09/02/2010 actualizado às 17:45
Actualidade Papa diz que preservativos não combatem a sida  «  Actualidade  « Página Inicial |

Papa diz que preservativos não combatem a sida

A Igreja Católica encoraja a abstinência sexual para impedir a propagação da doença.

Lusa
12:50 Terça-feira, 17 de Mar de 2009
Deixe aqui o seu comentário 104 comentários   [7087 visitas]
Aumentar Texto Diminuir Texto Link para esta página Imprimir Enviar por email
del.icio.us technorati digg facebook myspace reddit google search.live newsvine

O Papa Bento XVI defendeu hoje que a solução para o problema da sida não passa pela distribuição de preservativos, horas antes de aterrar na capital dos Camarões para a sua primeira visita ao continente africano.

"Não se pode resolver (o problema da sida) com a distribuição de preservativos", disse o Papa aos jornalistas a bordo do avião da Alitália que o levará até Yaounde, nos Camarões.

Acrescentou que, "pelo contrário, a sua utilização agrava o problema".

Esta é a primeira vez que Bento XVI fala explicitamente no uso de preservativos. A Igreja Católica, que se afirma na linha da frente do combate à sida, encoraja a abstinência para impedir a propagação da doença.

A oposição da Igreja ao uso de preservativos é questionada por padres e freiras que trabalham com vítimas da sida em África.

O Papa estimou ainda que a solução passa por um "despertar espiritual e humano" e pela "amizade pelos que sofrem".

Bento XVI adiantou ainda que pretende apelar à "solidariedade internacional" com África no contexto da actual crise económica, ressalvando que a Igreja não propõe soluções económicas específicas, mas pode dar sugestões "espirituais e morais".

Atribuindo a actual situação económica a um "défice de ética nas estruturas económicas", o Papa disse que é "aqui que a Igreja pode dar o seu contributo".

O Papa Vento XVI deixou Roma hoje de manhã rumo aos Camarões, primeira etapa de um périplo de sete dias pelo continente africano, que o levará também a Angola.

Bento XVI deverá aterrar no aeroporto de Yaounde cerca das 16:00 locais (15:00 GMT).

A sida tem um impacto devastador em África, particularmente em países da África Austral como o Botswana, Suazilândia e África do Sul, os mais afectados em todo o mundo.

104 comentários
Página 1 de 4    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Ele tem razão!
jorgeestevao (seguir utilizador), 5 pontos (Divertido), 15:14 | Terça-feira, 17 de Mar de 2009
Não percebo esta notícia. Só pode vir de ignorantes! Sim, pois, para além de serem muito difícil a engolir (são muito grandes, apesar de estarem lubrificados), a revista "Chlerical Science" no seu artigo de Fevereiro relata que das experiências que foram feitas em seres humanos, está provado que a toma contínua de preservativos, independentemente da dose, não constitui nem uma vacina eficaz, nem um antiviral capaz de curar o doente.
Pelo contrário, tem causado problemas digestivos complicados, como hospitalizações por gastroentrites e envenenamento devido ao latex e aos espermicidas adicionados. Estes efeitos agravam-se com a toma em jejum.
Assim, recomenda-se vivamente a abstinência de tomar preservativos como vacina ou medida terapeutica para a Sida ou outra doença sexualmente transmissível.
No entante, alguns cientistas estão a testar a toma de preservativos para aliviar os problemas de gases e como inibidores de apetite.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Ele tem razão!    Ver comentário
acafs (seguir utilizador), 1 ponto , 18:08 | Terça-feira, 17 de Mar de 2009
    Re: Ele tem razão!    Ver comentário
socrates_lisboa (seguir utilizador), 1 ponto , 18:26 | Terça-feira, 17 de Mar de 2009
    Re: Ele tem razão!    Ver comentário
doctorcj (seguir utilizador), 1 ponto , 18:57 | Terça-feira, 17 de Mar de 2009
    Re: Ele tem razão!    Ver comentário
BLUEPETROL (seguir utilizador), 1 ponto , 19:09 | Terça-feira, 17 de Mar de 2009
    Re: Ele tem razão!    Ver comentário
okagenteve (seguir utilizador), 1 ponto , 16:16 | Quarta-feira, 18 de Mar de 2009
    Re: Ele tem razão!    Ver comentário
jmjl (seguir utilizador), 1 ponto , 14:31 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
SIDA/AIDS - abstinência
JP. Reis (seguir utilizador), 4 pontos (Interessante), 16:45 | Terça-feira, 17 de Mar de 2009
Escreve-vos de coração aberto um seropositivo em VIH, que embora não se encontrando no fulgor da sua juventude, optou pela abstinência total, ou seja, dentro do matrimónio, já que hoje não concebe tê-las fora deste.

Porquê tal decisão? Por amor a Deus Nosso Senhor que sempre me protegeu e à minha muito amada mulher, que graças a Ele não cheguei a contagiar. Perguntar-me-ão, foi difícil a opção assumida? Dir-vos-ei com toda a honestidade, cresceu dentro de mim naturalmente e sempre que a tentação me bate à porta, agradeço ao Senhor por me pôr à prova e “parto para outra…”.

É difícil à Igreja transmitir no mundo de hoje a opção pela abstinência, mas não tenho dúvidas que com a adequada formação espiritual e de cidadania no que ao respeito pelo próximo concerne, a mensagem conseguirá passar.

Atendendo à diversidade de opiniões aqui expressas, não tenciono, para além deste testemunho que assino, envolver-me em debates que normalmente degeneram para temas circundantes e fogem à verdadeira essência dos mesmos.

Muito obrigado por haverem lido o meu testemunho e felicidades para todos,
João Paulo dos Prazeres Reis – BI 2191112 de Lisboa
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: SIDA/AIDS - abstinência    Ver comentário
papadk (seguir utilizador), 1 ponto , 16:59 | Terça-feira, 17 de Mar de 2009
    Re: SIDA/AIDS - abstinência    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 1 ponto , 10:18 | Quarta-feira, 18 de Mar de 2009
    Exemplo    Ver comentário
user178221 (seguir utilizador), 1 ponto , 13:35 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
    Re: SIDA/AIDS - abstinência    Ver comentário
luisserra17 (seguir utilizador), 1 ponto , 19:30 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
Papa Vento?
userEX66514 (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 15:00 | Terça-feira, 17 de Mar de 2009
Achei graça ao "Papa Vento XV!". Tinha que fazer referência à gralha.
Abstinência com repressão dos desejos naturais leva à demência e a comportamentos que infelizmente temos vindo a assistir com muita frequência entre padres e crianças. A igreja tem sido o perfeito banco de ensaio para demonstrar que a abstinência tem efeitos muito perversos quando não é natural, resultado de uma autêntica evolução espiritual.
Despertar espiritual é a evolução que se deseja, de facto. O que é que a igreja romana tem feito para a promover? Moral e ética são os maiores inimigos dos despertar espiritual. Moral é um pacote de julgamentos de circunstância desprovidos de inteligência e espiritualidade que só trazem conflito ao mundo.
Os preservativos não resolvem o problema do despertar espiritual, pelo contrário, promovem a promiscuidade sexual - penso que é isto que o papa quer dizer. Se quisermos resolver a propagação da doença sem preocupação pela evolução humana distribuimos borrachinhas.
Se quisermos promover uma solução de fundo e definitiva que passa pelo despertar espiritual e pela evolução da espécie humana para um patamar acima do vulgar animal, que porá fim a toda a miséria humana, ensinamos as palavras dos grandes mestres: Cristo, Buda e outros. Será que o papa bento tem alguma coisa para nos ensinar?
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
Pois não, combatem a SODA!
cristo rey (seguir utilizador), 1 ponto , 13:26 | Terça-feira, 17 de Mar de 2009

A igreja também era contra os antibióticos quando estes surgiram.
O que seria da população mundial, incluindo os papas, se não existissem antibióticos?

Se o Papa disser que o preservativo é desconfortável, diz uma verdade.
Mas dizer que o preservativo não protege da SIDA...
Ó Bento...vê-se mesmo que vives no século dezasseis!
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: INVENTOR DE OCASIÃO    Ver comentário
odisseia na terra (seguir utilizador), 1 ponto , 14:55 | Terça-feira, 17 de Mar de 2009
passou-se!!
entalado (seguir utilizador), 1 ponto , 13:52 | Terça-feira, 17 de Mar de 2009
O "SANTO" ou enlouqueceu ou é sócio de alguma das farmacêuticas que vendem compridos para a sida!!
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: passou-se!!    Ver comentário
entalado (seguir utilizador), 1 ponto , 21:19 | Terça-feira, 17 de Mar de 2009
A igreja no seu melhor...
Jovanoti (seguir utilizador), 1 ponto , 13:58 | Terça-feira, 17 de Mar de 2009
Mais uma vez a mostrar como é retrograda e bolurenta.
Não será por acaso que cada vez mais as pessoas se afastam das crenças católicas, e das omilias ditas sagradas.
Neste século, com a realidade actual e grave das dimenções atingidas pela Sida, torna-se demasiado riculo o protesto contra o uso de preservativo da maior entidade mundial da igreja católica.
Apesar de tudo, João Paulo viajava muito mais para os países carenciados e pobres, e tinha uma visão muito mais proxima das realidades.
Este, nem sequer viaja...está completamente desfazado do mundo, alem de de ter um esgar em vez do simpatico sorriso do seu antecessor.
Só falta dizer que para combater a tuberculose, o melhor é deixar de respirar.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
ABSTINÊNCIA INTELECTUAL?
Ci (seguir utilizador), 1 ponto , 14:09 | Terça-feira, 17 de Mar de 2009
Entendo perfeitamente que cada religião propague e obedeça aos princípios que lhe deram origem (deliberadamente, escrevi '... deram origem...' e não '...a justificam'.
No entanto, parace contraditório com a defesa dos direitos humanos o facto de "proscrever" quem tem comportamentos que vão no sentido de defender e exercer os mesmos direitos.
Ninguém, nos dias de hoje (nem nos de ontem, como a História prova) , assume com medo de qualquer castigo, enveredar pela abstinência no plano sexual. E, por muito que custe aos mais radicais, as evidências têm que ser aceites.
Naturalmente que mesmo que o uso de perservativos não assegure totalmente a não transmissão de doenças, não sejam hipocritamente deitados ao lixo artigos de prevenção.
Cultura e civilização possuem ténues fronteiras em casos como o referido neste escrito.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
A Igreja teima em não evoluir.
userEX89087 (seguir utilizador), 1 ponto (Interessante), 14:54 | Terça-feira, 17 de Mar de 2009
O combate a esta epidemia seria mais fácil e produtivo se houvesse a colaboração da igreja. Esta posição só pode ser considerada de retrógrada.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Façam o favor de censurar novamente    Ver comentário
.Hefestion (seguir utilizador), 1 ponto , 18:26 | Terça-feira, 17 de Mar de 2009
    Re: A Igreja teima em não evoluir.    Ver comentário
xi_patrao!! (seguir utilizador), 1 ponto , 14:09 | Quinta-feira, 19 de Mar de 2009
Atenção
lupus_lunae (seguir utilizador), 1 ponto , 14:55 | Terça-feira, 17 de Mar de 2009
Não. Não culpo o papa nem a igreja católica por defender uma posição que vai de encontro à sua "fé". Culpo quem lhes dá atenção e quem destaca as suas posições, sejam os media, os ateus, os políticos e as pessoas em geral que não se identificam com a religiosidade, mas que se ofendem com o que da religiosidade provém. O que o papa quer é atenção e é isso que consegue.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
D Papa tem razåo . (em parte)
papadk (seguir utilizador), 1 ponto , 15:01 | Terça-feira, 17 de Mar de 2009
Os preservativos nåo såo 100 % seguros. Assim como dåo uma ilusåo falsa de seguranca. O Papa esta preocupado com a sexualidade, como substituto da religiåo. Vivemos numa sociedade em que todos se comportam como adolescentes. Sou cidadåo dinamarques, e aqui ha uma sexualidade livre e preservativos em todos os lados e aos montes. Mas.... a sida aumenta. As doencas sexuais aumentam. As adolelscentes gravidas aumentam. Ainda por cima e popular fazer sexo sem preservativo. Com o alcool todos esquecem a "camisinha". Dou razåo a que o Papa nåo e a maior autoriedade para dar conselhos. Para mim os padres catolicos såo "gatos castrados.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
O Problema é complexo e o Papa tem razão
Miranda07 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:06 | Terça-feira, 17 de Mar de 2009
O problema da SIDA é muito complexo, tanto do ponto de vista médico, como do ponto de vista sócio-psicológico. O drama da pessoa infectada é enorme e o sofrimento horrível. Depois dos investigadores e dos médicos dedicados ao problema, penso que nenhuma instituição tem feito mais por aliviar a dor causada por este flagelo, sobretudo em África, do que as Igrejas, especialmente a católica. Evidentemente, nenhuma pessoa infectada deve manter relações sexuais sem protecção. Por outro lado, propagar o uso do contraceptivo é contribuir para a banalização do sexo e a redução do mesmo a um acto puramente físico, desligado de todo o sentido da responsabilidade, por si e pelo outro. Quando isso acontece, os seres humanos ficam reduzidos à condição de objectos. Além disso, estatisticamente falando, o preservativo tem uma considerável possibilidade de falhar. Pelo que confiar no preservativo e praticar uma sexualidade sem regras e sem compromissos, a meu ver, é como jogar à roleta russa. Mais tarde ou mais cedo, o golpe (oxalá não mortal) acontecerá. Daí a razão que o Papa tem: o problema da SIDA exige, antes de mais, a humanização do sexo, não a sua animalização. Ora para a humanização do sexo entre seres humanos a propaganda do preservativo não faz mais do que enganar, prometendo aquilo que, na verdade, em absoluto, não pode dar. Em causa, porém, está nem mais nem menos do que a vida das pessoas. A mensagem de Bento XVI é, pois, correcta e justa.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Ó Miranda: a humanização do sexo?    Ver comentário
kukakente (seguir utilizador), 1 ponto , 15:25 | Terça-feira, 17 de Mar de 2009
    Pois é...    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:52 | Terça-feira, 17 de Mar de 2009
    Kérido,...você até confunde o sexo das pessoas...    Ver comentário
kukakente (seguir utilizador), 1 ponto , 18:21 | Terça-feira, 17 de Mar de 2009
    Miranda07: caganda tareia rapaz!    Ver comentário
Tyra-Pykus (seguir utilizador), 1 ponto , 18:35 | Terça-feira, 17 de Mar de 2009
    Re: Miranda07: caganda tareia rapaz!    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 1 ponto , 18:53 | Terça-feira, 17 de Mar de 2009
    Re: Miranda07: caganda tareia rapaz!    Ver comentário
Malekas (seguir utilizador), 1 ponto , 19:26 | Terça-feira, 17 de Mar de 2009
    Obrigado    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 1 ponto , 10:05 | Quarta-feira, 18 de Mar de 2009
    Re: O Problema é complexo e o Papa tem razão    Ver comentário
Malekas (seguir utilizador), 1 ponto , 19:57 | Terça-feira, 17 de Mar de 2009
    Re: O Problema é complexo e o Papa tem razão    Ver comentário
cmatias (seguir utilizador), 1 ponto , 11:29 | Quinta-feira, 19 de Mar de 2009
    Re: O Problema é complexo e o Papa tem razão    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 1 ponto , 13:22 | Quinta-feira, 19 de Mar de 2009
    Re: O Problema é complexo e o Papa tem razão    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 10:56 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
    Re: O Problema é complexo e o Papa tem razão    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:55 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
    Re: O Problema é complexo e o Papa tem razão    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 23:59 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
    Re: O Problema é complexo e o Papa tem razão    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:15 | Domingo, 22 de Mar de 2009
    Superioridade moral?    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 17:16 | Domingo, 22 de Mar de 2009
    Re: Superioridade moral?    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 1 ponto , 20:23 | Domingo, 22 de Mar de 2009
    Re: Superioridade moral?    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 1:39 | Segunda-feira, 23 de Mar de 2009
    Re: O Problema é complexo e o Papa tem razão    Ver comentário
jorgeestevao (seguir utilizador), 1 ponto , 19:58 | Domingo, 22 de Mar de 2009
Prémio nobel da medicina
Sóescrevooquepenso (seguir utilizador), 1 ponto (Divertido), 15:07 | Terça-feira, 17 de Mar de 2009

Como não "coisam" toca de pedir a toda a gente para fazer o mesmo...acho que é mais fácil o contrário, ie, passarem eles a "coisar"...
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Prémio nobel da medicina    Ver comentário
kcorreia (seguir utilizador), 1 ponto , 13:19 | Quarta-feira, 18 de Mar de 2009
    Re: Prémio nobel da medicina    Ver comentário
Caçarôtos (seguir utilizador), 1 ponto , 8:15 | Segunda-feira, 23 de Mar de 2009
Pois...é!
pinhoangola (seguir utilizador), 1 ponto , 15:14 | Terça-feira, 17 de Mar de 2009
O Papa, defende o que lhe dá jeito, ele quer é que para cimentar a posição da Igreja, que haja cada vez mais sofrimento, pois quem sofre, anseia por palavras encorajadoras cheias de sentimento, por isso quanta mais a miséria melhor para aqueles que são autenticos vendilhões de fé de acordo com o sentido da Igreja católica que cada vez será mais forte se mais miséria houver. Parece um paradoxo mas é verdade, nos Paises mais desenvolvidos qual a importãncia que a Igreja católica tem? Quase nada, são apenas figuras pouco mais que decorativas. Os regimes servem-se dela e ela cobra, agora não com a espada numa mão e na outra a cruz de cristo, mas com atordoadas direciondas à ignorãncia de certos povos. Tenha juizo e arrume a casa já que de pedófilos padres e de irmãzinhas pouco recomendáveis estáo o seu mundo católico cheio. Saudações do Kimbo
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
A Igreja virou as costas ao mundo
makiavel (seguir utilizador), 1 ponto , 15:24 | Terça-feira, 17 de Mar de 2009
Enfim...outra realidade, outros tempos.

Parecem caminhar para trás.
Talvez algures se encontrem com os talibãs.
Só assim se justificam atitudes como a de excomungarem a menina de 9 anos que abortou por ter sido violada...
A diferença é que os talibãs a mandariam apedrejar.

 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: um bocado desinformado, não?    Ver comentário
odisseia na terra (seguir utilizador), 1 ponto , 15:56 | Terça-feira, 17 de Mar de 2009
    Re: um bocado desinformado, não?    Ver comentário
makiavel (seguir utilizador), 1 ponto , 17:19 | Terça-feira, 17 de Mar de 2009
    Boa    Ver comentário
ruioterrivel (seguir utilizador), 1 ponto , 18:00 | Terça-feira, 17 de Mar de 2009
    Re: um bocado desinformado, não?    Ver comentário
userEX66514 (seguir utilizador), 1 ponto , 18:06 | Terça-feira, 17 de Mar de 2009
    Re: um bocado desinformado, não?    Ver comentário
entalado (seguir utilizador), 1 ponto , 20:59 | Terça-feira, 17 de Mar de 2009
Como diria o livro "O meu pipi"...
celios (seguir utilizador), 1 ponto , 16:06 | Terça-feira, 17 de Mar de 2009
"Não se deve usar preservativo porque a igreja é contra, afinal ninguém percebe mais de f*** que os cardeais!..." Agora mais a sério: depois da palhaçada do excomungador brasileiro, esta igreja e este papa (assim, com letra pequena) deixaram de existir para mim!!
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
104 comentários
Página 1 de 4    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 


Aviso
FAQ. Como funciona a comunidade no Expresso
Para fazer o seu comentário precisa de estar registado. O registo é gratuito e demora pouco mais de 30 segundos.

Se já for utilizador registado, coloque o seu mail e palavra-chave nos campos para o efeito, na página de registo. Depois disso, poderá comentar qualquer conteúdo.

Clique aqui  para se registar.

Em caso de dúvida escreva-nos para novosite@expresso.pt, seremos tão breves quanto possível a responder.

Miguel Martins, Editor de Multimédia do Expresso

Polícia Judiciária investiga incêndio num complexo do Marítimo

17:39 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[3 visitas]

CDS-PP acusa António Costa de votação ilegal

17:35 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[22 visitas]

Durão Barroso apela ao consenso das forças políticas

16:11 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[144 visitas]

Hugo Chávez na rádio, de repente

15:54 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[1141 visitas]

África do Sul: 15 pessoas morrem carbonizadas num orfanato

15:49 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[199 visitas]

Sócrates, os 'crimes' e a verdade

15:49 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[1214 visitas]

Tirar a roupa... pelo Haiti

14:53 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[224 visitas]

Avalanches matam 28 pessoas no Afeganistão

14:12 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[281 visitas]

Sócrates desmente intervenção do Governo

13:12 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[1052 visitas]

Sarah Palin apanhada com cábulas na mão

12:40 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[1971 visitas]
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
Primus Inter Pares
Grupo ImpresaACAP