02/00/0 atualizado às 0:00
Henrique Raposo O regime que morreu três vezes  «  Henrique Raposo  «  Opinião  « Página Inicial |

O regime que morreu três vezes

Henrique Raposo
8:00 Terça feira, 17 de Fevereiro de 2009
Aumentar Texto Diminuir Texto Link para esta página Imprimir Enviar por email
del.icio.us technorati digg facebook myspace reddit google search.live newsvine

O regime morreu. A III República portuguesa está morta. Ainda ninguém levantou o corpo, porque as certidões de óbito - em política - demoram a chegar. E, neste caso, estamos a falar de três certidões, ou seja, vivemos num regime que morreu três vezes.

A primeira morte é económica. O modelo socialista/social-democrata/democrata-cristão, centrado na caridade do Estado e na subalternização do indivíduo, está falido, e brinda-nos com recessões de quatro em quatro anos. Basta ler "O Dever da Verdade" (Dom Quixote), de Medina Carreira e Ricardo Costa, para percebermos que o nosso Estado é, na verdade, a nossa forca. Através das prestações sociais e das despesas com pessoal, o Estado consome aquilo que a sociedade produz. Estas despesas, alimentadas pela teatralidade dos 'direitos adquiridos', estão a afundar Portugal. Eu sei que esta verdade é um sapo ideológico que a maioria dos portugueses recusa engolir. Mas, mais cedo ou mais tarde, o país vai perceber que os 'direitos adquiridos' constituem um terço dos pregos do caixão da III República.

A segunda morte é institucional. Como já aqui escrevi várias vezes, Portugal não tem um regime político com freios e contrapesos. O partido da maioria, seja ele qual for, controla todas as instituições do regime; vivemos numa espécie de 'ditadura conjuntural' do partido da maioria. Por outro lado, Portugal é um Estado de direito falhado: a nossa Justiça é um embaraço confrangedor. A geração que está no poder construiu a democracia. Cabe à minha geração edificar o Estado de direito.

A terceira morte é partidária. O nosso sistema partidário tem a vitalidade de um zombie, pois não responde às necessidades da sociedade. Porquê? Ora, porque os partidos portugueses representam os interesses do Estado e não os interesses da sociedade. Portugal precisa de reformas que emagreçam o Estado, mas os partidos são os primeiros a recusar essas reformas. É natural: o emagrecimento do Estado significaria o fim de milhares e milhares de empregos para os boys.

A necessária dieta estatal passaria, por exemplo, pela reforma do mapa autárquico. A actual arquitectura do poder local assenta em pilares arcaicos. Em 2009, é simplesmente ridículo vermos o país dividido em 4251 freguesias e 308 municípios. Como é que um país tão pequeno está esquartejado desta forma? Esta situação chega a ser caricata, mas os partidos nunca executarão mudanças no mapa autárquico. É fácil perceber porquê: com menos câmaras e freguesias, as matilhas de caciques seriam obrigadas a sair do quentinho partidário e a procurar trabalho no frio da vida real. Enfim, a III República está bloqueada. Os actores que deveriam ser as alavancas legítimas das reformas - os partidos - são os primeiros a dizer 'não' às ditas reformas.

Para esconder as três mortes do regime, os partidos inventaram um mecanismo de defesa: o folclore fracturante. A actual conversa sobre o casamento gay é só mais uma forma de adiar a chegada do médico legista da III República, o regime que morreu três vezes.

Henrique Raposo

Palavras-chave  regime  3 republica  democracia  partidos
Partilhar no Facebook
Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
17 comentários
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Estar morto ou moribundo...
Pedro Lemos (seguir utilizador), 3 pontos (Interessante), 11:28 | Terça feira, 17 de Fevereiro de 2009
Este artigo de Henrique Raposo é indubitavelmente uma peça literaria de rara qualidade no contexto do jornalismo português.
Dito isto, e ressalvada que seja a tolerância quanto a certas figuras de estilo normais em literatura, pode no entanto questionar-se o conteúdo de certas afirmações contidas neste comentário.
Não estou, tal como o autor, nada optimista quanto à saúde desta III República. Mas, contrariamente a Henrique Raposo, entendo que o actual regime ainda não morreu. O que ele está isso sim é moribundo. As três certidões de óbito são por isso prematuras...
Das três mortes anunciadas, aquela que me parece, apesar das circunstâncias adversas, mais longínqua é a morte económica. O sistema atravessa, é certo, uma crise muito grave, mas não morreu e nada garante que venha a morrer brevemente...
Por seu turno, a morte institucional ainda não ocorreu, mas tem razão o autor em chamar a atenção para o facto de que ao regime político faltam freios e contrapesos eficazes. Tem igualmente razão quando afirma que Portugal é um Estado de direito falhado, que a Justiça é um embaraço confrangedor e que cabe à actual geração edificar o Estado de direito. Em resumo, se a certidão de óbito institucional parece prematura, uma certidão de estado comatoso é algo que parece mais conforme à realidade...
Quanto à morte partidária, tem carradas de razão Henrique Raposo. O sistema partidário não está manifestamente a responder às necessidades da sociedade. É tempo de mudar de rumo!
 Regras da comunidade Responder
NAO HA ELITES, HA 'TIAS'
Musoko (seguir utilizador), 2 pontos , 15:03 | Terça feira, 17 de Fevereiro de 2009
Somos de geracoes e origens diferentes mas confluimos. Portugal estrebucha mas vai adiando a morte. Onde estao as semelhancas com a Venezuela de Chavez? Portugal e uma Venezuela mitigada, por isso a grande atraccao q o regime venezuelano exerce aqui. Em Portugal as instituicoes sao controladas pelas forcas secretas dos partidos, transversalmente. Ja nao ha estrategia, nao ha elites, ha 'tias'.
Mas o grande guarda-chuva de Portugal, os EUA, nao deixarao morrer este regime, interessa-lhes ter neste local um regime diferente do da Europa comunitaria, pq pode controla-lo com mais eficacia atraves da corrupcao. Por outro lado, os EUA dispoem aqui de um museu meio-vivo do comunismo: um PC domesticado, vencido, dobrado, que vai mostrando as novas geracoes 'o que era aquilo'. Por isso esse PC deve existir no quadro institucional e nao sair dele nem 'desaparecer'. Se o PC desaparecesse, surgiriam logo ideologias 'revisionistas' a gritar: eles nao existiram.
A divisao administrativa-autarquica e a maior aberracao que ja vi. Lisboa e uma CM igual a CM de Sintra, de Cascais. Pela santa! Tenham tento!
Portugal e para existir assim, e este o papel q lhe foi atribuido pelos poderes mundiais.
Um bom texto, espero que continue e nos trace estrategias criativas para este pais que importa alhos da China.
Rui Ramos
 Regras da comunidade Responder
sou a rosa amiga do senhor henrique
Rosa Engeitada (seguir utilizador), 2 pontos (Divertido), 13:49 | Segunda feira, 4 de Janeiro
ai senhor henrique estou tão contente e eu estava de início tão aflitinha quando li o título e ai que lá vão outra vez dar pancada no senhor henrique mas não e até parece uma festa e fartei-me de ler até saber tudo de cor e tentar perceber porque é que desta vez não lhe batem e aí perguntei ao meu patrão que explicou o mistério mais ou menos assim e vamos lá ver se me consigo fazer perceber é que o senhor henrique não fala no senhor engenheiro sócrates e fala do saco e como cabem todos no saco e quem começar a bater parece que está sózinho no saco e portanto estão à espera a ver quem bate primeiro e por isso ninguém bate e espero que tenham percebido e agora digo eu e ein ficou esperto o senhor henrique como diria o primeiro de agosto que é de angola e trabalha no café da esquina e os meus parabéns senhor henrique
 Regras da comunidade Responder
ELOQUENTEMENTE LUCIDO
odisseia na terra (seguir utilizador), 1 ponto , 9:52 | Terça feira, 17 de Fevereiro de 2009
MUITOS PARABENS

O MEU MAIOR ELOGIO POR ESTA SUA PROSA

TORERO, TORERO, TORERO
 Regras da comunidade Responder
Chapeau, Mr. HR!
Alfredino Cunha (seguir utilizador), 1 ponto , 11:03 | Terça feira, 17 de Fevereiro de 2009
Este artigo sintetisa tudo o que há a dizer sobre a sociedade portuguesa.

Esperam-se desenvolvimentos, naturalmente, em próximas peças.

Levanto no entanto uma questão. O regime está morto, certo. Se não estiver morto, pelo menos agoniza. Mas o problema vai ser passar-lhe a certdão de óbito.

O HM diz que vai ser a sua geração a tratar do assunto? Espero que sim e o mais depressa possível. Mas para issso vai precisar de mais que artigos de jornal. Vai ser preciso mobilizar e organizar pessoas num movimento ou partido.

A hora começa a estar certa, todavia. Convinha não deixar o morto a apodrecer muito tempo. O sofrimento moral e físico que daí pode advir pode tornar-se excessivo.
 Regras da comunidade Responder
Voilá
cjours (seguir utilizador), 1 ponto , 12:01 | Terça feira, 17 de Fevereiro de 2009
Pronto! Eis o que os comentadores, articulistas, bitaitistas militantes deviam fazer. Esta é que é a crónica que se pretende! Este é que é o tema que se deve começar a discutir em Portugal. Resolver a crise não pode ser o nosso designio nacional. O nosso designio, entre outros, terá que ser tornar a República saudável e colocá-la no Séc. XXI. Esse é que é um enorme desafio que tem que começar a entrar na cabeça de todos! O António Vitorino, ao que parece, falou disso nos Altos Estudos Militares e outras vozes se vão seguir. Porque este é, de facto, o grande tema: o que fazer com as nossas instituições, o que fazer do nosso modelo económico, o que fazer com os Partidos. E, já agora, o que fazer com a Imprensa!
Outra questão é: temos elites para pensar, mudar e aprofundar os fundamentos da República, tal como eles precisam? A Bem de quem? De Portugal, da República, dos Portugueses, dos Grupos económicos, das Instituições, dos Partidos?
esta é que é grande discussão que temos que fazer em Portugal.
 Regras da comunidade Responder
Bambora
AntiFar (seguir utilizador), 1 ponto , 12:02 | Terça feira, 17 de Fevereiro de 2009
Bambora, edificar o Estado de direito! Que se faz tarde!
 Regras da comunidade Responder
SOCIEDADE pORTUGUESA
Kavai (seguir utilizador), 1 ponto , 12:31 | Terça feira, 17 de Fevereiro de 2009
Este artigo não é uma radiografia da nossa sociedade. È uma TAC !
Parabens ao autor.
 Regras da comunidade Responder
PARABÉNS!!!
4 DE DEZEMBRO (seguir utilizador), 1 ponto , 14:17 | Terça feira, 17 de Fevereiro de 2009
Grande artigo. As minhas sinceras felicitações.

Grande poder de síntese.

Concordo com tudo quanto nele está contido.

Falta apenas mencionar a nossa burguesia e a nossa classe empresarial.

Esta crónica merece um quadro de honra no Expresso e uma duração mais prolongada em lugar de destaque.

 Regras da comunidade Responder
Genial!
paula rosado (seguir utilizador), 1 ponto , 17:58 | Terça feira, 17 de Fevereiro de 2009
o Henrique Raposo tem textos muito bons, mas por vezes tem um rasgo de genialidade, como neste caso.
 Regras da comunidade Responder
Parabens
ajotaef (seguir utilizador), 1 ponto , 19:01 | Terça feira, 17 de Fevereiro de 2009
Concordo inteiramente com este artigo genial. No entanto parece-me que o título mais adequado seria: Regime que se recusa a morrer porque a oligarquia que dele se sustenta não quer a alteração constitucional que permitiria a eutanásia dos regimes...nem o regimento da eutanásia!
 Regras da comunidade Responder
COM GRANDE PERSPICÁCIA!!!!!!!
GUERRILHEIRA (seguir utilizador), 1 ponto , 19:20 | Terça feira, 17 de Fevereiro de 2009
Se o presente artigo tratasse do futebol já teriamos umas dezenas largas de comentários.

Quando se trata de algo sério na TV nunca há tempo para prolongar o debate.Se for futebol há todo o tempo possivel e imaginario para a lavagem ao cérebro,no principio romano do "panem et circus".

Vem isto a propósito do excelente artigo que acabo de ler sobre a nossa III República.(Mario Soares não considera o periodo após 1926 como uma República,numa verdadeira cegueira histórica)

Já aqui comentei que o regime da ABRILADA atingiu a caducidade histórica e que há uma necessidade premente em acabar com ele,mesmo que fosse pela força das armas.

Alguns generais alertaram para a derrocada do actual regime,onde nao faltam traições à Pátria,abusos de poder,corrupção activa e passiva ao mais alto nível,diatribes sexuais,locuptamentos à custa alheia,tráfego de influências,subornos,ameaças,censuras,etc.etc.

Há situações neste regime que configuram práticas mafiosas com influência sobre a actividade judicial.

Fala-se em democracia,mas com enormes déficits comportamentais.

A imprensa serve um regime em decomposição,enganando a opinião pública.

Assim sendo,tem o autor do artigo a capacidade do "l'esprit de finesse" para,com grande poder de sintese,nos conduzir à IV República Democrática,Moral e Ética,conforme aqui tenho escrito amiudadas vezes.

Os intervenientes só podem ser a geração não comprometida com os vicios da Abrilada ou com a ideologia do Maio 68.

Portugal não pode ser mais adiad
 Regras da comunidade Responder
Então Como é?
Alfredino Cunha (seguir utilizador), 1 ponto , 16:02 | Quarta feira, 18 de Fevereiro de 2009
Cara Equipa do Expresso,

Creio que me tiraram um precioso pontinho sem razão ou explicação.

Isso é coisa que se faça assim, nas costas do povo?
 Regras da comunidade Responder
Afinal;pela primeira vez;vamos ter um salvador da
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 14:03 | Segunda feira, 4 de Janeiro
Ainda bem;que pela primeira vez;vamos ter um presidente da republica;não doutor;nem general;nem almirante..Apenas JORNALISTA..e AQUI NO BRASIL;HOJE JÁ NÃO SÃO CONSIDERADOS DOUTORES..aPENAS SÃO CHAMDOS DE JORNALISTAS...OUVÍU..SENHOR RAPOSO..????Mas pode contar comigo;se conseguir aí n meu país;pois ainda vexa nem pensava em nacer;já eu andava por aí apanhando nos tempos dos fascistas..VÍU...???Mas á frente..Lá conseguí me criar..E até frequentar colégios e dos melhores;e também universidades;ainda que em portugal;sempre me fosse negado esse direito..Mas á frente..ESSA é outra conversa;para outro dia..Mas continuando;o jornalista;raposo se quiser o meu apoio;poe contar..Mas para mudar para melhor;para o país;e para o povo no todo..E não pensar em apenas que uma minoria;vote a ser o dono de tudo..OUVÍU...???Senhor raposo..??fico aguradando..até quando..???cumpts..kantiflas.
 Regras da comunidade Responder
Assim, sabe bem ...
Fonsenog (seguir utilizador), 1 ponto , 14:10 | Segunda feira, 4 de Janeiro
Assim sabe bem vir à Comunidade Expresso. O artigo está excelente. É um grito de alerta que apetece obrigar a ler a todos os portugueses e os comentários (pelo menos até agora) estão á altura.
 Regras da comunidade Responder
17 comentários
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
Arquivo


Aviso
FAQ. Como funciona a comunidade no Expresso
Para deixar o seu comentário necessita de ser utilizador registado. O registo é gratuito e demora pouco mais de 30 segundos. Clique aqui  para se registar.

Se por caso já for utilizador registado, clique aqui para entrar. Depois disso, poderá comentar qualquer conteúdo.


Em caso de dúvida escreva-nos para novosite@expresso.pt, seremos tão breves quanto possível a responder.

Miguel Martins, Editor de Multimédia do Expresso


Partilhe os seus comentários com os seus amigos no Facebook!
Faça login pelo Facebook
Partilhe este site!
Sócrates, o reacionário
0:00 Sexta feira, 3 de Setembro de 2010,
A esquerda civilizada
0:00 Sexta feira, 27 de Agosto de 2010,
Bolinhas marxistas
0:00 Sexta feira, 20 de Agosto de 2010,
Portugal não devia existir
0:00 Sexta feira, 13 de Agosto de 2010,
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
Grupo ImpresaACAP