Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Fabricante de implantes mamários procurado pela Interpol (vídeo)

Interpol emitiu mandado de captura a Jean-Claude Mas, fundador da empresa francesa PIP, que fabrica os implantes mamários suspeitos de causarem cancro. Estima-se que entre 1500 a 2000 portuguesas tenham estas próteses. (Vídeo SIC no fim do texto)

A polícia internacional, Interpol, emitiu ontem um mandado de captura contra Jean-Claude Mas, fundador da empresa francesa PIP, que fabrica os implantes mamários suspeitos de causarem cancro, noticiaram hoje as agências internacionais.

Jean-Claude Mas, de 72 anos, é procurado na Costa Rica por atentados contra a vida e a saúde, no quadro do caso das próteses mamárias.

Fundada em 1991, a empresa, em processo de liquidação desde março de 2010, chegou a ser a terceira líder mundial no setor de implantes mamários, fornecendo cerca de cem mil próteses por ano a várias dezenas de países, incluindo Portugal.

O mandado da Interpol surge no dia em que o governo francês recomendou, "a título preventivo e sem caráter de urgência", a retirada dos implantes mamários a todas as mulheres que os tenham, apesar de não estar comprovado o risco acrescido de cancro.

As autoridades francesas alertam, no entanto, para "riscos" de "ruturas" e para "o poder irritante do gel poder gerar reações inflamatórias".

Em França, onde duas mulheres com implantes PIP morreram e oito ficaram com cancro, a empresa enfrenta mais de duas mil queixas. No Reino Unido, mais de 250 mulheres resolveram processar as clínicas onde efetuaram a cirurgia. Portugal suspendeu, em março do ano passado, a comercialização dos implantes mamários da marca PIP.

Na quinta-feira, depois de um primeiro alerta das autoridades francesas, a Direção-Geral da Saúde (DGS) aconselhou as mulheres com próteses mamárias PIP a consultarem um cirurgião ou médico assistente para exames de vigilância. A DGS estima que 1500 a 2000 portuguesas tenham estes implantes.

O Governo francês decidiu ontem recomendar às mulheres em todo o Mundo que removam os implantes mamários da marca PIP.