13/02/2012 atualizado às 1:11
Página Inicial » Economia » Nuclear, sim ou não?
DEBATE

Política energética

Nuclear, sim ou não?

Vítor Constâncio relançou o tema, ao afirmar ontem no Parlamento que "a alteração estrutural dos preços da energia está para ficar e tudo tem de ser discutido, incluindo o nuclear". Entre no debate. Dê-nos a sua opinião.

11:15 Quarta feira, 16 de julho de 2008

O governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, defendeu ontem no Parlamento a necessidade de estudar todas as hipóteses que permitam reduzir a dependência energética, incluindo a opção pela energia nuclear.

Vítor Constâncio, que falava durante a apresentação do Boletim Económico de Verão do banco central, sublinhou a importância de Portugal adoptar "uma política energética diferente" que permita fazer frente à "alteração estrutural dos preços da energia".

"A alteração estrutural dos preços da energia está para ficar e tudo tem de ser discutido, incluindo o nuclear", afirmou o governador do banco central, defendendo que "tudo tem de ser feito para evitar a dependência energética".

As reacções não se fizeram esperar.

A Quercus acusou hoje o governador do Banco de Portugal de "ingenuidade e desconhecimento", uma vez que os ambientalistas consideram esta opção errada também do ponto de vista financeiro.

"Um dos principais argumentos contra o nuclear é que é muito insustentável do ponto de vista de custos", declarou à agência Lusa o dirigente ecologista Francisco Ferreira, apontando o exemplo das "enormes derrapagens" da central nuclear finlandesa.

"Só por ingenuidade sobre o sistema energético ou por desconhecimento das prioridades do ponto de vista de custo é que podem ter sido feitas as declarações do governador do Banco de Portugal", acrescentou.

Já a Liga para a Protecção da Natureza (LPN) mostrou-se favorável a um debate sobre o nuclear, mas exortou os interessados a apresentarem todos os custos deste tipo de produção de energia.

O debate é sempre útil, até porque tem estado inquinado. A mentira permanente de não quererem fazer as contas leva à necessidade de um debate sério", disse à Lusa o presidente da LPN, Eugénio Sequeira o ambientalista.

"Quanto custa qualquer avaria numa central? Quanto custa o encerramento duma central?", questionou o ambientalista.

O ex-ministro da Indústria e Energia, Mira Amaral, entende que o recurso ao nuclear é a única forma de Portugal conseguir uma base energética estável, a par da utilização de outros tipos de energia.

"Com as energias renováveis havia quem julgasse que resolvia o problema, mas nunca com elas conseguimos ter uma base energética estável", afirmou Mira Amaral à Lusa.
Lusa
Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 4    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Energia Nuclear
Gamo30 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:52 | Sexta feira, 21 de maio de 2010
Sou a favor de todas as energias alternativas, incluindo a Nuclear.

Não faz sentido continuar-se com o papão da energia nuclear, quando é certo que grande número de países a utiliza e sem prejuízos.

Segundo se sabe, hoje as centrais nucleares são muito mais seguras. Assim, aproveitem-se as novas tecnologias aplicáveis.

O que não faz sentido é continuar-se a utilizar predominantemente a energia proveniente de combustíveis que põem o país à mercê dos especuladores.
 
 Regras da comunidade
no nuke
THUNDERSTORM1 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:41 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
Aproveitem antes o sol o vento a força das ondas e transformem tudo isto em energia,vão ver que são capazes
 
 Regras da comunidade
    Re: Local Ideal    Ver comentário
Gii (seguir utilizador), 1 ponto , 14:55 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
    Re: no nuke    Ver comentário
Sebastião da Treta (seguir utilizador), 1 ponto , 14:58 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
Nucleár ?
josemanuel34@gmail.c (seguir utilizador), 1 ponto , 12:03 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
Como disse o governador, tudo mas tudo, tem de ser posto em cima da mesa!Agora uma unica véz falem verdáde a todos nós! os Portugueses pagam a eletrecidade muito mais cara, industrial e domestica ,que os nossos vizinhos espanhois,eles tem o nucleár sao autosufecientes em energia,tem os combustiveis mais baratos que nós! por isso na minha openião tudo mas tudo tem de ser equacionádo! a quercos falou na central na filandia,tudo bem um caso,e quantas dezenas de centrais existem sem uma unica derrapagem? ou seja a Quercos é como o fudamentalismo venha ela donde vier,só eles é que sabem, só eles é que tem razão!Por isso entendo que se deve colucár em cima da mesa todas as alternativas mas todas mesmo!
 
 Regras da comunidade
    Re: Nucleár ?    Ver comentário
Joao Cannpos (seguir utilizador), 1 ponto , 12:08 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
nuke sim
Joao Cannpos (seguir utilizador), 1 ponto , 12:05 | Quarta feira, 16 de julho de 2008

Para produzir os milhares de Megawatts que vão ser precisos no futuro, só com uma central nuclear. A questão é sabermos se vamos querer a electricidade barata, ou não.

Agora dêem as voltas todas que quiserem com os argumentos da poluição, acidentes , etc ....
 
 Regras da comunidade
Esta gente está toda avariada!
sardinha assada (seguir utilizador), 1 ponto , 12:06 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
Muito lindo uma central nuclear e vão coloca-la ONDE???? Já toda a gente se esqueceu que este país treme por tudo e por nada??? E depois que lhe fazemos???? Para alem do mais não há dinheiro para ela, estamos tesos!!!
De qualquer modo sou contra!

Cumps
 
 Regras da comunidade
    Re: Esta gente está toda avariada!    Ver comentário
Joao Cannpos (seguir utilizador), 1 ponto , 12:14 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
    Re: Esta gente está toda avariada!    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 12:19 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
    Re: Esta gente está toda avariada!    Ver comentário
sardinha assada (seguir utilizador), 1 ponto , 13:41 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
    Re: Esta gente está toda avariada!    Ver comentário
8ºº8ºº8ºº8ºº8 (seguir utilizador), 1 ponto , 21:48 | Quinta feira, 17 de julho de 2008
    Re: Esta gente está toda avariada!    Ver comentário
xpresso (seguir utilizador), 1 ponto , 12:25 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
    Re: Esta gente está toda avariada!    Ver comentário
Zé_Portuga (seguir utilizador), 1 ponto , 14:18 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
    Re: Esta gente está toda avariada! ou Então Não...    Ver comentário
VN_Red (seguir utilizador), 1 ponto , 16:43 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
    Nuclear SIM!    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 22:15 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
    Re: Nuclear SIM!    Ver comentário
xpresso (seguir utilizador), 1 ponto , 11:45 | Quinta feira, 17 de julho de 2008
    Excesso de défice?    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 12:11 | Quinta feira, 17 de julho de 2008
ENERGIA NUCLEAR É NUCLEAR !
ENERGIASALTERNATIVAS (seguir utilizador), 1 ponto , 12:17 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
A Energia de origem Nuclear é tão importante como qualquer outro tipo de Energia para o desenvolvimento sustentado de um País.
O problema está em saber, se Portugal é ou não é, um País.
Por isso é necessário debater o tema, mas não nos fiquemos pelas discuções habituais que temos por hábito fazer.
Lembram-se de Foz Coa, bem lá ficou mais um helefante branco por fazer, mas, hoje aqueles que muito contribuiram para inviabilizar o projecto lá acabaram por viabilizar o Sabor.
Em 1976 eu intervi nos promeiros estudos de localização de uma hipotética central Nuclear em Portugal, concretamente em Ferrel e estão a imaginar o cenário dantesco em que os mesmos foram feitos, tinhamos acabdo de sair do 25 de Abril, logo as conclusões não poderiam ser outras.
Hoje a situação é bem diferente há já mais maturidade para se avaliar a coisa, mas, não tenhamos ilusões isto é para discutir até às calendas gregas.....gostava de me enganar.
A Energia gasta com todas as discuções que tudo isto já gerou chegava para alimentar certamente Portugal por muitos bons anos sem ter que utilizar 1 centimo na produção de Energia.
Por isso vamos poupar energia, tomem-se decisões !
Quanto aos que são contra, por motivos de segurança e poluição ambiental, eu pergunto onde vivem ?
Porque se viverem junto de uma Central Termica por ventura estarão bem piores do que se vivessem junto de uma Central Nuclear, com todos os perigos que tal acarreta.
Quanto aos que são contra por elevado custo no investimento seja ele directo ou indirecto, é caso para perguntar sabem quanto custa uma Central Térmica ? incluindo as taxas por emissão de Co2.
Para os eternos ambientalistas é só dar-lhes um estudo de impacto ambiental e aí eles saem de cena.
Um conselho façam alguma coisa antes que seja pior.
 
 Regras da comunidade
    Re: ENERGIA NUCLEAR É NUCLEAR !    Ver comentário
THUNDERSTORM1 (seguir utilizador), 1 ponto , 12:48 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
    Re: ENERGIA NUCLEAR É NUCLEAR !    Ver comentário
PresidenteDaJunta (seguir utilizador), 1 ponto , 16:36 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
O meu ponto de vista
AnteroSantos (seguir utilizador), 1 ponto , 12:32 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
Inicialmente era contra a energia nuclear, mas vários pontos de vista fizeram-me mudar de opinião.
Um dos grandes argumentos para ser contra a energia nuclear era a questão ambiental. Cai completamente por terra sabendo que temos um central nuclear a paredes meias com a nossa fronteira.´

Económicamente falando faz todo o sentido criar uma central Nuclear, isto olhando, por exemplo para uma das ultimas medidas deste governo, o patrocinio do projecto Renault-Nissan. Não faz sentido nenhum retiramos a necessidade de o consumidor comum deixar de usar produtos petroliferos se não tivermos oferta em quantidade suficiente de energia. Deste modo estariamos a tirar combustivel dos tanques dos nosso automoveis e a colocar nas centrais termo-electricas, ficariamos na mesma.
A soluções são:
  - Importar energia - deixariamos de pagar aos Paises produtores de petroleo e passavamos a pagar a Espanha.
  - Apostar nas energias renovaveis - seria necessário cobrir o pais de uma ponta a outra de paneis fotovoltaicos e geradores eolicos, com custos elevadissimos
  - Contruir uma central Nuclear - com esta opção seriamos energéticamente independentes e produziamos a energia em quantidade necessária.

Acho que é óbvio que economicamente a energia nuclear é mais vantajosa. Ambientalmente não faz diferença porque Espanha tem centrais mesmo aqui ao lado e a energia nuclear é das mais limpas(com o funcionamento normal, sem acidentes nucleares).

Provalvelmente existem pontos contra, ainda não vi alguem mencionar um válido.

Por isso Sim à energia nuclear
 
 Regras da comunidade
    Re: O meu ponto de vista    Ver comentário
vbarbosa (seguir utilizador), 1 ponto , 13:04 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
    Re: O meu ponto de vista    Ver comentário
sardinha assada (seguir utilizador), 1 ponto , 13:44 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
    Re: O meu ponto de vista    Ver comentário
fx242 (seguir utilizador), 1 ponto , 23:17 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
    Re: O meu ponto de vista    Ver comentário
lusofora (seguir utilizador), 1 ponto , 16:14 | Sexta feira, 21 de maio de 2010
    João Ratão! Afinal você está certo!    Ver comentário
Trapezio (seguir utilizador), 1 ponto , 15:42 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
    Nuclear Sim!    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 22:19 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
Pois...é!
pinhoangola (seguir utilizador), 1 ponto , 12:37 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
Nuclear...Não Obrigdo! Lembram-se deste slogan? Nesses tempos, este grito de revolta a tudo o que era nuclear, tinha a sua razão de ser, se atendermos que as alternativas de então eram baratas, petróleo e seus derivados eram por isso acessiveis. Mas a galopante procura de combustiveis de hoje em dia leva com certa justeza a que se procurem alternativas. Penso que o Pais que temos tem-nas, assim haja vontade politica. Temos mar (energia das marés) vento (éolica) e sol (aquecimento), devemos por isso ir por aí, mas se for necessário sermos "ingénuos" como afirma aquele senhor da Quercus, deixe que lhe diga que então os paises onde estão instaladas centrais nucleares, tem como habitantes uma grande cambada de ingénuos, por isso é que eles têm um tau mau nivel de vida comparado com o nosso. Não diga asneiras e não se acomode ao ridiculo de dizer que nós somos mais inteligentes e que por isso é que estamos onde estamos, talvez por sermos inteligentes no seu ponto de vista. Saudações do Kimbo.
 
 Regras da comunidade
    Nuclear Sim!    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 22:24 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
O nuclear vem aí
efeito de estufa (seguir utilizador), 1 ponto , 12:42 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
O nuclear vem aí, e o resto são cantigas.
Não é por questões de estratégia económica que Vítor Constâncio, especialista em fretes ao partido do poder, vem subreptíciamente preparar a opinião pública para a inevitabilidade de um "debate alargado e aberto", donde certamente surgirão conclusões inequívocas que apontem para a sua "imperiosa necessidade".
Também em nome da "sustentabilidade" do desenvolvimento económico e com a "transparência" que tem caracterizado a aprovação de Projectos de Interesse Nacional, esta opção está há mais tempo do que se julga a ser peparada.
A não ser assim, não compreendo a alteração da localização do novo Elefante Branco Internacional de Lisboa da Ota para Alcochete, Já que aquela é vizinha de Ferrel, onde em tempos não muito distantes se pensou construir a primeira central nuclear portuguesa.
   
 
 Regras da comunidade
Que remédio?
user178221 (seguir utilizador), 1 ponto , 12:50 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
Isto é apenas uma opinião de um leigo na matéria. Por isso é provavelmente incompleta ou errada. Mas naturalmente tenho direito de a ter. Se me dão oportunidade de a exprimir (como é o caso) obviamente que, como cidadão, a aproveito.
O nuclear não é uma alternativa nem fácil nem bem vinda. O nuclear comporta riscos, dificuldades de muita ordem, a começar no custo e a acabar na segurança. Não se trata por isso de um caminho desejado. As alternativas, porém, se calhar ainda são piores. O petróleo está a faltar e a atingir preços que ameaçam seriamente toda a economia mundial. O gás é igualmente finito e caro. O hidráulico, mais o eólico, mais o das ondas (muito atrasado) insuficientes. O carvão, que é o mais abundante, constitui uma ameaça cada vez maior devido aos gravíssimos problemas ambientais, tal como o consumo do petróleo.
Portanto, enquanto não chega o processo limpo e seguro da fissão nuclear (previsto lá para daqui a 40 ou 50 anos, ou talvez menos, não se sabe), parece que não haverá outro remédio senão a energia nuclear "à antiga" com todos os inconvenientes e riscos que implica. Riscos, porém, que, no presente, são muito menores do que há 30 ou 40 anos, visto que a tecnologia e os sistemas de segurança entretanto desenvolvidos garantem hoje um muito elevado grau de segurança.
Basta ver o numero de dezenas de centrais nucleares hoje existentes na Europa sem que haja ocorrido qualquer ameaça com o seu funcionamento.
Sem energia, o nosso mundo de hoje caminha aceleradamente para um enorme colapso. Por outro lado, a continuada queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo), que se traduzem no aquecimento global e nas alterações climatéricas cada vez mais acentuadas é outra ameaça ainda mais terrível. Quer num caso quer noutro as convulsões sociais daí decorrentes são inimagináveis.
Qual será a menos má solução? Possivelmente é a da energia nuclear convencional, a título mais ou menos provisório enquanto não chega a fissão nuclear.
Se a Quercos a condena tão veementemente, faça o favor de apresentar uma alternativa melhor .Com contas feitas.
 
 Regras da comunidade
    Re: Que remédio?    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 22:38 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
    Re: Que remédio?    Ver comentário
tigerpunk (seguir utilizador), 1 ponto , 23:01 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
Nuclear Sim!
vbarbosa (seguir utilizador), 1 ponto , 12:59 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
Está na altura de deixar de sermos pequeninos em mentalidades e de realmente modernizarmos o País. Sou favorável ao núclear à cerca de uma década e não compreendo porque é que ainda não investimos nesta tecnologia para deixarmos de ser tão dependentes energeticamente do exterior e sobretudo para que possamos também aumentar as nossas exportações.

O nuclear é hoje mais seguro que nunca, e para aqueles que têm receio dos acidentes e da radioactividade, basta relembrar apenas e só que temos centrais nucleares e depósitos nucleares em Espanha a umas míseras dezenas de quilómetros do nosso País. Para além desse aspecto, não nos podemos esquecer que não somos auto-sufientes no que diz respeito à energia eléctrica, e que importamos energia produzida por centrais nucleares... Posto isto, porque não investimos realmente em algo que nos trará valor acrescentado?!?

Caros governantes, pensem só no desenvolvimento tecnológico e no verdadeiro choque tecnológico que isto nos traz, e pensem sobretudo na energia que podemos exportar, e no menor consumo de gás natural que iremos ter (com consequência na menor emissão de CO2 e outros gases para a atmosfera).

Posto isto, NUCLEAR SIM, E JÁ!
 
 Regras da comunidade
    Re: Nuclear Sim!    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 22:31 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
    Re: Nuclear Sim!    Ver comentário
vbarbosa (seguir utilizador), 1 ponto , 11:07 | Quinta feira, 17 de julho de 2008
Nuclear mais do mesmo!
jonao (seguir utilizador), 1 ponto , 13:01 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
Agora falam-nos do nuclear como se esta fosse a solução milagrosa dos nossos problemas energéticos. A energia nuclear tem exactamente o mesmo problema que a energia obtido por matéria fóssil. O combustível nuclear é limitado tal como o petróleo, carvão e gás. Não vamos resolver o nosso problema a longo prazo, daqui a uns anos vai acontecer o mesmo que acontece agora com o petróleo, carvão e gás. As pessoas que andam a apregoar esta falsa solução são sempre as mesmas, levantando suspeitas de que podem ser "testas de ferro" de quem quer investir neste negócio.
 
 Regras da comunidade
    Nem mais! Testas de ferro!    Ver comentário
Trapezio (seguir utilizador), 1 ponto , 15:55 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
    Re: Nuclear mais do mesmo!    Ver comentário
cs_10 (seguir utilizador), 1 ponto , 16:46 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
Porque não ?!
nortagus (seguir utilizador), 1 ponto , 13:11 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
Construam a central nas Berlengas, mas com a ultra-moderna tecnologia que está a desenvolver-se. Ou então, esperem pela "fusão nuclear" !
 
 Regras da comunidade
    As Berlengas são reserva natural    Ver comentário
sardinha assada (seguir utilizador), 1 ponto , 13:49 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
Energia geotérmica
Socrates Vicente (seguir utilizador), 1 ponto , 13:18 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
Não sei se leram há umas semanas, mas há um projecto bastante interessante a ser realizado na zona de Oliveira do Hospital e Nelas, para explorar a energia geotérmica a grandes profundidades. É experimental ainda mas, nunca se sabe.

De notar que se correr bem a energia gerada é similar à de uma central nuclear (500 MW em dez anos), sem os resíduos radioactivos.

http://quiosque.aeiou.pt/...
 
 Regras da comunidade
E ainda mais...
Icezero (seguir utilizador), 1 ponto , 13:21 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
Concordo perfeitamente com os argumentos descritos nos comentarios anteriores... e apenas gostaria de apresentar mais um:
- portugal é "produtor " da materia prima, i.e, uranio. neste momento este mineral é exportado para outros paises pois n tem uso em Portugal.

continuação de boa discussão...
 
 Regras da comunidade
    Re: E ainda mais...    Ver comentário
AnteroSantos (seguir utilizador), 1 ponto , 13:43 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
    Ai que bom uranio    Ver comentário
sardinha assada (seguir utilizador), 1 ponto , 13:48 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
    Re: E ainda mais...    Ver comentário
efeito de estufa (seguir utilizador), 1 ponto , 14:04 | Quarta feira, 16 de julho de 2008
    Re: E ainda mais...    Ver comentário
8ºº8ºº8ºº8ºº8 (seguir utilizador), 1 ponto , 20:58 | Quinta feira, 17 de julho de 2008
Página 1 de 4    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
Email
O Expresso no
PUB




Atenas: 100 mil na rua contra mais austeridade
22:56 Domingo, 12 de fevereiro de 2012, 28
Grécia: 199 votam a favor do "pacote"
22:44 Domingo, 12 de fevereiro de 2012, 4
Ministro alemão: Grécia está menos empenhada que Portugal
18:55 Domingo, 12 de fevereiro de 2012, 9
Catroga admite necessidade de reajustamento do plano de ajuda
9:39 Domingo, 12 de fevereiro de 2012, 20
Grécia: Parlamento vota "pacotão"
9:17 Domingo, 12 de fevereiro de 2012, 12
"A União Europeia ameaça ruir", diz George Soros
8:46 Domingo, 12 de fevereiro de 2012, 28
Grécia: novo acordo é votado hoje no Parlamento
8:12 Domingo, 12 de fevereiro de 2012, 1
Há uma grande guerra de algoritmos no mundo financeiro
7:50 Domingo, 12 de fevereiro de 2012, 22
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
Grupo ImpresaACAP