13/02/2012 atualizado às 14:16

Polémica: Pedro Proença apita Sporting-Benfica

Pedro Proença, árbitro de Lisboa, foi designado para dirigir o dérbi Sporting-Benfica de sábado. Concorda com esta nomeação? Dê-nos a sua opinião e participe no debate.

14:04 Quinta feira, 26 de novembro de 2009
Seis anos depois, Pedro Proença volta a apitar um dérbi entre Sporting e Benfica
Seis anos depois, Pedro Proença volta a apitar um dérbi entre Sporting e Benfica
Ana Baião

O árbitro lisboeta Pedro Proença foi hoje nomeado para dirigir, sábado, o encontro Sporting-Benfica da 11ª jornada da Liga portuguesa de futebol.

Este será o segundo dérbi do juiz lisboeta, depois de ter apitado um Benfica-Sporting em 2003/04, que os "leões" venceram por 3-1, com golos de Rochemback, Silva e Sá Pinto, enquanto Luisão apontou o tento dos "encarnados".

Nesse encontro da 16ª jornada da Liga portuguesa, o árbitro lisboeta expulsou três jogadores: Miguel e Ricardo Rocha (Benfica) e Rochemback (Sporting).

Decisões polémicas


Depois deste encontro, marcado por uma sua decisão polémica (penálti contra o Benfica por suposto derrube de Silva), Pedro Proença esteve em mais quatro clássicos, entre os quais os polémicos FC Porto-Sporting (atraso de bola para Stojkovic, do qual resultou o livre que permitiu a vitória portista) e FC Porto-Benfica (simulação de penálti de Lisandro, que foi convertido e permitiu aos nortenhos triunfarem).

Relação de jogos e árbitros:

Olhanense-Vitória de Guimarães, Lucílio Baptista (Setúbal)
Nacional-Naval 1.º de Maio, Jorge Tavares (Aveiro)
Sporting-Benfica, Pedro Proença (Lisboa)
Académica-Vitória de Setúbal, André Gralha (Santarém)
Paços de Ferreira-Leixões, Bruno Paixão (Setúbal)
Belenenses-Marítimo, Hugo Miguel (Lisboa)
FC Porto-Rio Ave, Paulo Costa (Porto)
Sporting de Braga-União de Leiria, João Ferreira (Setúbal)

 

 

Lusa
Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Se concordo?
Miranda07 (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 14:54 | Quinta feira, 26 de novembro de 2009
Claro que concordo! Só poderia não concordar depois de ver os seus erros. Ora os seus erros ainda não são. Logo concordo. Não com os erros que poderão vir a ser, mas com o facto de este senhor estar agora mandatado para arbitrar a peladinha da circular. Portanto: espero que ninguém meta a mão onde não deve e que, no final, cada uma das equipas fique ou vá para casa feliz com um pontinho cada.
 
 Regras da comunidade
    Re: Se concordo?    Ver comentário
xpto1978 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:05 | Quinta feira, 26 de novembro de 2009
    Este vídeo diz tudo!    Ver comentário
aquitoueu (seguir utilizador), 1 ponto , 16:35 | Quinta feira, 26 de novembro de 2009
a dois dias do jogo...
B l u e S k y (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 17:01 | Quinta feira, 26 de novembro de 2009
...já estão a condicionar o homem. Depois queixem-se!!!
Não há árbitro que resista a tanta insinuação.
Estão a criar condições para exaltar ânimos...
É preciso serenidade no nosso futebol.
 
 Regras da comunidade
"O vaidoso"
B l u e S k y (seguir utilizador), 2 pontos , 15:03 | Quinta feira, 26 de novembro de 2009
...apeasr de tudo, muito mais competente e sério que o Santo Lucílio Baptista (SLB)...
 
 Regras da comunidade
    O SPORTING VAI GANHAR!! Com Pedro Proença ou outro    Ver comentário
STHUNDER (seguir utilizador), 1 ponto , 17:59 | Quinta feira, 26 de novembro de 2009
    Re:    Ver comentário
Ninfeta70 (seguir utilizador), 1 ponto , 18:25 | Quinta feira, 26 de novembro de 2009
Desde que não lhe dê azia...
dedalo11 (seguir utilizador), 2 pontos , 19:32 | Quinta feira, 26 de novembro de 2009
... por mim tudo bem. Mas acho que não é pelo árbitro que o Sporting vai ganhar!!!
 
 Regras da comunidade
PP é o nosso clone do...
B l u e S k y (seguir utilizador), 2 pontos , 19:52 | Quinta feira, 26 de novembro de 2009
...Harry Connick Jr.
 
 Regras da comunidade
Já não há arbitros
Ninfeta70 (seguir utilizador), 1 ponto , 14:30 | Quinta feira, 26 de novembro de 2009
Infelizmente, todos têm já um historico anterior em casos mais ou menos graves....
Este Sr Proença preza muito por ter sempre cometido erros a "favor" do FCP....
Vamos ver o que fará no sábado...
Era muito importante, independentemente do resultado, ser um jogo sem "casos", e com uma arbitragem completamente clara e isenta.
Apesar de ser Sportinguista, penso que o espectaculo continua a ser a vertente mais importante no futebol, e para quem gosta de ver jogar uma boa partida, que ganhe o que melhor jogar, que espero sinceramente que seja o meu Sporting....
 
 Regras da comunidade
    Re: Já não há arbitros    Ver comentário
bonjardim (seguir utilizador), 1 ponto , 20:05 | Quinta feira, 26 de novembro de 2009
Vitor Pereira no seu melhor.
Valente Filipe (seguir utilizador), 1 ponto , 14:58 | Quinta feira, 26 de novembro de 2009
Mais uma vez o "derby" vai ser apitado por um reconhecido sócio do SLB, é o sistema no seu melhor.

Para o próximo no estádio da Luz deve nomear o Lucilio Baptista.

J.E.B., deixe de ser otário sff.
 
 Regras da comunidade
    Re: Vitor Pereira no seu melhor.    Ver comentário
xpto1978 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:06 | Quinta feira, 26 de novembro de 2009
    Re: Vitor Pereira no seu melhor.    Ver comentário
J Saints (seguir utilizador), 1 ponto , 17:27 | Quinta feira, 26 de novembro de 2009
Atão não?
aquitoueu (seguir utilizador), 1 ponto , 15:04 | Quinta feira, 26 de novembro de 2009
benfiquista assumido e anti-sportinguista primário ficará na história como o único árbitro que marcou livre indirecto quando um defesa cortou a bola dum adversário e esta foi na direcção do guarda-redes, que a apanhou.
Depois e antes disso, houve centenas (ou milhares) de lances iguais, em todo o mundo, nunca tendo sido assinalada falta!

Adivinhem contra quem foi assinalado esse livre?
 
 Regras da comunidade
    Re: Atão não?    Ver comentário
anticabecudos (seguir utilizador), 1 ponto , 16:34 | Quinta feira, 26 de novembro de 2009
    Re: Atão não?    Ver comentário
aquitoueu (seguir utilizador), 1 ponto , 16:38 | Quinta feira, 26 de novembro de 2009
    Re: Atão não?    Ver comentário
anticabecudos (seguir utilizador), 1 ponto , 20:29 | Quinta feira, 26 de novembro de 2009
Lendo os comentários dos anti-benfiquistas...
mcadaval (seguir utilizador), 1 ponto , 16:46 | Quinta feira, 26 de novembro de 2009
...lembro que no fundo este jogo tem um grande atractivo: O Sporting no fim do jogo está a 8 pontos, continua a 11 ou fica a 14 pontos... a lutar pela manutenção! Ah pois...
 
 Regras da comunidade
    Re: Lendo os comentários dos anti-benfiquistas...    Ver comentário
J Saints (seguir utilizador), 1 ponto , 17:31 | Quinta feira, 26 de novembro de 2009
    Re: Lendo os comentários dos anti-benfiquistas...    Ver comentário
mcadaval (seguir utilizador), 1 ponto , 14:03 | Sexta feira, 27 de novembro de 2009
    Re: Lendo os comentários dos anti-benfiquistas...    Ver comentário
J Saints (seguir utilizador), 1 ponto , 15:44 | Sexta feira, 27 de novembro de 2009
    Re: Lendo os comentários dos anti-benfiquistas...    Ver comentário
aquitoueu (seguir utilizador), 1 ponto , 17:39 | Quinta feira, 26 de novembro de 2009
    Re: Lendo os comentários dos anti-benfiquistas...    Ver comentário
mcadaval (seguir utilizador), 1 ponto , 14:16 | Sexta feira, 27 de novembro de 2009
O
coecoe (seguir utilizador), 1 ponto , 18:14 | Quinta feira, 26 de novembro de 2009
Ao vêr os videos, a conclusão só pode ser uma: este cavalheiro era para ter vergonha na cara. É óbvio que o dito cavalheiro há muito que perdeu, não só a vergonha como a dignidade, quer como profissional quer como homem. Este senhor no seu historial só nunca perjudicou o Porto. É evidente que o mais perjudicado tem sido o Benfica, mas o Sporting, também já o foi. Só não chega a esta conclusão quem não tem honestidade intelectual.
Já agora gostaria de saber quantas faltas sofreu o Mantorras naquele célebre jogo no Bessa, contra o Boavista.
 
 Regras da comunidade
Claro....
Vidiguera1 (seguir utilizador), 1 ponto , 18:52 | Quinta feira, 26 de novembro de 2009
Claro que Vitor Pereira, sportinguista assumido, mas que nunca foi isento, chama um dos árbitros mais polémicos sempre que entra o Benfica.
Pessoalmente não considero Pedro Proença um bom árbitro, apenas razoável. Prejudica sempre o Benfica preferindo que lhe chamem incompetente a corrupto.
Agora que Vitor Pereira quer criar mais problemas, não tenho dúvidas. É pequenino, e tem um cerebro também muito pequenino.
 
 Regras da comunidade
Um Senhor acima de qualquer suspeita
Runaldinho (seguir utilizador), 1 ponto , 19:21 | Quinta feira, 26 de novembro de 2009
O Sr Pedro Proença é um Benfiquista de gema, mas mais do que isso, um excelente árbito de futebol. Do melhor que temos, diga-se. Na linha de um Vitor Pereira, António Garrido, Carlos Valente, entre outros. Bastante melhor que o Sr. Olegário Benquerença que está pré selecionado para ir ao Mundial. E muito melhor que aquele árbito Sportinguista chamado Lúcilio Batista que toda a vida andou a ziguezaguear, até chegar a internacional. Pedro Proença, Pedro Henriques, Carlos Xistra, Jorge Sousa, são hoje os melhores do apito. Mas depois de ver aquele jogo do play-off entre a França e a Irlanda, com arbitragem do sueco Martin Hansson, também ele pré mundialista na África do Sul, acho que Portugal está bem melhor de árbitos, que alguns sobredotados do Norte da Europa.
 
 Regras da comunidade
A má preparação profissional.
Mensagero (seguir utilizador), 1 ponto , 20:18 | Quinta feira, 26 de novembro de 2009
Os árbitros portugueses têm pouca qualidade profissional, salvo um ou dois, e têm inclinações clubísticas, ou de outro tipo. Têm muita dificuldade em fazer pedagogia, daí que aconteçam disparates como: ou não mostram cartões durante largo tempo, ou mostram-nos depois de modo disparatado.
 
 Regras da comunidade
Um entre outros...
kepéla (seguir utilizador), 1 ponto , 20:33 | Quinta feira, 26 de novembro de 2009
... seres humanos que se enganam,no seu dia a dia.Será que o árbitro,não pertence a este planeta?
Os treinadores podem colocar mal os jogadores,no campo de jogo,os dirigentes podem,contratar maus treinadores,mas o árbitro não pode errar.Já se pensou na alteração psicológica,provocada,por milhares de pessoas sobre o árbitro,num jogo.como o que se fala.
Deixem que as desculpas dos maus resultados sejam dos árbitros.Não interessa se é do SCP ou do FCP,interessa é que tudo se resolva dentro das 4 linhas,mesmo que por acaso o árbitro erre.É humano e normal.
 
 Regras da comunidade
Árbitro
HelderCas (seguir utilizador), 1 ponto , 20:55 | Quinta feira, 26 de novembro de 2009
Que no final do jogo, não se fale do juíz da partida e seus companheiros de serviço.
 
 Regras da comunidade
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
1. Toni 2 ( 294pts )
2. carlos-carlos ( 173pts )
3. moncarapacho ( 170pts )
4. Runaldinho ( 167pts )
PUB
 
Email
O Expresso no
PUB




Benfica dá a "volta" à Naval
23:12 Segunda feira, 5 de abril de 2010, 11
Sporting nega contratação de André Villas-Boas
18:59 Segunda feira, 5 de abril de 2010, 9
Izmailov treinou sozinho
18:52 Segunda feira, 5 de abril de 2010,
Convocados da Naval 1.º Maio para receção ao Benfica
13:35 Segunda feira, 5 de abril de 2010,
Jorge Jesus convoca Luisão
13:28 Segunda feira, 5 de abril de 2010,
FC Porto continua na corrida à "Champions"
11:03 Domingo, 4 de abril de 2010, 22
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
Grupo ImpresaACAP