12/02/2012 atualizado às 13:50
Página Inicial » Atualidade » Macário Correia proíbe longas pausas para café

Macário Correia proíbe longas pausas para café

Despacho interno do presidente da Câmara de Faro contra longas pausas para café alerta funcionários para eventuais sanções disciplinares que podem levar à quebra de vencimento. Concorda com esta decisão? Participe no debate e dê-nos a sua opinião.

12:15 Terça feira, 22 de junho de 2010
Macário Correia repete em Faro os processos que já pusera em prática durante a sua passagem pela Câmara de Tavira
Macário Correia repete em Faro os processos que já pusera em prática durante a sua passagem pela Câmara de Tavira
José Ventura

Faltas injustificadas, processos disciplinares e quebra no vencimento é o que pode acontecer aos funcionários da Câmara de Faro que fazem pausas para café demasiados prolongadas, disse à agência Lusa o presidente, Macário Correia. 

O presidente da Câmara de Faro assinou recentemente um despacho interno alertando os funcionários para que se fossem detetadas pausas para café demasiado longas o facto seria tratado como uma "falta injustificada", uma sanção com consequências disciplinares que pode levar à quebra de vencimento.

"Estou a fazer um alerta para puxar pelo brio e dever profissional de que as horas de serviço são para trabalhar (...). Temos de respeitar os cidadãos que às vezes estão ali em fila à espera e há alguém que está no café em vez de estar a trabalhar", disse o autarca Macário Correia, em entrevista à Lusa. 

Sindicato atento não intervém para já


O responsável pelo Sindicato dos trabalhadores da Administração Local (STAL), Hélio Encarnação, contactado pela Lusa, revela que o sindicato quer falar com os funcionários para "perceber se há justificação" para as medidas tomadas pelo autarca. 

O que o presidente Macário Correia fez foi "um ato administrativo" e se houver casos de exagero ou abuso na duração das pausas "devem ser corrigidos", mas temos de perceber com os funcionários se há justificação para os atos, explica o sindicalista, afirmando que de momento não serão tomadas nenhumas medidas. 

Macário Correia afirmou que dos 1030 funcionários da Câmara de Faro "a grande maioria das pessoas cumprem os seus deveres, mas há umas dezenas que não o fazem" e é para esses trabalhadores que o autarca assinou um despacho interno proibindo as pausas de café mais longas. 

O presidente na Câmara de Faro recordou que havia constatado "há muito" que alguns profissionais da autarquia "passavam muito tempo num pequeno bar camarário ou no café das redondezas, atrasando os processos". 

Bar camarário fecha às 10h


Depois do primeiro alerta, Macário Correia decidiu mesmo proibir as idas demoradas ao café no horário de expediente e ordenou o encerramento do bar da Câmara durante a parte da tarde, limitando o horário matinal entre as 7h e as 10h. 

Quando Macário Correia foi presidente na autarquia de Tavira, já havia implementado um sistema de controlo de assiduidade dos funcionários, tecnologicamente avançado, onde os funcionários colocavam as suas impressões e o seu tempo de trabalho era assim controlado. 

Na Câmara de Faro o sistema ainda não está instituído e é "muito atrasado", tendo Macário Correia optado "um cuidado acrescido", como o próprio assim definiu a ordem. 

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 4    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
DE QUANTOS MACÁRIOS PRECISAMOS NÓS?
tocaafalar (seguir utilizador), 3 pontos (Interessante), 12:53 | Terça feira, 22 de junho de 2010
Sr Presidente da Câmara Municipal de Faro, dou-lhe os meus parabéns pela medida. Eu não conheço a situação da Câmara de Faro para me pronunciar, sobre o assunto. Aquilo que defendo é que, qualquer trabalhador da Câmara de Faro ou de outra qualquer INSTITUIÇÃO PÚBLICA, sendo Funcionário Público, tem um Horário de trabalho. Esse horário é para cumprir e a trabalhar. O Café ou quer que seja deve ser tomado, antes ou depois do horário de trabalho.cumprido. Os sindicatos se vierem a ter qualquer interferência nefasta, relativamente a esta medida, não defendem os trabalhadores, tornam-se cúmplices de injustiças, para com os trabalhadores que cumpridores.
O problema desta gente é que, por virtude do privilégio dos trabalhadores da Administração não poderem ser despedidos, fazem o que querem e os Sindicatos não existem para defender calaceiros, mas para proteger e defender os direitos dos trabalhadores que trabalham.
Se alguém me lê, eu pergunto-lhe:
Quantas vezes foi a uma Repartição Pública, onde aguarda horas para ser atendido, quando nos 10 guichets disponíveis para atendimento, só três têm funcionário para o atender?
ESTA MEDIDA, NÃO DEVERIA IMPLEMENTADA POR MACÁRIO CORREIA NA CMF. ESTA MEDIDA DEVERIA SER CONSIGNADA EM LEI.
A nossa falta de produtividade passa, em muito por aqui.
 
 Regras da comunidade
    Re: DE QUANTOS MACÁRIOS PRECISAMOS NÓS?    Ver comentário
zeuspt (seguir utilizador), 1 ponto , 8:18 | Quarta feira, 23 de junho de 2010
    Re: DE QUANTOS MACÁRIOS PRECISAMOS NÓS?    Ver comentário
tocaafalar (seguir utilizador), 2 pontos , 10:21 | Quarta feira, 23 de junho de 2010
Não concordo
jupiter2001 (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 12:31 | Terça feira, 22 de junho de 2010
Essas pessoas não trabalham e normalmente não deixam os colegas trabalhar. Logo, quanto mais tempo estiverem fora do serviço, mais os colegas podem produzir, além de não gastarem telefone e material de escritório á conta do contribuinte.
 
 Regras da comunidade
    Re: Não concordo    Ver comentário
zorbarex (seguir utilizador), 1 ponto , 13:09 | Terça feira, 22 de junho de 2010
    Re: Não concordo    Ver comentário
zeuspt (seguir utilizador), 1 ponto , 8:14 | Quarta feira, 23 de junho de 2010
infelizmente...
B l u e S k y (seguir utilizador), 2 pontos , 12:32 | Terça feira, 22 de junho de 2010
tem de ser assim.
Só com regras rígidas e severas é que os portugueses trabalham...
As pausas e os cafés apenas contribuem para a degradação da função pública.
 
 Regras da comunidade
    O simplex    Ver comentário
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 14:20 | Terça feira, 22 de junho de 2010
    Re: infelizmente...    Ver comentário
MUNDO CLEPTOMANÍACO (seguir utilizador), 1 ponto , 14:38 | Terça feira, 22 de junho de 2010
    Re: infelizmente...    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 2 pontos , 18:05 | Terça feira, 22 de junho de 2010
Está correto proibir longas pausas para café
José Telhado (seguir utilizador), 2 pontos , 12:34 | Terça feira, 22 de junho de 2010
Existem casos em que as pessoas pegam ao serviço e a seguir vão para o café!

É evidente que isto tinha de acabar!

Infelizmente esta prática está por todo o lado.

E o setor privado também se queixa do café e do tabaco!
 
 Regras da comunidade
Prova de incapacidade e de incompetência!
C$ (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 12:49 | Terça feira, 22 de junho de 2010
Com certeza que as pausas para café e para contar anedotas prejudicam a rendibilidade! Mas como é hábito os chefes procuram encobrir as suas falhas, as suas deficiências e as suas incapacidades usam de todos os meios para transferir as responsabilidades para outro! Um bom gestor promove implementações organizativas e de disciplina apresentando resultados justificados e justificáveis sem se desculpar com os erros e incapacidades dos seus subordinados. A desculpa com os outros é prova de fraqueza e de incompetência.
 
 Regras da comunidade
    Re: Prova de incapacidade e de incompetência!    Ver comentário
VPSM (seguir utilizador), 1 ponto , 13:23 | Terça feira, 22 de junho de 2010
Venham mais
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 13:25 | Terça feira, 22 de junho de 2010
Venham mais MACÁRIOS CORREIA !
São medidas impopulares para os visados, mas muito úteis para quem permite que tenham emprego para toda a vida.
De facto é uma vergonha aquilo que se passa em certas repartições públicas !
Sala cheia de pessoas para serem atendidas e muitos empregados a saírem pela porta fora para irem tomar café nas redondezas !
Que falta de respeito pelos contribuintes !
Mas a culpa não é dos trabalhadores mas sim de quem permite que isto suceda !
Acabar com este regabofe, que não acontece em empresas privadas
Parabéns, Macário Correia !
Venham mais, mesmo que tenham de enfrentar, eventualmente alguns sindicatos.
O caso de eventuais abusos não colhe.
Quem entra ao trabalho, sòmente deve sair para almoço e nada mais.
Tomem café na sua hora de descanso.
 
 Regras da comunidade
    Re: Venham mais    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 3 pontos , 14:43 | Terça feira, 22 de junho de 2010
    Re: Venham mais    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 17:17 | Terça feira, 22 de junho de 2010
CONCORDA ???
Figgs (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 13:39 | Terça feira, 22 de junho de 2010
Explica aí : como é no expresso ? e na Impresa toda ???
 
 Regras da comunidade
Razoabilidade
Spitzer (seguir utilizador), 2 pontos , 13:58 | Terça feira, 22 de junho de 2010
Tem que ser. Quando as pessoas não conseguem ser razoáveis bom a boa-vontade dos outros há que lhes impor regras rígidas.

Uma pausa para café nunca fez mal a ninguém... ir passar horas para o café, na converseta, enquanto o trabalho se acumula é que não pode ser.

É verdade que no sector privado também há pausas para café.. pois há! Mas alguém viu um portageiro deixar a cabine e ir beber café?
O laxismo da função pública é particularmente irritante quando se têm longas filas de pessoas à espera, anos de processos em atraso e coisas para fazer. beber café não é crime. Fazer pausas no trabalho também não é crime.. mas como é que alguém com coisas para fazer e pessoas para atender consegue beber calmamente o seu café?
Não percebo.
 
 Regras da comunidade
Macário Correia proíbe longas pausas para café
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 14:30 | Terça feira, 22 de junho de 2010
O outro dia necessitei de ir a uma Repartição Pública para tratar de um assunto. Entrei e dirigi-me a duas secretárias onde duas senhoras estavam com o seu computador à sua frente. Não quero ser injusto, mas penso que o trabalho devia ser jogos. Dei as boas tardes e não me responderam e nem sequer olharam para mim. Pemaneci de pé à sua frente uns três ou quatro minutos disposto a arrear bronca. Salvou a situação uma senhora que veio depois sentar-se numa secretária que estava vazia, à qual me dirigi e lá me deu um papel para preencher depois de dizer ao que ia. A seguir foi a outra Repartição também Pública e a cena repetiu-se. Como necessitava de ir ao Banco pedir uns esclarecimentos, foi o que fiz de seguida, dado que há uma agência em frente. Sentei-me a aguardar a minha vez pois nos gabinetes havia gente. Acontece que logo que um dos clientes saíu fui chamado de imediato. Como não era a Agência habitual onde costumo ir não conhecia ninguém e só depois percebi que fui atendido pelo Gerente. Quando eu saí de imediato chamou a pessoa que entretanto tinha chegado. Até parece que estamos em dois Países diferentes. Pelo que se vê a questão até nem é ir tomar café, mas para muitos a pausa começa desde que entram até que saíem. No entanto também temos de reconhecer que há funcionários Públicos que trabalham muito e bem. Por respeiro a esses e não só, é que é preciso mudar as coisas.
 
 Regras da comunidade
    Re: Macário Correia proíbe longas pausas para café    Ver comentário
Tiroli (seguir utilizador), 1 ponto , 3:32 | Quarta feira, 23 de junho de 2010
    Re: Macário Correia proíbe longas pausas para café    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 10:25 | Quarta feira, 23 de junho de 2010
    Re: Macário Correia proíbe longas pausas para café    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 10:44 | Quarta feira, 23 de junho de 2010
Boa medida
caprylm56 (seguir utilizador), 2 pontos , 15:53 | Terça feira, 22 de junho de 2010
Mas? havia de começar pela AR onde se vê os trabalhadores a faltar, na conversa e por vezes a fazer de cama a cadeira onde se sentam.
 
 Regras da comunidade
Um 'nadinha' ao lado
PANTE44 (seguir utilizador), 2 pontos , 18:12 | Terça feira, 22 de junho de 2010
Ora aí esta uma medida quase acertada!
Concordo com a medida em si, discordo da punição. E discordo porque cortes no vencimento, não aumentam a produtividade, já obrigar os prevaricadores a compensar as falhas ao fim do dia, dando à câmara os minutos que indevidamente usaram para esticar o café, seria uma atitude mais produtiva. Cortar no vencimento castiga mas o que interessa, o serviço, fica sempre para o dia seguinte, se ao contrário, os trabalhadores forem obrigados a ficarem no seu posto de trabalho ate perfazerem o tempo do seu horário efectivo, proporciona uma maior eficácia produtiva.
No entanto acho a medida de controlo automático mais eficaz, desde que aplicada a todos, começando pelo Presidente, assessores, chefes de gabinete, funcionários, etc., e controlada por uma entidade independente. Mais eficaz seria se depois os resultados fossem mensalmente expostos para consulta geral.
Por fim e quanto a direitos e deveres não me esqueço que este foi o senhor que suspendeu um professor porque o filho se aleijou numa actividade, contra a vontade dos outros pais. Não lhe tira o direito de tomar atitudes, de qualquer forma põe-me de sobreaviso quanto ao alcance das medidas que pretende implementar!
 
 Regras da comunidade
    Re: Um 'nadinha' ao lado    Ver comentário
Tiroli (seguir utilizador), 1 ponto , 3:41 | Quarta feira, 23 de junho de 2010
.PARABÉNS..TAMBÉM ESTOU COM O MACÁRIO CORREIA..
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 2 pontos , 18:44 | Terça feira, 22 de junho de 2010
JÁ É TEMPO;DE COMEÇAR A FAZER LEIS;QUE TODOS COMECEM A CUMPRIR;COM AS SUAS OBRIGAÇÕES..PARABÉNS A TODOS;que aqui concordaram;com o macário coreia..EU CONHECI;BEM O MACARIO COREIA..é BOM RAPAZ..CPTS..SARAMAGO II...
 
 Regras da comunidade
Muito bem.....
Bairrada Vigilante (seguir utilizador), 2 pontos , 12:21 | Quarta feira, 23 de junho de 2010
.... Macário.

Se morasse em Faro, seria um "incondcional" da tua eventual recandidatura.

É inconcebível que ditos "profissionais", pagos pelos contribuintes, passem longos períodos de tempo em cafés e esplanadas, enquanto o serviço "acumula" por "falta de pessoal"....

Claro que esta doença não é só de Faro e do Algarve é do país inteiro.

Horário integral e ritimo de trabalho acelerado é o que se exige para a generalidade dos trabalhadores.

Porque não para os Funcionários Públicos???
 
 Regras da comunidade
Concordo
JCSC (seguir utilizador), 1 ponto , 12:39 | Terça feira, 22 de junho de 2010
Que tomem o cafezinho enquanto trabalham.
 
 Regras da comunidade
    Re: Concordo    Ver comentário
zorbarex (seguir utilizador), 1 ponto , 13:05 | Terça feira, 22 de junho de 2010
Pois é....
Barrosos (seguir utilizador), 1 ponto , 13:18 | Terça feira, 22 de junho de 2010
...é bom que o sindicalista se cale!!! Para não fazer grande figura de urso....
 
 Regras da comunidade
Página 1 de 4    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
PUB




Incêndio num prédio mata septuagenário
13:48 Domingo, 12 de fevereiro de 2012,
Síria: chefe da missão da Liga Árabe demite-se
13:06 Domingo, 12 de fevereiro de 2012,
Grammys terão homenagem a Whitney Houston
12:39 Domingo, 12 de fevereiro de 2012,
Murdoch voa para Londres depois das detenções no "The Sun"
11:49 Domingo, 12 de fevereiro de 2012, 1
O adeus da diva do pop e soul
11:26 Domingo, 12 de fevereiro de 2012,
EUA: Romney ganha votação republicana no Maine
10:01 Domingo, 12 de fevereiro de 2012,
Sismo de magnitude 4,2 no norte da Suíça
9:54 Domingo, 12 de fevereiro de 2012, 1
Vencedores dos Grammy são anunciados hoje
9:04 Domingo, 12 de fevereiro de 2012,
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
Grupo ImpresaACAP