13/02/2012 atualizado às 20:55
Página Inicial » Economia » "Já é tempo de se começar a pagar nas Scut", diz Teixeira dos Santos

"Já é tempo de se começar a pagar nas Scut", diz Teixeira dos Santos

Para o ministro das Finanças português, "o Governo já tomou essa decisão há uns anos" e agora, "de facto, é só montar os dispositivos eletrónicos para que se passe a pagar portagens nas Scut ". 

9:03 Terça feira, 16 de março de 2010
Teixeira dos Santos firme na decisão de avançar com o pagamento de portagens nas Scut
Teixeira dos Santos firme na decisão de avançar com o pagamento de portagens nas Scut
Mário Cruz/Lusa

Teixeira dos Santos considerou hoje, em Bruxelas, que "já é tempo" que se comecem a pagar as portagens nas Scut, adiantando que já não há obstáculos ou barreiras que o impeçam. 

"Convenhamos que já é tempo que se comece a pagar as portagens nessas Scut", disse Teixeira dos Santos à entrada de uma reunião dos ministros das Finanças da União Europeia. 

Para o ministro das Finanças português, "o Governo já tomou essa decisão há uns anos" e agora, "de facto, é só montar os dispositivos eletrónicos para que efetivamente se passe a pagar nas Scut". 

O Governo pretende avançar com a introdução de taxas nas auto-estradas sem custos para o utilizador (Scut), na Concessão SCUT Norte Litoral, na Concessão SCUT Grande Porto e na Concessão SCUT Costa da Prata, conforme consta no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC). 

Taxas vão chegar a outras Scut


"Serão introduzidas taxas na Concessão SCUT Norte Litoral, Concessão SCUT Grande Porto e Concessão SCUT Costa da Prata", conforme consta no PEC divulgado segunda feira à noite. O documento salienta que "nas restantes SCUT serão introduzidas taxas de portagem, uma vez verificados os critérios utilizados para a sua introdução".

Com a aprovação do PEC, "proceder-se-á à avaliação e revisão do modelo de financiamento das Estradas de Portugal, visando a racionalização e garantia da sua sustentabilidade, num contexto em que a infraestrutura rodoviária nacional está em fase de conclusão".

O PEC atualizado traça a estratégia orçamental de Lisboa até 2013, ano em que o défice orçamental deverá ser inferior ao limite de 3,0% imposto pelas regras europeias - o Governo aponta para um desequilíbrio de 2,8% nas contas públicas nesse ano.

A Assembleia da República aprovou na sexta feira o Orçamento do Estado para 2010 e o Governo finalizou no sábado o PEC, que só deverá ser entregue à Comissão Europeia depois de 25 de março, quando for discutido pelos deputados.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Nota da Direcção do Expresso

O Expresso apoia e vai adoptar o novo Acordo Ortográfico. Do nosso ponto de vista, as novas normas não afectam - antes contribuem - para a clarificação da língua portuguesa.

Por outro lado, não consideramos a ideia de que a ortografia afecta a fonética, mas sim o contrário. O facto de a partir de 1911 a palavra phleugma se passar a escrever fleugma e, já depois, fleuma não trouxe alterações ao modo como é pronunciada. Assim como pharmacia ou philosophia.

O facto de a agência Lusa adoptar o Acordo Ortográfico, enquanto o Expresso, por razões técnicas (correctores e programas informáticos de edição) ainda não o fez, leva a que neste sítio na Internet coexistam as ortografias pré-acordo e pós-acordo.

Pedimos, pois, a compreensão dos nossos leitores.

Lusa
Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
UTILIZADOR PAGADOR ...
J Saints (seguir utilizador), 4 pontos (Bem Escrito), 17:05 | Terça feira, 16 de março de 2010


ignorando o facto de quem agora quer implementar o pagamento no passado ter sido um acérrimo defensor do contrário ( quando na oposição o discurso é diferente ) deveriamos apenas centrar a discussão em realidades .

1- Estradas alternativas . Na maioria dos casos não existem estradas alternativas gratuitas para os mesmos percursos . Obviamente que as estradas nacionais que passam pelo interior das povoações , vilas e cidades não podem ser consideradas alternativas .

2- Utilizador pagador , SIM , mas sem excepções . Todos pagamos ( ou deviamos ) pagar os mesmo impostos pelo que não é sensato que umas zonas do país sejam mais afectadas do que outras .

3- Seria bom assumir que esta medida ainda não é ainda efectiva apenas e só por questões eleitorais , agora já não ha´razões para atrasar a sua implementação .

O discurso do Sr Ministro é mais um fait-divers a realidade ÚNICIA e IRREFUTÁVEL e que precism de receitas , e todas são poucas .

O zé paga !!

 
 Regras da comunidade
De saco ás costas
águiadois (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 10:07 | Terça feira, 16 de março de 2010
Começa a parecer mal um ministro fazer este tipo de declarações fora do País.
É o desnorte do discurso de quem já não sabe muito bem como é que vai sair de cena.
 
 Regras da comunidade
As SCUTS já são pagas
CondestavelXXI (seguir utilizador), 3 pontos (Interessante), 18:16 | Terça feira, 16 de março de 2010
Até agora pagou exclusivamente o contribuinte. O que está em causa é se o utilizador começa a pagar ou não e em que medida é que vai pagar.
Se há que sanear as finanças públicas prefiro pagar por circular numa auto estrada do que me cobrarem sem apelo nem agravo mesmo estando quieto em casa para que outros circulem sem pagar nada pela utilização.
 
 Regras da comunidade
    Re: As SCUTS já são pagas    Ver comentário
userEX165047 (seguir utilizador), 1 ponto , 19:52 | Quarta feira, 17 de março de 2010
    Re: As SCUTS já são pagas    Ver comentário
CondestavelXXI (seguir utilizador), 2 pontos , 21:34 | Quarta feira, 17 de março de 2010
    Re: As SCUTS já são pagas    Ver comentário
userEX165047 (seguir utilizador), 1 ponto , 6:33 | Quinta feira, 18 de março de 2010
    Re: As SCUTS já são pagas    Ver comentário
CondestavelXXI (seguir utilizador), 2 pontos , 11:39 | Quinta feira, 18 de março de 2010
    Re: As SCUTS já são pagas    Ver comentário
userEX165047 (seguir utilizador), 1 ponto , 17:34 | Quinta feira, 18 de março de 2010
Scuts
ANO1933 (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 20:03 | Terça feira, 16 de março de 2010
Teixeira dos Santos diz:
"Já é tempo de se começar a pagar nas SCUT"
Como é bom estar na Oposição !
Então disseram cobras e lagartos do PSD, quando este criticava as scuts, e agora vêem ao encontro das suas exigências !
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.
Isto é revelador de um incoerência absoluta.
E ainda hão-de implementar mais medidas preconizadas pela "incompetente" Manuela Ferreia Leite !
Ela, bem avisou, que íamos por caminho errado.
E o PEC, prova isso mesmo.
Só a talho de foice: Que dirá a esta mudança de 180 graus, por parte do PS, o PAI das SCUTS, o "desterrado" Eng. João Cravinho ?
 
 Regras da comunidade
    Re: Scuts    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 12:44 | Quarta feira, 17 de março de 2010
Ou seja..
Fernando Torres (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 22:04 | Quarta feira, 17 de março de 2010
Para repartir os fundos comunitários europeus entre si governos e construtoras utentes do carrousel construiram-se auto-estradas..pontes..etc..
Aqui ao lado (em Espanha..onde se ganha mais e se gasta menos) cada km de auto estrada custou cerca de 3/4 menos que o mesmo km cá..mas com uma qualidade de construção cerca de 70% superior (basta passar a ponte do Guadiana para verificar isso)..
Ou seja..houve mamagem de governantes e de construtores..estes ultimos tendo os primeiros na mão até se deram ao luxo de cortar no material (veja-se o exemplo da A22 (as outras conheço mal) que antes da inauguração abatia aqui..ali e acolá..e que hoje parece uma montanha russa em escala reduzida)..
"recebemos" fundos comunitários dos quais cerca de 40% foram desviados para outros fins que não para os indicados..
Agora..toca a unir o pessoal que nada mamou pra compensar o desvio que uns quantos mamaram..

 
 Regras da comunidade
Já é tempo de se começar a pagar nsa Scuts
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 10:36 | Terça feira, 16 de março de 2010
As portagens não deixam de ser polémicas sejam elas em estradas ou pontes. As duas partes têm razão. Esgrimem-se argumentos a favor e contra e uns e outros não deixam de ter razão e ser válidos. Há quem defenda que pagar portagens faz lembrar o tempo da Idade Média em que os Senhores Feudais assim o impunham e foi palco de conflitos com o poder Central e não deixa de concorrer para o atraso do País, quanto mais que esse dinheiro já saíu dos contribuintes. Por outro lado não é menos verdade aqueles que defendem o conceito do utilizador/pagador. Há também aqui uma certa razão quando alguns defendem se já contribuiram, não devem continuar a fazê-lo se não vão utilizar. No meio de tudo isto não nos podemos esquecer da obrigação que todos temos no que se refer à solidariedade. O grande problema neste momento é que sejam uns ou outros que tenham razão, o País não pode dar-se ao luxo de manter essa regalia. Já não é uma questão de razão, mas uma questão de possibilidade.
 
 Regras da comunidade
    Re: Já é tempo de se começar a pagar nsa Scuts    Ver comentário
Mamaevovo (seguir utilizador), 2 pontos , 10:50 | Terça feira, 16 de março de 2010
    Re: Já é tempo de se começar a pagar nsa Scuts    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 10:58 | Terça feira, 16 de março de 2010
    Re: Já é tempo de se começar a pagar nsa Scuts    Ver comentário
Mamaevovo (seguir utilizador), 1 ponto , 11:22 | Terça feira, 16 de março de 2010
    Re: Já é tempo de se começar a pagar nsa Scuts    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 14:33 | Terça feira, 16 de março de 2010
    Re: Já é tempo de se começar a pagar nsa Scuts    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 17:13 | Terça feira, 16 de março de 2010
    Re: Já é tempo de se começar a pagar nsa Scuts    Ver comentário
userEX165047 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:19 | Quarta feira, 17 de março de 2010
    Re: Já é tempo de se começar a pagar nsa Scuts    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 23:32 | Quarta feira, 17 de março de 2010
    Re: Já é tempo de se começar a pagar nsa Scuts    Ver comentário
userEX165047 (seguir utilizador), 1 ponto , 6:37 | Quinta feira, 18 de março de 2010
    Re: Já é tempo de se começar a pagar nsa Scuts    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 14:05 | Quinta feira, 18 de março de 2010
    Re: Já é tempo de se começar a pagar nsa Scuts    Ver comentário
userEX165047 (seguir utilizador), 1 ponto , 17:31 | Quinta feira, 18 de março de 2010
    Re: Já é tempo de se começar a pagar nsa Scuts    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 18:09 | Quinta feira, 18 de março de 2010
    Re: Já é tempo de se começar a pagar nsa Scuts    Ver comentário
userEX165047 (seguir utilizador), 1 ponto , 18:16 | Quinta feira, 18 de março de 2010
    Re: Já é tempo de se começar a pagar nsa Scuts    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 21:46 | Quinta feira, 18 de março de 2010
    Re: Já é tempo de se começar a pagar nsa Scuts    Ver comentário
userEX165047 (seguir utilizador), 1 ponto , 6:44 | Quinta feira, 18 de março de 2010
    Re: Já é tempo de se começar a pagar nsa Scuts    Ver comentário
Mamaevovo (seguir utilizador), 1 ponto , 11:05 | Terça feira, 16 de março de 2010
    Re: Já é tempo de se começar a pagar nsa Scuts    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 13:02 | Terça feira, 16 de março de 2010
    Re: Já é tempo de se começar a pagar nsa Scuts    Ver comentário
Mamaevovo (seguir utilizador), 1 ponto , 16:03 | Terça feira, 16 de março de 2010
    Re: Já é tempo de se começar a pagar nsa Scuts    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 20:03 | Terça feira, 16 de março de 2010
    Re: Já é tempo de se começar a pagar nsa Scuts    Ver comentário
antonius09 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:43 | Terça feira, 16 de março de 2010
    Re: Já é tempo de se começar a pagar nsa Scuts    Ver comentário
userEX165047 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:24 | Quarta feira, 17 de março de 2010
    Re: Já é tempo de se começar a pagar nsa Scuts    Ver comentário
antonius09 (seguir utilizador), 1 ponto , 10:31 | Quinta feira, 18 de março de 2010
    Re: Já é tempo de se começar a pagar nsa Scuts    Ver comentário
userEX165047 (seguir utilizador), 1 ponto , 17:37 | Quinta feira, 18 de março de 2010
    Re: Já é tempo de se começar a pagar nsa Scuts    Ver comentário
antonius09 (seguir utilizador), 1 ponto , 17:57 | Quinta feira, 18 de março de 2010
    Re: Já é tempo de se começar a pagar nsa Scuts    Ver comentário
userEX165047 (seguir utilizador), 1 ponto , 18:19 | Quinta feira, 18 de março de 2010
    Já é tempos dos politicos serem responsabilizados    Ver comentário
Transmontano1 (seguir utilizador), 1 ponto , 13:56 | Terça feira, 16 de março de 2010
    Re: Já é tempos dos politicos serem responsabiliza    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 15:15 | Terça feira, 16 de março de 2010
    Re: Já é tempos dos politicos serem responsabiliza    Ver comentário
Mamaevovo (seguir utilizador), 1 ponto , 15:59 | Terça feira, 16 de março de 2010
    Re: Já é tempos dos politicos serem responsabiliza    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 16:46 | Terça feira, 16 de março de 2010
    A cegueira é tremenda ...    Ver comentário
Transmontano1 (seguir utilizador), 1 ponto , 20:07 | Terça feira, 16 de março de 2010
    Re: Já é tempo de se começar a pagar nsa Scuts    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 14:49 | Terça feira, 16 de março de 2010
    Re: Já é tempo de se começar a pagar nsa Scuts    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 11:49 | Quarta feira, 17 de março de 2010
    Re: Já é tempo de se começar a pagar nsa Scuts    Ver comentário
userEX165047 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:16 | Quarta feira, 17 de março de 2010
    Re: Já é tempo de se começar a pagar nsa Scuts    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 18:43 | Quarta feira, 17 de março de 2010
Tempo é dinheiro
felicidade (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 11:21 | Terça feira, 16 de março de 2010
E não será tempo de acabar com a roubalheira dos "prémios" dos altos cargos das empresas públicas? Dos ordenados e outras regalias das centenas de deputados?
E dos nomeados para a função pública que entram às centenas por ano?
E dos estudos e pareceres dos escritórios de advogados?
E das sentenças torpes do tribunal administrativo?
ETC.
ETC.
ETC.
 
 Regras da comunidade
Tem toda a razão
caprylm56 (seguir utilizador), 2 pontos , 20:05 | Terça feira, 16 de março de 2010
Sr Ministro dos pobres?
O sr paga portagens???
 
 Regras da comunidade
concordo
Lopes02 (seguir utilizador), 1 ponto , 9:39 | Terça feira, 16 de março de 2010
se existem alternativas ás auto-estradas mencionadas, concordo que para circular nas auto estradas seja necessário pagar.

É a velha regra do utilizador/pagador.

Agora se não existem alternativas, não concordo com essa medida.
 
 Regras da comunidade
    Re: concordo    Ver comentário
rribeiro (seguir utilizador), 1 ponto , 9:59 | Terça feira, 16 de março de 2010
E os prémios pornográficos para os reais "boys"?!
ameijoafresca (seguir utilizador), 1 ponto , 10:26 | Terça feira, 16 de março de 2010
Um castelo encartado
ruiu estrondosamente,
qual feito fundamentado
num programa deprimente.

A luz assaz fortalecida
pode, muitas vezes, ofuscar
quem tem a mente esquecida
e que muito faz por encrencar.

Este caminho tão encolhido,
após tanta e tanta asneira,
deixará o mexilhão tolhido
ao tapar o sol com a peneira.
(ameijoafresca.blogspot.com)
 
 Regras da comunidade
É uma questão de justiça...
zebano (seguir utilizador), 1 ponto , 10:36 | Terça feira, 16 de março de 2010
Idealisticamente falando, qualquer pessoa sonha com um país onde a educação é gratiuta, a saúde é gratuita, a justiça é gratuita, e claro, as auto-estradas são gratuitas.
Contudo, e face à realidade de Portugal, tal não é possível, e no tocante às auto estradas, entendo que é totalmente injusto haver scut. Deve imperar o princípio do utilizador pagador.
 
 Regras da comunidade
    Re: É uma questão de justiça...    Ver comentário
éofimdapicada (seguir utilizador), 1 ponto , 10:52 | Terça feira, 16 de março de 2010
    Re: É uma questão de justiça...    Ver comentário
zebano (seguir utilizador), 1 ponto , 16:19 | Terça feira, 16 de março de 2010
    Re: É uma questão de justiça...    Ver comentário
Joao Cannpos (seguir utilizador), 1 ponto , 11:13 | Terça feira, 16 de março de 2010
    Moralidade? Quanto recebe Lisboa por pessoa?    Ver comentário
Tex1 (seguir utilizador), 1 ponto , 14:51 | Terça feira, 16 de março de 2010
    Re: É uma questão de justiça...    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 11:43 | Quarta feira, 17 de março de 2010
    Re: É uma questão de justiça...    Ver comentário
userEX165047 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:29 | Quarta feira, 17 de março de 2010
Pois claro!!
éofimdapicada (seguir utilizador), 1 ponto , 10:46 | Terça feira, 16 de março de 2010
Já passaram as eleições legislativas!!
Este tipo de gente é que dá má fama a quem se dedica à política. è este tipo de atitude que faz aumentar de forma inexoravel o abstencionismo...
O que importa é ganhar! depois logo se vê...Termos um governo que se fez eleger num cenário cor-de-rosa, com um défice previsto em torno aos 5%, sem se saber nada do caso face oculta (conseguiram ocultar o caso até às eleições) e sem que o PEC figurasse no programa do PS...
 
 Regras da comunidade
Ja ninguem fala dos combustiveis
RuiFaria (seguir utilizador), 1 ponto , 11:09 | Terça feira, 16 de março de 2010
Todos os dias os combustiveis aumentam de preço, e ninguem diz nada. Sera que se tornou tao banal esta escalada dos preços? A comunicaçao social foi paga para ficar de bico calado? ( por motivo ainda nao identificado nao consigo escrever com acentos, peço desculpa)
 
 Regras da comunidade
Qual é a alternaiva...
escabroso (seguir utilizador), 1 ponto , 11:50 | Terça feira, 16 de março de 2010
A alternativa é a Bancarrota?
É viver acima das nossas possibilidades?
É a fraca oposição que temos?

NÃO! É o actual Governo com todos os seus defeitos e até mentiras.
Deixem-se de hipocrisias...
 
 Regras da comunidade
    Re: Qual é a alternaiva...    Ver comentário
sardinha assada (seguir utilizador), 1 ponto , 16:06 | Terça feira, 16 de março de 2010
Pagar as Scuts?!!!
florentinoamado (seguir utilizador), 1 ponto , 12:54 | Terça feira, 16 de março de 2010
Não foram os "ninos" estes desgovernantes que em 2005 diziam que scuts não eram para pagar?!!
Mudam de ideias como eu mudo de meias, com uma diferença: - as ideis deles cheiram que tresandam e não temos forma de as lavar, só correndo com eles não só do Tachos mas deste País e para sempre.
Até acho piada a este "piqueno" que parecia ser +/- mas agora virou político e como com aquele cabeça com corte de cabelo tipo "Ouriço Cacheiro, era prevesível que dela só saria m.......
P.S. Já agora porque é que scuts a pagar só no Norte. Lisboa e Algarve tem estatuto próprio?!!!!
 
 Regras da comunidade
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
Email
O Expresso no
PUB




Menos IRS mensal para quem perde subsídios
19:32 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012, 1
BCE reduz compra de dívida para €59 mil milhões
16:36 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012,
Cavaco: economia deverá crescer no próximo ano
16:15 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012, 6
Empresas privadas não vão aplicar aumentos em 2012
15:48 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012,
Fim do bloqueio na Cerâmica de Valadares
14:07 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012, 9
Breve história das bancarrotas na Grécia
13:40 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012, 26
"Financial Times": Grécia e Portugal devem entrar em falência
13:32 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012, 21
Portugal afunda-se, Grécia e Irlanda em recuperação
11:45 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012, 59
Dívida: juros aliviam em Portugal e continuam pressionados na Grécia
10:48 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012,
Iberia cancela 121 voos por novo dia de greve
10:21 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012,
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
Grupo ImpresaACAP