deste ano, conta-se uma dezena.

Prefácio de "Roteiros VI", 2012

Prefácio de "Roteiros VI", 2012

Prefácio de "Roteiros V", 2011

Prefácio de "Roteiros V", 2011

Prefácio de "Roteiros IV", 2010

Prefácio de "Roteiros IV", 2010