09/02/2010 actualizado às 21:27
Aparelho de Estado O PSD perdeu as autárquicas  «  Aparelho de Estado  «  Blogues  « Página Inicial |

O PSD perdeu as autárquicas

O PSD teve mais presidentes de Câmara? Big deal. Tem menos votos e menos mandatos que o PS, e se continua à frente em número de presidências é porque ganhou mais câmaras pequenas. Não há duas interpretações possíveis dos números: o PSD perdeu as autárquicas.

Vasco Campilho
16:37 Segunda-feira, 12 de Out de 2009
Deixe aqui o seu comentário 7 comentários   [2106 visitas]
Aumentar Texto Diminuir Texto Link para esta página Imprimir Enviar por email
del.icio.us technorati digg facebook myspace reddit google search.live newsvine

Vamos então fazer umas continhas. For the sake of the argument*, atribuamos apenas ao PSD os resultados obtidos em coligações encabeçadas por sociais-democratas:

  • Em 2005, o PSD ganhou 157 Câmaras, o PS 110. Em 2009, o PSD ganha 138 Câmaras e o PS ganha 130. O PSD perde 19 Câmaras, o PS ganha 20.
  • Em 2005, as listas encabeçadas pelo PSD às Câmaras Municipais elegeram 907 mandatos, enquanto que o PS elegia 852. Em 2009, as listas encabeçadas pelo PSD às Câmaras Municipais elegem 871 mandatos, enquanto que o PS elege 921. O PSD perde 36 mandatos, o PS ganha 69.
Apesar de ganhar menos 8 câmaras, o PS elege mais 50 vereadores e presidentes que as listas do PSD, coligado ou não. Há dois efeitos que podem explicar esta inversão de posições entre número de Câmaras e número de mandatos:
  1. o PS ganha as câmaras por margens de vitória em média maiores do que o PSD.
  2. o PS ganha câmaras maiores, e portanto com mais vereadores.

Provavelmente, a explicação do que sucedeu ontem residirá mais no segundo efeito que no primeiro. O que sustenta a ideia de um Partido que tem vindo a perder penetração nos meios urbanos, onde se situam os municípios mais populosos do País.

Deixemo-nos de tergiversações: isto é uma derrota do PSD. Não uma derrota relativa, "ah e tal continuamos a ser o maior partido autárquico". Não: isto é uma derrota absoluta. O maior partido português é hoje o Partido Socialista, tanto a nível parlamentar como a nível autárquico: ganhou em votos, em mandatos, e encurtou a distância no enganador número de Câmaras.

Se as legislativas indiciam a derrota de uma estratégia da direcção nacional, as autárquicas apontam para uma deliquescência da própria estrutura partidária. O PSD não pode ignorar estas lições. Isto se quiser voltar a ganhar eleições, claro.

____

*Sim, bem sei que o CDS-PP e os restantes partidos foram essenciais para os resultados alcançados, etc. e tal. Mas como o que pretendo demonstrar é a derrota, esta abordagem é a mais desfavorável ao meu argumento.

7 comentários
Página 1 de 1   
ordenar por:
mais votados ▼
Palavras para quê !!! É um parvo português ...
O Malho (seguir utilizador), 1 ponto , 16:56 | Segunda-feira, 12 de Out de 2009
Com esse tipo de raciocinio posso afirmar que o PS perdeu as legislativas ???
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
Factos são factos
Tiago M. Ramalho (seguir utilizador), 1 ponto , 16:57 | Segunda-feira, 12 de Out de 2009
Vasco,

Não podia estar mais em desacordo contigo.

Em primeiro lugar, concordo com António Vitorino quando afirma que não se podem fazer leituras nacionais. Cada autarquia é uma autarquia e nem tu, nem eu, nem ninguém sabe ao certo que tipo de candidatos houve. Sabes bem que basta um partido escolher como candidato o dono do café da cidade para ganhar uma autarquia. Na esmagadora maioria das autarquias, o partido não interessa absolutamente nada.

Agora vamos às cidades grandes: quase todas as grandes apostas do Partido Socialista perderam: Paulo Pedroso em Almada teve uma derrota estrondosa, Marcos Perestrello em Oeiras também, Elisa Ferreira e Ana Gomes foram gentilmente escurraçadas. As únicas vitórias realmente interessantes do PS foram, convirás, em Beja, em Leiria e em Lisboa.

Por outro lado, o PSD conseguiu vitórias bastante assinaláveis no Porto, em Gaia, em Faro, em Aveiro e em muitas outras. Uma breve vista de olhos pelas capitais de distrito e pelas grandes cidades que , não sendo capitais de distrito, são bastante populosas mostrará claramente que o PSD ganhou.

Factos são factos.

Abraço
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Factos são factos    Ver comentário
Manuel RB (seguir utilizador), 1 ponto , 23:23 | Segunda-feira, 12 de Out de 2009
branquear os factos....
luarmina (seguir utilizador), 1 ponto , 17:11 | Segunda-feira, 12 de Out de 2009
O partido socialista ganhou as eleições...claro. Mas os sociais democratas querem enganar quem??? Nas legislativas foi o partido em que um maior número de portugueses votou...logo ganhou!!!!!!!! Nas autárquicas foi o partido em que maior número de portugueses votou...logo ganhou!!! Ou isto não é uma democracia em que cada pessoa conta um voto??????? Os sociais democratas têm que repensar as estratégias e
Manuela Ferreira Leite não serve para líder de coisa nenhuma: é uma derrotista conservadora, desactualizada das realidades do mundo em que vive, convencida de ser dona da verdade. Depois de tudo isto e de tanto ter prejudicado o partrido ainda acha que Sócrates tem que ajustar o orçamento ao programa dela. então, foi no programa dela que os portugueses votaram em maioria? Quer ganhar as eleições no Parlamento? Prejudicou o partido e prepara-se para prejudicar o país o que ainda vai enterrar mais o partido. Mas no PSD cada um só pensa na sua cadeirinha e não tem coragem de virar a mesa?
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
O PSD ganhou no país real...
JCFP (seguir utilizador), 1 ponto , 17:18 | Segunda-feira, 12 de Out de 2009
As pessoas não se resumem à quantidade absoluta de votos que possam significar...
Se o PSD ganhou o maior número de câmaras significa, tão-só, que é o partido mais capaz de levar autarcas às necessidades do país real!
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
PSD como maior partido autárquico?
jpafonso (seguir utilizador), 1 ponto , 23:25 | Segunda-feira, 12 de Out de 2009
Tiago, se vais apresentar como assinalável a vitória em Faro, onde o PSD+PPM+PP+MPT vence por 130 votos ao PS, obrigas-me a rever a relevância de todas as tuas outras afirmações.

Eu concordo que os resultados das autárquicas não podem ser extrapoladas para os Nacionais. Estas tiveram aliás o condão de serem posteriores a todas as outras eleições pelo que a possibilidade de servirem como voto de protesto ou de confiança nas direcções nacionais já se tinha esgotado. Quanto à própria noção de vitórias nacionais nestas eleições, faz mais sentido falar em centenas de vitórias e derrotas particulares... mas é uma tentação a que ninguém resiste, agregar números, e sobre estas agregações construir provocações a que se responde com outras provocações. Eu não iria tão longe como o Vasco em dizer que o PSD sofreu uma derrota absoluta (não sofreu), mas também não posso deixar de ter dúvidas quando este se auto-nomeia como sendo o maior partido autárquico. Um partido o é ou não é.
O Vasco (e eu noutro comentário) mostrou que em certos indicadores objectivos (nº de eleitos por exemplo), o PS vence claramente. O grande engulho seria o nº de câmaras. Mas imagine-se que em apenas umas dez certas câmaras perdidas para as coligações PSD+etc sem maioria absoluta, o PS tinha concorrido coligado. É simples aritmética ver que ele ganharia neste caso a maioria das câmaras. Praticamente nada mudou pelo que... como é que poderíamos falar do PSD como sendo o maior partido autárquico? Ele é ...
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
... ou não é!
jpafonso (seguir utilizador), 1 ponto , 0:03 | Terça-feira, 13 de Out de 2009

Bolas para o javascript... segundo ele, o comentário anterior ia caber todo :-(

Aproveito para esclarecer a ideia anterior: um dos grandes méritos da extensa política de coligações autárquicas que o PSD fez ao apresentar uma frente comum de direita nos municípios, foi fomentar o voto útil à esquerda e incidentalmente projectar o PS como a marca singular indiscutivelmente mais bem sucedida nestas eleições (relembro que das 4 mais bem sucedidas, o PS teve 38% dos votos, a seguir o PSD com 23%, e depois a CDU e PSD+CDS com 10% cada). Esta é a minha interpretação para a razão de haver tantas maiorias absolutas (90%). Mas o voto útil tem as suas limitações. Se nas cerca de 30 sem maioria absoluta, há 5 ganhas pelas coligações que pudessem ser ganhas pelo PS+etc (e note-se que em Faro, bastava uma coligação com o partido menos votado), então o PS ganhava a maioria das câmaras (estou a ser muito particular com este caso, porque são casos em que a coligação PS+etc não provocaria injecção de votos úteis no adversário). E nesse caso como ficamos? Qual seria o maior partido autárquico, o PS ou o PSD? E no entanto, descrevo uma situação em que todos os partidos seriam iguais em força aos de agora. Se o PSD fosse o maior partido autárquico, este pequeno exercício não mudaria o resultado de ninguém
(e talvez não mude, mas sei que Faro se pode conquistar assim, o que significa que só tenho que encontrar apenas mais 4 terras).
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
7 comentários
Página 1 de 1   
PUB
 
Arquivo


Aviso
FAQ. Como funciona a comunidade no Expresso
Para fazer o seu comentário precisa de estar registado. O registo é gratuito e demora pouco mais de 30 segundos.

Se já for utilizador registado, coloque o seu mail e palavra-chave nos campos para o efeito, na página de registo. Depois disso, poderá comentar qualquer conteúdo.

Clique aqui  para se registar.

Em caso de dúvida escreva-nos para novosite@expresso.pt, seremos tão breves quanto possível a responder.

Miguel Martins, Editor de Multimédia do Expresso

O direito ao incómodo e o dever da não indiferença

11:42 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[203 visitas]

Obviamente, responde-se pelo que se subscreve

23:35 Segunda-feira, 8 de Fev de 2010,
[148 visitas]

Obviamente, todos pela liberdade.

11:45 Segunda-feira, 8 de Fev de 2010,
[628 visitas]

Obviamente, não o demita ainda

10:02 Segunda-feira, 8 de Fev de 2010,
[164 visitas]

Obviamente, demita-o.

22:32 Domingo, 7 de Fev de 2010,
[797 visitas]

E agora Sr. Presidente da República?

10:35 Domingo, 7 de Fev de 2010,
[839 visitas]

A Parque-Engil

15:46 Sábado, 6 de Fev de 2010,
[477 visitas]

Déjà vu

10:30 Sábado, 6 de Fev de 2010,
[279 visitas]

Despesismo e regiões: e se falássemos com conhecimento de causa?

17:15 Sexta-feira, 5 de Fev de 2010,
[654 visitas]

Uma História da Guerra

13:29 Sexta-feira, 5 de Fev de 2010,
[226 visitas]
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
Primus Inter Pares
Grupo ImpresaACAP