09/02/2012 atualizado às 0:30
Página Inicial » Life & Style » Sabores » Nozes ajudam a preservar o coração

Nozes ajudam a preservar o coração

A boa alimentação é um dos segredos da vida saudável. A novidade é que o consumo regular de nozes auxilia na correcção de problemas já existentes, como o mau colesterol.

Christiana Martins (www.expresso.pt)
17:47 Quarta feira, 19 de maio de 2010
Nozes ajudam a preservar o coração

Duas nozes por dia são suficientes para ajudar a tratar do colesterol. Nozes e pistachos são alimentos com capacidade para reduzir os níveis de triglicerídeos, elementos responsáveis pela formação de placas de gordura, e do LDL, o chamado mau colesterol.

 

A boa notícia é que além de evitarem os grandes inimigos da boa saúde cardíaca, estes alimentos aumentam o HDL, considerado o colesterol positivo.

 

Estas conclusões são resultado de uma pesquisa conduzida pela Escola de Saúde Pública da Universida de Loma Lima, na Califórnia e foram divulgadas pelo sítio na Internet do jornal O Globo. O trabalho já publicado avaliou 25 estudos com testes clínicos desenvolvidos em sete cidades norte-americanas.

 

Os médicos envolvidos neste projecto analisaram pesquisas clínicas de 583 homens e mulheres, com idades compreendidas entre os 19 e 86 anos, no período entre 1992 e 2007. Durante a pesquisa, os participantes aumentaram o consumo de nozes de zero para uma média de 67 gramas por dia.

 

Os resultados demonstraram que os indivíduos que consumiram 67 gramas de nozes viram as suas taxas de triglicerídeos reduzidas em 10,2%. O LDL baixou uma média de 5,1 a 7,4%, nas pessoas com níveis mais elevados. Os participantes com níveis mais altos de colesterol também experimentaram uma redução positiva do colesterol total (de 7,45 a 9,6%).

 

Os maiores beneficiados foram os indivíduos que consumiram 20% das suas calorias diárias em nozes, o que equivale, numa dieta de duas mil calorias, a 400 calorias de nozes.

 

"As nozes são ricas em gorduras não saturadas, o principal ingrediente para baixar o colesterol", explica Joan Sabaté, responsável pelo projecto. "As nozes também são as fontes mais potentes de proteína entre as plantas, além de conterem fibras e fitoesteróides, que ajudam o colesterol a ser absorvido, conclui o investigador.

Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 1   
ordenar por:
mais votados ▼
A saúde é o mais importante!
antonius09 (seguir utilizador), 1 ponto , 23:46 | Quinta feira, 20 de maio de 2010
Por isso estas dicas são importantes. Por mim como gosto muito de nozes não é um sacrifício e é saudável. Ainda bem.
 
 Regras da comunidade
    Re: A saúde é o mais importante!    Ver comentário
jlabt (seguir utilizador), 1 ponto , 12:23 | Sexta feira, 21 de maio de 2010
Mais uma tradução errada
jlabt (seguir utilizador), 1 ponto , 12:22 | Sexta feira, 21 de maio de 2010
O artigo é realmente interesante, só é pena que a tradução esteja errada pois não é nozes (que seria walnuts em inglês) e sim frutos secos (amêndoas, nozes, avelãs, etc - nuts em inglês), como aliás vem representado na figura do site da unioversidade de Loma Lima (http://www.llu.edu/public...
 
 Regras da comunidade
    Re: Mais uma tradução errada    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 1:10 | Terça feira, 1 de junho de 2010
O Artigo é uma boa notícia.
Rogneto (seguir utilizador), 1 ponto , 0:51 | Terça feira, 1 de junho de 2010
Além do consumo regular de nozes, também o chá da sua casca moída tem valores terapêuticos que posso testemunhar como válidos. Desde há 10 meses que em substituição da água bebo chá da casca das nozes, em quantidades suficientes, mais de 1,5 litros diários. Artroses e artrites por todo corpo que nem espirrar ou tussir o podia fazer com dores durante mais de três
meses. Considero ter sido o chá que me reabilitou.
Deixo link de onde colhi esta informação.
Cumprimentos.
http://zanattalauro.blogs...
 
 Regras da comunidade
Página 1 de 1   
PUB
Email
O Expresso no
PUB




Sai um cocktail!
12:56 Segunda feira, 11 de julho de 2011,
Doidos por pasta
11:42 Quinta feira, 30 de junho de 2011,
Avenida da Liberdade inaugura novos quiosques
14:28 Sexta feira, 13 de maio de 2011, 2
Tomar volta a organizar Congresso da Sopa
14:24 Quinta feira, 14 de abril de 2011,
A cozinha ao alcance de todos
8:55 Sábado, 9 de abril de 2011,
Chocolates para adultos
14:35 Segunda feira, 28 de março de 2011,
Proibida venda de gelado de leite materno
12:17 Quinta feira, 3 de março de 2011,
Restaurante britânico vende gelado de leite materno
14:36 Segunda feira, 28 de fevereiro de 2011,
Peixe cru... nem pensar?
10:07 Sábado, 11 de setembro de 2010, 20
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
Grupo ImpresaACAP