11/02/2012 atualizado às 15:51
Página Inicial » Atualidade » Sondagem: PS perde para todos

Sondagem: PS perde para todos

A queda nas intenções de voto do PS e a subida do PSD, colocam estes dois partidos em empate técnico, apesar da ligeira vantagem dos socialistas.

Humberto Costa
23:59 Quinta feira, 2 de julho de 2009

PSD e PS próximos do empate



Os valores (3,7%) da queda do PS segundo dados da projecção e em comparação com o Barómetro de Maio parecem transferir-se directamente para os restantes partidos que crescem nas intenções de voto, são praticamente a soma da subida dos restantes partidos: 2,5 % para o PSD, 0,5%, para a CDU, e 0,5% para o CDS/PP.

Só o Bloco de Esquerda acompanha o PS na descida das intenções de voto, ainda assim registando uma percentagem muito próxima da alcançada nas europeias. Isto tudo para uma margem de erro de 3,06%.

Esta queda dos socialistas foi precedida por um acto eleitoral - eleições europeias - em que o partido do Governo teve a pior votação de sempre, não atingindo um milhão de eleitores, e registando uma percentagem de 26,6%.

Sondagem: PS perde para todos

Sem fazer comparações que seriam ilegítimas, a verdade é que o rescaldo das eleições europeias, designadamente os resultados do PS e do PSD, podem ter tido os seus efeitos nos resultados deste barómetro, já que a evolução das intenções de voto atingem valores consideráveis nestes dois partidos (PS e PSD).

Quer os partidos à esquerda do PS (CDU e Bloco de Esquerda) quer o CDS/PP consolidam posições com valores muito próximos dos alcançados nas eleições europeias: o BE com 9,6%, a CDU com 9,7% e o CDS/PP com 7,4%. Registe-se que os partidos à esquerda do PS somam cerca de 20% das intenções de voto dos inquiridos, um valor quase 50% superior ao verificado em 2005.

Já quanto aos partidos situados à direita dos socialistas, PSD e CDS/PP somam 40% das intenções de voto, o que significa uma subida de 9% relativamente a 2005, mas insuficiente para uma maioria de direita como a verificada em 2002, altura em que estes dois partidos formaram governo com uma maioria parlamentar de 48,93%. Já o PS somado a PCP e BE (54,4%) conseguem maioria absoluta, apenas ultrapassada pelo bloco central (PS/PSD) com 68,1%.

Registe-se ainda que neste barómetro os indecisos situam-se nos 19,5% e a taxa dos que não sabem e não respondem atinge os 16,7%.

José Sócrates: Animal ferido


O primeiro-ministro, cujos níveis de popularidade em Maio registavam um saldo (diferença entre avaliações positivas e negativas) de 18,4% sofrem, neste barómetro, uma quebra acentuada passando a ter um saldo de 7,8%.

Já a popularidade do líder do Bloco de Esquerda sobe ligeiramente para um saldo de 6,9 ficando a menos de um ponto de Sócrates. Idêntica evolução teve a popularidade do presidente do CDS/PP, Paulo Portas que regista um saldo de 4,7, mais um ponto que o verificado em Maio.

Subidas acentuadas tiveram Manuela Ferreira Leite e Jerónimo de Sousa. Ambos registavam em Maio saldos negativos (Ferreira Leite -10,8 e Jerónimo de Sousa -7,8).

No actual barómetro os dois passam a ter saldos positivos: a presidente do PSD com 3,8% e o secretário-geral do PCP com 4,5%.


FICHA TÉCNICA

Estudo de Opinião efectuado pela Eurosondagem, S.A. para o Expresso, SIC e Rádio Renascença, de 25 a 30 de Junho de 2009. Entrevistas telefónicas, realizadas por entrevistadores seleccionados e supervisionados, entre as 19 horas e as 22 horas.

O Universo é a população com 18 anos ou mais, residente em Portugal Continental e habitando em lares com telefone da rede fixa.

A amostra foi estratificada por Região (Norte - 20,5%; A.M. do Porto - 14,8%; Centro - 29,3%; A.M. de Lisboa - 26,0%; Sul - 9,4%), num total de 1.024 entrevistas validadas. Foram efectuadas 1.230 tentativas de entrevistas e, destas, 206 (16,7%) não aceitaram colaborar Estudo de Opinião.

Foram validadas 1.024 entrevistas, correspondendo a 83,3% das tentativas realizadas. A escolha do lar foi aleatória nas listas telefónicas e o entrevistado, em cada agregado familiar, o elemento que fez anos há menos tempo. Desta forma aleatória resultou, em termos de sexo, (Feminino - 51,3%; Masculino - 48,7%) e, no que concerne à faixa etária, (dos 18 aos 30 anos - 21,4%; dos 31 aos 59 - 53,1%; com 60 anos ou mais - 25,5%).

O erro máximo da Amostra é de 3,06%, para um grau de probabilidade de 95,0%. Um exemplar deste Estudo de Opinião está depositado na Entidade Reguladora para a Comunicação Social.


Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 3    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Com a "saída" do primeiro touro...
dedalo11 (seguir utilizador), 2 pontos , 0:20 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
... quem vai atirar os foguetes e apanhar as canas? Se cos cornos forem para o Louçã... lá ganha mais 2 pontos percentuais... Pena que a sondagem não foi feita depois da "tourada"...!
 
 Regras da comunidade
Por enquanto não está mau.
copia (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 0:23 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
Esta sondagem, apesar da oposição do CDS, mostra a clareza das ideias dos entrevistados.
Primeiro, porque, o natural seria uma queda total do PS, para os valores próximos das europeias.Importa referir, que o PS,aumenta de 26 para 35, enquanto o PSD, aumenta de 32 para 34.Os restantes em igualdade de comparação, baixam.Ou seja os entrevistados percebem que o PS, apesar de tudo, ainda é o mal menor.
Já não vale a pena falar de Manuela, nem de Sócrates, nem de Jerónimo, nem de Portas, nem de Louçã.
As próximas eleições, serão entre a esquerda e a direita.
Entre a posição do Estado, reletivamente aos apoios sociais e a ,aventura, de destruição do Estado.
Tudo o resto não passa de encenações, para que os jornais e televissões tenham matéria para noticiar.
 
 Regras da comunidade
    Re: Por enquanto não está mau.    Ver comentário
clareza (seguir utilizador), 1 ponto , 1:17 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
    Re: Por enquanto não está mau.    Ver comentário
copia (seguir utilizador), 1 ponto , 11:46 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
    Re: Por enquanto não está mau.    Ver comentário
vaicomigo (seguir utilizador), 1 ponto , 18:09 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
    Meu Caro concordo consigo mas digo mais...    Ver comentário
Brilhantina (seguir utilizador), 1 ponto , 12:59 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
    Re: Meu Caro concordo consigo mas digo mais...    Ver comentário
copia (seguir utilizador), 1 ponto , 16:56 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
A MINHA LEITURA.
4 DE DEZEMBRO (seguir utilizador), 2 pontos , 0:54 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
Não acredito em sondagens. Também não as ignoro totalmente.
 minha maneira, perante o actual cenário político, esta sondagem dir-me-ia que o PS de Sócrates ganha as eleições legislativas com maioria relativa.
Também é perspectivo uma baixa acentuada para o BE.
O abalo causado pela demissão de Manuel PInho, foi, quanto a mim, sanado com eficácia. Mas pode, ainda, ter consequências terríveis se houver ambiguidades.
Poderemos estar perante a premeditação de um acto, este ou outro, do Ministro da Economia.
Porquê?
Como sabemos, Pinho, Horta e Sebastião formaram um triângulo onde assentou a propaganda do Governo. Basílio Horta pactuou com o anúncio de investimentos repetidos e nunca concretizados, e Sebastião fez o frete ao amigo na Autoridade da Concorrência.
Quem lucrou com tudo isto? GALP, PT, EDP, BANCA. Antes de uma possível derrota nas legislativas, não estará Pinho, com esta saída, a tempo que o Governo o coloque numa destas reformas douradas?
É aqui que vai residir a autoridade de Sócrates e a responsabilização do PS. Ambos foram ágeis na debelação do caso. Foi só cinema?
O PSD decolou nas europeias com uma cara nova, Paulo Rangel.
Santana Lopes protagonizou um arranque da sua campanha, como Manuela Ferreira Leite não conseguira até agora. Entusiasmo, gente de todos os quadrantes do Centro Direita, colocou Lisboa a falar.
Nada disto nos transmite uma ideia do que será o confronto com Sócrates.
Tenho muitas dúvidas.
 
 Regras da comunidade
    Re: A MINHA LEITURA.    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:05 | Sábado, 4 de julho de 2009
    Os actores da parte do PSD    Ver comentário
Entrelinhas (seguir utilizador), 0 pontos , 10:18 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
a "tourada"
B l u e S k y (seguir utilizador), 2 pontos , 0:55 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
está perto do fim
 
 Regras da comunidade
    Tourada perto do fim...    Ver comentário
Sebastião da Treta (seguir utilizador), 1 ponto , 10:49 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
    Re: a    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:17 | Sábado, 4 de julho de 2009
PORTUGAL TEM DE SAIR DO ROTIVISMO
Andrade da Silva (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 1:15 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
Se não sairmos do rotativismo a Democracia falece. É preciso dignificar a democracia, tornando-a participativa, para um melhor desenvolvimento.

Se a corrupção for combatida, bem como o excesso de verbas em assessorias, a evasão fiscal, a economia paralela, se reformar a fiscalidade, se terminar o regime de favor em que vive a banca, se combater o desperdício e os gastos sumptuários do estado, aumenta-se a verba disponível da República, para apoiar as empresas que geram produtos transaccionáveis e, assim, se diminuirá o endividamento externo e melhorará o estado da balança de pagamentos, e também ficariam mais recursos disponíveis para a qualificação profissional etc..

  É absolutamente necessário descer da economia virtual, onde, o dinheiro gera mais dinheiro, através de um processo especulativo que tanto tem beneficiado os políticos portugueses, como o Sr. Dias Loureiro e o próprio Presidente da República( conforme refere um cronista no jornal de noticias de 6 de Junho), para a economia real, a da produção da riqueza real e de produtos necessários ao desenvolvimento social e económico do País.

Em conclusão o mero comportamento inteligente, competente e inequivocamente honesto dos agentes públicos e políticos melhoraria substantivamente o desempenho do estado com consequências significativas ao nível da economia real e do bem estar dos portugueses.

Podemos mudar isto. Contemos com A NOVA ESQUERDA para este IMPERATIVO NACIONAL.
asilva
 
 Regras da comunidade
    Re: PORTUGAL TEM DE SAIR DO ROTIVISMO    Ver comentário
clareza (seguir utilizador), 1 ponto , 1:19 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
    R COM OS QUE TÊM DIGNIDADE E A CORAGEM CIDADÃ    Ver comentário
Andrade da Silva (seguir utilizador), 1 ponto , 1:52 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
    Re: R COM OS QUE TÊM DIGNIDADE E A CORAGEM CIDADÃ    Ver comentário
clareza (seguir utilizador), 1 ponto , 9:40 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
    Re: PORTUGAL TEM DE SAIR DO ROTIVISMO    Ver comentário
DANAMONA (seguir utilizador), 1 ponto , 5:31 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
    Re: PORTUGAL TEM DE SAIR DO ROTATIVISMO    Ver comentário
DANAMONA (seguir utilizador), 1 ponto , 5:46 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
    Re: PORTUGAL TEM DE SAIR DO ANAFABETISMO...    Ver comentário
Bairrada Vigilante (seguir utilizador), 1 ponto , 8:54 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
    Re:DE FACTO ACONTECEU O 25 DE ABRIL 1974    Ver comentário
Andrade da Silva (seguir utilizador), 1 ponto , 10:40 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
    Re: PORTUGAL TEM DE SAIR DO ROTATIVISMO    Ver comentário
Andrade da Silva (seguir utilizador), 1 ponto , 10:35 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
    Precisamente!    Ver comentário
Trapezio (seguir utilizador), 1 ponto , 10:51 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
    Re:Para 20% dos PORTUGUSES A VIDA SORRI MUITO    Ver comentário
Andrade da Silva (seguir utilizador), 1 ponto , 13:49 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
    Re: Re:Para 20% dos PORTUGUSES A VIDA SORRI MUITO    Ver comentário
Trapezio (seguir utilizador), 1 ponto , 15:32 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
    INGRATIDÃO É FEIO...    Ver comentário
Zaratustra70 (seguir utilizador), 1 ponto , 7:08 | Sábado, 4 de julho de 2009
    Querias dizer rotativismo, burro?    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 1 ponto , 8:27 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
    Re:Oh SÁBIO OBRIGADO    Ver comentário
Andrade da Silva (seguir utilizador), 1 ponto , 10:44 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
    Rotivismo vem....    Ver comentário
Brilhantina (seguir utilizador), 1 ponto , 19:13 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
    Re: PORTUGAL TEM DE SAIR DO ROTATIVISMO    Ver comentário
DANAMONA (seguir utilizador), 1 ponto , 13:28 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
    Re: SAÙDO A IV REPUBLICA DA ÉTICA E DOS VALORES    Ver comentário
Andrade da Silva (seguir utilizador), 1 ponto , 14:05 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
MIL ENTREVISTAS
Musoko (seguir utilizador), 2 pontos , 9:50 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
Mil entrevistas significam alguma coisa? Entre as 19 e as 22 horas? E os que trabalham à noite, não entram na sondagem, não votam? E os que não podem pagar a mensalidade do telefone fixo, não entram, não votam?
E os que não atenderam o telefone, não entram, não votam?
São as tais abstenções?
Será correcto fazer uma sondagem assim?
Bom, vá lá, tem de ser pelo telefone, não é o mesmo que estar a distribuir publicidade, coitados, e quem não tem telefone fixo está fora de jogo.
Mas, senhores, custava alguma coisa entrevistar pessoas de manhã e à tarde?
 
 Regras da comunidade
    Re: MIL ENTREVISTAS    Ver comentário
AntiFar (seguir utilizador), 1 ponto , 13:20 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
    Oh AntiFar tenha calma....    Ver comentário
Brilhantina (seguir utilizador), 1 ponto , 14:49 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
COMPLICADO
Musoko (seguir utilizador), 2 pontos , 11:13 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
O grupo Bilderberg, a Defesa do Ocidente, o Opus Dei, a Grande Europa e o grupo euro-americano não estão preocupados com mais ou menos «por cento» do PS, PSD, CDS.
Estão, sim, como os 20 ou mais por cento das duas «extremas-esquerdas» portuguesas.
E o perigo maior, para eles, é que não existe só uma, mas duas.
Isto significa que o enfraquecimento de uma pode conduzir ao reforço da outra.
Na Europa do Leste, que saiu do «comunismo», a chamada extrema-esquerda pode ter a sua força, mas em Portugal, a extrema-esquerda clássica vê-se acossada por outra, que se quer ainda mais à esquerda.
O PS, se ganhar as eleições com maioria relativa, vê-se com 4 cenários:
-Coligação com PSD
-Coligação com BE
-Coligação com PCP
-Coligação com BE+PCP
É complicado, o barco andará á deriva e o Ocidente não gosta nada disso.
A «autocrítica» cultural de Sócrates, poara atrair professores, não resultou, porque não apresentou qualquer projecto.
Por isso, a substituição de Sócrates está neste momento em cima da mesa, só lhes falta lançar para a cena o candidato, que neste momento, digo-vos, já está pré-escolhido.
 
 Regras da comunidade
    O Censor do Expresso não aparece?    Ver comentário
Trapezio (seguir utilizador), 1 ponto , 11:23 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
    Re: O Censor do Expresso não aparece?    Ver comentário
Musoko (seguir utilizador), 2 pontos , 11:40 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
Oh! Expresso! Mas que bom!...
user178221 (seguir utilizador), 2 pontos , 22:52 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
Grandes sinais de contentamento do Expresso!...
 
 Regras da comunidade
    Re: Oh! Expresso! Mas que bom!...    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:21 | Sábado, 4 de julho de 2009
Sondagem PS perde para todos
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 23:03 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
Continuo convencido que caso nenhum partido consiga uma maioria absoluta, o País vai ficar ingovernavel. Não é bom para nenhum português. Há quem pense que sim, mas este regabofe será pago um dia. Não estamos a criar riqueza e estamos a viver acima das nossas possibilidades. Isto em termos colectivos como é óbvio. Será uma pena que se interrompa um bom trabalho que começou. As pessoas que navegam aqui têm cultura bastante para entender isso. Se não o fazem por uma questão de militância é de lamentar. O País deve estar à frente dos interesses partidários, mas infelizmente não é assim. Voltei a interessar-me pela politica porque pensei que era desta. Na I Républica foi assim até que apereceu um salvador segundo diziam e aí permaneceu 48 anos. Os factos historicos não se repetem mas sucedem-se. Espero que me engane.
 
 Regras da comunidade
O que é Isto?
Alfredino Cunha (seguir utilizador), 1 ponto , 0:45 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
Depois de meses a errar grosseiramente nas sondagens que apresentou no Expresso, esta sondagem mais da Eurosondagem não me merece qualquer credibilidade.

Emendaram os métodos de sondagem? Emendaram as técnicas de recolha da informação?

Não se sabe. Se nada tiver sido feito, estes resultados são provavelmente tão credíveis como os que tiveram o mau gosto de nos servirem ao longo de mais de 6 meses. Não valem grande coisa.
 
 Regras da comunidade
    Re: O que é Isto?    Ver comentário
Relance (seguir utilizador), 1 ponto , 1:30 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
Temos TGV, 3ª Ponte, 3ª AE Poto ... e mais crise
boa memória (seguir utilizador), 1 ponto , 0:49 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
Muito Bem, para o PROGRAMADO renascer de Sócrates ...

Teremos Governo PS, com apoio parlamentar do BE ...

Louçã terá o seu TGV, a sua 3ª Ponte e a sua 3ª AE para o Porto, tudo obras muito necessárias e altamente rentáveis ...

Viva a Mota-Engil, a Teixeira Duarte e o BES,
essenciais para a JUSTIÇA NA ECONOMIA
 
 Regras da comunidade
    ISTO LÊ-SE CADA UMA....    Ver comentário
Zaratustra70 (seguir utilizador), 1 ponto , 8:51 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
    OS FACTOS SÃO INEGÁVEIS    Ver comentário
boa memória (seguir utilizador), 0 pontos , 3:37 | Sábado, 4 de julho de 2009
    Re: OS FACTOS SÃO INEGÁVEIS    Ver comentário
Zaratustra70 (seguir utilizador), 1 ponto , 6:45 | Sábado, 4 de julho de 2009
    Re: Temos TGV, 3ª Ponte, 3ª AE Poto ... e mais cr    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:20 | Sábado, 4 de julho de 2009
    Feitas as contas...    Ver comentário
aukistuxego (seguir utilizador), 1 ponto , 14:05 | Sábado, 4 de julho de 2009
Uma ajudinha
HermenegildoFaria (seguir utilizador), 1 ponto , 1:18 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
Cá estão as famosas sondagens!!!!!
Como sabem que ninguém acreditaria que o PS estivesse perto da maioria absoluta, dão um empate técnico com vantagem para o PS para fazer crer que o PS tem uma qualquer hipotese de ganhar. O PS está mais perto do pior resultado de sempre que obteve nas últimas eleições do que de qualquer victória. Se contarmos a Tourada de hoje...nem falemos
 
 Regras da comunidade
Acordai
clareza (seguir utilizador), 1 ponto , 1:23 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
Macário em Faro teve como musa inspiradora Alberto João Jardim. Santana em Lisboa teve ao lado a M.F.Leite que dele disse cobras e lagartos. O PS está como se vê. Como podem colocar como viável repetir outra vez o mesmo filme? Será que estamos condenados a nascer, crescer e morrer a ver sempre o mesmo filme? Por favor...
 
 Regras da comunidade
Sondagens...
Cruzadas (seguir utilizador), 1 ponto , 1:26 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
 
 
 Regras da comunidade
Impossivel?
suprasumo (seguir utilizador), 1 ponto , 3:02 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
Só uma reflexão:
Se legitima ou ilegitimamente comparar-mos os valores das sondagens para as europeias com os resultados das eleições e extrapolarmos os valores das actuais para a legislativas, então o PSD ganhará de forma categórica!!!
E a impensável e inconcebível-para os socialistas- maioria absoluta do PSD adivinha-se a cada passo cada vez menos impossível!!!!!!!
 
 Regras da comunidade
    Re: Impossivel?    Ver comentário
Ricmadeira (seguir utilizador), 1 ponto , 6:04 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
    Re: Impossivel?    Ver comentário
Rafael Chust (seguir utilizador), 1 ponto , 10:57 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
    Com quem? Que projecto?    Ver comentário
Brilhantina (seguir utilizador), 1 ponto , 22:29 | Sexta feira, 3 de julho de 2009
    Re: Impossivel?    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 1 ponto , 12:54 | Sábado, 4 de julho de 2009
    Re: Impossivel?    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 1 ponto , 12:51 | Sábado, 4 de julho de 2009
    Re: Impossivel?    Ver comentário
antespelocontrario (seguir utilizador), 1 ponto , 11:14 | Domingo, 5 de julho de 2009
Página 1 de 3    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
PUB




Baltasar Garzón promete lutar na Justiça contra condenação
14:41 Sábado, 11 de fevereiro de 2012, 2
Cavaco: UE deve avançar no crescimento e emprego
13:33 Sábado, 11 de fevereiro de 2012,
Espanha: manifestação terminou em confrontos
13:14 Sábado, 11 de fevereiro de 2012, 1
Nicolau Santos comenta o Expresso desta semana
12:25 Sábado, 11 de fevereiro de 2012, 2
Veja as imagens inéditas após o naufrágio do Costa Concordia
12:11 Sábado, 11 de fevereiro de 2012, 1
Maldivas: membro do governo americano reuniu-se com novo presidente
11:08 Sábado, 11 de fevereiro de 2012,
Filho de Kadhafi promete regressar
10:47 Sábado, 11 de fevereiro de 2012, 3
OCDE sem embaixador português há quase um ano
9:14 Sábado, 11 de fevereiro de 2012, 5
Alegado estripador continua em prisão preventiva
8:59 Sábado, 11 de fevereiro de 2012,
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
Grupo ImpresaACAP