Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Tornado deixa rasto de destruição em Santarém

Tomar e Ferreira do Zêzere são os concelhos mais afetados, com o registo de 40 feridos. Telhados de várias casas e de um jardim escola foram sugados pelos ventos fortes. (Veja os estragos na fotogaleria, nas reportagens da SIC e nos vídeos do YouTube)

(www.expresso.pt)

A passagem de um tornado no distrito de Santarém provocou 40 feridos. No concelho de Tomar há registo de 36 feridos, 19 dos quais crianças, disse à agência Lusa fonte da coordenadora do dispositivo de socorro do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Raquel Ramos.

Raquel Ramos esclareceu que todos os feridos foram transportados para o hospital de Tomar, tendo o INEM atendido cinco vítimas (três crianças e dois adultos) que apenas necessitavam de apoio psicológico e outras quatro que acabaram por ter alta no local, informou Raquel Ramos.

Uma das crianças acabou por ser transferida para o hospital de Abrantes por necessidade de realização de tomografia axial computorizada.

Contam-se ainda várias dezenas de árvores caídas que estão a obstruir várias vias rodoviárias, cerca de uma centena de casas com danos a nível do telhado, queda de poste de média tensão da REN.

No concelho de Ferreira do Zêzere há pelo menos quatro feridos e algumas habitações com telhados danificados, segundo informações da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC). Na Sertã, vários telhados foram sugados e uma fábrica de tintas ficou completamente destruída. Mas, aqui, não há registo de vítimas.

Foram destacados para as ocorrências 144 operacionais, dos quais 135 bombeiros.

Em Ferreira do Zêzere foi activado o Plano Municipal de Emergência e reunida Comissão Municipal de Protecção Civil. Também foi reunida a Comissão Municipal de Protecção Civil de Tomar.

O site da ANPC indica que, de acordo com "o número de habitações afectadas (total e parcialmente), tudo aponta para que haja vários desalojados, sobretudo em Tomar. A Segurança Social e Exército (RI 15) foram accionados para apoio às acções subsequentes".