23/02/2012 atualizado às 14:24
Página Inicial » Atualidade » Passos quer responsabilização civil e criminal pelo estado da economia

Passos quer responsabilização civil e criminal pelo estado da economia

O líder do PSD afirmou que "não se pode permitir que os responsáveis pelos maus resultados económicos "andem sempre de espinha direita, como se não fosse nada com eles". (Veja vídeo SIC no final do texto)

0:10 Sábado, 6 de novembro de 2010
Passos Coelho apelou a uma cultura de responsabilidade
Passos Coelho apelou a uma cultura de responsabilidade
Arménio Belo/Lusa
Pedro Passos Coelho defendeu hoje a responsabilização civil e criminal dos responsáveis pelos maus resultados da economia do país, para que não continuem "a andar de espinha direita, como se não fosse nada com eles".
 
"Se nós temos um Orçamento e não o cumprimos, se dissemos que a despesa devia ser de 100 e ela foi de 300, aqueles que são responsáveis pelo resvalar da despesa também têm de ser civil e criminalmente responsáveis pelos seus atos e pelas suas ações", referiu Pedro Passos Coelho.  

Falando em Viana do Castelo, durante um jantar promovido pelo PSD de Barcelos, Passos Coelho sublinhou que o país precisa de uma cultura de responsabilidade.

Apelo a cultura de responsabilidade 


"Não podemos permitir que todos aqueles que estão nas empresas privadas ou que estão no Estado fixem objetivos e não os cumpram. Sempre que se falham os objetivos, sempre que a execução do Orçamento derrapa, sempre que arranjamos buracos financeiros onde devíamos estar a criar excedentes de poupança, aquilo que se passa é que há mais pessoas que vão para o desemprego e a economia afunda-se", referiu.  
 
Para o líder social democrata, "não se pode permitir que os responsáveis pelos maus resultados "andem sempre de espinha direita, como se não fosse nada com eles".  
 
"Quem impõe tantos sacrifícios às pessoas e não cumpre, merece ou não merece ser responsabilizado civil e criminalmente pelos seus atos?", questionou.

Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 4    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Tem toda a razão!
makiavel (seguir utilizador), 2 pontos , 0:27 | Sábado, 6 de novembro de 2010
Comecemos por Cavaco Silva, que teve o privilégio de contar com os fundos da União Europeia, e o que se viu foi betão (algum útil) e cursos-fantasma.

Continuemos por Guterres subsídio-dependente, com Durão fujão, com Santana (este foi um bebé agredido com laivos de delinquente juvenil), com Sócrates...

Ah, e não nos esqueçamos alguns economistas, que já foram ministros e agora armam-se em sábios, a apontar toda a desgraça, omitindo o seu papel no estado a que isto chegou.

Mas sabe? Falar é fácil e afirmações categóricas dessas podem ter outro retorno, que não os votos de que anda à caça.
 
 Regras da comunidade
    Re: Tem toda a razão!    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 2 pontos , 11:53 | Sábado, 6 de novembro de 2010
    Re: Tem toda a razão!    Ver comentário
ReMac (seguir utilizador), 1 ponto , 0:56 | Domingo, 7 de novembro de 2010
    Re: Tem toda a razão!    Ver comentário
JNv (seguir utilizador), 2 pontos , 12:42 | Sábado, 6 de novembro de 2010
    Re: Tem toda a razão!    Ver comentário
VISCOPE (seguir utilizador), 1 ponto , 2:27 | Sábado, 6 de novembro de 2010
    Re: Tem toda a razão!    Ver comentário
Outubro1560 (seguir utilizador), 1 ponto , 7:00 | Sábado, 6 de novembro de 2010
    Re: Tem toda a razão!    Ver comentário
Dona Chama (seguir utilizador), 1 ponto , 3:19 | Domingo, 7 de novembro de 2010
    Re: Tem toda a razão!    Ver comentário
VISCOPE (seguir utilizador), 1 ponto , 11:15 | Domingo, 7 de novembro de 2010
    Re: Tem toda a razão!    Ver comentário
VISCOPE (seguir utilizador), 1 ponto , 11:22 | Domingo, 7 de novembro de 2010
    Re: Tem toda a razão!    Ver comentário
Dona Chama (seguir utilizador), 1 ponto , 21:09 | Domingo, 7 de novembro de 2010
    e já agora...    Ver comentário
Carlos A R Ferreira (seguir utilizador), 1 ponto , 10:07 | Sábado, 6 de novembro de 2010
    Re: e já agora...    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 2 pontos , 11:33 | Sábado, 6 de novembro de 2010
    Re: e já agora...    Ver comentário
VISCOPE (seguir utilizador), 1 ponto , 11:46 | Sábado, 6 de novembro de 2010
    Re: e já agora...    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 2 pontos , 11:56 | Sábado, 6 de novembro de 2010
    Re: Tem toda a razão!    Ver comentário
jamptrans (seguir utilizador), 1 ponto , 19:19 | Sábado, 6 de novembro de 2010
    Re: Tem toda a razão!    Ver comentário
O Malho (seguir utilizador), 1 ponto , 2:08 | Domingo, 7 de novembro de 2010
É claro!
teixeiranet (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 0:40 | Sábado, 6 de novembro de 2010
É evidente que o Dr. Pedro Passos Coelho tem toda a razão! Doa a quem doer.
 
 Regras da comunidade
    Re: É claro!    Ver comentário
tocaafalar (seguir utilizador), 2 pontos , 12:23 | Domingo, 7 de novembro de 2010
    Re: É claro!    Ver comentário
Mare Nostrum (seguir utilizador), 1 ponto , 1:02 | Sábado, 6 de novembro de 2010
    Re: É claro!    Ver comentário
Outubro1560 (seguir utilizador), 1 ponto , 1:28 | Sábado, 6 de novembro de 2010
    garotices    Ver comentário
Carlos A R Ferreira (seguir utilizador), 1 ponto , 10:14 | Sábado, 6 de novembro de 2010
    Cá estão eles...    Ver comentário
O Malho (seguir utilizador), 1 ponto , 2:07 | Domingo, 7 de novembro de 2010
    eu queria entender...    Ver comentário
Carlos AR Ferreira (seguir utilizador), 1 ponto , 19:20 | Domingo, 7 de novembro de 2010
Conversa de político!
oexilado (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 1:01 | Sábado, 6 de novembro de 2010
Pois eu também me parece que o homem tem razäo. Aliás qualquer português de boa fé dirá o mesmo. Agora para isso seria preciso pôr a justiça a funcionar, coisa que aos políticos, nunca interessou nem interessará pois grande parte deles ficariam sob a alçada dos tribunais, por corrupçäo, jogos de influencia, etc, etc, etc.
 
 Regras da comunidade
    Re: Conversa de político!    Ver comentário
JNv (seguir utilizador), 2 pontos , 12:52 | Sábado, 6 de novembro de 2010
    Re: Conversa de político!    Ver comentário
JoséPinto73 (seguir utilizador), 1 ponto , 17:01 | Sábado, 6 de novembro de 2010
    PPC o LIRICO.    Ver comentário
pkr (seguir utilizador), 1 ponto , 22:13 | Segunda feira, 8 de novembro de 2010
Ilusões.
ratel (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 8:18 | Sábado, 6 de novembro de 2010
Todos os que se têm aproveitado dos dinheiros publico deviam sentar o rabo no banco dos reus.
Mas duvido que algum dia isso aconteça,Os telhados de vidro são muitos.
E ninguem tem coragem de o fazer,será que algum Juízes teria coragem de julgar esta gente, quando eles são dos que estão cheios de mordomias.
 
 Regras da comunidade
    Re: Ilusões.    Ver comentário
Spacos (seguir utilizador), 1 ponto , 10:05 | Sábado, 6 de novembro de 2010
Ainda se engasga com com tanta saliva
Entrelinhas (seguir utilizador), 2 pontos (Divertido), 10:34 | Sábado, 6 de novembro de 2010
PC saliva tanto pelo poder que ainda se engasga com tanta saliva
 
 Regras da comunidade
    Re: Ainda se engasga com com tanta saliva    Ver comentário
Dona Chama (seguir utilizador), 1 ponto , 3:33 | Domingo, 7 de novembro de 2010
    Re: Ainda se engasga com com tanta saliva    Ver comentário
jamptrans (seguir utilizador), 1 ponto , 12:38 | Domingo, 7 de novembro de 2010
    Atenção    Ver comentário
O Malho (seguir utilizador), 1 ponto , 13:15 | Domingo, 7 de novembro de 2010
    Re: Atenção    Ver comentário
jamptrans (seguir utilizador), 1 ponto , 15:34 | Domingo, 7 de novembro de 2010
    Re: Atenção    Ver comentário
O Malho (seguir utilizador), 1 ponto , 16:35 | Domingo, 7 de novembro de 2010
    Re: Atenção    Ver comentário
jamptrans (seguir utilizador), 1 ponto , 18:37 | Domingo, 7 de novembro de 2010
    Desespero ????    Ver comentário
O Malho (seguir utilizador), 1 ponto , 19:09 | Domingo, 7 de novembro de 2010
    Re: Desespero ????    Ver comentário
jamptrans (seguir utilizador), 1 ponto , 19:18 | Domingo, 7 de novembro de 2010
    Re: Desespero ????    Ver comentário
VISCOPE (seguir utilizador), 1 ponto , 1:54 | Segunda feira, 8 de novembro de 2010
    Re: Desespero ????    Ver comentário
jamptrans (seguir utilizador), 1 ponto , 10:52 | Segunda feira, 8 de novembro de 2010
    Re: Desespero ????    Ver comentário
O Malho (seguir utilizador), 1 ponto , 11:28 | Segunda feira, 8 de novembro de 2010
    Re: Desespero ????    Ver comentário
jamptrans (seguir utilizador), 1 ponto , 17:00 | Segunda feira, 8 de novembro de 2010
    Caro jamptrans.    Ver comentário
O Malho (seguir utilizador), 1 ponto , 17:15 | Segunda feira, 8 de novembro de 2010
    Caro jamptrans.    Ver comentário
O Malho (seguir utilizador), 1 ponto , 17:25 | Segunda feira, 8 de novembro de 2010
    Re: Caro jamptrans.    Ver comentário
jamptrans (seguir utilizador), 1 ponto , 17:46 | Segunda feira, 8 de novembro de 2010
    ...    Ver comentário
O Malho (seguir utilizador), 1 ponto , 11:24 | Segunda feira, 8 de novembro de 2010
À MUITO QUE O DEFENDO
caprylm56 (seguir utilizador), 2 pontos , 10:45 | Sábado, 6 de novembro de 2010
Responsabilizar por quem de direito tem de o ser não é mais que justo.
Será que tem a coragem de o fazer, pois com tantas afirmações e contradições que tem tido duvido.
Sei que foi altamente pressionado a aprovar o OE, mas certamente que já se apercebeu que em nada adiantou.
Mas não deixa de ser uma medida com sentido de estado e honesta.
Lembre-se que Sócrates tudo teve para ser um grande político mas cedeu aos interesses pessoais e partidários tornando num ser execrável.
 
 Regras da comunidade
    Re: À MUITO QUE O DEFENDO    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 2 pontos , 12:18 | Sábado, 6 de novembro de 2010
    Re: À MUITO QUE O DEFENDO    Ver comentário
caprylm56 (seguir utilizador), 2 pontos , 12:24 | Sábado, 6 de novembro de 2010
Deixem que vos diga
CãodaRosa (seguir utilizador), 2 pontos , 10:54 | Sábado, 6 de novembro de 2010
Ao ouvir e ler esta posição do líder do PSD, fiquei perplexo e dei por mim a pensar que só alguém longe deste mundo da política nacional pode manifestar tal propósito. Toda a gente sabe que os dirigientes políticos nunca foram responsabilizados por coisa nenhuma, seja qual for a sua cor, nunca o foram sequer politicamente porque o emaranhado de interesses comum a todos, fazs com que se protejam e há-de aparecer o primeiro que seja sancionado pelos disparates, abusos ou crimes que pratique. Quero dizer que, nunca a classe política tomou iniciativas para afastar do seu seio os que "assaltam" os cofres públicos e não é preciso ir a um passado distante, os casos Felgueiras e Oeiras, são disso a prova evidente de não ter sido aprovada legislação que impedisse aqueles "manhosos" de concorrerem e sentarem-se de novo no poder. Aqui se não fosse a Justiça que censura tinham este delinquentes, simplesmente nenhuma. Todos tem telhados de vidro e acobertam-se sob o manto que lhes permite continuar a viver à custa dos bens públicos.
 
 Regras da comunidade
Um PROGRAMA DE GOVERNO,JÁ
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 11:04 | Sábado, 6 de novembro de 2010
Passos Coelho:ponha a sua equipa a trabalhar e apresente um PROGRAMA DE GOVERNO, de vez.
É assim que tem que se apresentar em eleições: dizer ao que vai e como se faz.
Um programa claro,que caracterize o que o separa do PS,por forma que os Portugueses,em consciência possam votar.
Se se mete em muitos atalhos,baralha o discurso e a plateia começa a "tossir".
 
 Regras da comunidade
    Trabalhar, preparar-se e esperar    Ver comentário
Outubro1560 (seguir utilizador), 1 ponto , 16:05 | Sábado, 6 de novembro de 2010
    O vôo da águia    Ver comentário
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 20:50 | Sábado, 6 de novembro de 2010
Cultura da irresponsabilidade
JNv (seguir utilizador), 2 pontos , 11:10 | Sábado, 6 de novembro de 2010

Parece-me que a campanha eleitoral já começou.

E depois admiram-se que os especuladores financeiros internacionais e o sistema financeiro em geral subam as taxas de juro e os riscos de incumprimento de Portugal.

Só havia uma hipótese de não colocarmos em Passos Coelho a etiqueta do oportunismo e da demagogia. Essa hipótese consiste em ele e o PSD apresentarem imediatamente propostas de legislação no sentido de criminalizar os responsáveis pela degradação das condições da economia e do não cumprimento dos objectivos orçamentais.

Essas propostas deveriam ser apresentadas para discussão e aprovação em ambos os parlamentos português e europeu.

Quanto a mim, este Passos Coelho está a caminho de ser mais um político de baixo nível e não confiável. Nos dias pares manda algum boy insultar o 1º ministro, nos dias ímpares manda outro boy recomendar juízo nas declarações dos políticos, mas ele próprio declara quando lhe apetece que as eleições são já a seguir.

É pena que ainda não exista essa legislação para apuramento de responsabilidades pela degradação das condições económicas, porque nesse caso Passos Coelho era um dos que não poderia "andar com a espinha direita" e iria ter contas com a justiça.

Infelizmente, a gente sabe que esta "ideia" é apenas oportunismo eleitoral irresponsável, um discurso para os boys gostarem do chefe e respeitarem a sua vocação de "bom" político.
 
 Regras da comunidade
    Re: Cultura da irresponsabilidade    Ver comentário
George Rupp (seguir utilizador), 1 ponto , 13:50 | Sábado, 6 de novembro de 2010
    Re: Cultura da irresponsabilidade    Ver comentário
O Malho (seguir utilizador), 1 ponto , 2:19 | Domingo, 7 de novembro de 2010
    Re: Cultura da irresponsabilidade    Ver comentário
Dona Chama (seguir utilizador), 1 ponto , 3:42 | Domingo, 7 de novembro de 2010
    Re: Cultura da irresponsabilidade    Ver comentário
VISCOPE (seguir utilizador), 1 ponto , 12:10 | Domingo, 7 de novembro de 2010
    Re: Cultura da irresponsabilidade    Ver comentário
Dona Chama (seguir utilizador), 1 ponto , 3:45 | Domingo, 7 de novembro de 2010
    Re: Cultura da irresponsabilidade    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 13:01 | Domingo, 7 de novembro de 2010
    Re: Cultura da irresponsabilidade    Ver comentário
julcal (seguir utilizador), 1 ponto , 10:37 | Domingo, 7 de novembro de 2010
Pela primeira vez estou com Passos Coelho
Mordaquikesaileite (seguir utilizador), 2 pontos , 12:55 | Sábado, 6 de novembro de 2010
se ele pretender tambem responsabilizar cavaco Silva pela politica por ele iniciada e seguida pelo actual PS que nos conduziu à actual situação...Em frente Passos Coelho...
 
 Regras da comunidade
Válido para quem?
CondestavelXXI (seguir utilizador), 2 pontos , 15:26 | Sábado, 6 de novembro de 2010
Será que Passos Coelho quer mesmo ser PM? Será que isso é válido apenas para um único PM?
 
 Regras da comunidade
!!!!!!!!!!!
Desiludido... (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 15:31 | Sábado, 6 de novembro de 2010
Concordo inteiramente!!!!!!!!!
Claro que isso nunca vai acontecer porque o PSD tem telhados de vidro.
Responsabilizar criminalmente muita gente que roubou o POVO de toda a maneira e que o único castido vai ser estar 4 anos ausente de férias e voltar depois para fazer o mesmo.
É por isso que eu não acredito nem volto a pactuar com esta democracia do faz de conta!!!!!

 
 Regras da comunidade
    Re: !!!!!!!!!!!    Ver comentário
Dona Chama (seguir utilizador), 1 ponto , 3:48 | Domingo, 7 de novembro de 2010
    Re: !!!!!!!!!!!    Ver comentário
Desiludido... (seguir utilizador), 1 ponto , 16:11 | Domingo, 7 de novembro de 2010
A reacção (ridícula) de Vitalino Canas..
Fernando Torres (seguir utilizador), 2 pontos , 15:43 | Sábado, 6 de novembro de 2010
"Pelo PS, Vitalino Canas afirmou-se “perplexo” com tal posição e, em declarações à TSF, admitiu que possivelmente o líder social-democrata desconhece sobre o que fala. “Confesso que como jurista essas palavras me deixam algo perplexo. Não sei se o doutor Passos Coelho sabe exactamente o que é a responsabilidade civil e criminal. Concordo com a necessidade de existência de uma cultura de responsabilidade, mas em democracia o que incide sobre os políticos é sobretudo a responsabilidade política, o risco que correm de serem penalizados politicamente”, comentou à rádio.
O socialista disse ainda não considerar normal “ameaçar com responsabilidade civil e criminal nos regimes democráticos”, deixando um apelo à prudência aos políticos nas declarações que proferem numa altura em que se procura a estabilidade política e económica do país."

Por estas declarações ("não considerar normal “ameaçar com responsabilidade civil e criminal nos regimes democráticos”) infiro que VC desconhece o que é democracia e Estado de Direito..

Num regime mamocrático sim..não faz sentido algum responsabilizar civil e criminalmente os politicos que no desempenho das suas funções..sob compromisso de Honra..prejudiquem e esbulhem o Estado..

Mas não é novidade..já o ano passado o PS votou contra o projecto de Lei contra o enriquecimento ilicito por parte de politicos...

Fica assim clarinho como a água a real postura dos mamocratas..e mesmo assim ainda há quem os defenda...coisas da vida..... ...
 
 Regras da comunidade
    Re: A reacção (ridícula) de Vitalino Canas..    Ver comentário
jamptrans (seguir utilizador), 1 ponto , 20:01 | Sábado, 6 de novembro de 2010
    Passamos uma esponja..é ?..    Ver comentário
Fernando Torres (seguir utilizador), 2 pontos , 20:34 | Sábado, 6 de novembro de 2010
    Re: Passamos uma esponja..é ?..    Ver comentário
jamptrans (seguir utilizador), 1 ponto , 21:37 | Sábado, 6 de novembro de 2010
    Re: Passamos uma esponja..é ?..    Ver comentário
julcal (seguir utilizador), 1 ponto , 10:49 | Domingo, 7 de novembro de 2010
    Re: Passamos uma esponja..é ?..    Ver comentário
jamptrans (seguir utilizador), 1 ponto , 11:56 | Domingo, 7 de novembro de 2010
    Re: A reacção (ridícula) de Vitalino Canas..    Ver comentário
impertinente (seguir utilizador), 1 ponto , 19:30 | Domingo, 7 de novembro de 2010
    Re: A reacção (ridícula) de Vitalino Canas..    Ver comentário
jamptrans (seguir utilizador), 1 ponto , 20:40 | Domingo, 7 de novembro de 2010
    Re: A reacção (ridícula) de Vitalino Canas..    Ver comentário
socrates_lisboa (seguir utilizador), 1 ponto , 0:19 | Domingo, 7 de novembro de 2010
    Objectividade e Subjectividade..    Ver comentário
Fernando Torres (seguir utilizador), 2 pontos , 13:53 | Domingo, 7 de novembro de 2010
    Re: Objectividade e Subjectividade..    Ver comentário
socrates_lisboa (seguir utilizador), 1 ponto , 16:02 | Domingo, 7 de novembro de 2010
    Re: A reacção (ridícula) de Vitalino Canas..    Ver comentário
ReMac (seguir utilizador), 1 ponto , 1:04 | Domingo, 7 de novembro de 2010
    Re: A reacção (ridícula) de Vitalino Canas..    Ver comentário
O Malho (seguir utilizador), 1 ponto , 2:23 | Domingo, 7 de novembro de 2010
    Re: A reacção (ridícula) de Vitalino Canas..    Ver comentário
socrates_lisboa (seguir utilizador), 1 ponto , 11:12 | Domingo, 7 de novembro de 2010
    Re: A reacção (ridícula) de Vitalino Canas..    Ver comentário
O Malho (seguir utilizador), 1 ponto , 12:59 | Domingo, 7 de novembro de 2010
Não sei se o PSD não iria ter
Goodwaves (seguir utilizador), 2 pontos , 16:48 | Sábado, 6 de novembro de 2010
mais políticos dos seus a ir parar à prisão do que o PS, mas que iriam ambos encher as prisões, lá isso iam!

Já era tempo de alguém pedir responsabilidades mais do que a normal (i)responsabilidade política a esta gente. Não é por ter no seu partido e até no seu núcleo de amigos gente que provavelmente iria presa que PPC não deveria pedir este tipo de medidas.

Embora fosse uma medida que provavelmente até lhe iria tocar a ele se um dia vier a ser PM, o que espero não venha a acontecer, não deixava se ser justa. Afinal se um empresário incorrer em gestão danosa, corrupção, fuga ao fisco etc., a não ser que seja dos do regime, os tais da Operação Furacão, são penalizados civil e criminalmente, porque é que esta gente o pode fazer com toda impunidade?!
 
 Regras da comunidade
Óh da guarda...
milhazes (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 17:18 | Sábado, 6 de novembro de 2010
Se o PS não entende o alcance desta medida eu explico; se o dinheiro dos meus Impostos forem gastos em "banquetes" terão que responder criminalmente por isso. Por isso são Ministros.
 
 Regras da comunidade
Página 1 de 4    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
PUB




Casa Pia: acórdão do recurso é lido às 15h
14:19 Quinta feira, 23 de fevereiro de 2012,
Acidente na Argentina: falha humana ou falta de manutenção
13:38 Quinta feira, 23 de fevereiro de 2012,
Justiça tem de ser "para todos", diz a ministra
10:36 Quinta feira, 23 de fevereiro de 2012, 11
Em 2013 também não haverá tolerância no Carnaval
8:00 Quinta feira, 23 de fevereiro de 2012, 38
UE admite perdão de dívida a países do Norte de África
23:58 Quarta feira, 22 de fevereiro de 2012, 13
Hugo Chávez vai ser operado novamente
23:17 Quarta feira, 22 de fevereiro de 2012, 2
Acidente de comboio na Argentina faz 49 mortos e 675 feridos
23:05 Quarta feira, 22 de fevereiro de 2012,
Explosão em Setúbal: moradores regressam a casa
22:48 Quarta feira, 22 de fevereiro de 2012,
Álcool, Valium e Xanax terão matado Whitney Houston
22:18 Quarta feira, 22 de fevereiro de 2012, 4
"Somos o povo, não o inimigo"
21:58 Quarta feira, 22 de fevereiro de 2012, 2
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
Grupo ImpresaACAP