10/02/2012 atualizado às 18:16
Página Inicial » Atualidade » Pais defendem castigos para famílias de alunos violentos

Pais defendem castigos para famílias de alunos violentos

Confap entregou ao Governo proposta que prevê multas, obrigatoriedade de prestar trabalho comunitário ou suspensão de apoios sociais às famílias de alunos violentos. Concorda com esta medida? Dê-nos a sua opinião. Participe no debate.

Isabel Leiria e Joana Pereira Bastos (www.expresso.pt)
16:37 Sexta feira, 5 de março de 2010
Albino Almeida defende que seja instaurada em todas as escolas uma política de tolerância zero à violência, que obrigue à denúncia, registo e comunicação às autoridades de todas as situações
Albino Almeida defende que seja instaurada em todas as escolas uma política de tolerância zero à violência, que obrigue à denúncia, registo e comunicação às autoridades de todas as situações
Miguel A. Lopes/Lusa

A Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) defende que os encarregados de educação possam ser penalizados pelo mau comportamento dos alunos, nomeadamente através de multas ou perda de subsídios e apoios sociais.

De acordo com a proposta da Confap, entregue ao Ministério da Educação no final de Fevereiro, a escola deverá comunicar à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJ) sempre que os pais não compareçam a reuniões quando são chamados pelo director de turma por mau comportamento dos filhos.

Se os encarregados de educação continuarem a não assumir responsabilidades e a faltar quando são chamados, caberá à CPCJ determinar as penalizações a aplicar à família, nomeadamente a suspensão de apoios sociais como o Rendimento Social de Inserção, o pagamento de uma multa ou a obrigatoriedade de prestar trabalho comunitário.

Tolerância zero à violência


"O direito que todos os alunos têm de frequentar a escola tem de ser equivalente ao dever das famílias de os acompanharem", afirma Albino Almeida, presidente da Confap.

Numa semana em que um jovem de 12 anos, vítima de bullying (agressão física ou psicológica continuada), morreu em circunstâncias ainda por explicar, alegadamente suicidando-se no Rio Tua, em Mirandela, a Confap sublinha a importância de aumentar a responsabilização das famílias e de endurecer as medidas de combate à violência escolar.

Albino Almeida defende que seja instaurada em todas as escolas uma política de "tolerância zero à violência", que obrigue à denúncia, registo e comunicação às autoridades de todas as situações.

 

Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 3    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Pais defendem castigos para famílias de alunos
Toni 2 (seguir utilizador), 5 pontos (Interessante), 19:50 | Sexta feira, 5 de março de 2010
Para começar informo que me foi difícil começar a fazer este comentário. Antes de mais quero apresentar as minhas condolências aos Pais e dizer-lhe o quanto lamento o sucedido. É uma situação que ninguém pode imaginar a dor pela qual estão a passar. Já aqui mais que uma vez me referi ao problema da Educação e o caminho para onde a sociedade está a caminhar. Se assim continuarmos corremos o risco de estar a fabricar além de irresponsáveis futuros delinquentes. Não é seguramente o caminho que ninguém procura para o futuro dos filhos. Não são só os professores que hoje têm medo dos alunos, mas também os pais sofrem do mesmo problema. Segundo dizem os entendidos são as Universidades viradas para a formação de Professores como o Piaget, ESES, Lusofona etc., que estão a dar cabo do ensino em Portugal. Poderão ter algumas culpas no que toca às matérias e comportamentos, mas não é pela certa a totalidade. Sempre ouvi dizer que a educação começa 20 anos antes de nascer. O que eu não tenho duvidas é que na escola e na família isto tem de mudar. Já o afirmei mais que uma vez, não há liberdade a menos, mas sim a mais e é preciso ter a coragem de o afirmar. Um pai ou um professor não pode ser condenado se perder a paciência e por acaso se lhe descolar a mão do braço. Sempre ouvi dizer que é preferivel que chorem os filhos em vez dos pais. Isto não tem nada a ver com ditadura, mas sim disciplina. Já passaram 36 anos e já é tempo de acabar com alguns complexos.
 
 Regras da comunidade
    É pior a emenda que o soneto    Ver comentário
Terra_maronesa (seguir utilizador), 2 pontos , 10:36 | Sábado, 6 de março de 2010
    Re: É pior a emenda que o soneto    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 19:15 | Sábado, 6 de março de 2010
    Re: É pior a emenda que o soneto    Ver comentário
Copa2 (seguir utilizador), 1 ponto , 12:19 | Sábado, 6 de março de 2010
    Re: É pior a emenda que o soneto    Ver comentário
Terra_maronesa (seguir utilizador), 1 ponto , 16:15 | Sábado, 6 de março de 2010
    Re: É pior a emenda que o soneto    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 18:54 | Sábado, 6 de março de 2010
    Re: É pior a emenda que o soneto    Ver comentário
Copa2 (seguir utilizador), 1 ponto , 2:11 | Domingo, 7 de março de 2010
    Re: Pais defendem castigos para famílias de alunos    Ver comentário
Paulo José (seguir utilizador), 1 ponto , 23:20 | Sexta feira, 5 de março de 2010
    Re: Pais defendem castigos para famílias de alunos    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 9:03 | Sábado, 6 de março de 2010
Tudo isto aconteçe
caprylm56 (seguir utilizador), 3 pontos (Interessante), 7:02 | Domingo, 7 de março de 2010
Porque não temos uma justiça de responsabilidade civil.
Os professores não tem alguma autoridade, quando se insurgem são alvo de represálias por parte de alunos e pais, e se as medidas de coacção fossem logo executadas algumas destas anormalidades deixavam de existir.
Em parte se deve a esta democracia que para alguns tem interesse outros não.
 
 Regras da comunidade
COMPORTAMENTO DOS ALUNOS
ceroxiuro (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 16:59 | Sexta feira, 5 de março de 2010
MUITO DIFÍCIL , TENHO DE CONCORDAR QUE A EDUCAÇÃO DADA PELOS PAIS É MÁ ,MAS NEM SEMPRE A CULPA SERÁ DOS DELES,POIS QUANDO A JUVENTUDE VÊ TANTA MÁ EDUCAÇÃO,NOS ADULTOS!!!.COMECEMOS POR TENTAR EDUCAR OS ADULTOS. DEPOIS SERÁ MAIS FÁCIL EDUCAR A JUVENTUDE.
 
 Regras da comunidade
    Re: COMPORTAMENTO DOS ALUNOS    Ver comentário
Ricardo Jorge Santos (seguir utilizador), 1 ponto , 18:19 | Sexta feira, 5 de março de 2010
    Re: Rigor e Disciplina Já!    Ver comentário
sukitaah (seguir utilizador), 1 ponto , 14:56 | Domingo, 7 de março de 2010
Concordo!
JCCC (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 17:20 | Sexta feira, 5 de março de 2010
Mas vai ser muito difícil a real aplicação destas medidas.
Trata-se, em muitos dos casos, de famílias disfuncionais que não darão grande importância a esta questão.
Muitos tendem a desvalorizar e a considerar "coisas de miúdos".

Perante a violência, muitos instigam os seus filhos a responder da mesma forma. Como civilização, somos ainda muito primários no que se refere a determinar posições de força. Cedemos muito facilmente à tentação de responder com agressão e os nossos filhos observam-nos.

Como é que se forçam valores a pais e mães que são eles próprios violentos com os seus filhos?
Quantos casos existem de violência fisica e psicológica nos nossos lares?

Os professores e as escolas também devem ter um papel importante na aplicação efectiva de sanções aos alunos e aos pais que se excluem deste processo.
 
 Regras da comunidade
Completamente de acordo
GESITE (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 17:49 | Sexta feira, 5 de março de 2010
Contudo, é necessário dar aos professores a autoridade necessária para, sem grandes dificuldades porem fora das aulas aqueles alunos que apenas as frequentam porque são obrigados e que outra coisa não fazem do que seja indisciplinar a sala.
Que, contrariamente ao que está estipulado, não se obrigue o aluno que não quer estudar a frequentar as aulas até concluir o 12º. ano, tendo em conta que isso só vai servir para o manter desocupado e prejudicar quem quer estudar, sem contar com o prejuízo que isso acarreta para a bolsa dos cidadãos que pagam impostos.
 
 Regras da comunidade
    Re: Completamente de acordo    Ver comentário
Ricardo Jorge Santos (seguir utilizador), 1 ponto , 18:46 | Sexta feira, 5 de março de 2010
irónico
Ricardo Jorge Santos (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 18:31 | Sexta feira, 5 de março de 2010
acho irónico os mesmos professores que encobrem estes casos e compactuam com os alunos problemáticos com medo ou por simplesmente não se interessarem. é na escola básica que isto mais acontece e sem duvida que é revoltante. mas se julgam que é só os alunos com problemas de exclusão social os alunos que agridem terceiros enganam-se. assustar-se-iam com o que se passa, pois mesmo aquelas crianças que têm optimas relações familiares, sem quaisquer problemas, são aquelas que pior tratam as outras. acho importantissimo este tipo de medidas mas que nao haja medo de actuar e que os professores realmente se importem e se imponham e nao sejam eles os primeiros a encobrir este tipo de acontecimentos, falo por experiencia propria e por conhecimento de varios outros casos. olhem para os vossos filhos e conversem com eles sobre estes problemas e não digam nunca "o meu filho seria incapaz de fazer tal coisa" porque não imaginam o que se passa ns escolas publicas de hoje. mas tambem nao digam que estao iguais ao antigamente meus amigos, voces não sabem de todo o que realmente se passa.
 
 Regras da comunidade
propostas de socialismo na gaveta
ajotaef (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 18:47 | Sexta feira, 5 de março de 2010
O Presidente da Confap já aqui foi acusada de usar os dinheiros do governo para fazer a política do PS e acossado reage violentamente. O autoritarismo que actualmente reina no PS é de veras ambígua e neo-estalinista porque ora se vira contra os professores que pretende ver severamente avaliados ora agora contra os pais dos alunos que são violentos na escola. Os alunos, esses é que continuam “crianças puras e inocentes” como o bom selvagem de Rousseau. Obviamente que mais uma vez o PS ignora a verdadeira raiz do mal.
1º A escola pública é o armazém onde os “pais ausentes” despejam os filhos.
2º A escola pública está cheia de alunos desmotivados e sem expectativas porque são obrigados a andar na escola sem vontade nem razão. A política de alargamento da escolaridade obrigatória esta desfasada da realidade social porque as alterações sociais nunca foram conseguidas por lei.
3º A escolaridade obrigatória deveria ser substituída por escolaridade verdadeiramente gratuita mas apenas para quem tivesse aproveitamento escolar.
4º A par desta medida, o ensino profissional em que a componente rural deveria ser retomada, sobretudo nas escolas de província deveria começar cedo, a partir de uma idade entre os 14 e os 16 anos de acordo com as realidades sócio culturais locais devidamente investigadas cientificamente.
 
 Regras da comunidade
    Re: propostas de socialismo na gaveta    Ver comentário
Paulo José (seguir utilizador), 1 ponto , 23:18 | Sexta feira, 5 de março de 2010
    Re: propostas de socialismo na gaveta    Ver comentário
ajotaef (seguir utilizador), 1 ponto , 19:05 | Sábado, 6 de março de 2010
    Re: propostas de socialismo na gaveta    Ver comentário
Paulo José (seguir utilizador), 1 ponto , 21:45 | Sábado, 6 de março de 2010
    Re: propostas de socialismo na gaveta    Ver comentário
ajotaef (seguir utilizador), 1 ponto , 14:56 | Domingo, 7 de março de 2010
Afinal quem são os responsáveis???
hg.parente (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 20:31 | Sexta feira, 5 de março de 2010
Só quando acontece uma desgraça é que as pessoas se preocupam com os verdadeiros problemas. Tal como na história do «dá-me o telemóvel já!!!», todos se incomodam, mas depois tudo se esquece e... continuamos na mesma...
Só espero que a CONFAP, que sempre se colocou ao lado do governo, tenha a coragem de apoiar estes pais, que certamente vivem o pior que é possível viver na vida e os apoiem num processo judicial contra o Estado Português. Sim, porque os principais responsáveis são os legisladores, que apenas se preocupam com as estatísticas para afirmar que a Escola é inclusiva e que o abandono escolar tem vindo a diminuir.
Eu sou professor e convivo diariamente com situações de violência, sem ter meios para defender os alunos que são prejudicados, agredidos e impedidos de aprender porque alguns filhos de «animais» são obrigados a estar na Escola. Já tive de escoltar um aluno de 12º ano na saída da Escola para que 3 alunos do 3º ciclo não repetissem as agressões que já haviam feito.
Perante as situações de violência, os «pedagogos da legislação» apelam a mais pedagogia e obrigam as Escolas a integrar estes alunos, quando em alguns casos eles próprios afirmam que apenas lá estão para garantir os subsídios do Estado e nem sequer vão às aulas, mas lá continuam sob o lema da escolaridade obrigatória.
Não sei quando, mas vai haver um dia, que a CONFAP em vez de passar a vida a criticar os Professores, vai pedir um efectivo aumento da sua autoridade.

 
 Regras da comunidade
Vai começar a estupidez e a histeria!
lord byron (seguir utilizador), 2 pontos , 7:42 | Sábado, 6 de março de 2010
“A Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) defende que os encarregados de educação possam ser penalizados pelo mau comportamento dos alunos, nomeadamente através de multas ou perda de subsídios e apoios sociais.”

Como já aqui escrevi em “Leandro Filipe podias ser tu” . Eu fui Leandro Filipe!

A estupidez está em pensar que os pais destas crianças vivem de subsídios e nomeadamente do RSI.
No caso um dos Bullys (ao tempo o nome não existia, já!) mas as atitudes essas, já) do meu tempo era o filho de uma das professoras naquela escola primaria e com o qual acertei todas a contas quando chegamos ao ciclo preparatório.
No caso que relato no post (eu fui Leandro Filipe) eram quase todos filhos de sargentos e oficiais da Marinha e como tal gente bem longe do RSI.
A histeria vem na tentativa de soluções mirabolantes destes indignados de serviço onde até as sopeirinhas da “vida em saltos altos” querem ter algo a dizer. e onde a única coisa fazer, sim, porque a dizer não há nada, está no outro post a que me refiro absoluta e inequivocamente explicado.
 
 Regras da comunidade
    Re: Vai começar a estupidez e a histeria!    Ver comentário
Durruti Blak (seguir utilizador), 1 ponto , 11:10 | Sábado, 6 de março de 2010
    Re: Vai começar a estupidez e a histeria!    Ver comentário
lord byron (seguir utilizador), 2 pontos , 13:47 | Sábado, 6 de março de 2010
    Re: Vai começar a estupidez e a histeria!    Ver comentário
Durruti Blak (seguir utilizador), 1 ponto , 16:22 | Sábado, 6 de março de 2010
    Re: Vai começar a estupidez e a histeria!    Ver comentário
Terra_maronesa (seguir utilizador), 1 ponto , 18:56 | Sábado, 6 de março de 2010
    Re: Vai começar a estupidez e a histeria!    Ver comentário
heidern (seguir utilizador), 1 ponto , 12:27 | Segunda feira, 8 de março de 2010
Castigos
jagsousa (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 15:03 | Sábado, 6 de março de 2010
Eu que já fui membro da Associação de Pais, concordo plenamente com os castigos que devem ser aplicados aos pais dos alunos insurrectos...é que esses insurrectos andam na escola por andar, não estudam, não deixam os outros estudar e fazem - se valer do fisico ou de armas para " praxarem " os inocentes... por isso apoio todas as medidas como cortar os apoios sociais aos pais, ou outras ainda piores...
 
 Regras da comunidade
Vamos a isso
Leiki (seguir utilizador), 1 ponto , 17:40 | Sexta feira, 5 de março de 2010
E mais medidas se forem necessárias.
É tempo de se responsabilizarem efectivamente os responsáveis de educação dos menores que se alheiam e escusam de assumir as suas responsabilidades. Há que punir severamente os menores que praticam actos de tamanha selvajaria com largos sorrisos nos lábios. Esta sociedade já passou a fase animalesca há muito.
 
 Regras da comunidade
Disciplina
mamamon (seguir utilizador), 1 ponto , 17:40 | Sexta feira, 5 de março de 2010
É o que falta nas nossas escolas oficiais.
Que seja do meu conhecimento, casos destes, creio não haver, ou talvez somente algum caso esporádico possa ter acontecido nas escolas particulares, onde a disciplina e o rigor são mais aplicados.
Ao contrario nos estabelecimento de ensino estatal, é o que se vê todos os dias com as lamentáveis cenas de violência gratuita, quer nos alunos entre si, quer entre estes e os professores.
A degradação deste comportamento estudantil, se não for rapidamente corrigido, estimula o desrespeito futuro destes jovens, no que concerne a uma idónea e responsável vivência social, quando se integrarem no seio profissional e cívico, do meio em que forem inseridos.
Concordo plenamente, que os pais e os encarregados da educação dos alunos, sejam punidos pelo seu desleixo e laxismo, no dever de acompanhar e conduzir para uma conduta decente e socialmente respeitadora, dos seus educandos.
A autoridade do corpo docente, e de escola em si, deve urgentemente ser restabelecida, suprimindo todas e quaisquer peias burocráticas que possam impedir uma sanção rápida e eficaz a todo o prevaricador comprovado.
A tibieza da acção, camuflada de liberdade democrática, esconde a má formação isenta do carácter rigoroso e firme,( que nada tem a ver com autoritarismo descabido) que deve nortear uma boa educação e responsabilidade civil. daqueles que têm a obrigação de zelar pelo bem estar comum
 
 Regras da comunidade
    Re: Disciplina    Ver comentário
Ci (seguir utilizador), 1 ponto , 18:53 | Sexta feira, 5 de março de 2010
    Re: Disciplina    Ver comentário
mamamon (seguir utilizador), 1 ponto , 14:29 | Sábado, 6 de março de 2010
    Re: Disciplina    Ver comentário
Copa2 (seguir utilizador), 1 ponto , 12:54 | Sábado, 6 de março de 2010
    Re: Disciplina    Ver comentário
mamamon (seguir utilizador), 1 ponto , 14:56 | Sábado, 6 de março de 2010
Regras claras
clareza (seguir utilizador), 1 ponto , 18:28 | Sexta feira, 5 de março de 2010
O que é preciso é regras claras e não transformar a escola nem o processo disciplinar em tribunal, como é agora.
Aos alunos e aos pais devem ser dadas regras claras! E atitude com vista ao seu cumprimento. Foi assim com muitos milhares de portugueses. Agora não há-de ser porquê?
 
 Regras da comunidade
    Re: Regras claras    Ver comentário
Ricardo Jorge Santos (seguir utilizador), 1 ponto , 18:40 | Sexta feira, 5 de março de 2010
    Re: Regras claras    Ver comentário
Paulo José (seguir utilizador), 1 ponto , 23:31 | Sexta feira, 5 de março de 2010
Castigar só?
Outubro1560 (seguir utilizador), 1 ponto , 18:41 | Sexta feira, 5 de março de 2010
E gente no terreno a trabalhar com essas famílias?
Será eficaz impôr castigos sem ir à raiz do problema?

A escola não pode funcionar como um dique de disfuncionalidades que vêm de trás ninguém se preocupa sequer em perceber (para poder resolver). Deverá dar o alerta sim, mas para que outros profissionais entrem em campo.

Se não se trabalhar mais em termos de "apoio preventivo" é excusado impôr tolerâncias zero.

Há que educar os pais sim, mas nunca na vida se apanharam moscas com vinagre, portanto há que estabelecer contrapartidas que permitam que as pessoas se sintam acompanhadas e motivadas a educar, em vez de agravar disfuncionalidades e fornecer-lhe a desculpa ideal para se sentirem vítimas de um sistema autista.

Senhores assistentes sociais, saiam de trás de secretária e tratem de cumprir o vosso papel.

Não se responsabiliza ninguém sem o ensinar a pensar. Só depois disso o castigo funciona e deve ser aplicado.

Para terminar: Os bullies não se circunscrevem à classe desfavorecida. Aliar uma coisa à outra é redutor e superficial.
 
 Regras da comunidade
Se não foste tu, foi teu pai!...
vasil (seguir utilizador), 1 ponto , 18:42 | Sexta feira, 5 de março de 2010
Donde conhecemos esta história?

Lembramos "O lobo e o cordeiro"...

Agora o LOBO é o Álbino! _ Sabiamos já que assim era...
Mas agora é ele próprio que assume!

A juventude caminha para assumir os aspectos mais ferozes das piores ditaduras, exactamente porque os jovens foram criados "ao deus dará", e agora queremos tapar buracos, atirar areia para os olhos!?

A mão do educator tem de ser firme, exigente, e obrigar aos estudos, ao trabalho nas escolas e em casa, etc.. A repressão (Freud, Piaget, etc.) faz parte da educação...
Os jovens reprimidos na juventude, quando adultos defedem as liberdades, e inversamente, os outros, criados na maior libertinagem, vão preferir a mão forte das ditaduras mais arbitrárias, vão usar a repressão e os abusos dirigidos aos seus semelhantes...

É só isto que está a acontecer! E o pior está para vir... Com a política. O Zezinho já lá está, e está a transformar-se progressivamente num ditador... Mas se não for este zezinho, há outros na fila para o substituirem.
Na verdade, nem sequer é uma questão de partidos!

O Homem já actuou, estáa actuando na sociedade, e os resultados dessa actuação, estão a surgir... Não há como escapar senão com revoluções...

   
 
 Regras da comunidade
    Re: Se não foste tu, foi teu pai!...    Ver comentário
PAH (seguir utilizador), 1 ponto , 19:37 | Sexta feira, 5 de março de 2010
Página 1 de 3    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
PUB




Roubos a ourivesarias aumentam
16:59 Sexta feira, 10 de fevereiro de 2012,
3,2 mil milhões euros perdidos no mar
16:59 Sexta feira, 10 de fevereiro de 2012,
Carnaval: acesso a serviços públicos sujeito a triagem
16:41 Sexta feira, 10 de fevereiro de 2012,
Salão Erótico do Porto: "O sexo não tem crise"
16:32 Sexta feira, 10 de fevereiro de 2012,
Pensões tramam Cavaco Silva
13:30 Sexta feira, 10 de fevereiro de 2012, 30
Gregos confrontam-se nas ruas
12:58 Sexta feira, 10 de fevereiro de 2012, 26
Marines fotografados com bandeira nazi
12:23 Sexta feira, 10 de fevereiro de 2012, 1
Nicolas Sarkozy aposta no eleitorado da extrema-direita
10:24 Sexta feira, 10 de fevereiro de 2012, 6
Polícias do Rio de Janeiro em greve
8:00 Sexta feira, 10 de fevereiro de 2012, 10
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
Grupo ImpresaACAP