11/03/2010 actualizado às 9:56
Actualidade O Papa ou o preservativo?  «  Actualidade  « Página Inicial |

Opinião do leitor

O Papa ou o preservativo?

Em nome da liberdade de opinião, o Expresso vai publicar este cartoon. Concorda com a nossa decisão? Diga-nos o que pensa sobre este assunto.

10:27 Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
Deixe aqui o seu comentário 291 comentários   [15257 visitas]
Aumentar Texto Diminuir Texto Link para esta página Imprimir Enviar por email
del.icio.us technorati digg facebook myspace reddit google search.live newsvine
O Papa ou o preservativo?
António

O Expresso vai publicar, na edição de amanhã, este cartoon de António. Em nome do direito à opinião, fazemos questão de respeitar a liberdade dos nossos cronistas e colaboradores.

Em 1992, a propósito de declarações de João Paulo II, proferidas também durante um périplo por África, o Expresso publicou um outro cartoon de António, em que o Papa surgia com um preservativo no nariz.

Porque julgamos que esta é a única forma de preservar a liberdade de expressão, voltamos a publicar um trabalho de António susceptível de gerar acesa polémica. Mas queremos saber a sua opinião: concorda com a decisão da direcção do Expresso? Deixe aqui a sua opinião.


Cartoon de António publicado no Expresso na edição de 5 de Dezembro de 1992
Cartoon de António publicado no Expresso na edição de 5 de Dezembro de 1992
António

Palavras-chave  Papa  Bento XVI  preservativo  sida
Relacionados
19 Abr 2009

Cardial Patriarca de Lisboa diz que ...

[1620 visitas]
23 Mar 2009

Centenas de pessoas despedem-se do Papa em Angola

[1690 visitas]
22 Mar 2009

Papa em Angola: "Direitos das mulheres devem ...

[1522 visitas]
22 Mar 2009

Centenas de pessoas assistidas durante missa ...

[1157 visitas]
21 Mar 2009

Angola: Dois jovens morrem no encontro com o Papa

[3557 visitas]
21 Mar 2009

Angola: Vinte pessoas feridas na visita do Papa

[898 visitas]
20 Mar 2009

Igreja Ortodoxa solidária com Bento XVI ...

[564 visitas]
20 Mar 2009

Vaticano: Máquina de lavar roupa é símbolo da ...

[2103 visitas]
20 Mar 2009

Angola: Eduardo dos Santos agradece papel da ...

[683 visitas]
20 Mar 2009

Angola: Milhares de pessoas acolheram Bento XVI

[1308 visitas]
20 Mar 2009

Angola: Papa apela à unificação de esforços ...

[897 visitas]
18 Mar 2009

Papa espalha epidemia de ignorância

[2196 visitas]
20 Mar 2009

O Papa já está em Angola

[853 visitas]
17 Mar 2009

Papa diz que preservativos não combatem a sida

[7204 visitas]
19 Mar 2009

Igreja católica sem doutrina oficial sobre ...

[1863 visitas]
19 Mar 2009

Ana Jorge também alinha contra o Papa

[1138 visitas]
19 Mar 2009

Opinião do leitor: O Papa ou o preservativo?

[3267 visitas]
291 comentários
Página 1 de 10    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Parece-me excessivo!!
Homer Simpson (seguir utilizador), 8 pontos (Bem Escrito), 11:49 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
Apesar de estar farto dos dogmas da Igreja, da sua forma de pensar hermenêutica e secularmente fechada como vê o problema da SIDA e das relações sexuais "fora" do sagrado matrimónio. Deve-se agir com prudência!!

O Papa representa uma das maiores comunidades religiosas do mundo, milhões de pessoas revêm-se nas suas palavras e seguem as suas posições. Ridicularizá-lo a este ponto é excessivo, até para aqueles que como eu que sendo católicos não são professantes nem susceptíveis de desinformação Papal...

A Igreja só sobreviverá enquanto houver pessoas, toda a sua doutrina deve dirigir-se nesse sentido, para as pessoas, pelo que é um crime de desinformação e desprezo pela vida humana ao não querer aceitar uma realidade incontornável, não permitindo que milhares de vidas fossem salvas por oposição ao sexo profano!!

as igrejas esvaziam-se ....

Assim , pelo derrube dos dogmas, e querelas doutrinárias estéreis, pela abertura de uma visão moderna e aceitação de factos de base cientifica, pelo respeito pela vida humana e pela dignidade da informação verdadeira.

Esta é a igreja que eu queria , e consequentemente mais "cheia" de fieis e de crentes ...

Aceito com reservas o vosso repto!!
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Excessiva (ou falsa) prudência    Ver comentário
Manuel Almeida (seguir utilizador), 6 pontos , 15:35 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
    Re: Excessiva (ou falsa) prudência    Ver comentário
Homer Simpson (seguir utilizador), 1 ponto , 19:02 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
    Re: Excessiva (ou falsa) prudência    Ver comentário
JOMAGOPI (seguir utilizador), 1 ponto , 0:45 | Sábado, 21 de Mar de 2009
    Re: Mas que dramático...    Ver comentário
raiderx (seguir utilizador), 1 ponto , 3:16 | Sábado, 21 de Mar de 2009
    ignorancia do sr manuel almeida    Ver comentário
actarus1382 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:50 | Sábado, 21 de Mar de 2009
    Re: ignorancia do sr manuel almeida    Ver comentário
porkypig (seguir utilizador), 3 pontos , 14:02 | Sábado, 21 de Mar de 2009
    É um mentiroso    Ver comentário
Manuel Almeida (seguir utilizador), 1 ponto , 22:29 | Sábado, 21 de Mar de 2009
    Re: Excessiva (ou falsa) prudência    Ver comentário
Perêra Massacote (seguir utilizador), 1 ponto , 0:18 | Domingo, 22 de Mar de 2009
    Re: Parece-me excessivo!!    Ver comentário
cjours (seguir utilizador), 1 ponto , 16:12 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
    Re: Parece-me excessivo!!    Ver comentário
Trapezio (seguir utilizador), 2 pontos , 22:47 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
    Re: Parece-me excessivo!!    Ver comentário
rod77 (seguir utilizador), 1 ponto , 1:42 | Sábado, 21 de Mar de 2009
    De facto, parece-me excessivo!    Ver comentário
Piricky (seguir utilizador), 1 ponto , 17:15 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
    Re: Parece-me excessivo!!    Ver comentário
melough (seguir utilizador), 1 ponto , 23:01 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
    Re: Parece-me excessivo!!    Ver comentário
rod77 (seguir utilizador), 1 ponto , 0:59 | Sábado, 21 de Mar de 2009
    Santa Ignorância    Ver comentário
HAZDKABIR, O TALIBANCO (seguir utilizador), 1 ponto , 1:58 | Sábado, 21 de Mar de 2009
    Que se pretende?    Ver comentário
Pe.DC (seguir utilizador), 1 ponto , 11:54 | Sábado, 21 de Mar de 2009
    Exageradamente excessivo    Ver comentário
pth (seguir utilizador), 1 ponto , 23:44 | Sábado, 21 de Mar de 2009
    Re: Parece-me excessivo!!    Ver comentário
Perêra Massacote (seguir utilizador), 1 ponto , 0:12 | Domingo, 22 de Mar de 2009
    Re: Parece-me excessivo!!    Ver comentário
Perêra Massacote (seguir utilizador), 1 ponto , 0:15 | Domingo, 22 de Mar de 2009
    Re: Pénalti com suavidade    Ver comentário
Alexandra Mata (seguir utilizador), 1 ponto , 22:06 | Domingo, 22 de Mar de 2009
    Re: Pénalti com suavidade    Ver comentário
Homer Simpson (seguir utilizador), 1 ponto , 15:37 | Segunda-feira, 23 de Mar de 2009
    Re: Pénalti com suavidade    Ver comentário
THUNDERSSTORM (seguir utilizador), 1 ponto , 20:03 | Segunda-feira, 23 de Mar de 2009
    Re: É poeta aos meus olhos    Ver comentário
Alexandra Mata (seguir utilizador), 1 ponto , 19:57 | Segunda-feira, 23 de Mar de 2009
INDIGNAÇÃO.
4 DE DEZEMBRO (seguir utilizador), 7 pontos (Interessante), 15:33 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
A mais alta figura hierárquica da Igreja Católica, da qual pertenço, não se coíbe de materializar o significado da hipocrisia.
A riqueza e ostentação concentradas em Luanda por um punhado de corruptos, é premiada e abençoada pela visita do Papa Bento XVI. Os povos das restantes 17 Províncias, algumas das quais onde se concentram a maior densidade de católicos, é preterida em favor dos interesses materiais da Igreja. Acresce ainda que Luanda tem cada vez maior, influência na região.
O Islão já chegou ao Zaire e cresce em toda a Costa Atlântica de África e, no Índico, a marca do Hinduísmo já chegou a Moçambique e África do Sul.
Cristo de descesse à Terra não iria a Luanda com toda a certeza. Os famintos e deserdados de tudo quanto é elementar para a dignidade humana, estão no interior ostracisado. Bento XVI, tinha legitimidade e oportunidade para denunciar estas arbitrariedades.
Estes recuos e omissões levam-nos a ter o direito de pensar que a mensagem de Deus é subtraída pelo egoísmo oculto em palavras de circunstância.
Depois do fervor marxista de Luanda, a Igreja vê nesta fase de internacionalização da economia deste país a oportunidade de recuperar o seu património. Os corruptos podem ter nesse negócio o perdão dos seus pecados.
Afinal, foi a partir dos altares encrustados a ouro e pedras preciosas que se propagou a mensagem de que os pobres eram o reino de Deus.
Vivó Papa.
Indignado, eu, continuo com os esfomeados e doentes a quem tudo é negado.

É assim...!!!
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: INDIGNAÇÃO.    Ver comentário
Perêra Massacote (seguir utilizador), 1 ponto , 0:21 | Domingo, 22 de Mar de 2009
Totalmente de acordo !
socrates_lisboa (seguir utilizador), 4 pontos (Bem Escrito), 11:16 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
Em nome da liberdade de opinião ... e não só !
Em nome de toda uma civilização que não pode continuar a ser espezinhada por preconceitos e falsos valores !
Em nome de uma sociedade que tem o direito a viver livre da opressão de credos religiosos ( sejam eles quais forem)
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Totalmente de acordo !    Ver comentário
O Saltimbanco (seguir utilizador), 1 ponto , 11:34 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
    Re: Totalmente de acordo !    Ver comentário
socrates_lisboa (seguir utilizador), 1 ponto , 11:45 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
    Re: Totalmente de acordo !    Ver comentário
Amarulas (seguir utilizador), 1 ponto , 20:08 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
ABSOLUTAMENTE
All that Jazz (seguir utilizador), 4 pontos (Interessante), 11:21 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
É óbvio que deve! Por todas as razões:
Porque o António é um dos nossos melhores cartonistas
Porque o tema é actualíssimo e polémico
Porque é um direito, é a liberdade de expressão e opinião que está em causa
Porque merecemos!
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
Concordo, desde que...
Xico Taxista (seguir utilizador), 3 pontos (Interessante), 12:13 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009

... também publiquem cartoons sobre Maomé.

Caso contrário revelam dois pesos e duas medidas.

Têm agora uma excelente oportunidade para provar que são isentos.

 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: WTF ???    Ver comentário
pmsalmeida (seguir utilizador), 1 ponto , 15:26 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
    Ó meu caro! Ficou tão incomodado?    Ver comentário
Xico Taxista (seguir utilizador), 1 ponto , 15:57 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
    Eu incomodado ? Maroto, quer-me fazer rir...    Ver comentário
pmsalmeida (seguir utilizador), 1 ponto , 16:30 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
    Você não deve saber ler !!!!    Ver comentário
Xico Taxista (seguir utilizador), 0 pontos , 21:17 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
    Re: Concordo, desde que...    Ver comentário
ANPICAPA (seguir utilizador), 1 ponto , 23:14 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
    Re: Concordo, desde que...    Ver comentário
DuarteSilva.S (seguir utilizador), 1 ponto , 11:58 | Sábado, 21 de Mar de 2009
Nem se deveria questionar isso!
Jah (seguir utilizador), 3 pontos (Interessante), 12:29 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
Sou Ateu. Mas discordo daqueles que querem uma igreja católica adaptada ao avanço social. A palavra de Deus é intemporal, e o que se escreveu há uns milhares de anos atrás é para se cumprir, até porque se a vida é uma passagem, um teste para avaliar se nos é permitida ou não a entrada no Céu, não sei porque é que os católicos não se comportam de maneira a lhes ser garantida a vida eterna. Mais ainda, um católico só deverá ter relações com a mulher, que supostamente foi virgem para o casório, deverá ter na mente a máxima do crescei e multiplicai-vos. E a abstinência é de facto o único método 100% eficaz de combate à sida!
Porque raio deveria adaptar-se a igreja ao que os homens entendem ser o melhor hoje se os profetas, aqueles que receberam a palavra de deus, já o fizeram para todo o sempre.
E se as pessoas não concordam, existem milhares e milhares de igrejas que se adaptam ao pensamento de cada um e onde as pessoas se podem encaixar!!!!!
Eu já tenho a minha, o darwinismo e a razão!
Já quanto a publicar os cartoons, acho que o expresso nem deveria mencionar ou noticiar tal facto porque isso está implícito no conceito de liberdade de informação, e se já nos questionamos, é um sintoma de que a democracia está doente, e basta ler o que Arons de Carvalho, Santos Silva e M. Ferreira Leite dizem para ver que de facto existem uns sintomas que o denotam!
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Nem se deveria questionar isso!    Ver comentário
Maneco (seguir utilizador), 1 ponto , 21:37 | Sábado, 21 de Mar de 2009
    Católicos/ Não Católicos    Ver comentário
Jah (seguir utilizador), 1 ponto , 12:44 | Domingo, 22 de Mar de 2009
    Re: Católicos/ Não Católicos    Ver comentário
Maneco (seguir utilizador), 1 ponto , 22:04 | Domingo, 22 de Mar de 2009
Grande alcance e pouca responsabilidade!
Miguel Caixinha (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 11:57 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
A irresponsabilidade do comentário do Papa Bento XVI deve sem dúvida ser alvo de crítica, seja por desenho, texto, pouco importa. Um líder espiritual de qualquer que seja a religião ou credo, deve ter a consciência que o eco das suas palavras é absorvido por mentes pouco decididas sobre a realidade, por vezes ofuscadas por realidades duras de entender. A SIDA é um problema da humanidade, não deve ser “resumida” a frases de uma só pessoa, deve ser combatida com armas dinâmicas e não com pensamentos estáticos!
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
Domínio do pensamento
sacristão (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 12:07 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
O que está em causa não é a sida nem os perversos efeitos práticos do uso do perservativo na realidade africana que o Papa não sabe, não quer ou não pode explicar de forma verdadeira e simples que todos percebam. Infelizmente o que está em causa é o controlo da opinião e o domínio do pensamento.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
Temos de ser protegidos
userEX159389 (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 12:24 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
O cartoon deve ser publicado. Pode ser polémico, com um outro de António e com um outro Papa. Só o preservativo continua. É melhor. Temos de ser protegidos destas opiniões pouco decentes.

Num continente onde a transmissão do vírus HIV é um problema demasiado sério (é sério em todo o lado, mas em África a epidemia alastra mais depressa), o Papa disse que a distribuição de preservativos não é solução. "Pelo contrário, apenas aumenta o problema", salientou.
Considerando a Sida uma tragédia, afirmou que não pode ser superada apenas com dinheiro, nem “pela distribuição de preservativos”.
Se é assim, muito bem. Mas onde está a solução? Responde Ratzinger: Está num “despertar espiritual e humano” e na “amizade por aqueles que sofrem”.

Logo, vamos todos pensar positivo e rezar muito que a Sida desaparece.
Advogou ainda a “abstinência sexual” como a melhor forma de prevenção da doença. Pois.

 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Temos de ser protegidos    Ver comentário
bonjardim (seguir utilizador), 1 ponto , 14:41 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
    Re: Temos de ser protegidos    Ver comentário
userEX66514 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:29 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
    Re: Temos de ser protegidos    Ver comentário
HAZDKABIR, O TALIBANCO (seguir utilizador), 1 ponto , 2:15 | Sábado, 21 de Mar de 2009
Não aceito.
respeitador (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 13:35 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
Primeiro que tudo, há que dizer que as afirmações do Papa sobre o preservativo não ofendem ninguém. Como somos livres, quem quer seguir a posição do Papa segue e quem não quiser, não segue. O que se passa aqui é um oportunismo desta sociedade "light" que anda sempre atrás de coisinhas para se afirmar. Sou católico praticante, exigo ser respeitado (por estes que se dizem no direito de tudo) em não ver a foto do meu lider religioso naquela situação. Mais informo, que como católico, irei desencadear todo o processo contra este jornal se tal publicação vier acontecer. Mereço ver respeitado o meu guia religioso. Sou cidadão deste país, pago impostos, nunca ofendi a religião de ninguém e não aceito tal falta de respeito pela minha. Quem quiser usar preservativo que use, quem não quiser que se não use. Mas tal caricatura é nojenta e não a tolero. Os meios de comunicação fazem de tudo para vender... Aí está... estamos em crise! E que tal usar o Papa para ganhar uns trocos? Meus amigos sejamos civilizados, coerentes, sensatos. Afinal, esta sociedade não quer saber da IGREJA para nada, a não ser para lá ir fazer festarolas, e agora estão todos melindrados com a posição da Igreja sobre uns centimetros de plástico. Mas estes, gostam muito de aproveitar os feriados religiosos para ficarem em casa de férias... Já agora, porque não acabar com os feriados religiosos? Isso não, isso dá jeitinho. Meus amigos, sejamos sinceros connosco mesmos.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Não aceito.    Ver comentário
Bruno 79 (seguir utilizador), 2 pontos , 17:24 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
    Re: Não aceito.    Ver comentário
AnaMigueltg (seguir utilizador), 1 ponto , 15:06 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
    Não concordo nem discordo, muito pelo contrário...    Ver comentário
ólhameste... (seguir utilizador), 1 ponto , 18:23 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
    Re: Não aceito.    Ver comentário
PaisMesquinho (seguir utilizador), 1 ponto , 0:07 | Sábado, 21 de Mar de 2009
    Re: Não aceito.    Ver comentário
rod77 (seguir utilizador), 1 ponto , 0:48 | Sábado, 21 de Mar de 2009
    Não aceito    Ver comentário
catolica (seguir utilizador), 1 ponto , 1:14 | Sábado, 21 de Mar de 2009
    Re: Não aceito.    Ver comentário
DuarteSilva.S (seguir utilizador), 1 ponto , 11:53 | Sábado, 21 de Mar de 2009
    Re: Não aceito.    Ver comentário
Nascido Noutro Plane (seguir utilizador), 1 ponto , 13:05 | Sábado, 21 de Mar de 2009
Chicken
bonjardim (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 14:33 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
Liberdade de opinião era fazerem um cartoon a criticar o Balsemão. E têm muita matéria... começar pelos milhões perdidos com a história do iPlay...
Agora o Papa... o Papa não faz mal a ninguém.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Não fez mal a ninguém?    Ver comentário
Manuel Almeida (seguir utilizador), 1 ponto , 15:10 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
    Re: Não fez mal a ninguém?    Ver comentário
bonjardim (seguir utilizador), 1 ponto , 15:42 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
    Diga então quais são TODOS esses conselhos    Ver comentário
Manuel Almeida (seguir utilizador), 1 ponto , 16:33 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
    Re: Diga então quais são TODOS esses conselhos    Ver comentário
bonjardim (seguir utilizador), 1 ponto , 16:59 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
    A ver se nos entendenmos    Ver comentário
Manuel Almeida (seguir utilizador), 1 ponto , 23:29 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
    Re: A ver se nos entendenmos    Ver comentário
bonjardim (seguir utilizador), 1 ponto , 20:46 | Domingo, 22 de Mar de 2009
    Bom senso    Ver comentário
Manuel Almeida (seguir utilizador), 1 ponto , 11:38 | Segunda-feira, 23 de Mar de 2009
    Re: Diga então quais são TODOS esses conselhos    Ver comentário
userEX66514 (seguir utilizador), 1 ponto , 18:16 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
    Re: Diga então quais são TODOS esses conselhos    Ver comentário
Manuel Almeida (seguir utilizador), 1 ponto , 11:48 | Segunda-feira, 23 de Mar de 2009
    Re: Não fez mal a ninguém?    Ver comentário
raiderx (seguir utilizador), 1 ponto , 3:34 | Sábado, 21 de Mar de 2009
Veremos...
RVilão (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 14:40 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
Carlo Dossi dixit:

"Os humoristas dizem coisas sensatas revestidas de loucura, e loucuras revestidas de sensatez "

Estou muuuuito curioso com as reacções pós-publicação.

Veremos se submergirá a loucura ou a sensatez... o fundamentalismo ou o bom-senso. A Verdade ou a mentira. A defesa da Liberdade ou a hipocrisia.

Há quem questione: "O humor tem limites??" Questiono eu: " E a hipocrisia, tem ??"

Depois de, incrédulo, tomar conhecimento das palavras do Papa: "O preservativo não resolve o problema da SIDA...pelo contrário, a sua utilização agrava o problema», num continente altamente fustigado pelo vírus, espero que, num dia de inspiração, o Sumo Pontífice não nos premeie com inspiradoras revelações, como:

- Colocar judeus em câmaras de gás faz bem aos dentes,

ou

- Aquilo da Inquisição eram umas perguntas que nós fazíamos. Só que, sabe como é, há pessoas a quem não se pode perguntar nada que desatam a saltar para as fogueiras...

Como leitor, católico de educação (espécie de herança que vai passando de mão em mão, nem sempre reflectida, nem sempre questionada), congratulo-me com a decisão.

P.S.: Aconselho a leitura do comunicado da ONU a propósito das declarações.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Veremos...    Ver comentário
AnaMigueltg (seguir utilizador), 1 ponto , 15:17 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
    Re: Veremos...    Ver comentário
RVilão (seguir utilizador), 1 ponto , 15:48 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
Plenamente de acordo.Publicar cartoons de Maomé.
Miguel Lifôro (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 14:45 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
Não devemos entender a publicação destes cartoons como um ataque deliberado ao Papa, mas sim como uma expressão mais pura da liberdade de opinião.

Como tal, poderemos aguardar por parte do expresso a publicação dos famosos cartoons sobre Maomé.

Continuando a liberdade de opinião, então que dizer das afirmações do líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei , que nega o holocausto? Publicar cartoons.

Já agora e para desfazer todas as duvidas sobre um eventual ataque pessoal ao Papa, publicar cartoons sobre o patriarca da igreja russa, Kirill. Uma igreja que defende politicas muito mais conservadoras do que o Papa.

Aguardemos pelos cartoons de Maomé, e depois pelos outros.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Atitude infantil    Ver comentário
Manuel Almeida (seguir utilizador), 1 ponto , 15:23 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
    Re: Atitude infantil    Ver comentário
Miguel Lifôro (seguir utilizador), 1 ponto , 19:13 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
    Re: Atitude infantil    Ver comentário
Manuel Almeida (seguir utilizador), 1 ponto , 23:35 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
    Eu disse o mesmo num comentário anterior    Ver comentário
Xico Taxista (seguir utilizador), 1 ponto , 15:32 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
Demasiado óbvio...
B l u e S k y (seguir utilizador), 2 pontos , 15:21 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
1. O Expresso nunca perguntou a ninguém a opinião sobre um cartoon de António antes de o publicar...
2. O cartoon é provocatório e pode ser considerado ofensivo.
3. Com a polémica instalada ganha o Expresso que amanhã registará vendas record...
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    É pena é que não veja    Ver comentário
Manuel Almeida (seguir utilizador), 1 ponto , 16:11 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
Sem reservas
ralmeida (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 15:47 | Sexta-feira, 20 de Mar de 2009
Eu diria que até era óbvio que o cartoonista António fizesse um remake do cartoon que tantas dores de cabeça lhe deu em 1992.

Por mais que alguns puritanos teimem em recalcar, esta imagem não é ofensiva e apenas é reveladora de um assunto que voltou a estar em cima da mesa pelos piores motivos, e novamente por culpa exclusiva da própria Igreja
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
291 comentários
Página 1 de 10    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 


Aviso
FAQ. Como funciona a comunidade no Expresso
Para fazer o seu comentário precisa de estar registado. O registo é gratuito e demora pouco mais de 30 segundos.

Se já for utilizador registado, coloque o seu mail e palavra-chave nos campos para o efeito, na página de registo. Depois disso, poderá comentar qualquer conteúdo.

Clique aqui  para se registar.

Em caso de dúvida escreva-nos para novosite@expresso.pt, seremos tão breves quanto possível a responder.

Miguel Martins, Editor de Multimédia do Expresso
"Tony Manero": Um psicopata tomado pela "febre de sábado à noite"
9:15 Quinta-feira, 11 de Mar de 2010,
[99 visitas]
As contradições de Sócrates sobre os impostos (vídeo)
8:30 Quinta-feira, 11 de Mar de 2010,
[810 visitas]
Previsões do tempo: faça você mesmo
8:30 Quinta-feira, 11 de Mar de 2010,
[264 visitas]
Amarante: Trânsito cortado para remoção de escombros
8:17 Quinta-feira, 11 de Mar de 2010,
[257 visitas]
Cavaco rejeita crise política
23:02 Quarta-feira, 10 de Mar de 2010,
[246 visitas]
Cavaco Silva: "Eleições só em situação de grave crise"
23:01 Quarta-feira, 10 de Mar de 2010,
[678 visitas]
Queda de viaduto no IP4 causa 8 feridos
21:13 Quarta-feira, 10 de Mar de 2010,
[2514 visitas]
Líder do Islão moderado morre de enfarte
20:40 Quarta-feira, 10 de Mar de 2010,
[533 visitas]
Karl Rove lança livro de memórias
20:28 Quarta-feira, 10 de Mar de 2010,
[317 visitas]
Cavaco Silva em Roteiro pelo Alentejo
19:43 Quarta-feira, 10 de Mar de 2010,
[348 visitas]
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
Prémio Produto Inovação
Primus Inter Pares
Grupo ImpresaACAP