10/02/2012 atualizado às 15:35
Página Inicial » Atualidade » O buraco da fechadura de Sócrates

O buraco da fechadura de Sócrates

Quando se olha pelo buraco da fechadura, pode-se ver coisas que não deviam estar à vista. Mas o que se vê é real.

Henrique Monteiro (www.expresso.pt)
11:39 Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010

Este fim-de-semana o primeiro-ministro fez uma declaração interessante: disse que era contra o jornalismo que espreita pelo buraco da fechadura.

Não se referia ao Expresso, mas a um semanário que foi lançado para combater este jornal. Estou, pois, particularmente à vontade para falar no assunto.

Independentemente de se concordar ou não com o método com que as escutas foram obtidas - e estas foram-no de modo absolutamente legal (embora nem tudo o que seja legal seja igualmente ético) -, as palavras trocadas entre gente próxima de Sócrates, que evoca o seu nome, mostram algo de muito grave: a tentativa de controlar a Comunicação Social e de silenciar aqueles que são incómodos.

Mas as palavras de Sócrates mostram mais um pormenor importante. Vêm confirmar que o assunto existiu e que primeiro-ministro foi nele parte activa. Só assim faz sentido a analogia com o 'buraco da fechadura'. Ou seja, ninguém, ainda que espreitando para locais que não deve, pode ver algo que nunca se passou.

Tendo em conta a confirmação, ainda que involuntária, há que retirar ilações.

Se a Sócrates, a quem competia dar explicações, reage como reagiu, se a Justiça não viu naquelas conversas indícios criminais (e nem tudo o que não é crime é admissível num chefe do Governo), terá de ser o Presidente e o Parlamento a retirar as consequências políticas de uma investigação séria e independente.

Relacionados
09 fevereiro 2010

Sócrates, os 'crimes' e a verdade

97
09 fevereiro 2010

Sócrates desmente intervenção do Governo

53
Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 4    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Concordo com HM, salvo
Goodwaves (seguir utilizador), 6 pontos (Interessante), 13:24 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
quando diz; "Não se referia ao Expresso, mas a um semanário que foi lançado para combater este jornal. Estou, pois, particularmente à vontade para falar no assunto." HM esquece-se que quem fez do Expresso o que é hoje foi António José Saraiva e que ninguém faz um investimento da envergadura do que foi feito no Sol para combater seja quem for. Quem o faz, fá-lo por acreditar no projecto e por acreditar que é financeiramente viável. Aliás tenho pena que com a saída de AJS o Expresso tenha deixado de ter o jornalismo de investigação incisivo que o caracterizava.

Quanto ao assunto em apreço, tenho grande dificuldade em perceber como é que alguém, seja do apoiante do PS ou não, mas sendo Português e democrata, possa estar mais preocupado com a forma como as escutas foram obtidas ou publicadas, do que com o seu conteúdo. A mim preocupa-me a forma, mas muito o conteúdo.
 
 Regras da comunidade
    Concordo com HM    Ver comentário
J Saints (seguir utilizador), 2 pontos , 17:41 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: Concordo com HM    Ver comentário
Goodwaves (seguir utilizador), 2 pontos , 20:09 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: Concordo com HM, salvo    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 14:53 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    a forma e o conteúdo    Ver comentário
Carlos A R Ferreira (seguir utilizador), 1 ponto , 18:21 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: a forma e o conteúdo    Ver comentário
Goodwaves (seguir utilizador), 2 pontos , 20:00 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: a forma e o conteúdo    Ver comentário
Carlos A R Ferreira (seguir utilizador), 1 ponto , 20:39 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: a forma e o conteúdo    Ver comentário
Goodwaves (seguir utilizador), 2 pontos , 20:49 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: a forma e o conteúdo    Ver comentário
Carlos A R Ferreira (seguir utilizador), 1 ponto , 8:20 | Terça feira, 9 de fevereiro de 2010
    Re: a forma e o conteúdo    Ver comentário
APNS (seguir utilizador), 1 ponto , 20:20 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: A forma e o conteudo    Ver comentário
raulix1949 (seguir utilizador), 1 ponto , 9:59 | Terça feira, 9 de fevereiro de 2010
    Mil perdões;mas quem espreita pelo buraco de fecha    Ver comentário
mariarhenriques (seguir utilizador), 1 ponto , 15:39 | Terça feira, 9 de fevereiro de 2010
DURA LEX SED LEX
ESPADA DE DAMOCLES (seguir utilizador), 5 pontos (Bem Escrito), 12:23 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
Jornais que publicam despachos judiciais sujeitos a segredo de justiça deveriam ser liminarmente repudiados, fortemente penalizados e imediatamente suspensos.

Não é admissível num estado de direito que se infrinjam as leis da nação, especialmente sobre o falso pretexto da defesa do mesmo e dos indícios de uma suposta "verdade".

Não é admissível num estado de direito que se infrinjam as leis da nação sem que isso acarrete qualquer problema para os seus infractores.

A fuga de informação deve ser combatida por todos sem excepções. O estado deve agir sem qualquer misericórdia perante os responsáveis desta conduta asquerosa.

Se os cidadãos não se revirem nas decisões adoptadas pelas instâncias judiciais sobre um qualquer assunto podem através dos meios legais pronunciarem-se e eventualmente tentarem reverter as mesmas. Não é aceitável que o façam utilizando métodos ilícitos não suportados pela lei Portuguesa. Não é aceitável que criem as suas próprias leis para defender os interesses ocultos que escondem.

Actualmente existe uma franja da comunicação social, afecta claramente a interesses políticos de um dado quadrante político, que actua de forma irresponsável e impune. Esta facção está a minar os pilares da democracia através do incitamento às fugas de informação, estimulo à violação do segredo de justiça e banalização da calúnia pública fácil.

Ao contrário do que muitos defendem a liberdade de expressão tem limites. Há que respeitar a constituição Portuguesa.
 
 Regras da comunidade
    Re: DURA LEX SED LEX    Ver comentário
lord byron (seguir utilizador), 3 pontos , 13:04 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: DURA LEX SED LEX    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 15:56 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Plenamente de acordo...    Ver comentário
Brilhantina (seguir utilizador), 3 pontos , 14:47 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Como concordo consigo.    Ver comentário
O Malho (seguir utilizador), 1 ponto , 14:58 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: Como concordo consigo.    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 15:30 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    NA MUGE!!    Ver comentário
latrum (seguir utilizador), 1 ponto , 19:12 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: DURA LEX SED LEX    Ver comentário
caprylm56 (seguir utilizador), 1 ponto , 19:49 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: DURA LEX SED LEX    Ver comentário
graçalbi (seguir utilizador), 1 ponto , 9:49 | Terça feira, 9 de fevereiro de 2010
    Re: DURA LEX SED LEX    Ver comentário
luminoso (seguir utilizador), 1 ponto , 12:39 | Terça feira, 9 de fevereiro de 2010
    Re: DURA LEX SED LEX    Ver comentário
MUNDO CLEPTOMANÍACO (seguir utilizador), 1 ponto , 15:50 | Terça feira, 9 de fevereiro de 2010
    Re: DURA LEX SED LEX    Ver comentário
mimp (seguir utilizador), 1 ponto , 15:52 | Terça feira, 9 de fevereiro de 2010
Pois...
lord byron (seguir utilizador), 3 pontos (Interessante), 11:57 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
“Não se referia ao Expresso, mas a um semanário que foi lançado para combater este jornal.”

Sobre a forma como HM olha para a palavra concorrência e pluralismos estamos conversados.

Quanto a Sócrates …Um politico pode mentir, mas não pode ser apanhado a faze-lo!
Seja pela fechadura, seja por uma escuta, seja por uma comissão, seja uma qualquer outra forma.
Isso tem consequências, que embora muitas vezes não proporcionais com a gravidade dos factos (as famosas escutas de Belém e mentiras de Cavaco), ou a prova de que o jornal Publico foi cúmplice numa mentira descarada com Fernando Lima no mesmo. Não teve a repercussão que devia. Pois se Sócrates merece ir para a rua por esta dita mentira (caso um dia se conheça a escuta e ela comprove o que se diz de forma contextualizada), Cavaco devia ter sido pelo mesmo princípio destituído, pois não só foi apanhado a mentir, como tentou viciar umas eleições com falsos testemunhos através de interposta pessoa (Fernando Lima), um seu assessor que ele não demitiu e afastou de um lado para o outro como uma peça de mobiliário o que atesta a sua co-autoria.
E aqui começam os dois pesos e as duas medidas da comunicação social o que faz com que naquilo que a deontologia e isenção estejamos conversados!!! ...
 
 Regras da comunidade
    continuação    Ver comentário
lord byron (seguir utilizador), 2 pontos , 11:59 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: continuação    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 12:36 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: continuação    Ver comentário
O Malho (seguir utilizador), 1 ponto , 14:52 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Concordo plenamente com o seu comentário.    Ver comentário
Lima2 (seguir utilizador), 1 ponto , 12:08 | Terça feira, 9 de fevereiro de 2010
    Re: continuação    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 14:35 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: continuação    Ver comentário
lord byron (seguir utilizador), 2 pontos , 14:49 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: continuação    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 15:01 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: continuação    Ver comentário
lord byron (seguir utilizador), 2 pontos , 15:51 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: continuação    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 16:15 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: continuação    Ver comentário
Outubro1560 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:54 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: continuação    Ver comentário
Durruti Blak (seguir utilizador), 1 ponto , 17:59 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: continuação    Ver comentário
lord byron (seguir utilizador), 2 pontos , 18:59 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: continuação2    Ver comentário
lord byron (seguir utilizador), 2 pontos , 19:01 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: continuação2    Ver comentário
Durruti Blak (seguir utilizador), 1 ponto , 12:13 | Terça feira, 9 de fevereiro de 2010
    Durruti    Ver comentário
lord byron (seguir utilizador), 2 pontos , 13:20 | Terça feira, 9 de fevereiro de 2010
    Durruti parte 2    Ver comentário
lord byron (seguir utilizador), 2 pontos , 13:22 | Terça feira, 9 de fevereiro de 2010
    Re: Durruti parte 2    Ver comentário
Durruti Blak (seguir utilizador), 1 ponto , 18:03 | Terça feira, 9 de fevereiro de 2010
    Re: Durruti parte 53 452A    Ver comentário
lord byron (seguir utilizador), 2 pontos , 19:30 | Terça feira, 9 de fevereiro de 2010
    B    Ver comentário
lord byron (seguir utilizador), 2 pontos , 19:35 | Terça feira, 9 de fevereiro de 2010
    Re: B    Ver comentário
Durruti Blak (seguir utilizador), 1 ponto , 4:28 | Quarta feira, 10 de fevereiro de 2010
    concordo inteiramente    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 18:19 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Estou de acordo...    Ver comentário
Brilhantina (seguir utilizador), 2 pontos , 14:37 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Realmente não tem emenda...    Ver comentário
O Malho (seguir utilizador), 1 ponto , 14:45 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: Realmente não tem emenda...    Ver comentário
lord byron (seguir utilizador), 2 pontos , 15:23 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: Realmente não tem emenda...    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 15:46 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: Realmente não tem emenda...    Ver comentário
lord byron (seguir utilizador), 2 pontos , 15:59 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: Realmente não tem emenda...    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 16:12 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: Realmente não tem emenda...    Ver comentário
lord byron (seguir utilizador), 2 pontos , 16:22 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: Realmente não tem emenda...    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 16:38 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: Realmente não tem emenda...    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 18:30 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: Realmente não tem emenda...    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 12:05 | Terça feira, 9 de fevereiro de 2010
    Re: Realmente não tem emenda...    Ver comentário
Marco de Salvaterra (seguir utilizador), 1 ponto , 22:03 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Realmente não tem emenda...    Ver comentário
O Malho (seguir utilizador), 1 ponto , 15:54 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: Realmente não tem emenda...    Ver comentário
lord byron (seguir utilizador), 2 pontos , 16:08 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: Realmente não tem emenda...    Ver comentário
O Malho (seguir utilizador), 1 ponto , 16:38 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
José Sócrates
ANO1933 (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 13:16 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
Caro Henrique Monteiro.
Mesmo contando coma adversidade de um pequena parte do PS, não se eximiu a publicar um comentário pertinente e que narra factos indesmentíveis.
José Sócrates, ao jornalismo que apelida de "Buraco da Fechadura", só porque traz a público verdades nuas e cruas e que nem sequer se atreve a DESMENTIR, prova que vai por muito mau caminho.
Ou arrepia caminho, ou o PS, internamente, terá de arranjar uma solução.
Ele, com toda esta prepotência e arrogância e com a CONSPIRAÇÂO que se preparava para fazer, o que é inadmissível em democracia, só está a fragilizar o próprio PS, que, incompreensìvelmente, se mantém, como nada acontecesse .
Será que o PS, até porque J. S. foi uma quarta escolha, não tem nas sua fileiras, quem o substitua ?
Será que pelo buraco da fechadura, conseguiu ver-se ao espelho ?
 
 Regras da comunidade
Meu caro Henrique Monteiro
António Da Rocha (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 16:43 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
Não deveria ser necessário lembrar-lhe que numa democracia os planos de intervenção da "justiça" e da "política" são diferentes!
Diz V. no seu escrito que (cito):"Se Sócrates, a quem competia dar explicações, reage como reagiu, se a Justiça não viu naquelas conversas indícios criminais (e nem tudo o que não é crime é admissível num chefe do Governo), terá de ser o Presidente e o Parlamento a retirar as consequências políticas de uma investigação séria e independente"!
Ou seja, V. mesmo reconhece que não há matéria criminal porque apreciada "a prova obtida" pela investigação, não foi provado que houvesse qualquer ilícito de participação em negócio da parte de José Sócrates!
Apesar disso, V. insiste - vá lá saber-se porquê mas podemos sempre pôr-nos a adivinhar, imitando o que fazem os "jornalistas" - nas suas por certo "fundadas dúvidas", que José Sócrates poderá ter algum "crime" que possa levá-lo a ser "apanhado", mas não um crime qualquer, de Direito, mas "político", sugerindo por isso, muito democraticamente, claro, que o PR e a AR deverão "retirar as consequências políticas de uma investigação séria e independente"!!!
Se esta perspectiva é dificilmente aceitável num político qualquer, pela falta de ética que lhe está subjacente,... num "jornalista" e director de jornal, ... é lamentável a todos os títulos!
Caso não saiba, "politicamente", José Sócrates será julgado no tribunal próprio: em novo acto eleitoral!
Por muito que lhe custe!

Cpts
António Da Rocha
 
 Regras da comunidade
    Re: Meu caro Henrique Monteiro    Ver comentário
Henrique Monteiro (seguir utilizador), 1 ponto , 17:17 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: Meu caro Henrique Monteiro    Ver comentário
Brilhantina (seguir utilizador), 2 pontos , 19:21 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: Assim se vê,... meu caro Henrique Monteiro    Ver comentário
António Da Rocha (seguir utilizador), 2 pontos , 21:48 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: Meu caro Henrique Monteiro    Ver comentário
ManuelVilarinhoPires (seguir utilizador), 2 pontos , 8:39 | Terça feira, 9 de fevereiro de 2010
    Re: Meu caro Henrique Monteiro    Ver comentário
ManuelVilarinhoPires (seguir utilizador), 2 pontos , 8:57 | Terça feira, 9 de fevereiro de 2010
    Re: Meu caro Henrique Monteiro    Ver comentário
ManuelVilarinhoPires (seguir utilizador), 2 pontos , 9:16 | Terça feira, 9 de fevereiro de 2010
    Re: Meu caro Henrique Monteiro    Ver comentário
Henrique Monteiro (seguir utilizador), 1 ponto , 10:24 | Terça feira, 9 de fevereiro de 2010
    Re: Meu caro Henrique Monteiro    Ver comentário
ManuelVilarinhoPires (seguir utilizador), 2 pontos , 12:00 | Terça feira, 9 de fevereiro de 2010
    Re: Meu caro Henrique Monteiro    Ver comentário
Marco de Salvaterra (seguir utilizador), 1 ponto , 11:11 | Terça feira, 9 de fevereiro de 2010
    Re: Meu caro Henrique Monteiro    Ver comentário
Henrique Monteiro (seguir utilizador), 1 ponto , 11:15 | Terça feira, 9 de fevereiro de 2010
    Re: Meu caro Henrique Monteiro    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 19:12 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Contrapoderes    Ver comentário
Henrique Monteiro (seguir utilizador), 1 ponto , 10:19 | Terça feira, 9 de fevereiro de 2010
    Re: Contrapoderes    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:14 | Terça feira, 9 de fevereiro de 2010
E pure se muove!
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 11:55 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
Há qualquer coisa de momentoso que se está movendo na Política de Portugal. O Senhor Primeiro Ministro pode ter as fechaduras que quiser, com os respectivos buracos. Mas uma coisa parece ser clara: por detrás das fechaduras há coisas a acontecer que não são nada abonatórias e não auguram nada de muito bom para o nosso futuro mais próximo. Eu não julgo os factos, pois não os conheço de forma independente. Mas penso que se está a formar sobre o prestígio do nosso primeiro governante uma nuvem muito escura e a escurecer sempre mais. E isso não é nada bom. Ao Senhor Presidente da República, e também à Assembleia, vai competir verificar e, depois, decidir, se o jogo político em Portugal pode continuar nos termos que se tem visto. Obviamente, considero grave que um chefe de Governo tente manipular o que quer que seja; muito mais assim se a manipulação visa o controle da Opinião Pública. Isso, Senhor Primeiro Ministro, não pode ser. Prove-se, então, o que está em causa. E uma vez estabelecidos os factos possam as legítimas instâncias decidir o que deve acontecer. Mas é preciso que todos se lembrem de uma coisa muito importante: o momento para Portugal é de grande gravidade e ninguém deve querer brincar com ele. Os olhos de muitos investidores estão sobre nós e ninguém deve querer colocar em causa a viabilidade do nosso desenvolvimento ou até crescimento económico. Mas acima de tudo é preciso que em Portugal haja moral e que isso se veja não só na Economia, mas também na Política.
 
 Regras da comunidade
    Re: E pure se muove!    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 14:41 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: E pure se muove!    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 14:59 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    os passarinhos e o tempo    Ver comentário
Carlos A R Ferreira (seguir utilizador), 1 ponto , 15:46 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: os passarinhos e o tempo    Ver comentário
Goodwaves (seguir utilizador), 2 pontos , 0:13 | Terça feira, 9 de fevereiro de 2010
    Re: E pure se muove!    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 19:02 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
Mesmo de olhos bem vendados!
ameijoafresca (seguir utilizador), 2 pontos (Divertido), 12:20 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
Mesmo de olhos bem vendados
vê-se a enorme sordidez
de dirigentes malfadados
gozando da nossa placidez.

Num regime esgarçado
sem ponta por onde pegar
o porvir está traçado
de tanto lixo por purgar!

Da sábia justificação
que assim é apresentada
ficar-nos-á a recordação
desta gente disparatada.
(ameijoafresca.blogspot.com)
 
 Regras da comunidade
    Re: Mesmo de olhos bem vendados!    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 16:03 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: Mesmo de olhos bem vendados!    Ver comentário
ameijoafresca (seguir utilizador), 1 ponto , 16:10 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: Mesmo de olhos bem vendados!    Ver comentário
JM Rocha Moreira (seguir utilizador), 1 ponto , 20:23 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
José Sócrates
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 13:26 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
Se José Sócrates permanece no lugar, é porque na Presidência da República se mantém uma pessoa que preserva a estabilidade e não cultiva o ódio.
Será que Jorge Sampaio permitiria estes desvarios todos ?
Duvido...
A talho de foice; Sabiam que o Governo de José Sócrates já fêz mais nomeações que Durão Barroso e Santana Lopes, juntos ?
É um "Fartar Vilanagem"!
É um poço sem fundo de "BOYS".
Só o governo de Guterres, em matéria de nomeações o suplantou !
Ora, não estará aqui um dos tais desperdícios a eliminar ?
Por alguma razão, muitos defendem com unhas e dentes José Sócrates.
Não é difícil adivinhar.
 
 Regras da comunidade
    Re: José Sócrates    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 15:04 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: José Sócrates    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 19:07 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: José Sócrates    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 20:07 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
Henrique Monteiro
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 15:41 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
Caro Henrique Monteiro:
Faça lá um favorzinho àqueles que não gostarm das verdades nuas e cruas: Escreva um artigo de opinião, colocando-se no papel de HIPÓCRITA, elogiando José Sócrates e desmentido que o que consta nas escutas não passa de uma cabala de uma "campanha negra" e de um assassinato de carácter.
Diga ainda que convive bem com a comunicação social. que nunca processou nenhum jornalista ( Ao que sei, são pelo menos NOVE) e que aceita sem azedume qualquer crítica.
Verá como mudam de opinião e o meu caro amigo passa a
ser o "MAIOR"?
Ande, faça lá isso.
Cump.
 
 Regras da comunidade
    Re: Henrique Monteiro    Ver comentário
J Saints (seguir utilizador), 2 pontos , 17:55 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: Henrique Monteiro    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 18:06 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
O buraco da fechadura
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 15:48 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
Na verdade Sócrates não tem jeito nenhum para tratar com a Comunicação Social. São assim todos os homens de cepa Transmontana e enxertia Beirã. Agrestes, duros ,sinceros, leais, mas também sensiveis à honra e às mentiras. Gostam de resolver os problemas à Carlos Queiroz. Neste ponto devia ter pedido conselhos ao seu amigo Mário Soares e talvez ficasse a saber que tudo se pode resolver com um bom almoço. Como a Justiça não funciona, já anda por aí quem queira formar uma comissão para tomar conta dos casos e em vez dos meter no Tribunal entregá-los aos jornais, porque quer se queira quer não, são eles que em Portugal tomaram conta do Poder Judicial. Fica mais barato, é mais rápido e eficaz. Depois é só esperar porque vão aparecer diversas sentenças, conforme as ideologias de cada um e sempre dá para escolher a que melhor nos convém. Vamos admitir que até é verdade, mas isso só pode acontecer porque a Comunicação Social não pertence à cor politica do Governo. Já agora vamos ser sinceros e dizer que está senão a totalidade a maioria nas mãos da direita e é ou não verdade? Quem semeia ventos pode colher tempestades, mas isto começa a ser cansativo para qualquer mortal. Segundo acabo de ser informado o PS está em ascensão e a caminho de uma maioria absoluta. Alberto João Jardim é capaz de ter razão quando afirma, que quanto mais mal dizem dele no Continente, mais votos ele tem na Madeira. Será que o fenomeno já chegou ao Continente?
 
 Regras da comunidade
No EXPRESSO também há cotovias...
Brilhantina (seguir utilizador), 2 pontos , 15:57 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
Um artigo sobre Portugal pelo Embaixador Britânico sobre o nosso país - vale a pena ler!
Dez coisas que melhoraram em Portugal nos últimos 15 anos Alexander Ellis, Embaixador Britânico
Chegou a época do espírito natalício. Então, deixemos de lado quaisquer miserabilismos e concentremo-nos nas coisas boas - não como escape mas como realidade. Vivi em Portugal há quinze anos. Agora, de volta, quero sugerir dez coisas, entre muitas outras, que melhoraram em Portugal desde a minha primeira estadia. Não incluo aqui coisas que já eram, e ainda são, fantásticas (desde a forma como acolhem os estrangeiros até à pastelaria).
Aqui ficam algumas sugestões de melhorias:
- Mortalidade nas estradas; as estatísticas não mentem - o número de pessoas que morre em acidentes rodoviários é muito menor, cerca de 2000 em 1993 e de
776 em 2008. A experiência de conduzir na marginal é agora de prazer, não de terror. O tempo do Fiat Uno a 180km/h colado a nós nas auto-estradas está a
passar.
- O vinho; já era bom, mas agora a variedade e a inovação são notáveis, com muito mais oferta e experiências agradáveis. Também se pode dizer a mesma coisa sobre o azeite e outros produtos tradicionais.
- O mar; Lisboa, em 1994, era uma cidade virada de costas para o mar; poucos restaurantes ou bares com vista, e pouca gente no mar. Hoje, vemos esplanadas e surfistas em toda a parte. Muita gente a aproveitar melhor um dos recursos naturais mais importantes do país. ...
 
 Regras da comunidade
    Re: No EXPRESSO também há cotovias...(cont)    Ver comentário
Brilhantina (seguir utilizador), 2 pontos , 16:00 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: No EXPRESSO também há cotovias...(cont)    Ver comentário
Brilhantina (seguir utilizador), 2 pontos , 16:14 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: No EXPRESSO também há cotovias...(cont)    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 16:36 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Peço desculpas ao Fernando Madrinha mas...    Ver comentário
Brilhantina (seguir utilizador), 2 pontos , 17:01 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: No EXPRESSO também há cotovias...(cont)    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 18:46 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: No EXPRESSO também há cotovias...(cont)    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 19:35 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: No EXPRESSO também há cotovias...(cont)    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 23:17 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: No EXPRESSO também há cotovias...(cont)    Ver comentário
AnaD (seguir utilizador), 1 ponto , 15:04 | Terça feira, 9 de fevereiro de 2010
    Re: No EXPRESSO também há cotovias...(cont)    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 17:10 | Terça feira, 9 de fevereiro de 2010
    Re: No EXPRESSO também há cotovias...(cont)    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 19:47 | Terça feira, 9 de fevereiro de 2010
    Re: No EXPRESSO também há cotovias...(cont)    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 19:26 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: No EXPRESSO também há cotovias...    Ver comentário
roze (seguir utilizador), 1 ponto , 19:02 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
Jornalismo de buraco da fechadura
ManuelVilarinhoPires (seguir utilizador), 2 pontos , 16:03 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
Porque é que esta crónica é jornalismo de buraco da fechadura?
O cronista defende que se pode utilizar a informação obtida ilegitimamente.
Pode-se condenar quem a obteve, mas pode-se usar a informação.
Grande hipocrisia!
Finge que tem uma posição ética, condenando a ilegitimidade com que foi obtida, mas põe a render, publicando, aquilo que obteve ilegitimamente.
Podiamos fazer uma analogia com o miserável ladrão e o respeitável receptador, com este a condenar publicamente o ladrão mas a ganhar bom dinheiro com o material roubado que ele lhe trouxe.
Ora a verdade é que no jornalismo, tão ladrão é o que fica no portão, como o que vai à vinha.
O sistema judicial tem uma excelente forma de desincentivar a obtenção ilegítima de informação: tudo o que vier de informação obtida ilegitimamente não serve de prova, ou seja, juridicamente não serve para nada.
É uma excelente forma de deseincentivar abusos que o sistema judicial tem capacidade de fazer com os seus poderes.
O jornalismo ético faria o mesmo, se existisse.

PS: E o que dizer a quem acha que isso seria censura?
Muito simples.
Alguém muda de opinião sobre o PM por tar sabido destas escutas?
Alguém tinha dúvidas de que ele fazia e faz tudo o que está ao seu alcance para procurar domesticar a comunicação social?
Só os apoiantes irredutíveis.
Mas esses também não vão mudar de opinião com esta divulgação.
A alegada "censura" não teria nenhum efeito prático.
A não ser constituir um jornalismo ético.
 
 Regras da comunidade
Escutas
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 18:25 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
E eu a imaginar que Santos Silva era o Ministro da Defesa! Afinal se tiver em conta as declarações do mesmo, continua a ser o "Ministro da Propaganda !
Agora, na linha de J. Sócrates, vem criticar a divulgação das mesmas ( Claro, preferiam que o povo não soubesse da tramóia!) e acrecentar que não foram encontrados indícios de qualquer ilícito criminal.
Mais um que confirma que as mesmas são VERDADEIRAS!
Sr. Dr. Augusto Silva, aos portugueses não interessa se houve crime, ou não, mas sim O COMPORTAMENTO DESTE GOVERNO.
O caso já chegou a Bruxelas.
A componente política, não pode ser desassociada.
O Sr. PGR. devia mandar abrir um inquérito, mas já afirmou que não o faria !
Qual dos três últimos PGR, foi o PIOR?
A talho de foice, o PS não vai viabilizar o pedido de comissão de inquérito solicitado pelo BE.
De pouco vale, porque agora está em MINORIA !
De que têm medo ?
Quem não deve, não teme.
A comissão de inquérito ao BPN, não foi de grande utilidade?
 
 Regras da comunidade
    Re: Escutas    Ver comentário
Marco de Salvaterra (seguir utilizador), 1 ponto , 19:06 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: Escutas    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 20:12 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
Assim se vê ....
António Da Rocha (seguir utilizador), 2 pontos , 21:12 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010

Boa-noite, Henrique Monteiro!

O que está a concluir é exactamente o contrário do que eu disse: eu sou a favor do respeito absoluto pela separação de poderes!

Não será preciso vir aqui um comentador particularmente dotado de inteligência para perceber o que eu disse!

E sobretudo perceber o que eu pretendi dizer mas que neste espaço não me permito fazê-lo!

Qualquer comentador dotado de mediana inteligência e bom senso quanto baste percebe o que escrevi e o que pretendi que ficasse definido!

Agora, o que eu não esperaria de um director de jornal é que descesse ao nível do vulgar, dos comentadores que aqui residem unicamente para provocar quem aqui está com espirito construtivo.

Há um nível mínimo a respeitar!

Pelos vistos, V., Henrique, escolheu o seu!

Todos nós somos dotados de ignorância bastante para nos sentirmos humanos!

Eu sou ignorante em muitas matérias!

Por exemplo, jamais quis aprender a matar porcos!

Mas gosto de uma boa sarrabulhada!

Têm é que ser outros a matar o porco, porque eu não sei faze-lo!

Poucos directores de jornal, para não dizer nenhum, porque nunca está nada garantido, terão a audácia que V., Henrique, revelou ter!

Felicito-o por isso!

Há sempre uma primeira vez para tudo!

Quem sabe não está V. a utilizar aqui comigo a tal teoria que lhe parece ser muito cara dos "freios e contrapesos (checks and balances) próprios da democracia", no seu alto conceito?

Fique bem Henrique!

Cpts

António Da Rocha
 
 Regras da comunidade
    Re: Assim se vê ....Henrique Monteiro    Ver comentário
António Da Rocha (seguir utilizador), 2 pontos , 1:09 | Terça feira, 9 de fevereiro de 2010
Concordo
userEX105252 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:55 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
Não podia estar mais de acordo. Para já, Sócrates nem sequer negou a existência das conversas nem, muito menos, o que se pretendia com as conversas. Depois, Sócrates deve lembrar-se de que qualquer pessoa tem o direito de não ver as suas conversas privadas expostas na praça pública. Só com uma ressalva: José Sócrates não é "qualquer pessoa"; José Sócrates é o primeiro-ministro de Portugal, e isso faz, quanto a mim, toda a diferença.
Já agora: aquele "vêem" é gralha, ou é fruto do acordo ortográfico? É que aquilo é do verbo Ver, e não do verbo Vir...
 
 Regras da comunidade
    Re: Concordo    Ver comentário
Marco de Salvaterra (seguir utilizador), 1 ponto , 16:31 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
    Re: Concordo    Ver comentário
Nuno.Miguel (seguir utilizador), 1 ponto , 17:21 | Segunda feira, 8 de fevereiro de 2010
Página 1 de 4    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
PUB




Pensões tramam Cavaco Silva
13:30 Sexta feira, 10 de fevereiro de 2012, 12
Gregos confrontam-se nas ruas
12:58 Sexta feira, 10 de fevereiro de 2012, 18
Nicolas Sarkozy aposta no eleitorado da extrema-direita
10:24 Sexta feira, 10 de fevereiro de 2012, 6
Polícias do Rio de Janeiro em greve
8:00 Sexta feira, 10 de fevereiro de 2012, 7
Duarte Lima critica investigação "pouco preocupada com a verdade"
23:39 Quinta feira, 9 de fevereiro de 2012, 10
Mandado de prisão contra ex-Presidente das Maldivas
23:36 Quinta feira, 9 de fevereiro de 2012,
Estrangeiros líderes de gangues expulsos do Reino Unido
23:00 Quinta feira, 9 de fevereiro de 2012, 6
Pagar para ir às Finanças ou CTT em dia de Carnaval
22:54 Quinta feira, 9 de fevereiro de 2012, 15
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
Grupo ImpresaACAP