Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Doze restaurantes portugueses distinguidos no Guia Michelin

O "Ocean" conquistou a segunda estrela Michelin, enquanto o "Vila Joya" viu renovada a distinção de duas estrelas.

Doze restaurantes portugueses estão distinguidos na edição de 2012 do Guia Michelin Espanha e Portugal, dois dos quais com duas estrelas, foi hoje anunciado em Barcelona.



O "Ocean", chefiado pelo austríaco Hans Neuner, conquistou a segunda estrela Michelin. Já o "Vila Joya", comandado por Dieter Koschina, viu renovada a distinção de duas estrelas Michelin que tem recebido desde 1999.



Quanto aos estabelecimentos com uma estrela, a lista do próximo ano, conta entre as novidades o "Feitoria", cuja cozinha é da responsabilidade de José Cordeiro, e "The Yeatman" (Vila Nova de Gaia), que tem à frente Ricardo Costa. Ambos os chefes de cozinha já trabalharam na Casa da Calçada, em Amarante, para quem haviam conquistado uma estrela Michelin.



"Amadeus" perde estrela

Na edição do próximo ano, que estará à venda esta sexta-feira por 23,90 euros, Portugal regista uma saída: o "Amadeus" (Almancil), que perde a estrela que detinha.



Mantêm a estrela os restaurantes "Tavares" (Lisboa) - que em 2011 viu sair o chefe José Avillez, sucedido por Aimé Barroyer -, "Willie's" (Quarteira), "São

Gabriel" e "Henrique Leis" (ambos em Almancil), "Il Gallo d'Oro"(Funchal), "Arcadas da Capela" (Coimbra), "Casa da Calçada" (Amarante) e "Fortaleza do Guincho" (Cascais).



O anúncio foi feito em Barcelona, na cerimónia de apresentação do guia para 2012, pelo diretor de mapas e guias de Espanha e Portugal da Michelin, Fernando

Rubiato.