13/02/2012 atualizado às 1:11
Página Inicial » Blogues » Henrique Raposo, A Tempo e a Desmodo » O racismo do ambientalismo

O racismo do ambientalismo

Os ambientalistas julgam que falam em nome dos golfinhos e dos povos 'oprimidos'. Sucede que os povos 'oprimidos' não querem saber da Greenpeace & cia.

Henrique Raposo (www.expresso.pt)
9:18 Quinta feira, 2 de setembro de 2010

I. Há pouca gente mais arrogante. Os ambientalistas conseguiram transformar uma causa nobre numa escola de intolerância. Volta e meia, vemos e ouvimos notícias inacreditáveis: uma cadeia de supermercado foi "fechada" pela Greenpeace ou coisa assim. Porquê? Porque os portugueses consomem demasiado peixe. Uma estrada foi cancelada. Porquê? Porque a estrada destruiria o habitat de um rato muito raro. Ora, num país como Portugal, esta arrogância ambientalista é apenas irritante. Mas, quando é aplicada às grandes questões mediáticas da causa, esta arrogância torna-se patética.

II. O ambientalismo é um filho da "Nova Esquerda", essa coisa que se alimenta, há décadas, do remorso do homem branco . É por isso que os ambientalistas julgam que têm a autoridade para falar em nome dos povos indígenas , o tal "outro" que foi oprimido pelo homem branco. Perante isto, é muito engraçado ver esta narrativa a bater contra a parede da realidade. É engraçado ver as tribos indígenas do Canadá (e não as multinacionais branquinhas) a criticar uma lei ambientalista feita pela esquerda verdinha . E é muito engraçado ver o primeiro-ministro da Gronelândia a criticar a Greenpeace. Vejamos.

III. Com a sua habitual arrogância, activistas da Greenpeace ocuparam uma plataforma petrolífera na Gronelândia. Motivo? Ora essa, a Greenpeace está a lutar pelos direitos do povo Inuit a viver num meio ambiente sem plataformas petrolíferas. Qual foi a resposta do povo Inuit a esta pretensão? Que a sabotagem da Greenpeace está a pôr em causa os direitos constitucionais da Gronelândia. Que este acto ilegal e vaidoso está a ameaçar a prosperidade do povo Inuit.

IV. Eu gostava de saber uma coisa: por que razão as televisões não mostram isto? Por que razão os media não falam destas reacções dos povos 'oprimidos' às pretensões das Greenpeace desta vida? É que além de demonstrar a arrogância ilegal do ambientalismo, este caso mostra, ao vivo e a cores, o racismo cor de rosa da esquerda bien pensant. Esse racismo que infantiliza e desrespeita a autonomia do "outro", dos outros povos. Nesta ambiência bien pensant, o "outro" devia estar quieto, e dizer que sim à Greenpeace. Felizmente, o "outro" tem cabeça, e pode mandar à fava o racismo cor-de-rosa dos meninos-ricos-da-Europa-com-complexos-por-serem-meninos-ricos-da-Europa.

Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
INTELIGENTE
aldrabado (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 10:18 | Quinta feira, 2 de setembro de 2010
Que me desculpem os touros! Que saudade que ele tem quando nas praias da linha nadava rodeado de cagalhões!Deixa-te disso pá, a questão édemasiado complexa para a tua cabecinha, ou então vai até à Amazónia ajudar uns quantos bandidos/madeireiros roubar madeira para fazeres mobílias lá para casa, ou faz os trabalhos de casa, ajuda/advoga o despovoamento do país e gasta um fósforo e acaba com o mato da Arrábida e facilita a construção de umas casinhas em vez de, já que os ambientalistas não gostam...
 
 Regras da comunidade
Paz verde
Maxx (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 10:36 | Quinta feira, 2 de setembro de 2010
No momento em que a Greenpeace se tornou um instrumento político e de propaganda, caiu num profundo ridículo com acções desastrosas dentro de boas intenções. De facto, nota-se a olho nú que nem sempre o objectivo da Greenpeace seja claro e preciso mesmo no relatado caso das petrolíferas, onde nunca saberemos quem paga à Greenpeace, se é o individuo que quer afectar a extracção e inflacionar preços, ou o outro que quer vender energia de outras fontes, etc. Nesse lado obscuro que nem todos tomam consciência, é o espaço suficiente para não se perceber se a Greenpeace tem legitimidade em todas as acções que executa.
 
 Regras da comunidade
O racismo do ambiente
Toni 2 (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 17:37 | Quinta feira, 2 de setembro de 2010
A noção que eu tenho deste assunto é que se trata de um grande negócio que dá dinheiro a muita gente, mas também que engana muita mais. Ainda há dias fomos confrontados com o escandalo do Climategate. A par de tudo isso temos uns meninos que conduzem grandes carros e vivem em luxuosas vivendas, mas que querem que os outros andem a pé e vivam em barracas sem electricidade e nenhum conforto. Tiraram cursos da treta que não conseguem emprego e só por tal facto defendem estas causas. É claro que eu não estou de maneira nenhuma a defender que não se deve preservar a natureza, porque essa é um bem demasiado importante para que assim não seja. O que estou a tentar dizer é que o ambiente não tem nada a ver com o clima, como eles querem fazer crer. O clima não me parece que possa ser influenciado pelo homem, pois este depende da distância que vai da Terra ao Sol, da inclinação do eixo da Terra, das correntes etc. etc.. O ambiente sim não o devemos poluir no que se refere ao ar e àgua, assim como a diversidade tanto vegetal como animal. Conservar a natureza também não é abandoná-la.
 
 Regras da comunidade
    Re:Engano...    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 2 pontos , 17:41 | Quinta feira, 2 de setembro de 2010
    Re: O racismo do ambiente    Ver comentário
Durruti Blak (seguir utilizador), 1 ponto , 19:29 | Quinta feira, 2 de setembro de 2010
    Re: O racismo do ambiente/as (falsas) idéias    Ver comentário
Rio Grande (seguir utilizador), 2 pontos , 22:32 | Quinta feira, 2 de setembro de 2010
    Re: O racismo do ambiente/as (falsas) idéias    Ver comentário
Durruti Blak (seguir utilizador), 1 ponto , 12:17 | Sexta feira, 3 de setembro de 2010
    Re: O racismo do ambiente/as (falsas) idéias    Ver comentário
Rio Grande (seguir utilizador), 2 pontos , 22:13 | Sexta feira, 3 de setembro de 2010
    Re: O racismo do ambiente/as (falsas) idéias    Ver comentário
Durruti Blak (seguir utilizador), 1 ponto , 11:00 | Sábado, 4 de setembro de 2010
    Re: O racismo do ambiente/as (falsas) idéias    Ver comentário
Rio Grande (seguir utilizador), 2 pontos , 22:40 | Sábado, 4 de setembro de 2010
Que tolinho, coitadinhos...
Samm (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 10:16 | Quinta feira, 2 de setembro de 2010
Já passamos a Revolução Industrial, estamos para lá disso, embora no caso de Portugal não tenha pegado. Poluimos e usamos recursos para nos desenvolvermos, exploramos trabalhadores, mas agora achamos que os outros não o podemo fazer.

Do topo da relativa prosperidade achamos que os índios devem permanecer índios e continuar a viver em palhotas. Que é catastrófico que cada chinês tenha um carro, que ganhem mal e porcamente, que absorvem todos os recursos necessário para se desenvolverem economicamente.

Nas nossas poltronas, plantadas à frente de um plasma de 42 polegadas com 100 canais, achamos que os outros devem conservar a natureza e estancar o seu desenvolvimento industrial e agricola.

A Greenpeaca é a nossa consciencia, que actua sem, de facto, respeitar a vontade de quem protege - os selvagens ignorantes que querem destruir o Ambiente a troco de prosperidade. Que tolinhos, coitadinhos...
 
 Regras da comunidade
    Re: Que tolinho, coitadinhos...    Ver comentário
LPCM (seguir utilizador), 1 ponto , 13:08 | Quinta feira, 2 de setembro de 2010
O racismo dos anti-ambientalistas
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 10:17 | Quinta feira, 2 de setembro de 2010
Cuspir na rua é falta de Educação: O respeito pelo Ambiente devia vir do berço , ensinado na Escola, praticado na Vida.
Infelizmente assim não é e a Sociedade tem desenvolvido estruturas de defesa de valores e principios que importam ao desenvolvimento e qualidade da própria vida.
As organizações de defesa do ambiente são isso mesmo: prosseguir uma luta na preservação da Natureza sensibilizando as politicas para as agressões que a cada momento acontecem.
E ,por muitos erros que eventualmente cometam, o que seria deste planeta se não existissem tantas Organizações-umas voluntárias e outras já profissionalizadas-que olham e estão atentas á qualidade do ar que respiramos, á água que bebemos ou á paisagem que contemplamos?
 
 Regras da comunidade
    Re: O ambiente da esquerda    Ver comentário
odisseia na terra (seguir utilizador), 3 pontos , 17:20 | Quinta feira, 2 de setembro de 2010
    Re: O ambiente da esquerda    Ver comentário
voxpopuly (seguir utilizador), 1 ponto , 23:45 | Sexta feira, 3 de setembro de 2010
    Re: O racismo dos anti-ambientalistas    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 2 pontos , 17:37 | Quinta feira, 2 de setembro de 2010
Concordo 200% com o Articulista.
ora-ai-vai (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 11:01 | Quinta feira, 2 de setembro de 2010
A titulo de exemplo refiro a grande contestação à construção de mais barragens em Portugal, tão necessárias, quer do ponto de vista ecológico, pela diminuição da emissão de CO2, quer do ponto de vista económico, pela redução das importações.
Na grande maioria das situações as populações locais são a favor da sua construção poís reconhecem o balanço claramente positivo.
O que fazem os ambientalistas? -Tabua raza, poís apenas e falaciosamente reconhecem os aspectos negativos sem nunca ponderarem.
Como nota de rodapé - Os Jornalistas apenas valorizam o que dá "showoff."
 
 Regras da comunidade
    Re: Concordo 200% com o Articulista.    Ver comentário
aldrabado (seguir utilizador), 1 ponto , 11:42 | Quinta feira, 2 de setembro de 2010
    Re: Concordo 200% com o Articulista.    Ver comentário
ora-ai-vai (seguir utilizador), 1 ponto , 12:38 | Quinta feira, 2 de setembro de 2010
    Re: Concordo 200% com o Articulista.    Ver comentário
aldrabado (seguir utilizador), 1 ponto , 13:03 | Quinta feira, 2 de setembro de 2010
    Re: Concordo 200% com o Articulista.    Ver comentário
ora-ai-vai (seguir utilizador), 1 ponto , 15:39 | Quinta feira, 2 de setembro de 2010
    Re: Concordo 200% com o Articulista.    Ver comentário
aldrabado (seguir utilizador), 1 ponto , 16:10 | Quinta feira, 2 de setembro de 2010
    Re: Concordo 200% com o Articulista.    Ver comentário
ora-ai-vai (seguir utilizador), 1 ponto , 12:17 | Sexta feira, 3 de setembro de 2010
LIXO O QUE ESTE GAJO ESCREVE É LIXO!
arranhado (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 13:38 | Quinta feira, 2 de setembro de 2010
Duas das maiores indústrias do mundo, automóveis e petróleo, pagam milhões a empresas de lobby para desacreditarem os estudos sobre as alterações climáticas. Uma delas, a Exxon Mobil, conseguiu mesmo colocar um homem como responsável pelos serviços ambientais da Casa Branca. Este homem, que nem cientista era, conseguia alterar as conclusões dos estudos científicos para que fossem criadas dúvidas junto da opinião pública sobre os malefícios da poluição.

O que o governo de George W. Bush decidiu sobre a matéria ainda hoje nos obriga a pagar uma factura ambiental. Os corredores da política e as suas relações com as indústrias mais poluentes. Tópicos de uma realidade que teima em criar nuvens de fumo para confundir o cidadão.
O dióxido de carbono é um negócio demasiado rentável para ser deixado ao acaso.

Eu já tinha decidido não dar mais importância a facínoras como este Raposão e mais alguns adjectivos que por uma questão de educação não os ponho aqui!
As opiniões deste crápula são lixo completo.
 
 Regras da comunidade
O AMBIENTE, OS KAMARADAS E O DINHEIRO € £ $ FACIL
odisseia na terra (seguir utilizador), 2 pontos , 15:55 | Quinta feira, 2 de setembro de 2010
O ambientalismo é um grande negócio. Soba uma pretensa capa de preocupação global muita gente ganha e faz a sua vidinha. Trata-se de uma actividade onde gravita muito dinheiro fácil na medida em que é dado. Só a UE tem 1000 milhões de Euros para distribuir nos próximos 10 anos por ONGs que se dedicam a esta actividade “desinteressada”. Estas organizações são uma autentica coutada de extremistas de esquerda, aqueles a que eu chamo de reciclados da historia, que durante a década de 80 engrossavam aqueles desfiles de comunas deslavados que se manifestavam contra tudo e todos desde que fosse Ocidental... Marcharam contra o nuclear a ocidente, contra a Nato, contra a CEE e depois tiveram inúmeros e irónicos dissabores dos quais só destaco Chernobyl e a queda do comunismo. O seu campo de actividade é por excelência os países ricos e de preferência ocidentais. A sua “desinteressada consciência” ecológica a escala global não se manifesta nem em África, nem na Ásia, nem na América do Sul… lugares onde o desafio do desenvolvimento supõe diários e inúmeros colossais atropelos ao ambiente. Eu percebo que por lá perante as suas demonstrações ambientais ainda levam com uns tirinhos nos cornos mas em causas tão nobres, tão generosas convinha expor mais o corpinho… fácil é bradar o tema do ambiente no 1º mundo onde sempre se conseguem os subsidiozinhos e uns empregos para os kamaradas
 
 Regras da comunidade
    Re: O AMBIENTE, OS KAMARADAS E O DINHEIRO € £ $ FA    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 2 pontos , 17:38 | Quinta feira, 2 de setembro de 2010
Como eles enganam toda a gente!
José Telhado (seguir utilizador), 2 pontos , 17:51 | Quinta feira, 2 de setembro de 2010
The world's largest oil company is continuing to fund lobby groups that question the reality of global warming, despite a public pledge to cut support for such climate change denial, a new analysis shows.

Company records show that ExxonMobil handed over hundreds of thousands of pounds to such lobby groups in 2008. These include the National Center for Policy Analysis (NCPA) in Dallas, Texas, which received $75,000 (£45,500), and the Heritage Foundation in Washington DC, which received $50,000.

According to Bob Ward, policy and communications director at the Grantham Research Institute on Climate Change and the Environment, at the London School of Economics, both the NCPA and the Heritage Foundation have published "misleading and inaccurate information about climate change."

On its website, the NCPA says: "NCPA scholars believe that while the causes and consequences of the earth's current warming trend is [sic] still unknown, the cost of actions to substantially reduce CO2 emissions would be quite high and result in economic decline, accelerated environmental destruction, and do little or nothing to prevent global warming regardless of its cause."

http://www.google.com/gad... .google.com/maps/gx?oe%3Dutf-8%26output%3Dghapi%26q%3Dhttp://www.fco.gov.uk/goo... degrees.kml
 
 Regras da comunidade
Aí que horror!
LPCM (seguir utilizador), 1 ponto , 9:57 | Quinta feira, 2 de setembro de 2010
(Ler com sotaque de tia da linha)
O Senhor não percebe nada! Aí que horror poças!
 
 Regras da comunidade
Uma indignação com pouca pontaria
pedroAraujo (seguir utilizador), 1 ponto , 10:31 | Quinta feira, 2 de setembro de 2010
"Eu gostava de saber uma coisa: por que razão as televisões não mostram isto?" Porque há notícias mais importantes derrames de petróleo que destroem habitats que nunca mais iremos ver. Cada um tem as suas prioridades e "odiozinhos" de estimação.

"...o racismo cor-de-rosa dos meninos-ricos-da-Europa-com-complexos-por-serem-meninos-ricos-da-Europa"

Há pessoas conscientes que nasceram num berço de ouro, e sabe que a maioria dos outros não teve essa sorte.

Concordo consigo em relação à arrogância de algumas pessoas, me relação a esta causa. Mas a situação é tão grave, é tão difícil lutar contra as grandes multinacionais que passam por cima de tudo e todos pelo lucro, que os ambientalistas não se podem limitar a discursos suaves.

Devia perder mais tempo a escrever sobre as consequências nefastas do liberalismo. Da mesma forma que ataca a esquerda. Eu sei que pensou sobre isso, mas não o escreve aqui. Chama-se honestidade intelectual, e um bem precioso aqui em Portugal. Coisa rara.
 
 Regras da comunidade
POVO MOÇAMBICANO
aldrabado (seguir utilizador), 1 ponto , 10:39 | Quinta feira, 2 de setembro de 2010
É claro que o HR se referiua ao povo Moçambicano, que está contentíssimo com o progresso trazido pelas multinacionais que plantam milkhões de hectares de milho transgénico e outros para produzirem bio-combustível para eles terem transportes mais baratos. Não?! a revolta é porque os combustíveis são caros e o pão aumentou? Querem lá ver que os ambientalistas têm razão e que há riqueza que só interessa a uns? Quantos pobres custa um rico???? Ou o abastecimento do depósito do pópó do Henrique raposo?
 
 Regras da comunidade
Infelizmente...
userEX162824 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:19 | Quinta feira, 2 de setembro de 2010
... o HR está certo e errado na sua composição.
Por um lado, está errado porque, obviamente, o Ambiente, como assunto de importância global, não pode estar dependente do lucro de alguns, sobretudo do lucro rápido, que é o paradigma de todas as sociedades (e não, como racistamente postula a dita “Esquerda”, apanágio exclusivo do Homem Branco de 50 anos). Como tal, a Greenpeace, tal como a Quercus, o GEOTA, etc., têm uma missão muito relevante que é lutar por um património essencial à Vida;

Por outro lado, infelizmente, o HR tem razão porque a “Esquerda” tem a mania de que é a detentora da “consciência” “progressista” e da “Verdade”, defendendo todos aqueles que não são “homens brancos de 50 anos” (gosto desta linda e nada racista expressão da Joana Amaral Dias!), mesmo contra a sua vontade. sta "Esquerda" gosta muito de preservar os modos tradicionais de vida e a “pureza” edílica dos povos indígenas, ao mesmo tempo que impõe ao tal Homem Branco (que não é indígena, nem mesmo na sua terra!) o multiculturalismo e a obrigatoriedade de conviver com a diferença.
No fundo, o combate – legítimo – pelo Ambiente transforma-se num combate ideológico contra a modernidade “modelo europeu”… da qual todos parecem gostar!
 
 Regras da comunidade
    Re: Infelizmente...    Ver comentário
aldrabado (seguir utilizador), 1 ponto , 12:01 | Quinta feira, 2 de setembro de 2010
    Re: Infelizmente...    Ver comentário
userEX162824 (seguir utilizador), 1 ponto , 14:50 | Quinta feira, 2 de setembro de 2010
    Re: Infelizmente...    Ver comentário
aldrabado (seguir utilizador), 1 ponto , 15:07 | Quinta feira, 2 de setembro de 2010
    Re: Infelizmente...    Ver comentário
userEX162824 (seguir utilizador), 1 ponto , 16:24 | Quinta feira, 2 de setembro de 2010
    Re: Infelizmente...    Ver comentário
aldrabado (seguir utilizador), 1 ponto , 16:37 | Quinta feira, 2 de setembro de 2010
    Re: Infelizmente...    Ver comentário
userEX162824 (seguir utilizador), 1 ponto , 17:23 | Quinta feira, 2 de setembro de 2010
Discovery Channel
Ecotretas (seguir utilizador), 1 ponto , 12:04 | Quinta feira, 2 de setembro de 2010
O último exemplo ecologista chama-se James Lee. Foi abatido a tiro por snipers depois de fazer reféns na empresa da Discovery Channel. Tudo porque foi iluminado pelo filme do Al Gore:

http://ecotretas.blogspot...

Ecotretas
 
 Regras da comunidade
Expresso e Benfica
juxpot (seguir utilizador), 1 ponto , 12:15 | Quinta feira, 2 de setembro de 2010
O Expresso está como o Benfica: problemas na ala direita. Aqui o nosso Rapozote tornou-se, pois, no 'Balboa' do Expresso: ao pé de uma equipa de 'estrelas', destoa pela falta de qualidade, não tem uma «ideia de jogo» (nem de jogo nem de nada...), socorre-se invariavelmente das mesmas «fintas» (clichés de escrita como a já célebre 'vulgata marxista') e, nessa medida, é um problema que, tal como o futebolista espanhol, ninguém sabe muito bem como resolver. À semelhança de Jorge Jesus, também «mister» Henrique Monteiro vai teimosamente persistindo em colocar o 'Balboa' em «campo», perante as pateadas monumentais de que o jogador vai sendo alvo por parte do «terceiro anel» deste mesmo site. Pergunto: não se podia dispensá-lo?. O Rapozote/Balboa até tem um estilo de jogo que se coadunaria bem com o plantel do jornal «Diabo»... Quando for grande, o sonho do nosso 'Balboa' é ver o mundo a soldo das multinacionais tipo BP, com mares poluídos, fainas pescatórias perdidas por muitos anos, etc... Se o nosso 'Balboa' mandasse, as encostas do Douro eram transformadas. com carácter de emergência, em vistosas áreas de localização empresarial. Se o nosso 'Balboa' fosse arquitecto, 800 kms de costa portuguesa eram transformados numa imensa Armação de Pêra...
 
 Regras da comunidade
    Re: Expresso e Benfica    Ver comentário
LPCM (seguir utilizador), 1 ponto , 13:21 | Quinta feira, 2 de setembro de 2010
    Re: Expresso e Benfica    Ver comentário
juxpot (seguir utilizador), 1 ponto , 14:21 | Quinta feira, 2 de setembro de 2010
    Re: Expresso e Benfica    Ver comentário
Joao Cannpos (seguir utilizador), 1 ponto , 16:31 | Quinta feira, 2 de setembro de 2010
    Re: Expresso e Benfica    Ver comentário
joaquimleal (seguir utilizador), 1 ponto , 16:42 | Quinta feira, 2 de setembro de 2010
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
Arquivo
PUB




O meu amigo Jorge Luís (Borges)
8:00 Sexta feira, 10 de fevereiro de 2012, 12
A humanidade que nem o holocausto destrói
8:00 Quinta feira, 9 de fevereiro de 2012, 44
Livrai-nos do cavalheiro do haxixe, dr. António Costa
8:00 Terça feira, 7 de fevereiro de 2012, 52
O comboio que liga Portugal à Alemanha (ou a falta que faz o Luís)
8:00 Segunda feira, 6 de fevereiro de 2012, 42
Dois mitos sobre a emigração portuguesa
7:31 Quinta feira, 2 de fevereiro de 2012, 45
O PCP a dar beijinhos no bigode de Hitler
8:00 Quarta feira, 1 de fevereiro de 2012, 116
A defesa de Ana Drago
8:00 Terça feira, 31 de janeiro de 2012, 90
Sebald ainda simboliza a Alemanha?
8:00 Segunda feira, 30 de janeiro de 2012, 30
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
Grupo ImpresaACAP