13/02/2012 atualizado às 0:38
Página Inicial » Opinião » Inês Pedrosa » O casamento

O casamento

O ataque ao casamento homossexual indicia uma fixação no sexo e no poder.

Inês Pedrosa (www.expresso.pt)
0:01 Sábado, 12 de dezembro de 2009

A converseta moralucha em torno do casamento dos homossexuais recorda-me aquele fulgurante poema de Sophia de Mello Breyner que começa assim: "As pessoas sensíveis não são capazes/ de matar galinhas/ porém são capazes/ de comer galinhas". Não se pode chamar debate ou discussão ao que é apenas um tricô de preconceitos, uma espiolhagem salivante sobre a vida íntima dos outros. Os homossexuais têm o mesmíssimo direito ao casamento que todas as outras pessoas, porque o contrato de casamento não se estabelece a partir do tipo de práticas sexuais dos que o contraem. A 'ideia' de que o casamento tem por objectivo a procriação, como afirma a dra. Manuela Ferreira Leite, não é confirmada pela lei de nenhum país democrático, talvez porque nem sequer se lhe pode chamar 'ideia': não passa de um fogacho de autoritarismo deslocado. O casamento não é fácil - e toda a gente sabe que não é a procriação o que o sustenta. Demasiadas vezes, pelo contrário, a mimosa prole estoira com essa relação de carne e alma entre dois adultos. Há gente para tudo, mas, em geral, o sexo não suporta a transfiguração dos amantes em papá e mamã.

O casamento é uma decisão extraordinariamente séria. Os heterossexuais tendem a esquecê-lo, porque podem casar e descasar sempre que lhes apetecer. Desde que procriem, segundo os fanáticos da procriação, não há problema. Mas basta olharmos à nossa volta para verificarmos que é exactamente esse o problema: o frenesim da procriação atenta contra os direitos dos procriados, aqueles a que na adolescência passamos a tratar por malcriados. As novas gerações crescem num hipermercado de mães e pais que mudam de mês a mês como as promoções especiais. O mais elementar bom senso confirmará que uma criança adoptada por um casal homossexual estável terá muito mais hipóteses de desenvolver as suas capacidades do que uma outra - e são tantas, basta abrir as revistas ditas cor-de-rosa para o confirmar - que viva de 'tio' em 'tio', de madrasta em madrasta, até à perda de referências final.

O bom senso só não nos pode meter isto pelos olhos dentro porque, em Portugal, o cenário de um casal homossexual com filhos é inexistente. Por causa da moral de esquina, hipócrita, opressora, da maioria amorfa. O lado esquerdo dessa maioria diz coisas como: "Eu não tenho nada contra a adopção por homossexuais, mas o problema é que a criança vai ser discriminada na escola". Estes são os mesmos que há trinta anos diziam: "Eu não sou racista, mas não gostava que o meu filho casasse com uma negra porque as crianças seriam discriminadas na escola". Agora abanam a cabeça, enervados, e dizem: "Não, não é a mesma coisa: porque a criança necessita de um modelo masculino e de um modelo feminno". Que modelos são esses, nesta fase de mutação acelerada em que as mulheres ganham autoridade e os homens doçura? Que modelos eram esses - o pai que bebia e batia, a mãe que apanhava e chorava? O pai que mandava, a mãe que obedecia? O centro dessa maioria diz: "Não sou contra os casais homossexuais, arranjem-lhes leis que os protejam, mas não lhe chamem casamento". Estes estão imbuídos de uma noção de superioridade: chamem-lhe outra coisa, para não atingirem essa coisa sublime a que só nós, os que fazemos o sexo do qual podem nascer bebés, temos direito. A direita dessa maioria diz simplesmente: "Vivam lá a vida deles, mas discretamente". Ou seja, às escondidas, como os senhores faziam filhos às criadas.

O mundo já caminhou o suficiente (no Ocidente, claro), para entender que as crianças precisam de adultos que as amem. Um homem e uma mulher. Ou só um homem. Ou só uma mulher - os filhos dos viúvos, como se criam sem o tal modelo outro? Ou dois homens. Ou duas mulheres. As crianças precisam de modelos de amor. O amor, qualquer amor, ilumina. Os que se amam devem ter o direito à partilha e à herança um do outro. Devem ter o direito a acompanhar-se na saúde e na doença, em casa e no hospital, até ao último suspiro. As pessoas que pretendem negar a outras pessoas o direito ao casamento, fundamentando essa recusa no tipo de práticas sexuais dos outros, estão certamente a precisar de tratamento psiquiátrico. Porque só pensam em sexo e em poder, e há outras coisas na vida, muito mais importantes. A começar pelo amor.

Texto publicado na edição do Expresso de 5 de Dezembro de 2009

Palavras-chave  opinião, casamento, homossexuais, Papa, mama
Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Eu sou a favor do casamento homossexual
NãoHáInocentes (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 19:52 | Sábado, 12 de dezembro de 2009
Mas não é por achar essas coisas do amor e tretas meias abichanadas que a Inês esteve para aqui a alinhavar.
Sou a favor do casamento homossexual porque não há nada, no espírito da lei, que contrarie o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Basta tirar a expressão "de sexo diferente" de um único artigo do Código Civil, alterar meia dúzia de artigos e a coisa tem pernas para andar. É absolutamente errado defender o casamento entre pessoas do mesmo sexo em argumentos como o amor. Dizer-se que o amor é o fim do casamento é tão errado como dizer-se que é a procriação. Casamento é um contrato pelo qual duas pessoas pretendem constituir família. O resto, se me permitem, é uma idiotice chapada. A começar neste artigo.
 
 Regras da comunidade
    Re: Eu sou a favor do casamento homossexual    Ver comentário
Utente (seguir utilizador), 1 ponto , 19:53 | Terça feira, 15 de dezembro de 2009
    Desde que...    Ver comentário
NãoHáInocentes (seguir utilizador), 2 pontos , 22:11 | Terça feira, 15 de dezembro de 2009
O casamento
Toni 2 (seguir utilizador), 3 pontos (Interessante), 12:54 | Terça feira, 15 de dezembro de 2009
Mas o que é que eu ou outra pessoa qualquer tem a ver que o Manel goste do Zé ou a Maria da Ana? Há quem lhe chame aberração da natureza, só porque a maior parte não tem esses gostos. Pessoalmente adoro as mulheres e não me vejo ser possivel gostar de homens, mas não contribuí em nada para que isso seja assim. Simplesmente aconteceu, como podia ser o inverso. Da crónica uma coisa me fez pena ou talvez não, porque os gostos não se discutem. No entanto a avaliar pelas declarações de MFL é de lamentar que assim pense e proceda, porque segundo sei só teve uma filha e pelo andar da carruagem deve ter gozado nesse sentido muito pouco. Talvez por esse motivo venha daí todo o azedume que demonstra. Como dizem os sexsologos, façam amor com quem gostam se possivel e vão ver que a vida corre melhor. Este problema dos casamentos de pessoas do mesmo sexo devia ser tão natural que nem devia ter discussão. As pessoas deviam preocupar-se é com os problemas reais da Humanidade, ou seja a fome, a guerra e a liberdade. Isto faz-me pensar que em termos intelectuais ainda não saímos da copa das árvores.
 
 Regras da comunidade
O senso comum de Isabel Pedrosa
Trapezio (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 16:34 | Sábado, 12 de dezembro de 2009
O senso comum de Isabel Pedrosa

Quando se atravessa deliberadamente a ténue fronteira que existe entre tolerância para com valores diferentes e imposição de valores diferentes, por mais que se queira dar a entender que nada de mal ocorre, a verdade é que o pior dos males poderá acontecer a uma pessoa individualmente, podendo levar à destruição de um modo de pensar, e, por arrastamento, ao fim de uma cultura e até mesmo de uma civilização. É o Caos no meio de um Apocalipse pessoal em que, para um grande número de pessoas, o Mundo deixa de fazer sentido e, consequentemente, não há ideais pelos quais lutar. Vegeta-se e sobrevive-se, o que não vai muito além do que aquilo que animais e plantas costumam fazer.

O seu último parágrafo termina com a palavra “Amor”. Haverá outra época tão destituída de Amor como esta em que nós vivemos? Creio que sim, mas isto não invalida o facto de que este nosso Tempo a tenha esvaziado tão completamente de sentido que a única coisa que o seu aparecimento no texto conseguiu provocar em mim foi um leve sorrisinho irónico.

De que tipo de Amor estará o senso comum de Isabel Pedrosa a falar? Do amor filial? Do amor erótico? Do amor incondicional, de que “ágape” poderá ser uma tradução?

Eu não sei de que tipo de Amor estará Isabel Pedrosa a falar, até porque, no meu dicionário, a palavra “Amor” inclui como um dos seus significados o conceito de sacrifício, algo que hoje em dia dificilmente se encontrará por aí …

  ...
 
 Regras da comunidade
    Re: O senso comum de Isabel Pedrosa    Ver comentário
Trapezio (seguir utilizador), 1 ponto , 16:38 | Sábado, 12 de dezembro de 2009
    Re: O senso comum de Isabel Pedrosa    Ver comentário
machanga1950 (seguir utilizador), 1 ponto , 1:18 | Segunda feira, 14 de dezembro de 2009
    Re: O senso comum de Isabel Pedrosa    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 18:56 | Segunda feira, 14 de dezembro de 2009
    Re: O senso comum de Isabel Pedrosa    Ver comentário
dexterina (seguir utilizador), 1 ponto , 19:23 | Segunda feira, 14 de dezembro de 2009
    Re: O senso comum de Isabel Pedrosa    Ver comentário
Trapezio (seguir utilizador), 1 ponto , 12:42 | Terça feira, 15 de dezembro de 2009
Eu passo a explicar-lhe!
Olá_eu_sou_a_Juju (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 0:25 | Domingo, 13 de dezembro de 2009
Eu e mais não sei quantos milhares de portugueses ( e escrevo não sei quantos porque os numeros nunca batem certo...) não temos emprego. Todos os dias fecham empresas e a crise que nos tentam impingir como de origem internacional, em Portugal, que nunca implementou reais medidas estruturais para cimentar a nossa economia, ela agudiza-se dia para dia. Com os numeros para 2010 a serem ainda mais negros. E a fome e o desemprego a aumentar, a colocar em risco até o futuro dos nossos filhos.
Ora, diga-me lá, se acha bem que se entretenham 230 deputados, pagos principescamente com o dinheiro dos nossos impostos, a discutir esta matéria, que só serve a meia duzia de pessoas!?
 
 Regras da comunidade
    Eu passo a explicar-lhe, também a si!    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 22:12 | Domingo, 13 de dezembro de 2009
    Re: Eu passo a explicar-lhe, também a si!    Ver comentário
nao tento (seguir utilizador), 1 ponto , 12:10 | Segunda feira, 14 de dezembro de 2009
    Re: Eu passo a explicar-lhe, também a si!    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 18:37 | Segunda feira, 14 de dezembro de 2009
Dizia o Odisseia que é contranatural
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 22:50 | Domingo, 13 de dezembro de 2009

Tudo aquilo que define os seres humanos é contranatural. E a isso chama-se CULTURA. Cultura é tudo aquilo que não é herdado geneticamente e é transmitido de geração em geração, englobando valores, normas, crenças, costumes, tradições, etc.

O que é que há de natural em comer com talheres, usar vestuário seguindo modas e tendências, pintar e perfumar o corpo, ler livros, chorar com um filme ou uma ópera, rir com uma excelente comédia, votar e eleger os nossos representantes para o Parlamento, cozinhar os alimentos, escrever poesia, construir telescópios para ver galáxias distantes, fazer operações plásticas, praticar desportos ou ficar emocionado quando um trapo colorido chamado bandeira nacional sobe a um mastro quando um atleta da casa ganha uma medalha? O que é que há de natural em tudo isto? Tudo isto é cultural e não há nenhuma outra espécie animal que o faça.

Se é a natureza que devemos de seguir, sejamos polígamos, já que a maior parte das espécies animais o é. Deixemos de ter compaixão pelos mais fracos, já que é a lei do mais forte que impera na natureza. Façamos como os leões quando derrotam um rival e assassinemos os filhos desse rival. Deixemos para trás os mais fracos pois, como diz o Odisseia na Terra, não se pode ir contra a natureza.

Será que a homossexualidade é contranatural ou é apenas um tipo específico de contranaturalidade que incomoda estas mentes perturbadas?

Já agora, se é contranatura, porque é que existe na natureza? Pois!
 
 Regras da comunidade
    Re: Porque a natureza    Ver comentário
odisseia na terra (seguir utilizador), 2 pontos , 10:52 | Terça feira, 15 de dezembro de 2009
    Re: Porque a natureza    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 22:34 | Terça feira, 15 de dezembro de 2009
    Re: FALTA DE CONSISTENCIA    Ver comentário
odisseia na terra (seguir utilizador), 2 pontos , 10:57 | Quarta feira, 16 de dezembro de 2009
    Re: FALTA DE CONSISTENCIA    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 14:15 | Quarta feira, 16 de dezembro de 2009
    Re: Dizia o Odisseia que é contranatural    Ver comentário
Utente (seguir utilizador), 2 pontos , 21:05 | Terça feira, 15 de dezembro de 2009
    Re: Dizia o Odisseia que é contranatural    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 22:44 | Terça feira, 15 de dezembro de 2009
    A homossexualidade é contra-natural?    Ver comentário
kcorreia (seguir utilizador), 1 ponto , 12:40 | Segunda feira, 14 de dezembro de 2009
    Re: A homossexualidade é contra-natural?    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 18:31 | Segunda feira, 14 de dezembro de 2009
    Re: Dizia o Odisseia que é contranatural    Ver comentário
Filipe Albuquerque (seguir utilizador), 1 ponto , 4:29 | Terça feira, 15 de dezembro de 2009
    Re: Dizia o Odisseia que é contranatural    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 9:21 | Terça feira, 15 de dezembro de 2009
    Então..Então que é isso?    Ver comentário
Ghost Buster (seguir utilizador), 2 pontos , 10:36 | Terça feira, 15 de dezembro de 2009
    Re: Então..Então que é isso?    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 22:23 | Terça feira, 15 de dezembro de 2009
    Re: Então..Então que é isso?    Ver comentário
Ghost Buster (seguir utilizador), 1 ponto , 15:16 | Quarta feira, 16 de dezembro de 2009
    Re: Então..Então que é isso?    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 15:00 | Quinta feira, 17 de dezembro de 2009
    Re: Dizia o Odisseia que é contranatural    Ver comentário
Filipe Albuquerque (seguir utilizador), 1 ponto , 18:12 | Terça feira, 15 de dezembro de 2009
    Re: Dizia o Odisseia que é contranatural    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 23:34 | Terça feira, 15 de dezembro de 2009
    Re: Dizia o Odisseia que é contranatural    Ver comentário
Filipe Albuquerque (seguir utilizador), 1 ponto , 9:49 | Sexta feira, 1 de abril de 2011
    Re: Dizia o Odisseia que é contranatural    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 10:57 | Sexta feira, 1 de abril de 2011
    Re: Dizia o Odisseia que é contranatural    Ver comentário
Utente (seguir utilizador), 1 ponto , 23:42 | Terça feira, 15 de dezembro de 2009
    Re: Dizia o Odisseia que é contranatural    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 0:26 | Quarta feira, 16 de dezembro de 2009
    Re: IGNORANCIA boa palavra    Ver comentário
odisseia na terra (seguir utilizador), 2 pontos , 12:58 | Quarta feira, 16 de dezembro de 2009
    Sem dúvida alguma: Ignorância total e absoluta    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 14:21 | Quarta feira, 16 de dezembro de 2009
O pensamento unico e os sem vergonha
odisseia na terra (seguir utilizador), 2 pontos , 15:36 | Segunda feira, 14 de dezembro de 2009
Estranhamente apagaram o meu comentário. Por aqui se vê o pluralismo de alguns q promovem o q julgam ser o que está a dar e censuram o q classificam como não civilizado, não moderno, retrógrada. Fica mal ao Expresso alinhar nesta vertigem de pensamento único… a dos modernaços.
A essência do comentário censurado é uma: eu sou declaradamente contra qualquer forma de revisão do conceito de casamento.
Por muito que esta Sra. e seus acólitos gritem e, censurem, a essência da sociedade é o casamento e a do casamento é a procriação. Existem situações q provam o contrário desta regra mas como todos sabemos a vida é feita de regras… aquelas são as excepções; a regra é a universalmente conhecida..
Mais, os maricas são sim diferentes. A sua diferença manifesta-se a vários níveis e é por serem tão diferentes que insistem em ser iguais.
Uma civilização é avaliada em função dos valores e princípios que defende, preconiza e eu não reconheço aos homossexuais, em geral, e aos modernaços, em particular, o direito de subverter o conceito q nos fez chegar até aqui e q por acaso é a essência da génese de qualquer sociedade, a sua célula. Não sou homofóbico e não é por ter esta visão q fico cingido ao mundo das bestas, dos retrógrados ou dos fascistas. Tenho pena de todos aqueles q para promoverem algo contranatura tentam silenciar os que têm outra opinião e que por acaso coincide coma da imensa maioria. ...
 
 Regras da comunidade
    Re: O pensamento unico e os sem vergonha    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 18:39 | Segunda feira, 14 de dezembro de 2009
    E, já agora...    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 18:51 | Segunda feira, 14 de dezembro de 2009
eu sou a rosa e desculpe estar aqui
Rosa Engeitada (seguir utilizador), 1 ponto , 12:14 | Sábado, 12 de dezembro de 2009
a senhora dona inês tem toda a razão mas lá na minha terra não podem saber que penso assim mas realmente o sexo não tem nada a ver com o casamento e a melhor prova é o padre da minha aldeia e essa coisa do casamento ser só para procriar como diz a doutora manuela é mesmo de viciosa pois olha-se para a cara dela e vê-se que só pensa naquilo mas continuando é que eu até sou a favor e se nos próximos anos não me aparecer nenhum homem sei lá também sou capaz de aproveitar mas tenho um problema é que não sei como se faz e é que nem nas novas oportunidades explicam e é esse o problema por exemplo penso num prato para o jantar e pergunto aos patrões querem comer linharada de airoga e torcem logo o nariz e dizem sei lá nunca comemos e é esse o problema as pessoas não sabem como se faz e se lhes explicassem diriam ah é só por causa disso ó pá casem à vontade queremos lá saber e é assim senhora dona inês
 
 Regras da comunidade
    Re: eu sou a rosa e desculpe estar aqui    Ver comentário
nao tento (seguir utilizador), 1 ponto , 14:02 | Sábado, 12 de dezembro de 2009
O casamanto homo sapiens e a alternativa
CondestavelXXI (seguir utilizador), 1 ponto , 15:09 | Sábado, 12 de dezembro de 2009
Parabéns, mulher sapiens! O seu artigo responde de forma quase completa às principais objecções (desculpas) que os sectores reaccionários da sociedade têm contra uma instituição (casamento civil) que pouco tem a ver com amor, nada com sexo e ainda menos com procriação mas consiste num acordo formal em que se estabelecem direitos e deveres relacionados com a comunhão de determinados aspectos da vida. Não me admiraria nada se, depois de atingirmos o casamento bipessoal, passássemos à fase do casamento multipessoal, onde só não cabe o casamento de uma pessoa com algo que não seja outra(s) pessoa(s). Digo isto para que se tranquilizem os(as) que estão aterroziados(as) com a ideia de que uma pessoa possa casar com um animal e apesar de entender que há pessoas que são contra o casamento homossexual mas que não são contra o casamento com o seu próprio animal de estimação, quem sabe se por também confundirem casamento com amor ou com sexo.
É que o casamento civil só pode ser realizado entre PESSOAS capazes de manifestar livremente a sua vontade de casar com determinada(s) pessoa(s). A isto chamo casamento homo sapiens.
A alternativa é acabar com o casamento, deixando eventualmente a possibilidade de casar apenas aos que hoje a não têm, como é o caso dos homossexuais reprimidos e descriminados, dos "castos" clérigos católicos, dos polígamos clandestinos, dos que não conseguem "consumar" (hahaha) o casamento católico, etc.
 
 Regras da comunidade
empolgaduras
AntiFar (seguir utilizador), 1 ponto , 19:19 | Sábado, 12 de dezembro de 2009
!?
O casamento é apenas mais um vínculo com o Estado.
Só o Estado estará, portanto, apto a conceder esse estatuto político.
A partir do enunciado desse regulamento político saberemos o que os homossexuais ganham ou perdem.
A adopção tem um regulamento próprio que pode ou não ser melhorado pelo legislador.
O resto são empolgaduras de claques e oponentes.
@antifar (twitter.com/AntiFar)
 
 Regras da comunidade
    Re: empolgaduras    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 23:21 | Domingo, 13 de dezembro de 2009
Ao contrário de familiares/amigos de gays/lésbicas
dexterina (seguir utilizador), 1 ponto , 19:33 | Domingo, 13 de dezembro de 2009
Parabéns! Destrói os argumentos (irreflectidos, homofóbicos, ignorantes, idiotas) dos que se levantam (estrebuchando) contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo. São coisas elementares/basilares as que aqui são ditas. Mas têm de ser ditas que os cérebros fundamentalismas-heterossexistas-misóginos-racistas-tacanhos não têm inteligência, sapiência, sabedoria, senso comum ou humanidade. Eles querem destruir tudo o que não encaixa na vidinha miserável deles. Eles ouvem falar em gays e "pensam" logo em sexo, muito sexo, entre muitos. São uns tarados, de facto. Obrigada, Inês Pedrosa, por batalhar por este direito, ao contrário da maioria dos heterossexuais e alguns homossexuais que não mexem uma palha, especialmente os familiares e amigos de muitos homossexuais e muitas lésbicas que têm de lutar todos os dias pela sua dignidade.
 
 Regras da comunidade
Sim à diferença!
user177255 (seguir utilizador), 1 ponto , 21:38 | Domingo, 13 de dezembro de 2009
Outro artigo muito bom.
Concordo plenamente que as pessoas têm direito a ser felizes desde que não incomodem ninguém. Não percebo pq incomoda tanto o casamento homossexual? Vivi num país onde era legal e as pessoas viviam a sua vida de forma normal, sem necessidades de utilizar subterfúgios. Simplesmente eram como qualquer outro cidadão. E o tipo de comentários que vejo aqui não eram sequer tolerados pela sociedade em geral. Estamos mto atrasados!!!! Falta-nos horizontes, visão aberta, educação, cidadania.
Comprei um apartamento a um casal gay que teve de sair de um bairro antigo e típico lisboeta por causa do ambiente criado pelos vizinhos ignorantes. Mas a discriminação e o preconceito não é só com os homossexuais. É com tudo o que seja diferente das normal culturalmente estabelecidas. As pessoas parecem "robos" sem capacidade de pensarem por si, de porem as coisas em questão, de decidirem por si....
Só o facto de ter uma mota e ser mulher já tive de ouvir "bocas" e ser constantemente olhada como se fosse um ET. Tristes.
 
 Regras da comunidade
    Re: Sim à diferença!    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 23:49 | Domingo, 13 de dezembro de 2009
Ser ou não evoluído
machanga1950 (seguir utilizador), 1 ponto , 0:54 | Segunda feira, 14 de dezembro de 2009
Como dizia o bispo do Porto, e questão é sabermos o que entendemos hoje por família. Ora para mim e para a maioria das pessoas deste Mundo (note-se que apenas menos de dez países permitem o casamento entre homossexuais), a família está intimamente ligada à descendência, aos filhos de sangue, a multiplicação e perpetuação da espécie. Para além disso, é sabido que esta assunto não é pacífico na nossa sociedade e que portanto os alegados representantes/"procuradores" do Povo, deveriam abster-se de tomar uma decisão, sem um debate alargado e de preferência um referendo. Aliás, se querem ser modernos e não reacionários, seria melhor começar por defender e aprovar medidas já adquiridas há muito, nalgumas das sociedades tomadas como exemplo, tais como: Acabar com o uso dos títulos doutorais, na maioria falsos; dificultar o acesso de automóveis às grandes cidades, melhorando em paralelo os transportes colectivos; promover uma efectiva igualdade de género; reduzir drasticamente as diferenças salariais. De outra forma os políticos continuarão a distanciar-se do país real.
 
 Regras da comunidade
    Re: Ser ou não evoluído    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 18:41 | Segunda feira, 14 de dezembro de 2009
    Re: Ser ou não evoluído    Ver comentário
machanga1950 (seguir utilizador), 1 ponto , 0:26 | Terça feira, 15 de dezembro de 2009
    Re: Ser ou não evoluído    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 0:34 | Quarta feira, 16 de dezembro de 2009
Pertinente...
soniras (seguir utilizador), 1 ponto , 13:43 | Segunda feira, 14 de dezembro de 2009
...e muito, muito humano!
Parabéns, é cada vez com mais prazer que "a leio"!
 
 Regras da comunidade
Caros Senhores Dextrina e Paulo Pedroso
machanga1950 (seguir utilizador), 1 ponto , 23:58 | Segunda feira, 14 de dezembro de 2009
As razões porque me oponho ao casamento entre homossexuais são objectivas:
1. Não tenho a certeza de que essas relações não têm consequências nefastas em termos de saúde (fala-se em alta taxa de infecção por HIV entre jovens e julgo que se mantém a proibição de darem sangue.)
2. Não me parece a melhor forma de se incentivar o crescimento populacional, numa sociedade envelhecida como a nossa.
3. Essas uniões não correspondem ao modelo de família em que acho deve assentar a nossa sociedade, não obstante defender que devem usufruir de todos os direitos e deveres inerentes ao casamento, no âmbito de uma figura jurídica específica.
4. Não é por terem acesso ao casamento que estas pessoas vão granjear mais respeito social. Aliás é sabido, que na prática poucos estão interessados em efectivamente casar.
5. Não é verdade que as sociedades evoluídas já tenham aceite o casamento homossexual e nós sejamos os laternas vernelhas (exemplos da FR, Alemanha, GB, a maioria dos EUA, etc). E nos países que já o fizeram como na Suécia muito recentemente, há uma cultura de igualdade quer social quer de nível económico, que justifica esses avanços.
6. Em relação à legitimidade política (não formal), para se alterar aqui e agora a lei, vejam p.f. o meu comentário "Ser ou não evoluído".
 
 Regras da comunidade
    Re: Caros Senhores Dextrina e Paulo Pedroso    Ver comentário
Chips (seguir utilizador), 2 pontos , 15:12 | Terça feira, 15 de dezembro de 2009
    Re: Caros Senhores Dextrina e Paulo Pedroso    Ver comentário
machanga1950 (seguir utilizador), 1 ponto , 0:11 | Quarta feira, 16 de dezembro de 2009
A LUZ QUE EMANA DE iNÊS PEDROSA...
Filipe Albuquerque (seguir utilizador), 1 ponto , 5:45 | Terça feira, 15 de dezembro de 2009
De 2 em 2 meses (e já se tornou um habito) numa espécie de peregrinação a Fátima invertida, lá vem a nossa Inês de cavalo e espada em riste, contra os velhos do Restelo, os estúpidos e os limitados, que nesta matéria se assumem conservadores...obviamente, por pura teimosia, má vontade e mesquinhez, claro ! ...é o discurso conveniente, mediático e intuitivo que acorre à indolência instituída no espírito pós moderno, na mente actual e progressista, tudo na era do descostrutivismo não linear e sofisticado com que o Ocidente alegremente se arrasta em grande bebedeira para a extinção...
Palavras para quê ? ...filosofias de revista e muito chá das cinco é o que é !...
...mas o senão curioso, sobre este pretenso paleio de liberdade de opinião ou de abertura de espírito, que I.P. diz defender permanentemente, é que nele vem, um "ANIMÉ" sempre tão frondosamente inflamado, que quase que chega no pior sentido da expressão a ser "religioso"! ...isto na forma obviamente torpe e de grosseira análise intelectual, com que castra a pauladas "jacobinas" o delito infame da diferença...

...somos todos iguais, pois claro ! ...

as Instituições com 10 mil anos são, ora pois é evidente, um acaso caprichoso da cultura, um "acidente vascular" evolutivo...que infelicidade !

..esta mulher é, com lâmpada e tudo, um génio incompreendido no seu alvo castelo de marfim...saibamos nós aprecia-la!

  ...
 
 Regras da comunidade
    Re: A LUZ QUE EMANA DE iNÊS PEDROSA...    Ver comentário
Ghost Buster (seguir utilizador), 1 ponto , 10:58 | Terça feira, 15 de dezembro de 2009
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
Arquivo
PUB




Obrigada
0:00 Quarta feira, 23 de fevereiro de 2011, 9
Programa para um ano de crise
0:00 Quarta feira, 16 de fevereiro de 2011, 3
Meter água
0:00 Quarta feira, 9 de fevereiro de 2011, 2
Memória, precisa-se
0:00 Quarta feira, 2 de fevereiro de 2011, 15
Peregrinação a Roma
0:00 Quarta feira, 26 de janeiro de 2011, 2
Sigamos a inocência
0:00 Quarta feira, 19 de janeiro de 2011, 3
A curva da felicidade
0:00 Quarta feira, 12 de janeiro de 2011,
Década dois
0:00 Quarta feira, 5 de janeiro de 2011, 3
Aviso por causa da moral
0:00 Quarta feira, 29 de dezembro de 2010,
Estado de emergência
0:00 Quarta feira, 22 de dezembro de 2010, 2
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
Grupo ImpresaACAP