13/02/2012 atualizado às 1:11

O deslize fatal de Manuela

Oiça o comentário áudio de Martim Silva, editor de sociedade e política do Expresso, sobre o debate entre Manuela Ferreira Leite e Jerónimo de Sousa. Clique para visitar o dossiê Portugal 2009.

Martim Silva (www.expresso.pt)
23:31 Quarta feira, 9 de setembro de 2009
Clique para aceder ao índice do Dossiê Portugal 2009
Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 3    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
MFL = JS = frente a frente nulo
NJP (seguir utilizador), 5 pontos (Interessante), 4:11 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
O debate mostrou que Sócrates afinal tem razão tanto Manuela como Jerónimo em vez de debaterem as suas verdadeiras divergências preferiram amigavelmente atacar o PS. Depois uma candidata que pretende se assumir como primeiro ministeriável não pode cometer erros primários como desconhecer que a taxa de IRC é de 25% e não de 42%, porventura fugiu-lhe a boca para a verdade e as pessoas e as famílias são empresas e devem ser tratadas sem humanidade. A questão da democracia na Madeira uniu MFL e JS na afirmação comum de que aqui no Continente é que existe défice democrático. Cavaco Silva que teve a coragem de enfrentar Jardim ao ponto de este chamar-lhe o Sr. Silva o que pensará desta questão? Por isso o meu voto neste totodebate é nulo pela mediocridade de ambos os candidatos, pelos seus erros ou verdades assumidas confirmando que se tocam muito mais do que seria possível imaginar. É demasiado perder-se tempo para ouvir isto de gente em que gostaríamos reconhecer um pouco de mérito.
 
 Regras da comunidade
    Plenamente de acordo!!!!    Ver comentário
Brilhantina (seguir utilizador), 2 pontos , 15:11 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    Re: MFL = JS = frente a frente nulo    Ver comentário
naif (seguir utilizador), 1 ponto , 12:48 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
Não é ironia!!!
lord byron (seguir utilizador), 4 pontos (Interessante), 8:11 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
Honestamente, e esta pergunta é para aqueles que aqui pensam que a direita deve ser o próximo governo.
Era mesmo a Manuela Ferreira Leite (se quiserem podem ou não incluir Paulo Portas no raciocínio) que tinham como ideia propor ao país para PM, e depois dessa proposta estão satisfeitos (pelo que têm visto) com essa proposta?
E porquê?

PS. Não é piada, ofensa ou pequena disputa.
Queria mesmo perceber o que pensam e como conseguem ter um ponto de vista tão díspar do meu.
Não entendo, não vejo, não percebo e como tal estou a tentar entender como outros conseguem aqui ver alternativa de governação onde eu nem vejo qualidade suficiente para liderar uma oposição…
  Se quiserem responder agradecia, pois entre os defeitos que tenho e não são poucos, tenho para mim que sectarismo não é um deles e a percepção de pontos de vista diferentes do nosso são o primeiro passo para essa abertura de ideias e mentalidade que quero ter.

PS. Para os que tem um ponto de vista mais próximo do meu agradecia que deixassem correr as ideias dos outros sem interferirmos, não sou ninguém para fazer exigências e peço que não vejam o que aqui digo dessa forma, mas existem pessoas que gostam de expor as suas ideias sem pressões, ou sem as picardias que por aqui de forma normal acontecem e desculpem, mas eu gostava mesmo tentar perceber essas pessoas.
È que ao contrario do que possam pensar os pontos de vista diferentes quando consubstanciados interessam-me mesmo.
 
 Regras da comunidade
    Aqui está algo...    Ver comentário
lord byron (seguir utilizador), 2 pontos , 8:38 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
42% de IRC?
makiavel (seguir utilizador), 3 pontos (Divertido), 23:57 | Quarta feira, 9 de setembro de 2009
É este o número na mente da Drª Manuela?

Ai as PMEs...
 
 Regras da comunidade
    Re: 42% de IRC?    Ver comentário
vitorino_pensador (seguir utilizador), 1 ponto , 1:01 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    Re: 42% de IRC?    Ver comentário
LCSPinto (seguir utilizador), 1 ponto , 12:52 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
O DESLIZE FATAL DA MANUELA
José Telhado (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 23:55 | Quarta feira, 9 de setembro de 2009
Tem toda a razão a senhora enterra-se a cada dia que passa, mas isso não devia ser novidade para os militantes que a elegeram, porque sabiam de antemão que quando ela foi ministra das finanças, os seus orçamentos de estado vinham recheados de erros, talvez pelo facto de as contas não serem o seu forte! A grande diferença entre 25% e 42% que ela erradamente tanto apregoou, mostra o que seria esta dama como PM para gáudio dos nossos parceiros europeus que passariam a ver Portugal como o país das anedotas!
 
 Regras da comunidade
    Re: O DESLIZE FATAL DA MANUELA    Ver comentário
DANAMONA (seguir utilizador), 1 ponto , 0:08 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    Re: O DESLIZE FATAL DA MANUELA    Ver comentário
fumarola (seguir utilizador), 1 ponto , 0:17 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    Re: O DESLIZE FATAL DA MANUELA    Ver comentário
fumarola (seguir utilizador), 1 ponto , 0:27 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    Re: O DESLIZE FATAL DA MANUELA    Ver comentário
vitorino_pensador (seguir utilizador), 1 ponto , 0:43 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    Re: O DESLIZE FATAL DA MANUELA    Ver comentário
fumarola (seguir utilizador), 1 ponto , 0:54 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    Re: O DESLIZE FATAL DA MANUELA    Ver comentário
vitorino_pensador (seguir utilizador), 1 ponto , 1:19 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    Re: O DESLIZE FATAL DA MANUELA    Ver comentário
fumarola (seguir utilizador), 1 ponto , 1:32 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    Chama-se a isto ''arrear a giga''    Ver comentário
Brilhantina (seguir utilizador), 1 ponto , 0:46 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    Re: O DESLIZE FATAL DA MANUELA    Ver comentário
LCSPinto (seguir utilizador), 1 ponto , 12:56 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    Re: O DESLIZE FATAL DA MANUELA    Ver comentário
martalgarve (seguir utilizador), 1 ponto , 0:21 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    Re: O DESLIZE FATAL DA MANUELA    Ver comentário
vitorino_pensador (seguir utilizador), 1 ponto , 0:45 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    Re: O DESLIZE FATAL DA MANUELA    Ver comentário
vitorino_pensador (seguir utilizador), 1 ponto , 0:42 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    Está com problemas em arranjar uma consulta?    Ver comentário
Brilhantina (seguir utilizador), 2 pontos , 0:50 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    Re: Está com problemas em arranjar uma consulta?    Ver comentário
vitorino_pensador (seguir utilizador), 1 ponto , 1:05 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    O seu caso é mesmo grave!!!    Ver comentário
Brilhantina (seguir utilizador), 2 pontos , 1:17 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    Re: O seu caso é mesmo grave!!!    Ver comentário
vitorino_pensador (seguir utilizador), 1 ponto , 1:21 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    Política de verdade    Ver comentário
George Rupp (seguir utilizador), 1 ponto , 8:39 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
Francamente, o PSD tinha melhores representantes..
dedalo11 (seguir utilizador), 2 pontos , 8:44 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
As prestações de MFLeite êm vindo a ser um enterro permanente e nem os sociaos-democratas mais ferrenhos se sentem minimamente seguros sobre a actual líder. E é pena, porque um País só se desenvolve quando as forças são mais equilibradas, não necessariamente em votos, mas na qualidade dos interlocutores e para ser PM, é preciso muito mais saber e muita mais classe do que o que se está a constatar em MFLeite. É acima de tudo muito mau para Portugal.
 
 Regras da comunidade
    Re: Francamente, o PSD tinha melhores representant    Ver comentário
DANAMONA (seguir utilizador), 1 ponto , 9:11 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
ERRO FATAL???
odisseia na terra (seguir utilizador), 2 pontos , 10:20 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
Fatal? Fatal são estes jornalistas que tal qual abutres estão á espera do tal “erro” para se evidenciarem, atestarem a sua fidelidade a quem quer que seja. Só se preocupam em evidenciar o erro, um lapsus linguae normal num debate de uma hora em detrimento de tudo o que possa ter sido dito. Erro fatal? Como se MFL não soubesse do que está a falar.
Portugal assistiu a um debate mais esclarecedor do que outros relativos a estas eleições e em que o que merecia profunda analise e reflexão jornalística é a total concordância, de lideres filosoficamente de tendências opostas, no diagnóstico do CLIMA DE FALTA DE LIBERDADE EXISTENTE EM PORTUGAL.

Erro fatal? É haver jornalistas com responsabilidade que assobiam para o lado perante este facto.

Mas enfim… estamos em Portugal
 
 Regras da comunidade
    debate esclarecedor ou ...    Ver comentário
TheDuck (seguir utilizador), 1 ponto , 12:43 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
Deslise fatal de Manuela
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 11:02 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
Se ainda não é suficiente para me darem razão que eu nem para presidente de Junta votava nela, afinal o que é preciso mais. Como também tenho dito que adorava vê-la como Primeiro Ministro e nas discussões da Assembleia. Seria também bom para desenganar quem por aí a defende. Seria mau para o País porque mesmo com uma ditadura de seis meses andaria para trás. Já o disse que a senhora não tem perfil, carisma, charme e acima de tudo idade, para desempenhar um cargo altamente cansativo nos tempos que correm. O PSD e o País mereciam melhor sorte. No privado nunca ninguém se interessou por ela e que só aparece como Lider depois de Marcelo,Durão,Santana,Marques Mendes,Luis F. Menezes, numa altura que ninguém queria o lugar. Prevejo que vai acontecer o mesmo que se passou nas Presidenciais com Mário Soares. A idade não perdoa, mas os politicos não aprenderam nada. Onde é que já se viu a reforma ser aos 65 anos e aos 70 e 80 anos ainda haja quem queira ser Primeiro Ministro e Presidente da Républica. Só mesmo nas anedotas, mas em Portugal não é anedota nenhuma, são já duas.
 
 Regras da comunidade
M.F. Leite
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 11:29 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
No meu entender, acho,que M. F.Leite, confundiu a taxa máxima de IRS , quando referiu os 42% !
Se foi esse o caso, ela, ou algum dos assessores deve vir a
terreiro, dar uma explicação.
Se tivermos em conta, a taxação das empresas ( Eu creio que ela nunca referiu o IRC) ela é muito superior àquela que alguns comentadores afirmam, bastando ter em conta as tributações autónomas , a derrama, a Segurança Social, o Seguro s/ trabalhadores e outros encargos, que não são considerados como despesas (Basta conhecer o artº. 42 do Código do IRC)
Além do mais a taxa do IRC não é de 25%, mas também pode ser de 12.5%, dependendo do volume de negócios !
Alguns comentadores aproveitam um eventual deslize, para acusarem M. F. Leite.
Que atire a primeira pedra, quem nunca errou ?
Mas não é com deslizes destes, que conseguem os seus objectivos!
Será que um caso destes, merece tamanha importância ?
Eu, ainda não há muito tempo que vi no no Parlamento,os deputados e o Governo confundirem o PEC com o Pagamento por Conta...
E, ninguém disse nada...
Por acaso lembram-se de António Guterres, do famoso caso PIB ?
Socorram-se de outros argumentos, bem mais válidos !
 
 Regras da comunidade
    Re: M.F. Leite    Ver comentário
lord byron (seguir utilizador), 2 pontos , 13:22 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    Re: M.F. Leite    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 13:53 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
Foi apenas...
B l u e S k y (seguir utilizador), 2 pontos , 13:59 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
...um deslize FACTUAL, apenas isso.
 
 Regras da comunidade
Por este caminho
beliço (seguir utilizador), 1 ponto , 0:03 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
a "meter água" a este ritmo, a D.Manuela F.Leite, ainda vai precisar de comprar equipamento de mergulho.....
 
 Regras da comunidade
    Já providenciei uma bomba ainda vai...    Ver comentário
Brilhantina (seguir utilizador), 2 pontos , 1:32 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    Re: Por este caminho    Ver comentário
vitorino_pensador (seguir utilizador), 1 ponto , 0:47 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
A verdade da mentira de MFL
martalgarve (seguir utilizador), 1 ponto , 0:15 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
A política de verdade tão apregoada pela MFL tem-se vindo a provar ser um bluff!
Não só erra nos números como mete os pés pelas mãos deixando os potenciais eleitores com um sorriso amarelo estampado no rosto depois de cada peripécia onde ela entra.
Cada dia que passa a sua campanha está a tornar-se um autêntico suplício que só tem uma solução: não a deixem falar em público e mandem o Alberto João substituí-la para que o povo ria a bom rir, porque assim não é apanhado de surpresa: já sabe o que a casa gasta!
 
 Regras da comunidade
    Re: A verdade da mentira de MFL    Ver comentário
vitorino_pensador (seguir utilizador), 1 ponto , 0:49 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    MFL não mente, engana-se na verdade...    Ver comentário
Brilhantina (seguir utilizador), 2 pontos , 0:57 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    Re: MFL não mente, engana-se na verdade...    Ver comentário
vitorino_pensador (seguir utilizador), 1 ponto , 1:08 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    Não se preocupe... já estamos habituados...    Ver comentário
Brilhantina (seguir utilizador), 2 pontos , 1:25 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    Re: Não se preocupe... já estamos habituados...    Ver comentário
vitorino_pensador (seguir utilizador), 1 ponto , 1:31 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    Não deixe chegar ao ponto de começar a tremer...    Ver comentário
Brilhantina (seguir utilizador), 2 pontos , 1:36 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
E porque será que Manuela Ferreira Leite concorda
aukistuxego (seguir utilizador), 1 ponto , 0:18 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
que os Bancos paguem de IRC l5% e as pequenas e medias empresas paguem 25%? ou 42% como ela disse...Devia estar muito asfixiada...aquela senhora...
 
 Regras da comunidade
    Re: E porque será que Manuela Ferreira Leite conco    Ver comentário
vitorino_pensador (seguir utilizador), 0 pontos , 0:55 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
Aqui
ZePortouga (seguir utilizador), 1 ponto , 0:35 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
Aqui há gato pois ou o nome do Imposto está errado ou o valor tem algo por trás. Agora sejamos honestos (e o comentador do Expresso e a maioria dos comentadores não o é) é que ninguém erra propositadamente de 25 para 42% e só com muita má fé é que alguém acha que isso é falta de informação e não um descuido de linguagem.

Mas assim é o nosso país... é isto e os 500m de automóvel do estado na Madeira... pegam em tudo pois não dá para mais...
 
 Regras da comunidade
    Muitos descuidos é demais e depois...    Ver comentário
Brilhantina (seguir utilizador), 2 pontos , 0:54 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    Re: Muitos descuidos é demais e depois...    Ver comentário
vitorino_pensador (seguir utilizador), 1 ponto , 1:27 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    Não seja tão pessimista...    Ver comentário
Brilhantina (seguir utilizador), 2 pontos , 1:44 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    O pão nosso de todos os dias na Madeira    Ver comentário
George Rupp (seguir utilizador), 1 ponto , 8:56 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    Re: O pão nosso de todos os dias na Madeira    Ver comentário
ZePortouga (seguir utilizador), 1 ponto , 14:24 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    Re: O pão nosso de todos os dias na Madeira    Ver comentário
George Rupp (seguir utilizador), 1 ponto , 14:44 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
Não seria
beliço (seguir utilizador), 1 ponto , 0:40 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
possível substituir a senhora, mesmo que estejamos a meio do campeonato, senhores do PSD? Se não o fizerem, estou a ver uma grande trapalhada... Porque é que não fazem como na antiga URSS? Era assim: quando um elemento do PCUS ligado às várias áreas governativas estava a ser inconveniente, zás, inventavam uma doença para o dito cujo...e....substituíam-no... Fácil, indolor, e...sobretudo...eficaz!
 
 Regras da comunidade
    Re: Não seria    Ver comentário
beliço (seguir utilizador), 1 ponto , 0:43 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    Re: Não seria    Ver comentário
vitorino_pensador (seguir utilizador), 1 ponto , 0:51 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    Re: Não seria    Ver comentário
fumarola (seguir utilizador), 1 ponto , 0:58 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    Re: Não seria    Ver comentário
vitorino_pensador (seguir utilizador), 1 ponto , 1:14 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    Re: Não seria    Ver comentário
fumarola (seguir utilizador), 1 ponto , 1:49 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    Re: Não seria    Ver comentário
TheDuck (seguir utilizador), 1 ponto , 17:35 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    Re: Não seria    Ver comentário
Desencantado (seguir utilizador), 1 ponto , 11:24 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
Esta senhora
beliço (seguir utilizador), 1 ponto , 0:59 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
faz-me lembrar, nas vésperas do 25 de Abril, a célebre "brigada do reumático", teimando validar o invalidável, tentando argumentar com erros grosseiros, da parte de quem teimar em repetir da falta de competitividade da economia e dos qe a servem. Com agentes deste calibre, sempre a cometer erros de palmatória, estamos falados quanto à tanto invocada competitividade...mesmo ao nível laranja...
 
 Regras da comunidade
    Re: Esta senhora    Ver comentário
beliço (seguir utilizador), 1 ponto , 1:04 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    Re: Esta senhora    Ver comentário
vitorino_pensador (seguir utilizador), 1 ponto , 1:15 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    Re: Esta senhora    Ver comentário
beliço (seguir utilizador), 1 ponto , 1:32 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
    Re: Esta senhora    Ver comentário
beliço (seguir utilizador), 1 ponto , 1:38 | Quinta feira, 10 de setembro de 2009
Página 1 de 3    « Anterior  |  Seguinte »
1. Toni 2 ( 294pts )
2. carlos-carlos ( 173pts )
3. moncarapacho ( 169pts )
4. Runaldinho ( 166pts )
PUB
 
Email
O Expresso no
PUB




Costa quer reformar Lisboa
22:53 Terça feira, 3 de novembro de 2009, 15
Programa de Governo debatido em Novembro
17:03 Terça feira, 20 de outubro de 2009, 13
PS obteve o melhor resultado de sempre
21:58 Domingo, 18 de outubro de 2009, 29
Socialista vence Câmara de Mondim de Basto
21:51 Domingo, 18 de outubro de 2009,
Ermelo vai a votos sem receio
15:34 Domingo, 18 de outubro de 2009, 1
Aguiar Branco candidato a líder parlamentar do PSD
15:38 Sexta feira, 16 de outubro de 2009, 15
Miguel Veiga empurra Paulo Rangel
14:37 Sexta feira, 16 de outubro de 2009, 1
"O PSD precisa de se libertar dos Marcelos e Manuelas"
22:07 Quinta feira, 15 de outubro de 2009, 31
Sócrates: Governo será da responsabilidade do PS
20:20 Quinta feira, 15 de outubro de 2009, 69
PCP não faz coligação com PS
19:41 Quinta feira, 15 de outubro de 2009,
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
Grupo ImpresaACAP