13/02/2012 atualizado às 15:47
Página Inicial » Economia » "Greve é coisa do século passado", diz presidente da TAP

"Greve é coisa do século passado", diz presidente da TAP

Fernando Pinto apelou ao "bom-senso" dos pilotos da TAP , que hoje se reúnem em assembleia-geral para discutir os aumentos propostos pela empresa.

9:30 Quarta feira, 10 de março de 2010
Fernando Pinto defende que as greves não são inteligentes, porque retiram a capacidade da empresa de melhoria não só do salário como de competitividade
Fernando Pinto defende que as greves não são inteligentes, porque retiram a capacidade da empresa de melhoria não só do salário como de competitividade
Alberto Frias
O presidente da TAP considerou hoje que as greves "são algo do século passado" e recomendou aos pilotos, que hoje se reúnem em assembleia-geral para discutir os aumentos propostos pela companhia, "o bom-senso" próprio da sua profissão. 
 
"Eu considero que greves é algo do século passado, ou do século anterior. Não é inteligente, porque retira completamente a capacidade da empresa de melhoria não só do salário como de competitividade. Esta é uma empresa em dificuldades, cujo capital próprio é negativo. É uma empresa em recuperação", disse Fernando Pinto em entrevista à Lusa. 
 
De acordo com o mesmo responsável, os pilotos são o único grupo profissional que ainda não chegou a acordo com a empresa. 
 
A TAP fechou acordo com os restantes sete sindicatos, com uma proposta de aumento salarial de 1,8%, ainda sujeita a aprovação do ministério das Finanças. 
 
Já com os pilotos a empresa ofereceu uma percentagem adicional indexada a ganhos de produtividade e jogando com o acordo de empresa.  

Impasse negocial


 
"Em novembro os pilotos apresentaram um valor muito mais alto, que não se podia de forma nenhuma pensar em considerar. A nossa proposta foi dizer que os valores eram impossíveis sequer de conversar, mas que existia a possibilidade de discutir o acordo de empresa de forma a ter ganhos de eficiência sem serem prejudiciais para os pilotos", referiu Fernando Pinto. 
 
Essas alterações "poderiam ajustar e melhorar a eficiência da empresa e até a vida do próprio tripulante". 
 
"Em contrapartida, os ganhos que tivéssemos com isso, reais e mensuráveis, a TAP iria dividir: parte seria incorporada no salário e outra ficaria para a empresa. Essa foi a nossa proposta em novembro", explicou. 
 
O sindicato recusou esta proposta e entrou em greve pouco tempo depois.
 
"Nós dissémos que, responsavelmente, não poderíamos fazer de outra forma num momento com este [ou seja, com uma crise mundial a afetar todo o sector da aviação]", afirmou o presidente da TAP, lembrando que o sindicato acabou por aceitar esta proposta. 

Impactos em termos de ganhos


 
Depois de chegarem a acordo sobre os pontos do acordo da empresa a modificar, chegou-se a um novo impasse: "Quais seriam os impactos na operação da empresa em termos de ganhos". 
 
É este o ponto que ainda divide as duas partes. 
 
"Orientei o meu pessoal para que o cálculo desse o máximo no beneficio
às duas partes: ganhos reais que depois dividiríamos pelos dois. O cálculo a que chegámos foi metade ou memos do apresentado pelos sindicatos", disse Fernando Pinto. 
 
Foi então que surgiu uma nova proposta de acrescentar a estes ganhos um aumento salarial de 1,8%. 
 
"Todo o restante grupo de trabalhadores entendeu, aceitou o limite da empresa e vai ficar extremamente desgostoso se um grupo [dos pilotos] iniciar um processo que acaba por ser uma destruição para a empresa", alertou. 

Pilotos admitem nova greve


 
Os pilotos discutem hoje em assembleia-geral os aumentos propostos pela empresa e admitem avançar para uma greve. 
 
Para Fernando Pinto, "os pilotos, pela sua profissão, têm de ter bom-senso. Sabemos como se processa uma assembleia-geral e muitas vezes perde-se o controlo. Eu alerto que é extremamente perigoso para a empresa. O momento não é para esse tipo de movimentação". 
 
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Direcção do Expresso

O Expresso apoia e vai adoptar o novo Acordo Ortográfico. Do nosso ponto de vista, as novas normas não afectam - antes contribuem - para a clarificação da língua portuguesa.

Por outro lado, não consideramos a ideia de que a ortografia afecta a fonética, mas sim o contrário. O facto de a partir de 1911 a palavra phleugma se passar a escrever fleugma e, já depois, fleuma não trouxe alterações ao modo como é pronunciada. Assim como pharmacia ou philosophia.

O facto de a agência Lusa adoptar, a partir de amanhã, o Acordo, enquanto o Expresso, por razões técnicas (correctores e programas informáticos de edição) ainda não o fez, leva a que neste sítio na Internet coexistam as ortografias pré-acordo e pós-acordo.

Pedimos, pois, a compreensão dos nossos leitores.

Lusa
Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
É papo furado.meu
águiadois (seguir utilizador), 4 pontos (Interessante), 10:30 | Quarta feira, 10 de março de 2010
Não passe o sapateiro além da chinela:
É isso que deve fazer o Presidente da Tap,aconselhando-o a prestar mais atenção aos problemas da Empresa e deixar-se de bocas provocatórias e ignorantes sobre o que não conhece.
É para isso que lhe pagam principescamente e não para bater papo furado.
 
 Regras da comunidade
o mundo está a saque!
odagrom (seguir utilizador), 4 pontos (Bem Escrito), 11:05 | Quarta feira, 10 de março de 2010
Greve, meu caro, foi uma "invenção social" que se seguiu à Revolução Industrial, que estava a deixar as pessoas na miséria, com fome e a serem tratadas pior que os animais. Greve, é a concretização social do ideal "a união faz a força". Infelizmente, nos últimos anos temos assistido ao desmoronar de todas as conquistas civilizacionais importantes dos últimos séculos. Em nome de quê e de quem? Do capital e de quem o possui. Os novos ricos conseguiram subjugar a democracia e vivemos novamente num regime absolutista.
 
 Regras da comunidade
    Teve mais um pontinho meu que não sou invejoso...    Ver comentário
Mordaquikesaileite (seguir utilizador), 2 pontos , 19:02 | Quarta feira, 10 de março de 2010
    exactamente, tem mais de um seculo !!!!    Ver comentário
eugostoedemalhar (seguir utilizador), 1 ponto , 23:56 | Quarta feira, 10 de março de 2010
A greve de barriga cheia
CondestavelXXI (seguir utilizador), 3 pontos (Interessante), 12:18 | Quarta feira, 10 de março de 2010
Não serei tão peremptório em afirmar genéricamente que greve é coisa do século passado. Neste século ainda existe demasiada gente no mundo a viver na miséria para que outros vivam bem.
No caso dos pilotos da TAP e de muitos outros "grevistas de barriga cheia" à custa do contribuinte, a greve é uma chantagem inadmíssível e uma injustiça para com os restantes trabalhadores menos bem pagos que já aceitaram fazer sacrifícios em prol da recuperação da empresa.
Se a TAP só funcionasse com pilotos e a sua falência não implicasse o desemprego para muitos outros milhares dos seus colegas, os pilotos da TAP não fariam greve.
     
 
 Regras da comunidade
PINTAINHOS
Musoko (seguir utilizador), 2 pontos , 10:23 | Quarta feira, 10 de março de 2010
Querido Pinto,
Dizes, em defesa do lucro, que a greve dos trabalhadores é coisa do século passado e do anterior ao passado e que não é inteligente. Transcrevi bem? Sim? Obrigado.
Pois bem, tu és cristão? És? Sim? Obrigado. Sabes quando nasceu o Cristianismo? Sabes? É mais antigo do que as greves dos trabalhadores? É? E tu continuas a ser cristão? Ainda não aderiste a nada deste século?
Portugueses, o nome «Pinto» só vos traz problemas e dissabores. Saiam á rua exigindo a sua extinção da nomenclatura do notariado. Substituam-no por, por exemplo, «Frango de Aviário», tipo «Fernando Frango de Aviário diz que greve não é inteligente». E o povo responde, enlevado: «aquilo é das hormonas...».
 
 Regras da comunidade
Será que de uma forma subtil esse senhor é
Mordaquikesaileite (seguir utilizador), 2 pontos , 10:28 | Quarta feira, 10 de março de 2010
contra um direito universal, que é o direito à greve?...
 
 Regras da comunidade
Este Sr. Pinto
Xelex (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 11:31 | Quarta feira, 10 de março de 2010
diz que a greve é um instrumento do século passado, mas ele esquece-se que ele aufere um vencimento do século XXII, para não falar das regalias e mordomias.
 
 Regras da comunidade
    Greve ridicula tal como os seu comentario    Ver comentário
TheDuck (seguir utilizador), 1 ponto , 11:06 | Quinta feira, 11 de março de 2010
    Re: Greve ridicula tal como os seu comentario    Ver comentário
Xelex (seguir utilizador), 1 ponto , 21:12 | Quinta feira, 11 de março de 2010
Estou farto de o dizer
cjours (seguir utilizador), 2 pontos , 12:06 | Quarta feira, 10 de março de 2010
O conceito de greve aparece na revolução industrial, quando as relações laborais e o mundo laboral eram completamente diferentes dos de hoje.
Os sindicatos portugueses vivem no séc. XIX e olham para os patrões como os mineiros ingleses olhavam para os donos das minas, ou como os operários olhavam para os patrões.
Querer transportar isso para o séc. XXI e para as relações laborais, económicas, industriais do séc. XXI, além de um anacronismo, é imbecil e mostra falta de empenho e de imaginação!
 
 Regras da comunidade
    Re: Estou farto de o dizer    Ver comentário
NJP (seguir utilizador), 2 pontos , 9:00 | Quinta feira, 11 de março de 2010
    Re: Estou farto de o dizer    Ver comentário
aguafria (seguir utilizador), 1 ponto , 17:49 | Quarta feira, 10 de março de 2010
Greve
Icezero (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 12:36 | Quarta feira, 10 de março de 2010
tenho que concordar que a greve nesta situação é inaceitavel e é um uso inadequado deste instrumento de protesto.

Concordo com o Buzian quando diz que "numa altura de crise económica e vinda duma classe profissional que sempre ganhou muito acima da média, é descabida, inapropriada e egoista", pois apenas estão a prejudicar a companhia e todos os outros trabalhadores que não sendo pilotos precisam dela para pagar as contas todos os meses.

Mais, eles que são "quase funcionarios Publicos" deviam ter os mesmos aumentos que os outros funcionarios publicos vão ter...

Mas enfim eles sabem que se tiverem prejuizos outrvez la vamos todos nos dar mais uns milhoes a TAP para não ir a falencia...

Eu sou da opiniao que se devia privatizar tudo, com excepção da administração de aeroportos e gestão das bagagens (que parece que são os unicos a dar dinheiro)...
 
 Regras da comunidade
    Re: Greve    Ver comentário
sardinha assada (seguir utilizador), 1 ponto , 17:19 | Quarta feira, 10 de março de 2010
    Re: Greve    Ver comentário
Icezero (seguir utilizador), 1 ponto , 8:26 | Quinta feira, 11 de março de 2010
    Re: Greve    Ver comentário
sardinha assada (seguir utilizador), 1 ponto , 16:27 | Quinta feira, 11 de março de 2010
como a guerra
unclebens (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 13:27 | Quarta feira, 10 de março de 2010
Ninguém gosta de a fazer penso eu, mas quando se esta numa situaçao de desespero perdido por perdido, também fico incomodado com as greves sobretudo nos transportes, mas ha que nao esquecer, que foi com as greves que se obteve uma certa dignidade, e nao venha la com historias que sao os da esquerda e comunistas que organizam, porque o 1° 1 de Maio foi instituido nos USA, assim como as maiores greves, basta ler HOWARD ZINN para compreender.
 
 Regras da comunidade
Crise
caprylm56 (seguir utilizador), 2 pontos , 15:45 | Quarta feira, 10 de março de 2010
Quando a crise esta instalada não é para todos? parece que não.
País de élites, quando se é da cor safa-se, quando não amarga-se.
 
 Regras da comunidade
Os senhores pilotos que aproveitem para fazer
Goodwaves (seguir utilizador), 2 pontos , 21:35 | Quarta feira, 10 de março de 2010
greve agora, porque depois de o governo privatizar a TAP, e todos nós deixarmos de pagar os prejuízos da companhia, e uma greve destas puser os seus empregos em risco, aí é que eu quero vê-los a fazer greve!

O direito à greve é um direito que deve ser inalienável, mesmo em tempo de crise. Mas há que ter bom senso e estes senhores não têm nenhum. A greve dos pilotos é gozar com a miséria de milhões de Portugueses. Comparativamente ganham substancialmente acima dos seus congéneres Europeus, e a administração da TAP já negociou com todos os sindicatos um aumento 2,6% acima da inflação,e com os pliotos ainda outras benesses. Numa altura de crise brutal, sobretudo num sector que foi dos mais afectados, não só pela crise, mas também pelo fenomeno das low costs, esta gente quer o quê?

Deviam preocupar-se era em conseguir que os voos da TAP chegassem a horas, coisa que muito raramente acontece!
 
 Regras da comunidade
Vai uma aposta ?..
Fernando Torres (seguir utilizador), 2 pontos , 21:47 | Quarta feira, 10 de março de 2010
Quase que aposto que se a TAP for privatizada os novos proprietários manterão Fernando Pinto na administração da empresa..
Conseguiu o que ninguém antes fez..
Estranho é esta posição de sindicatos que não há tanto tempo assim ameaçaram que se Fernando Pinto fosse distituido pelo Governo acabariam com o pacto social da empresa..
Com o (pra eles) "fantasma" da privatização toca de fazer greves e logo num dos sectores mais importantes da companhia..
Tenho amigos que para manterem os brevets válidos (por causa das horas de vôo) pilotam quase que gratuitamente cargueiros da DHL..
Devem pensar que há falta de pilotos..
 
 Regras da comunidade
E as pessoas?
Maria Neves (seguir utilizador), 1 ponto , 10:50 | Quarta feira, 10 de março de 2010
Ainda não vi nada sobre o ponto de vista dos passageiros, que num período de visitar familiares, como é a Páscoa, ficam sem o poder fazer. No meu caso tenho viagem comprada para ir abraçar a minha filha que não vejo à mais de um ano.. Só me apetece chorar....Nem tenho dormido.
 
 Regras da comunidade
    Re: E as pessoas?    Ver comentário
makiavel (seguir utilizador), 2 pontos , 10:55 | Quarta feira, 10 de março de 2010
    Re: E as pessoas?    Ver comentário
Maria Neves (seguir utilizador), 1 ponto , 11:02 | Quarta feira, 10 de março de 2010
    Re: E as pessoas?    Ver comentário
makiavel (seguir utilizador), 2 pontos , 15:15 | Quarta feira, 10 de março de 2010
    Re: E as pessoas?    Ver comentário
Maria Neves (seguir utilizador), 1 ponto , 15:40 | Quarta feira, 10 de março de 2010
Greve é grave
Jorgesier (seguir utilizador), 1 ponto , 11:54 | Quarta feira, 10 de março de 2010
Na realidade este senhor tem toda a razão. Se a minha memória não falha a greve foi inventada no século passado, por isso este cavalheiro está certo, e o que está certo, certo fica. Falta agora inventar um novo tipo de greve, que é a greve a ordenados chorudos e ainda por cima pago com os dinheiros públicos de gente que ganha muito menos do que ele.
Estou a ver os pilotos portugueses a dizerem que se todos eles ganhassem o que ele ganha e tivessem todas as contrapartidas acrescidas a esse vencimento, por certo não fariam greve.
Embora concorde que a classe de pilotos ganha bem, também tenho que olhar à responsabilidade que eles levam às costas.
 
 Regras da comunidade
Realmente comportam-se como tal!
6 cilindros (seguir utilizador), 1 ponto , 12:16 | Quarta feira, 10 de março de 2010
Não colocando em causa o direito que assiste aos trabalhadores a fazer greve, este caso de autênticas primadonas gananciosas vem quanto a mim misturar o trigo no joio! Que se façam greves no sentido de se lutar por melhores condições de emprego, é mais do que aceitável e não será nunca condenável. Quando se 'usa' este direito para fazer finca pé de condições que já não se usam desde meados do século passado, então eu estou de acordo com o Brazuca! Isto é humilhante para todos quantos fizeram desta companhia o que ela é hoje. Estes novos 'aeronautas de incubadora' teimam em deitar abaixo uma companhia que Portugal inteiro já demonstrou não querer que acabe! Deviam ter vergonha na cara ou ter as condições que tem os colegas de Ryannair e Easy Jet entre outras, para ver se caíam na real. E quando vem criticar o que o Fernando Pinto ganha ou as regalias que tem, não se esqueçam: isso é o mínimo que alguém alguma vez aceitará para ser chefe de uma corja como vós! Greve sim, mas nunca pondo em causa a sobrevivência de uma companhia nem o esforço continuo que a mesma exige só para continuar a operar, aínda para mais quando as condições a exigir vão muito para além do aceitável!
 
 Regras da comunidade
    Re: Realmente comportam-se como tal!    Ver comentário
carteiro2666 (seguir utilizador), 1 ponto , 12:48 | Quarta feira, 10 de março de 2010
    Re: Realmente comportam-se como tal!    Ver comentário
Luzamarela (seguir utilizador), 1 ponto , 22:20 | Quarta feira, 10 de março de 2010
    Re: Realmente comportam-se como tal!    Ver comentário
6 cilindros (seguir utilizador), 1 ponto , 23:06 | Quarta feira, 10 de março de 2010
    Re: Realmente comportam-se como tal!    Ver comentário
Luzamarela (seguir utilizador), 1 ponto , 23:54 | Quarta feira, 10 de março de 2010
    Re: Realmente comportam-se como tal!    Ver comentário
6 cilindros (seguir utilizador), 1 ponto , 9:25 | Quinta feira, 11 de março de 2010
    Re: Realmente comportam-se como tal!    Ver comentário
6 cilindros (seguir utilizador), 1 ponto , 21:56 | Quinta feira, 11 de março de 2010
    Re: Realmente comportam-se como tal!    Ver comentário
6 cilindros (seguir utilizador), 1 ponto , 22:12 | Quinta feira, 11 de março de 2010
    Re: Realmente comportam-se como tal!    Ver comentário
6 cilindros (seguir utilizador), 1 ponto , 22:14 | Quinta feira, 11 de março de 2010
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
Email
O Expresso no
PUB




Fim do bloqueio na Cerâmica de Valadares
14:07 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012, 1
Breve história das bancarrotas na Grécia
13:40 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012, 26
"Financial Times": Grécia e Portugal devem entrar em falência
13:32 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012, 3
Portugal afunda-se, Grécia e Irlanda em recuperação
11:45 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012, 3
Dívida: juros aliviam em Portugal e continuam pressionados na Grécia
10:48 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012,
Iberia cancela 121 voos por novo dia de greve
10:21 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012,
Alemanha diz que Grécia só deu o primeiro passo
9:24 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012, 20
Fisco vai cruzar dados para verificar corte nos subsídios de Natal
9:18 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012, 1
Deco recebeu 2300 pedidos de ajuda por sobreendividamento
8:37 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012, 1
Papademos diz que deputados vão estar à altura das responsabilidades
8:21 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012,
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
Grupo ImpresaACAP