13/02/2012 atualizado às 1:11
Página Inicial » Atualidade » Portugal sofre de 'ciganofobia'

Portugal sofre de 'ciganofobia'

Mais de 80% da população portuguesa tem comportamentos racistas contra os ciganos, diz o antropólogo José Pereira Bastos.

9:24 Quarta feira, 8 de setembro de 2010
Ciganos ainda são vítimas de racismo em Portugal
Ciganos ainda são vítimas de racismo em Portugal
Christophe Ena/EPA

Portugal sofre de "ciganofobia" e mais de 80 por cento da população tem comportamentos racistas contra os ciganos, defendeu o antropólogo José Pereira Bastos, para quem não há ninguém em Portugal que se interesse por estas pessoas.  
 
Em declarações à Agência Lusa, a propósito do arranque da Conferência Internacional "Ciganos no Século XXI", que decorre entre hoje e sexta feira, em Lisboa, da qual é organizador científico, José Pereira Bastos defendeu que "o propósito de extermínio [dos ciganos] sempre foi muito claro" em toda a Europa.  
 
"Num sítio onde os antropólogos, os cientistas sociais, os padres, os comunistas, os católicos, os juristas não querem saber, a polícia tem mão livre para lhes bater, para lhes deitar abaixo as barracas, para os forçar a serem nómadas", criticou o antropólogo.  

Ninguém se interessa em Portugal 


Pereira Bastos diz não ver qualquer governo ou partido que toque no assunto e atira que "não há ninguém que se interesse porque em Portugal a ciganofobia atinge a esfera dos 80 por cento".  
 
A base das suas críticas está num trabalho de campo que realizou em 2005 para a Câmara Municipal de Sintra, com o objetivo de estudar os ciganos do concelho.  
 
Durante mais de um ano, José Pereira Bastos e uma equipa de mais três elementos visitaram, casa a casa, 150 famílias e falaram com 602 pessoas ciganas.   
 
Das entrevistas a todos os funcionários da autarquia resultaram dois perfis distintos:   

"Vivem como galinhas do mato" 


"80 por cento diziam que os ciganos são primitivos, vivem como galinhas do mato, não aguentam um teto, deveriam ser abandonados ao direito de andarem por aí (...), são mentirosos, agressivos, sujos, perigosos e tudo isto desemboca na teoria de que eles têm de ser tratados a mal, têm de ser cidadãos como os outros e a polícia tem de os pôr na ordem", apontou.  
 
Por outro lado, "20 por cento diziam que os conheciam, que eram ótimas pessoas, não faziam mal a ninguém. Eram inteligentes e só precisavam de ser ajudados, mas estavam a sofrer um processo de perseguição e tudo o que de maligno lhe atribuímos é uma forma de se defenderem contra a perseguição que sofriam".  

Perfil de ciganófobo 


"São dois perfis distintos e o primeiro é o que se chama ciganófobo", defendeu.  
 
Para sustentar a sua teoria, Pereira Bastos lembra também que houve investigadores estrangeiros que quiseram medir o nível de racismo em Portugal e fizeram para isso um questionário sociológico a nível nacional para adolescentes.
 
Segundo o antropólogo, a pergunta que constituía o indicador central do racismo tinha a ver como é que os adolescentes reagiriam a ter amigos africanos e ciganos, entre outros.  
 
"A resposta dá um índice de racismo de 35 por cento porque à pergunta 'você gostaria de ter amigos ciganos na sua escola' a resposta 'não' atinge os 68 por cento, enquanto nos africanos a resposta 'não' vai aos 28 por cento", apontou Pereira Bastos.  
 
Com base neste estudo, o especialista faz a extrapolação para o país e defendeu que a nível nacional "o índice de ciganofobia será maior [que os 80 por cento] e mais violento".  
 
"Uma das pessoas que participou no estudo [para a autarquia de Sintra] foi convidada por uma Câmara do Alentejo para técnico no departamento de relações inter étnicas e logo que se meteu no assunto recebeu mails a ameaçarem-no que lhe partiam a cara, que o melhor era sair de lá e foi despedido", exemplificou.


Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Se até o povo dos "brandos costumes"
makiavel (seguir utilizador), 3 pontos (Interessante), 10:38 | Quarta feira, 8 de setembro de 2010
os quer ver pelas costas, alguma razão há, e não podemos estar todos errados.

Acusar os Portugueses de racismo é violento.
Afinal, misturámo-nos com negros, amarelos, indianos. Um dos nossos gestores de sucesso é indiano e não consta que tenha tido problems por isso.
Damos emprego a negros, acolhemos brasileiros e croatas - culturas diferentes - desde que trabalhem e cumpram.
Casamentos mistos são naturais para os Portugueses.

E acusam-nos de racismo?
Não serão antes os ciganos que são racistas connosco?
Não se integram, não respeitam leis, são violentos e, lamento, roubam descaradamente.

Porque tem de haver tolerância com quem perturba a nossa sociedade?
 
 Regras da comunidade
    Subscrevo a 100%    Ver comentário
Péricles Pinto (seguir utilizador), 1 ponto , 11:16 | Quarta feira, 8 de setembro de 2010
    Re: Subscrevo a 100%    Ver comentário
lusofora (seguir utilizador), 1 ponto , 16:54 | Quarta feira, 8 de setembro de 2010
    Re: Se até o povo dos    Ver comentário
cancelas (seguir utilizador), 1 ponto , 13:09 | Quinta feira, 9 de setembro de 2010
CIGANOFOBIA?
José Telhado (seguir utilizador), 2 pontos , 9:52 | Quarta feira, 8 de setembro de 2010
1. De quem é a culpa? Dos portugueses ou dos ciganos que não querem trabalhar, dizem-se criadores de cavalos mas o cavalo é outro?

2. Porque esse grupo trata mal quem não é cigano e também o próprio cigano doutra tribo?

3. Se eles têm o rendimento mínimo, boas carrinhas e bons cavalos que obrigam a circular em condições degradantes e sob uma carga de pancada, o que é que nós temos de fazer mais por eles?

4. Apique-se a lei é o que se exige da polícia que aos ciganos tudo desculpa porque parece ter medo deles.
 
 Regras da comunidade
    Re: CIGANOFOBIA?    Ver comentário
Spitzer (seguir utilizador), 1 ponto , 12:10 | Quarta feira, 8 de setembro de 2010
lolll
odagrom (seguir utilizador), 2 pontos , 10:03 | Quarta feira, 8 de setembro de 2010
Nada é por acaso. Se 80% dos portugueses não gostam de ciganos (e os outro 20% também não devem morrer de amores por eles) por alguma razão deverá ser. Obviamente generalizações são sempre perigosas, há com certeza ciganos civilizados, que não fazem mal a ninguém. Mas todos sabemos por experiência própria quão mau pode ser um encontro com um cigano. Não acho que devam ser expulsos do país, mas podiam-se tomar outro tipo de medidas como por exemplo obrigar os filhos deles a estudar em colégios internos tipo Pupilos do Exército ou Colégio de Odivelas...
 
 Regras da comunidade
    Re: lolll    Ver comentário
makiavel (seguir utilizador), 2 pontos , 10:41 | Quarta feira, 8 de setembro de 2010
    Substitua judeu por cigano e baterá "certo"    Ver comentário
M.Farid (seguir utilizador), 1 ponto , 17:28 | Quarta feira, 8 de setembro de 2010
Os Bastos antropólogos
CãodaRosa (seguir utilizador), 2 pontos , 10:29 | Quarta feira, 8 de setembro de 2010
"Num sítio onde os antropólogos, os cientistas sociais, os padres, os comunistas, os católicos, os juristas não querem saber, a polícia tem mão livre para lhes bater, para lhes deitar abaixo as barracas, para os forçar a serem nómadas", criticou o antropólogo." Pois é Sr. Bastos, não podia faltar a polícia a bater e não se preocupa em saber se é mesmo assim e as vítimas da violência dos ciganos, os comerciantes que vivem com medo e já pagam taxa para não lhes destruirem o estabelecimentos, os idosos que são roubados todos os dias por esse país fora e as crianças que nas escolas sofrem o terror dos que lhes furtam relógios, telemóveis e a merenda. Estes para si não contam Sr. Antropólogo, estude melhor o assunto e vai perceber, tenho dúvidas, qual a razão das crianças não quererem, não terem amigos ciganos na Escola. Deixe-se de tretas é por causa de pessoas assim, pelo mau serviço que prestam à comunidade cigana e não cigana, que o comportamento deste grupo não melhora. Portugal não muda se os problemas forem sendo analisados e os males tratados por quem não conhece a realidade, por serem sapateiros a cuidar de lagares de azeite. Conheço vários residentes numa cidade do interior, cuja distração é varrer quase todos os dias as varandas cheias de chumbo do tiroteio habitual dos ciganos, para estas pessoas será uma tarefa agradável. Nesta mesma cidade um Inrtendente de Polícia, moderno, politicamente correto, arranjou um oficial de ligação com os ciganos, o resultado é zero.
 
 Regras da comunidade
    antropólogos.. e outros ólogos...    Ver comentário
Spitzer (seguir utilizador), 1 ponto , 12:12 | Quarta feira, 8 de setembro de 2010
Estatisticas de treta
mpreto (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 11:33 | Quarta feira, 8 de setembro de 2010
Estes números fazem-me lembrar o Homer Simpson: "Qualquer pessoa pode inventar uma estatística para provar o seu ponto de vista. 14% das pessoas sabem isso"

O Expresso verificou a sua fonte ou apenas confia na fonte? Qual a metodologia utilizada?
80% das pessoas sabem que o Português fala muito mas faz pouco. Trata-se de um racismo de opinião ou de ação (como os do centro/norte da Europa)?
 
 Regras da comunidade
    Re: Estatisticas de treta    Ver comentário
Spitzer (seguir utilizador), 1 ponto , 12:17 | Quarta feira, 8 de setembro de 2010
    Re: Estatisticas de treta    Ver comentário
mpreto (seguir utilizador), 1 ponto , 12:36 | Quarta feira, 8 de setembro de 2010
(1)Porque não, um estudo a apresentar soluções?
CM84 (seguir utilizador), 2 pontos , 16:37 | Quarta feira, 8 de setembro de 2010
Este “estudo” (dito como cientifico) de um antropólogo, classifica-nos como racistas: A reacção ao comportamento de um grupo étnico é racismo.

Todos os membros de etnia cigana são reféns do “grupo”. Perante o “mundo” exterior, o seu comportamento está sujeito à “fiscalização” e eventual punição por parte do “grupo”. Um cigano não é “livre”, e do sexo feminino, é melhor nem falar.

Todos nós, incluindo os antropólogos (jornalistas, políticos, etc.) “bem-pensantes”, são acérrimos defensores dos “Direitos das crianças”:” A não discriminação”, que significa que todas as crianças têm o direito de desenvolver todo o seu potencial, em todas as circunstâncias, em qualquer momento, em qualquer parte do mundo em nome do “seu interesse”

Todos reconhecemos o direito ao Estado de retirar uma criança à família, em nome do interesse superior da criança. Mesmo os antropólogos bem-pensantes… excepto aos ciganos

Este racismo/paternalista tem provocado o não desenvolvimento das novas gerações de ciganos: em nome do respeito cultural, negamos os direitos às crianças, principalmente, do sexo feminino.

Se assim se continuar, as futuras gerações continuarão a ser acusadas de ciganofobia. Porque a inserção dos ciganos numa sociedade desenvolvida, só será possível com instrução/educação dos(as) crianças/jovens.
 
 Regras da comunidade
    (2)Porque não, um estudo a apresentar soluções?    Ver comentário
CM84 (seguir utilizador), 2 pontos , 16:41 | Quarta feira, 8 de setembro de 2010
Será assim tão difícil
MadHat (seguir utilizador), 1 ponto , 9:34 | Quarta feira, 8 de setembro de 2010
avaliar as pessoas pelo que são e não lhes colocar rótulos imediatos pela etnia, religião, hábitos ou vestuário?

 
 Regras da comunidade
E se fosse nazi?
Samm (seguir utilizador), 1 ponto , 9:44 | Quarta feira, 8 de setembro de 2010
Incluo-me nos referidos 80%. Não é coisa que me orgulhe, mas não sou hipócrita para dizer o contrário.

Não é por uma questão cultural, ideológica, porque não quereren ser integrados, ou sequer por serem de uma etnia diferente...

Não gosto dos ciganos. A actividade que desenvolvem, na sua maioria, é ilícita e não pagam impostos. Exigem violentamente todos os seus direitos, sem que nada contribuam. Coagem e ameaçam funcionários do sistema de saúde para serem tratados à frente de toda a gente - cena recorrente para quem passa umas horas nas urgências - uma grande parte deles anda armado e são violentos. Culturalmente, as raparigas não estuda, os rapazes até podem. Obrigam casamentos ridiculos em tenra idade.

Os ciganos podem fazer o que quiserem. Só exijo que cumpram a lei do país onde estão e não prejudiquem os direitos dos outros?

Será isto pedir demasiado? Nem peço que os ciganos respeitem os meus direitos e a lei - peço que as autoridades competentes façam-na cumprir.

Não vejo razão para os ciganos serem diferente de mim - com direitos e deveres. Por ser uma etnia diferente ou culturalmente distintos, não podemos criar excepções.

Se os meu pais e avós fossem nazis, podia dizer que, sendo uma minoria neste país, marginalizado, culturalmente, era tradição queimar judeus e ciganos. Posso?
 
 Regras da comunidade
    Re: E se fosse nazi?    Ver comentário
Trolha da Areosa (seguir utilizador), 1 ponto , 10:06 | Quarta feira, 8 de setembro de 2010
    Re: E se fosse nazi?    Ver comentário
Samm (seguir utilizador), 1 ponto , 10:18 | Quarta feira, 8 de setembro de 2010
Rotulos.
Palorca (seguir utilizador), 1 ponto , 9:50 | Quarta feira, 8 de setembro de 2010
Não sou de rótulos tanto para bem como para mal.
Sou um cidadão que avalia os outros pela mesma bitola com que se avalia a si próprio,tendo como principio que TODOS são bons quando cumprem as mesmas regras que eu cumpro na siciedade onde vivo,sejam eles ciganos,negros, amarelos ou às riscas.
Concordo que ajudas são necesárias e de manter dentro do razoável,não levando a chamada descriminação positiva a patamares "obscenos" como actualmente se vê.
As regras são para todos , ou não?
Se pensar e sentir assim é ser xenófobo...paciência.
 
 Regras da comunidade
Ciganófobo
Joaquimalbertodias (seguir utilizador), 1 ponto , 10:22 | Quarta feira, 8 de setembro de 2010
Sou ciganófobo, e tenho orgulho na afirmação que faço. Não porque os ciganos alguma vez me tenham feito mal, mas pelo que de mal fazem à sociedade em geral. Porque senão vejamos o que se passa nas feiras onde a a maioria dos ciganos não utiliza a zona préviamente estabelecida para venda, não pagando as respectivas taxas, e quando as autoridades fiscalizam dizem que são discriminados, quando são eles próprios que se auto discriminam.
Nas mesmas feiras quando se fazem ações de fiscalização para roupa contrafeita, quem são a grande maioria de vendedores? ciganos.
Passamos agora para os bairros sociais, pelo menos no grande Porto, que é aquilo que eu conheço.
Mais de 50% dos ciganos que habitam nos bairros sociais recebem apoios do estado, mas o pior é esses mesmo 50% estão ligados a atividades ilegais, tais como tráfico de droga ou venda de roupa contrafeita, ou então dedicam-se à mendicidade em grupo nos parques dos centros comerciais amedrontando os utentes, ou até cometendo pequenos furtos.
 
 Regras da comunidade
    Re: Ciganófobo    Ver comentário
filipe@rio (seguir utilizador), 1 ponto , 10:58 | Quarta feira, 8 de setembro de 2010
    Re: Ciganófobo    Ver comentário
Joaquimalbertodias (seguir utilizador), 1 ponto , 11:46 | Quarta feira, 8 de setembro de 2010
    Re: Ciganófobo    Ver comentário
Trolha da Areosa (seguir utilizador), 1 ponto , 12:25 | Quarta feira, 8 de setembro de 2010
É Tudo muito lindo.
BispodeBraga (seguir utilizador), 1 ponto , 10:54 | Quarta feira, 8 de setembro de 2010
Ciganofobia?
È muito bonito viver numa zona IN de Lisboa e depois apresentar assim os estudos sem aprofundar os motivos dessa discriminação (ou não).
Perto do café onde tomo o pequeno-almoço aos fins-de-semana vivem várias famílias ciganas num prédio com muita gente que não é dessa etnia, os mesmos têm, que eu tenha visto, vários BMW`s dois volvos e mercedes que fazem questão de mostrar e por a tocar as suas potentes colunas de som logo de manhã cedo que é para animar os coitados dos vizinhos que nem as persianas abrem, é normal também receberem visitas de muitos pessoas que rapidamente abandonam o local depois de se reabastecerem e as pessoas que trabalham e cumprem a lei e assistem a isto tudo e policia é só vê-la a passar multas longe dali pois não querem ser acusados de ciganofolos.
Será por situações destas que as pessoas são, como diz o douto antropólogo, ciganofolas ou será que é por as pessoas quererem unicamente que para viver em sociedade todos cumpram as leis, quer sejam ciganos ou membros do jet set.
 
 Regras da comunidade
Generalizações
Ricardo37 (seguir utilizador), 1 ponto , 10:59 | Quarta feira, 8 de setembro de 2010
É tramado generalizar, mas ao atendermos a que mais de 60% das familias ciganas usufruem de RMI, que nos diz isso?

1. Evidentemente que são pobres ou pelo menos declaram poucos rendimentos, contribuindo(?) para o estado muito menos que as outras etnias (qual o valor de impostos directos do trabalho que paga em média um cigano?);

2. Que têm poucas oportunidades (licitas), ainda que a principal diferença é que enquanto uns as procuram os outros - ciganos - fogem delas a setes pés (qual a percentagem de ciganos que têm actividade licita declarada?);

3. Tiram todas o aproveitamento do sistema (vá lá. Aqui até existe alguma similitude com as outras raças que habitam em Portugal). Ainda assim, e tal qual se pode verificar relativamente ao RMI, estão muitissimo acima dos restantes agregados;

4. Finalmente, que têm uma (muito?) maior propensão para a criminalidade. (qual a taxa de criminalidade para esta etnia?)

Dito isto, digam-me, serei ciganofobo ou estarei simplesmente a ser objectivo?
 
 Regras da comunidade
Hipócritas.
filipe@rio (seguir utilizador), 1 ponto , 11:06 | Quarta feira, 8 de setembro de 2010
Eu diria apenas que grande maioria do povo português é hipócrita até ao tutano dos ossos. Na realidade, vêm-se ao espelho, pois muitos dos defeitos atribuidos a essa etnia, também encontram-e, mas de uma forma bem mais discreta e hipócrita, por todos os estratos sociais portugueses: a marginalidade, a displicência, a preguiça, o chico-espertismo, a malícia, o abuso de poder, o machismo, etc, entre outros mais elaborados, como a corrupção, o tráfico de influências...

Mas nós somos tão hipócritas que só conseguimos exprimir uma grande indignação com os ciganos...
 
 Regras da comunidade
Este tipo de discurso é perigoso.
eng7 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:09 | Quarta feira, 8 de setembro de 2010
Não tenho por hábito discriminar ninguém a não ser pelos seus actos, mas fazer dos ciganos uns coitadinhos também não me encaixa. A partir do momento que vejo uma cigana a reclamar na televisão de um T2 (por supostamente ser pequeno) que lhe foi dado (dado!) pela câmara com o dinheiro dos contribuintes portugueses, sendo que quase aposto que ninguém naquela família fazia descontos, e eu e todos os outros temos que trabalhar praticamente uma vida para atingir esse objectivo, eu pergunto: afinal quem é discriminado neste país, os ciganos, ou o povo português que trabalha, paga impostos, vive honestamente e chega ao fim do mês e mal dinheiro tem para sobreviver?
 
 Regras da comunidade
80% ciganofóbos, porque será???
OhFaChaVor (seguir utilizador), 1 ponto , 11:12 | Quarta feira, 8 de setembro de 2010
É isso e andarem a pedir esmola dizendo que é para comer. Depois oferece-se-lhes umas sandes e assim que os perdemos de vista... zás, as sandes atiram-nas fora. E isto desde a mais tenra idade, que a lição está bem presente. Querem dinheiro, percam a alergia ao trabalho! Porque bons carros e boas roulotes não lhes faltam, então de onde vem esses bens, que o cidadão comum também gostaria de ter, mas a trabalhar honestamente não consegue esse objectivo?!?!?!
Se 80% da população é ciganófoba, deve-se também a 100% da ciganada, ser xenófoba em relação à sociedade que os rodeia!
 
 Regras da comunidade
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
PUB




Tony Bennett defende legalização das drogas
18:05 Domingo, 12 de fevereiro de 2012, 1
Fãs de Whitney Houston prestam-lhe homenagem
15:40 Domingo, 12 de fevereiro de 2012,
Itália: neve deixa regiões do centro isoladas
15:27 Domingo, 12 de fevereiro de 2012,
Incêndio num prédio mata septuagenário
13:48 Domingo, 12 de fevereiro de 2012, 1
Síria: chefe da missão da Liga Árabe demite-se
13:06 Domingo, 12 de fevereiro de 2012,
Grammys terão homenagem a Whitney Houston
12:39 Domingo, 12 de fevereiro de 2012,
Murdoch voa para Londres depois das detenções no "The Sun"
11:49 Domingo, 12 de fevereiro de 2012, 3
O adeus da diva do pop e soul
11:26 Domingo, 12 de fevereiro de 2012, 2
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
Grupo ImpresaACAP