02/00/0 actualizado às 0:00
Economia UE processa Portugal por défice excessivo  «  500 M&M  «  Economia  « Página Inicial |

UE processa Portugal por défice excessivo

Bruxelas vai colocar Portugal sob vigilância orçamental, avançando com um calendário para sair da situação de desequilíbrio das contas superior a 3% do PIB.

Lusa
10:06 Segunda-feira, 28 de Set de 2009
Deixe aqui o seu comentário 74 comentários   [4508 visitas]
Aumentar Texto Diminuir Texto Link para esta página Imprimir Enviar por email
del.icio.us technorati digg facebook myspace reddit google search.live newsvine
O período para corrigir o défice excessivo português será negociado com as autoridades nacionais
O período para corrigir o défice excessivo português será negociado com as autoridades nacionais
Ezequiel Scagnetti

A Comissão Europeia irá abrir em Novembro um procedimento de "défice excessivo" contra Portugal, uma situação em que se encontram mais de metade dos Estados-membros da União Europeia, que viram as suas contas públicas derrapar com a crise.

Bruxelas irá fazer uma série de recomendações, colocar Lisboa sob "vigilância orçamental" e avançar com um calendário para sair da situação de desequilíbrio das contas superior a 3% do PIB (défice excessivo), seguindo as regras que estão estipuladas no Pacto de Estabilidade e Crescimento da União Europeia.

O período que será dado para corrigir o "défice excessivo" português será negociado com as autoridades nacionais. Os prazos já aplicados a outros Estados-membros variam entre 2010, para a Grécia, e 2013/14 para a Irlanda e Reino Unido.

Em Novembro adoptaremos propostas de correcção do défice para os oito países da zona euro que, segundo as previsões, vão violar o défice este ano", declarou no início de Junho o comissário europeu dos Assuntos Económicos e Monetários, Joaquin Almunia.

Ao todo, catorze dos 27 países da União Europeia, incluindo Portugal, vão em 2009 exceder o limite autorizado por Bruxelas para o défice.

Todos os Estados-membros comunicam (reportam) à Comissão Europeia e ao Eurostat (Abril e Outubro) o estado das suas contas públicas (últimos números do ano anterior e previsão para o corrente ano).

Em ano de crise económica, praticamente todos os países no espaço UE esperam apresentar défices orçamentais, à excepção da Bulgária, que conta com um excedente das suas contas públicas em 1,5% do PIB (ao nível do reportado no ano anterior).

O governo português já avisou que o seu défice deverá chegar este ano aos 5,9% do PIB, agravando-se assim o valor face aos 2,6% estimados pelo Executivo de José Sócrates para 2008.

Os países que esperam os maiores saldos negativos são, no entanto, o Reino Unido e a Irlanda, com os governos a esperarem défices de 12,6 e 10,7% do PIB, respectivamente, depois de ambos terem, em 2008, reportado uma estimativa de 7,1% do PIB.

Acima dos 3% ficam ainda os défices da Letónia (8,5%), Espanha (5,8%), França (5,6%), Roménia (5,1%, Polónia (4,6%), República Checa (3,9%), Grécia, Itália e Eslovénia (3,7%), Bélgica (3,4%) e Holanda (3,3%).

De acordo com os dados reportados em Abril pelos vários governos ao Eurostat, em 2008 já quebraram a regra dos três por cento o Reino Unido e a Irlanda, ambos com 7,1%, a Roménia (5,4%), a Grécia (5%), Malta (4,7%), a Letónia (4%), a Polónia (3,9%), a Espanha (3,8%), a Hungria e a França (3,4%) e a Lituânia (3,2%).

O executivo comunitário já iniciou em Fevereiro passado procedimentos por défice excessivo contra seis Estados-membros da União Europeia: Espanha, França, Grécia, Irlanda, Malta e Letónia que tiveram em 2008 um défice orçamental superior ao valor de referência permitido pelo Pacto de Estabilidade e Crescimento.

74 comentários
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
O monstro agradece!
ameijoafresca (seguir utilizador), 4 pontos (Interessante), 10:47 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
Com o défice a esburacar
a um ritmo impetuoso,
não há forma de estacar
este E(e)stado untuoso.

O monstro esfomeado
não pára de engrandecer,
este país branqueado
continua a ensandecer.

Com tanta trapalhada
na política orçamental,
a astúcia falhada
é deveras brutal.

Com descarada fantasia
adubada com arrogância,
são marcas da hipocrisia
coberta de extravagância.

Mais um falhanço
da política socialista,
pesado é o balanço
do desvario irrealista.
(ameijoafresca.blogspot.com)
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: O monstro agradece!    Ver comentário
ameijoafresca (seguir utilizador), 1 ponto , 22:43 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
UE processa Portugal por défice excessivo
Toni 2 (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 11:27 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
Sempre ouvi dizer que quem não quer ter uma boa mãe pode calhar-lhe em sorte uma má madrasta. Portugal acordou hoje mais pobre com a perda da maioria absoluta. Os juros da dívida publica vão aumentar e o investimento estrangeiro vai diminuir. As reformas que apesar de impopulares mas necessarias serão uma miragem. Quando impostas pele CE vão ter de ser feitas, mas parece que ainda há muita gente que não percebeu a crise Mundial que estamos a viver. Temo que o País fique ingovernavel devido à irresponsabilidade da Oposição.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: UE processa Portugal por défice excessivo    Ver comentário
Observador-Mor (seguir utilizador), 3 pontos , 11:33 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
    Re: UE processa Portugal por défice excessivo    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 12:09 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
    Re: UE processa Portugal por défice excessivo    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 14:36 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
    Re: UE processa Portugal por défice excessivo    Ver comentário
BrincaNareia (seguir utilizador), 1 ponto , 16:59 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
    Re: UE processa Portugal por défice excessivo    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 14:24 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
    Re: UE processa Portugal por défice excessivo    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 16:12 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
    Re: UE processa Portugal por défice excessivo    Ver comentário
userEX165047 (seguir utilizador), 1 ponto , 18:29 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
    Re: UE processa Portugal por défice excessivo    Ver comentário
BrincaNareia (seguir utilizador), 1 ponto , 16:54 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
    Não sei o porquê dos pêsamos ???    Ver comentário
Observador-Mor (seguir utilizador), 1 ponto , 17:11 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
    Re: Não sei o porquê dos pêsamos ???    Ver comentário
BrincaNareia (seguir utilizador), 1 ponto , 17:49 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
    Re: Não sei o porquê dos pêsamos ???    Ver comentário
Observador-Mor (seguir utilizador), 1 ponto , 18:09 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
    Re: UE processa Portugal por défice excessivo    Ver comentário
Bairrada Vigilante (seguir utilizador), 1 ponto , 19:22 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
    Re: UE processa Portugal por défice excessivo    Ver comentário
m81 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:41 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
    Re: UE processa Portugal por défice excessivo    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 12:12 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
    Re: UE processa Portugal por défice excessivo    Ver comentário
lumogo (seguir utilizador), 2 pontos , 14:28 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
    Re: UE processa Portugal por défice excessivo    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 15:27 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
    Re: UE processa Portugal por défice excessivo    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 16:21 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
    Re: UE processa Portugal por défice excessivo    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 14:53 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
    Re: UE processa Portugal por défice excessivo    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 15:15 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
    Re: UE processa Portugal por défice excessivo    Ver comentário
mzc (seguir utilizador), 1 ponto , 12:33 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
    Re: UE processa Portugal por défice excessivo    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 14:46 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
    é preciso pagar o despesismo do Socrates    Ver comentário
DANAMONA (seguir utilizador), 1 ponto , 13:45 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
Jornais por todo o Mundo dão nota de que
aukistuxego (seguir utilizador), 3 pontos (Interessante), 13:37 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
Portugal é o País mais pobre da Europa. São as consequências do neo liberalismo decadente, que possibilitou tal situação com o enriquecimento de uns poucos a entrega das riquesas do país a uma minoria onde a corrupção impera com os grupos financeiros e os grandes capitalistas a optarem pelo enriquecimento pessoal sem uma estrategia de desenvolvimento do País...Com estas eleições a população vai continuar a empobrecer, por vontade própria já que votaram nesse sentido...
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Jornais por todo o Mundo dão nota de que    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 16:36 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
    Re: Jornais por todo o Mundo dão nota de que    Ver comentário
mpreto (seguir utilizador), 1 ponto , 14:38 | Terça-feira, 29 de Set de 2009
défice excessivo?
B l u e S k y (seguir utilizador), 3 pontos (Divertido), 19:10 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
...nada que um TGV, umas novas auto-estradas e um novo aeroporto não resolvam.
Só tenho dúvidas é se vai haver lugar para nós, portugueses, na futura Socratelândia.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: défice excessivo?    Ver comentário
mpreto (seguir utilizador), 1 ponto , 14:57 | Terça-feira, 29 de Set de 2009
Quem tem culpa do défice?
CondestavelXXI (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 12:04 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
O défice das contas do estado é tão ou mais devido a governos incompetentes em tempo de vacas gordas que em tempo de vacas magras. Se quizermos ser honestos e não criticar por criticar comparemos por exemplo a evolução do PIB com a evolução do défice. Se calhar vamos encontrar governos que não fizeram nada para corrigir o défice quando isso era aconselhável ou mesmo imperativo.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Está a falar do Eng.º Guterres?    Ver comentário
Alvares_Almeida (seguir utilizador), 1 ponto , 13:52 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
    Re: Está a falar do Eng.º Guterres?    Ver comentário
CondestavelXXI (seguir utilizador), 1 ponto , 18:02 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
    Estou de acordo!    Ver comentário
Alvares_Almeida (seguir utilizador), 1 ponto , 10:59 | Sexta-feira, 2 de Out de 2009
Quem nos avisa.......
joca1976 (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 12:08 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
A Manuela Ferreira Leite já tinha avisado..... Mas ela era a "avozinha", "feia", "retrogada", "sem jeito", "bafienta", enfim tudo o que era de mau, não era ?

Agora toma PORTUGAL ! e lá vamos todos (até aqueles que de uma forma responsável votaram na alternativa...) ter que pagar as "orgias despesistas" do PS de Socrates....

Temos o que merecemos !!!!

E não me venham com a crise internacional, porque há paises europeus que têm menos de 4% de Defice....
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Quem nos avisa.......    Ver comentário
Chips (seguir utilizador), 2 pontos , 13:17 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
    Re: Quem nos avisa.......    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 16:26 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
    Re: Quem nos avisa.....ou má-fé    Ver comentário
BrincaNareia (seguir utilizador), 1 ponto , 17:10 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
mais 15 dias de FOLCLORE
Figgs (seguir utilizador), 2 pontos (Divertido), 12:14 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
Vilanagem : Tem mais 15 diazinhos de FESTA e FOLCLORE ! Encham a barriguinha ! Depois..., bem, preparem os lencinhos de papel para chorar muito, para " cair na real ". Vai ser lindo isto !
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    O folclore já dura há 35 anos. E nós cada vez ...    Ver comentário
Xico Taxista (seguir utilizador), 1 ponto , 9:29 | Terça-feira, 29 de Set de 2009
Défice excessivo
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 12:32 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
A UE, vai processar Portugal por défice excessivo!
Para início de um novo ciclo, não há dúvida, que estámos perante uma "bela" notícia !
O que não posso deixar passar em claro, é que escondessem aos Portugueses, este dado e só o revelem após o acto eleitoral !
É, como a questão das estatísticas !
Só têm vindo a público, quando convém...
Isto, claro, foi para não "influenciar" o voto dos eleitores !
Tal como Cavaco Silva !
Só que, no último caso, digam o que disserem, não cumpriu o que prometeu!
Veja-se o caso "Fernando Lima", o qual teve reflexo na votação ! Ou não teve ? Querem melhor prova, que as últimas sondagens, que desta feita, não falharam ?
De um empate técnico,passou-se para uma vantagem de 8%
Factos, são factos !
È, pela terceira vez, que Cavaco Silva " prejudica o PSD, e por isso, passa já a ter muitos anti corpos dentro do próprio Partido.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Tem muita razão! Cavaco 3 sucessores 0    Ver comentário
pilot (seguir utilizador), 1 ponto , 12:39 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
    Re: Tem muita razão! Cavaco 3 sucessores 0    Ver comentário
Outubro1560 (seguir utilizador), 1 ponto , 14:32 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
    Ilusionismo ou premonição???    Ver comentário
pilot (seguir utilizador), 1 ponto , 17:54 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
    Re: Défice excessivo    Ver comentário
Zaratustra70 (seguir utilizador), 1 ponto , 13:37 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
    Re: Défice excessivo    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 14:51 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
    Re: Défice excessivo    Ver comentário
Zaratustra70 (seguir utilizador), 1 ponto , 14:03 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
    Re: Défice excessivo    Ver comentário
BrincaNareia (seguir utilizador), 1 ponto , 17:06 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
    Re: Défice excessivo    Ver comentário
Zaratustra70 (seguir utilizador), 1 ponto , 21:22 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
    Re: Os dados não foram escondidos...    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 15:16 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
E se esta informação tivesse chegado na 6ª feira?
dedalo11 (seguir utilizador), 2 pontos , 13:31 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
Valerá a pena especular sobre o que teria acontecido? Será que os portugueses teriam votado maioritáriamente em José Sócrates? Porque foi guardada para hoje pela UE? Nunca saberemos, ou já sabemos?
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: E se esta informação tivesse chegado na 6ª fei    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 17:04 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
Sem receios
pamaga (seguir utilizador), 1 ponto , 11:53 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
Agora com a governação PS / CDS tudo vai correr bem. A Maria Amélia chorona vai chamar as peixeiras e juntá-las com as tias de Cascais e então é que vai ser varinar.
Agora é que o progresso está à nossa frente, basta só ver, abrir os olhos.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
UE Processa...
milhazes (seguir utilizador), 1 ponto , 12:13 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
As Eleições já foram e este título falso vem tarde.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
Em que ficamos?
laapt (seguir utilizador), 1 ponto , 12:14 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
Vamos ter um processo, como diz o titulo, ou ficamos sob vigilancia como diz a noticia?
Este tipo de noticias querem copiar outros jornais de ma memoria recente?
Leitor desde o primeiro numero, nao goste de ver este genero de coisas; a historia do Expresso nao o merece e sobretudo nao o permite.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
Para quê darem-se ao trabalho?
c_duarte (seguir utilizador), 1 ponto , 12:19 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
Eles que mandem mais dinheiro para cá para cobrir o défice excessivo.
Nós não entramos para a UE para contribuir, mas sim para mamar.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Para quê darem-se ao trabalho?    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 17:18 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
    É de louvar    Ver comentário
c_duarte (seguir utilizador), 1 ponto , 20:44 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
Por muitos anos
surpreso (seguir utilizador), 1 ponto , 12:22 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
Por muitos anos e maus ,mas a estupidez paga-se.Agora,não se queixem..
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
Bem...
Filimone (seguir utilizador), 1 ponto , 12:28 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
Pelo menos o Sócrates não abandonou o navio, como o da foto, à procura de um armador (patrão) mais forte.
Por muito mal que o barco esteja, vai-se aguentando ao leme, procurando navegar o melhor possível e tentando não naufragar, embora haja muita carga mal estivada e aos tombos dentro do porão, há 35 anos para cá, além das correntes e ventos nem sempre serem os melhores.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Bem...    Ver comentário
Mamaevovo (seguir utilizador), 1 ponto , 14:17 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
    Re: Bem...    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 16:57 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
    Re: Bem...    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 17:00 | Segunda-feira, 28 de Set de 2009
74 comentários
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 


Aviso
FAQ. Como funciona a comunidade no Expresso
Para fazer o seu comentário precisa de estar registado. O registo é gratuito e demora pouco mais de 30 segundos.

Se já for utilizador registado, coloque o seu mail e palavra-chave nos campos para o efeito, na página de registo. Depois disso, poderá comentar qualquer conteúdo.

Clique aqui  para se registar.

Em caso de dúvida escreva-nos para novosite@expresso.pt, seremos tão breves quanto possível a responder.

Miguel Martins, Editor de Multimédia do Expresso

Durão Barroso apela ao consenso das forças políticas

16:11 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[184 visitas]

BPP: Privado Holding critica mega fundo de retorno absoluto

14:47 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[221 visitas]

Zapatero anuncia novas medidas de apoio aos desempregados

13:28 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[68 visitas]

Telecomunicações e banca lideram reclamações

11:16 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[162 visitas]

Governo diz que não há margem para aumentos

9:40 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[727 visitas]

Os recados enviados pela reunião do G7

8:51 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[179 visitas]

Risco de dívida portuguesa continua a subir

0:58 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[571 visitas]

Face Oculta: Detetadas irregularidades em cinco empresas

21:12 Segunda-feira, 8 de Fev de 2010,
[928 visitas]

EDP: Eletricidade distribuída caiu 1,4% em 2009

18:54 Segunda-feira, 8 de Fev de 2010,
[179 visitas]
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
Primus Inter Pares
Grupo ImpresaACAP