09/02/2010 actualizado às 18:57
Miguel Sousa Tavares Só restarão vencidos  «  Miguel Sousa Tavares  «  Opinião  « Página Inicial |

Só restarão vencidos

8:00 Segunda-feira, 17 de Nov de 2008
Deixe aqui o seu comentário 127 comentários   [12918 visitas]
Aumentar Texto Diminuir Texto Link para esta página Imprimir Enviar por email
del.icio.us technorati digg facebook myspace reddit google search.live newsvine

Seja qual for o desfecho final desta interminável batalha entre os professores e a ministra da Educação (e se algum dia houver desfecho...), parece que só restarão vencidos. Para começar, a ministra, derrotada politicamente e desacreditada perante os seus próprios pares; os professores, cuja guerra, apesar de tanta cobertura e apoio mediático, não convenceu ainda a maioria da opinião pública e, sobretudo, os pagadores de impostos para o ensino: até podem vir a ganhar circunstancialmente a batalha contra a ministra, mas o que passará para fora é que se bateram pela manutenção tal qual de uma situação que, em muitos aspectos, é insustentável; e perderão também os pais e alunos, com a sensação de que, por razões certas ou erradas, a primeira verdadeira reforma que se tentou no ensino não universitário falhou e tão cedo ninguém se atreverá a tentar outra. Fica tudo ou quase tudo como dantes - o que quer dizer que fica pior para o futuro.

Na verdade, se algum vencedor desta guerra há, até à data e no futuro previsível, é a Fenprof e, por extensão, o PCP, que dela fez o seu batalhão de elite no combate ao Governo - este ou qualquer outro, conforme é de sua tradição. Basta ter reparado no entusiasmo com que o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, viu chegar Setembro e o fim desse período morto das férias de Verão, o fervor com que prometia um ano escolar agitado de princípio a fim (e antes mesmo de saber o que faria a ministra), para adivinhar qual é o seu objectivo final: ganhar na rua o que se perdeu nas urnas, impor nas escolas o voto de vencido do parlamento. Dizem muitos professores, e eu acredito, que não são os sindicatos que extremaram a luta e conseguiram pôr os professores nas ruas, mas sim a própria ministra, a sua intransigência e incapacidade de ler o descontentamento da classe. Talvez seja mesmo assim, já que a própria ministra parece ter sido levada ao engano, quando achou que, tendo negociado a avaliação com a Fenprof, o acordo atingido lhe garantiria agora um ano de tréguas - para depois perceber que, afinal, nem uma grande parte dos professores se reconheciam no acordo feito, nem a Fenprof, tendo-o percebido, estava disposta a honrá-lo.

Facto é que, liderando a batalha ou cavalgando a onda, Mário Nogueira tem conseguido manter-se sempre no topo da agenda política, como nenhum outro dirigente sindical do PCP consegue desde há muito. O seu estatuto é tal que já ninguém, por exemplo, ousa contestar ou ao menos verificar os dados que ele fornece para a opinião pública. Se a Fenprof anuncia que estão 120.000 manifestantes em Lisboa, nem a polícia, o governo civil, o Governo ou a imprensa se dão já ao trabalho de duvidarem: ficam 120.000 de números oficiais e esse passa a ser um facto. E se, logo a seguir, a Fenprof e Mário Nogueira vêm dizer que a ministra, em mais uma demonstração de autoritarismo e terrorismo político, proibiu os professores de se reunirem nas escolas, toda a imprensa publica essa informação como facto adquirido e o 'Público' sente-se obrigado a tomar posição editorial, escrevendo que isso "é feio, nada democrático e revelador de um espírito pouco honesto na forma como se pretende fazer vingar o modelo de avaliação". (Detalhe: a notícia era falsa - simplesmente e completamente falsa. Mas nem o 'Público' se sentiu motivado em pedir desculpas à ministra por a ter chamado desonesta, nem Mário Nogueira se sentiu atrapalhado por ter andado a divulgar uma mentira - pelo contrário, até conseguiu ver nisso uma confirmação de que "os professores vivem em clima de medo, gerado pelas sucessivas ameaças da ministra").

Sozinha contra toda a oposição, desamparada dentro do próprio partido - onde se começa a temer os reflexos eleitorais da sua 'teimosia' - a pobre Maria de Lurdes Rodrigues vê saltar punhais de todas as esquinas e só lhe resta o apoio do primeiro-ministro para não meter baixa psiquiátrica ou fugir para muito longe daqui. O que há-de pensar um governante que vê toda a oposição criticar o seu "autismo" e "autoritarismo" na defesa de uma reforma feita "contra os professores", mas sem que ninguém tenha a coragem de dizer que é contra a avaliação ou que, chumba esta mas propõe outra? Veja-se o caso de Manuela Ferreira Leite, que é exemplar: em Março, depois da primeira manifestação nacional dos professores, ela, na sua posição de comentadora política e "outsider" do PSD liderado por Menezes, dizia que a ministra não podia recuar de forma alguma; sete meses volvidos, já na sua qualidade de candidata a primeiro-ministro e na véspera de nova manifestação de professores, vem dizer que a ministra tem de desistir, porque há muita "crispação" entre os professores.

Este é, aliás, o ponto central da polémica. Dou de barato que o processo de avaliação seja insuportavelmente burocrático, que afaste os professores do que interessa para os fazer gastar energias no supérfluo. Mas a avaliação, em si mesma, é tudo menos uma coisa supérflua e sem importância. Cá fora, na 'vida civil', a avaliação é regra número 1 do contrato de trabalho: progride-se na profissão, é-se aumentado ou não, conforme os superiores hierárquicos ou o patrão avaliam o trabalho dos empregados. Sempre foi assim, nunca ninguém estranhou e ninguém quer de outra maneira. Mas no Estado as regras são diferentes: progride-se simplesmente pela passagem dos anos, seja qual for o desempenho - por isso é que se diz que ali a antiguidade é um posto. Tanto faz que um trabalhador falte muito ou falte pouco, que produza resultados ou não, que seja criativo e empenhado ou não: basta ficar sentado, deixar passar o tempo e há-de subir sempre. Muitas vezes penso que a nossa administração pública funciona em autofagia administrativa: existe, não para prestar um serviço público, mas para servir quem a serve. A ausência de avaliação profissional, no ensino como em tudo o resto, não é apenas um prémio aos medíocres, é também um castigo e um factor de desmoralização para os bons.

Por isso, em voz alta, ninguém se atreve a dizer que a avaliação proposta para os professores é uma coisa injusta e sem sentido. Dizem que esta não serve, mas não propõem nenhuma outra - é típico do sindicalismo que temos. Alguém já ouviu a Fenprof propor outra avaliação ou outro qualquer método de premiar os melhores professores e castigar os professores dos falsos atestados médicos? Eu ouvi a alguns professores que até não alinham com a Fenprof que não se sentiam capazes de avaliar colegas. Antes também recusaram, e julgo que com razão, a proposta da ministra para que os pais participassem também na avaliação. Então, quem a deve fazer? Manuela Ferreira Leite propôs subitamente uma "avaliação externa". Mas quem a fará, com competência para tal? E será que os professores, que, pelos vistos, não querem uma avaliação interna, aceitariam uma externa? Imagine-se...

Assim, como as coisas estão, não há saída. Acontecerá uma de duas coisas: ou a ministra começa a ceder no essencial, mantendo o acessório (como já parece estar a acontecer com o deferimento para mais tarde dos efeitos da avaliação), ou acaba por desistir e tudo volta à estaca zero. Esse é o objectivo final das corporações que governam de facto entre nós e do sindicalismo conservador que, em associação com elas, visa tornar o país ingovernável. Todos sabemos que é assim: na educação, como na saúde, na justiça, na administração pública, no poder local, no sector empresarial ligado ao Estado. Por isso é que, independentemente do seu feitio, do seu método ou das suas razões até, a derrota final de Maria de Lurdes Rodrigues representará o último sopro de vida de um país eternamente adiado. Depois disso, é inútil tentar reformar o que quer que seja porque está dada a receita para o insucesso. Quem vier a seguir para governar o Estado escusa até de ter programa político: pode limitar-se a dizer que não vai deixar de pagar salários, pensões e subsídios, e toda a gente ficará tranquila.

Palavras-chave  miguel sousa tavares
127 comentários
Página 1 de 3    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Excelente Artigo
Jonas Savimbi (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 9:40 | Segunda-feira, 17 de Nov de 2008
Concordo.

Pondo as coisas em termos simples, os professores querem o direito de serem incompetentes sem que possam ser penalizados por isso. Foi por isso que a uniao soviética caiu, e será por isso que o funcionalismo público portugues se manterá no século 19 quando o resto da sociedade carrega o país e esses mesmos funcionários públicos para as maravilhas do século 21.

Se a ministra é simpática, antipática, bonita ou feia, é-me perfeitamente indiferente e nao acredito que isso possa ser utilizado como argumento por parte de quem está contra a proposta. Sao fait divers.

O que eu queria mesmo saber era:

- Os professores sao ou nao a favor de avaliacoes?
- Que tipo de avaliacoes?
- Acham justo que todos cheguem ao topo da carreira?
- Acham justo que um professor mais jovem mas mais competente receba menos e progrida menos do que um mais velho e incompetente?

A questao para mim passa pelo resto da sociedade, a chamada maioria silenciosa, comecar também a fazer barulho. Se deixarem cair a ministra, nao sei se votarei neste governo. Se mantiverem a ministra e o essencial das avaliacoes dos professores, provavelmente terao o meu voto nas próximas eleicoes.

Estou farto de ser refem de camionistas, médicos, farmácias, banqueiros e professores. Está na altura de o governo perder o medo às corporacoes e ganhar respeito pela populacao portuguesa.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Excelente Artigo    Ver comentário
linear (seguir utilizador), 1 ponto , 10:28 | Segunda-feira, 17 de Nov de 2008
    Re: Excelente Artigo    Ver comentário
filipe@rio (seguir utilizador), 1 ponto , 13:23 | Segunda-feira, 17 de Nov de 2008
    Re: Excelente Artigo    Ver comentário
Jonas Savimbi (seguir utilizador), 1 ponto , 15:44 | Segunda-feira, 17 de Nov de 2008
    Re: Excelente Artigo    Ver comentário
linear (seguir utilizador), 1 ponto , 14:22 | Terça-feira, 18 de Nov de 2008
    Re: Excelente Artigo    Ver comentário
Jonas Savimbi (seguir utilizador), 1 ponto , 8:10 | Quarta-feira, 19 de Nov de 2008
    Re: Excelente Artigo    Ver comentário
linear (seguir utilizador), 1 ponto , 12:44 | Quarta-feira, 19 de Nov de 2008
    Re: Excelente Artigo    Ver comentário
Euporaqui (seguir utilizador), 1 ponto , 22:43 | Segunda-feira, 17 de Nov de 2008
    Re: Excelente Artigo    Ver comentário
fmn (seguir utilizador), 1 ponto , 14:21 | Segunda-feira, 24 de Nov de 2008
LEGALIZED & INSTITUTIONALIZED CRIME !!!!!!!!!!!!
NORTHWIND (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 11:11 | Segunda-feira, 17 de Nov de 2008
No meu fraco entender a razao disto tudo tem raizes muito mais profundas e chama-se LEGITIMIDADE !!!!!!
Aqui no burgo QUALQUER FULANO e MINISTRO, ao contrario de outros paises em que para se ser MINISTRO ou PRIMEIRO MINISTRO, EM PRIMEIRO LUGAR TER DE SER ELEITO POR UM CIRCULO ELEITORAL E ENTAO SIM, ACUMULA AS FUNCOES DE DEPUTADO COM AS DE POR EXEMPLO SECRETARIO DE ESTADO, MINISTRO ETC, ETC,
A MANELA por exemplo que circulo ELEITORAL REPRESENTA !!!???????? E a senhora da EDUCACAO !?????? E acima de tudo o JOSE com a pose que me faz LEMBRAR CADA VEZ MAIS BENITO MUSSOLINI !!????????
Somos BRUTALMENTE GOVERNADOS por MEMBROS SECRETOS DE SEITAS E ORGANIZACOES SINISTRAS em que o PARLAMENTO e um ORGAO INUTIL e os GOVERNANTES AUTENTICAS 'FRONTS' dessas ORGANIZACOES DE REPUTACAO DUVIDOSA !!!!!!!!
ACABE-se de uma VEZ PARA SEMPRE COM A 'OLIGOPLY' , INSTAURE-SE uma VERDADEIRA DEMOCRACIA e MUITOS PROBLEMAS DESAPARECEM !!!!!!!
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
Vai pagar ? Mas como ?
Dunca (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 11:30 | Segunda-feira, 17 de Nov de 2008

O MST escreve com muita propriedade, conhece bem o país que temos:

- "... Quem vier a seguir para governar o Estado escusa até de ter programa político: pode limitar-se a dizer que não vai deixar de pagar salários, pensões e subsídios, e toda a gente ficará tranqüila..."

Sim, parece fácil de dizer, é muito demagógico, mas como os políticos vão poder cumprir as suas promessas? Quem vai pagar o aumento da conta? Aumentam-se os impostos? Não se investe? Pede-se emprestado? Mas a quem?

Vejamos como anda o perfil econômico-financeiro de Portugal:

O déficit interno está mantido, e tem que continuar a ser, por uma imposição da UE, abaixo dos 3%. Por imposição comunitária, também, não podemos mais mandar tocar a guitarra, como fizemos, em outras épocas, quando os mais pobres pagaram o aumento de conta via inflação, então, o que nos resta? O que nos resta é administrar o déficit através do aumento de impostos ou cortando despesas...

E como anda o nosso déficit externo? Crônico de si, como sempre, e só faz aumentar a nossa dívida externa, vejamos os números de 2007

Exports: $51.5 billion f.o.b. (2007 est.)

Imports: $75.3 billion f.o.b. (2007 est.)

Current account balance:: -$21.75 billion (2007 est.)

Debt - external: $461.2 billion (31 December 2007)

Pois é... Em Portugal, fala-se muito, incluindo-se de forma destacada os professores, mas não se fazem as devidas contas à vida que queremos levar.

Onde tudo isso vai parar? Não sei? Alguém tem alguma idéia?

 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Em tempo...    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 11:42 | Segunda-feira, 17 de Nov de 2008
    Re: Vai pagar ? Mas como ?    Ver comentário
filipe@rio (seguir utilizador), 1 ponto , 13:36 | Segunda-feira, 17 de Nov de 2008
    Re: Vai pagar ? Mas como ?    Ver comentário
aguafria (seguir utilizador), 1 ponto , 17:48 | Terça-feira, 18 de Nov de 2008
    Re: Vai pagar ? Mas como ?    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 11:43 | Quarta-feira, 19 de Nov de 2008
Concordo...
PortugueseMan (seguir utilizador), 1 ponto , 10:13 | Segunda-feira, 17 de Nov de 2008
...com a opinião.

Para mim, o que sinto em relação a este governo é que está a tentar fazer alguma coisa.

Poderia fazer melhor? talvez. Mas isso aplica-se a todos nós. E quantas vezes não vemos críticas, onde facilmente se aponta o dedo, mas não se vê alternativas sugeridas? criticar por criticar é sempre fácil.

Pelo menos está a tentar fazer alguma coisa.

Penso que mais tarde ou mais cedo irá haver cedências. As eleições vêm aí e se realmente pretende mudar alguma coisa, só ganhando votos, porque caso contrário o governo sai, não fazendo nada.

Tenho críticas sobre muitos aspectos da governação, mas também tenho opinões positivas.

Se me pedissem uma opinião resumida sobre este governo, diria apenas que está a tentar fazer algo pelo o país. E isso para mim já é muito positivo.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
O DESACERTO DA FERREIRA LEITE NO CASO DOS PROFS.
ruijose (seguir utilizador), 1 ponto , 11:56 | Segunda-feira, 17 de Nov de 2008
Só para se ver como a Ferreira Leite neste caso dos profs. e noutros q afectam a soc. portuguesa "não dá duas para a caixa", atente-se nisto. Há poucos dias, julgo que numa declaração na sede do PSD e cuja reportagem vi no Telejornal, a lider do PSD dizia que este modelo de avaliação dos profs. q a Ministra quer implementar em Portugal não é o único, há países q optaram por outros. E acrescentou" provavelmente piores, mas pq não experimentá-los?" Cito de memória mas a ideia foi esta. Para uma candidata a 1ª Ministra, q espero q nunca passe disso mesmo, é questão para lhe perguntarmos: se os outros modelos são provavelmente piores, para quê experimentá-los? Não é preferivel não perdermos tempo com modelos piores e tentar melhorar o q temos?
Na verdade, caro MST, qd a Ferreira Leite abra a boca, só sai asneira.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Sabe-me dizer uma coisa    Ver comentário
Professor.com.muita. (seguir utilizador), 1 ponto , 1:33 | Quarta-feira, 19 de Nov de 2008
Ficou incompetente!!!
sintomebem (seguir utilizador), 1 ponto , 16:22 | Segunda-feira, 17 de Nov de 2008
Gostava de lhe fazer uma pergunta Sr. Miguel S. Tavares, no seu tempo de estudante havia avaliação de professores? O Sr. tornou-se o homem incompetente pela falta de avaliação dos professores?
Aguardo a sua resposta?
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Ficou incompetente!!!    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 16:58 | Segunda-feira, 17 de Nov de 2008
    Re: Ficou incompetente!!!    Ver comentário
aguafria (seguir utilizador), 1 ponto , 21:04 | Terça-feira, 18 de Nov de 2008
    Re: Ficou incompetente!!!    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 11:31 | Quarta-feira, 19 de Nov de 2008
    Em tempo... Mais uma poesia...    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 13:08 | Quarta-feira, 19 de Nov de 2008
    Re: Ficou incompetente!!!    Ver comentário
aguafria (seguir utilizador), 1 ponto , 19:02 | Quarta-feira, 19 de Nov de 2008
    Sim! Havia avaliacao no tempo do MST    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 17:37 | Segunda-feira, 17 de Nov de 2008
    Re: Tempo dos que Lutaram pela Liberdade    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 17:41 | Segunda-feira, 17 de Nov de 2008
    Re: Tempo dos que Lutaram pela Liberdade    Ver comentário
sintomebem (seguir utilizador), 1 ponto , 18:18 | Segunda-feira, 17 de Nov de 2008
    Re: Tempo dos que Lutaram pela Liberdade    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 18:31 | Segunda-feira, 17 de Nov de 2008
    Re: Tempo dos que Lutaram pela Liberdade    Ver comentário
sintomebem (seguir utilizador), 1 ponto , 19:56 | Segunda-feira, 17 de Nov de 2008
    Re: Tempo dos que Lutaram pela Liberdade    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 22:16 | Segunda-feira, 17 de Nov de 2008
    Oica Lá!    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 23:16 | Segunda-feira, 17 de Nov de 2008
    Re: Oica Lá!    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 2:05 | Terça-feira, 18 de Nov de 2008
    Re: Tempo dos que Lutaram pela Liberdade    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 23:12 | Segunda-feira, 17 de Nov de 2008
    Re: Ficou incompetente!!!    Ver comentário
cevaso4444 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:49 | Sexta-feira, 21 de Nov de 2008
Politicos politicamente incorrectos...
ólhameste... (seguir utilizador), 1 ponto , 18:01 | Segunda-feira, 17 de Nov de 2008
A nossa politica é muito caracteristica, faz-se de animais, políticos leia-se, que se movimentam sobre nuvens de pressões económicas. Associam-se, filiam-se, tornam-se compadres e confrades, juntam-se em lojinhas e hotéis e fazem disso o seu modo de vida, ou seja, ocupam o lugar e mantêm o status quo, nãoé preciso fazer nada, já está tudo feito e muito bem feito.

Só mesmo um politico politicamente incorrecto para tentar a mudança. Cheia de boas intenções, mas tão desajeitada, provavelmente, só mudarão as moscas.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
Que tristeza!
myscottandyou (seguir utilizador), 1 ponto , 18:57 | Segunda-feira, 17 de Nov de 2008
Meu caro Sousa Tavares! Que saudades do profissionalismo do seu pai! Já era tempo de saber um pouco mais do que está a falar!!!! Já era tempo de se ter informado um pouco mais sobre a forma como se avaliam professores pelo mundo fora! Já era tempo de não usar esses chavões!!! Mas nesta "guerra" toda os alunos já ganharam... e só precisarm de ovos e tomates!!!! Os professores fizeram a luta errada... manifestar-se!!!!! com alguns ovos a coisa já se tinha resolvido!!! o que esta luta tem de útil (não lhe chamo guerra, como a ministra faz) é que ficamos a saber a posição que cada pessoa ocupa na sociedade, e quem sabe do que fala ou quem fala só para não estar calado, que é o seu caso!!!!
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Que tristezaa sua    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 22:36 | Segunda-feira, 17 de Nov de 2008
    Re: No melhor pano cai a nodoa...    Ver comentário
saej (seguir utilizador), 1 ponto , 15:34 | Terça-feira, 18 de Nov de 2008
Informe-se por favor
mariaelias (seguir utilizador), 1 ponto , 19:29 | Segunda-feira, 17 de Nov de 2008
Concordo com muitas opiniões do MST porém, quando fala em tabaco, velocidades e professores é de arrepiar. Tabaco porque deve ser um fumador compulsivo, velocidades porque deve meter o pé a fundo e professores porque possivelmente nunca entrou na escola dos seus filhos, as mães é que tratavam disso.
      Sou professora com muito orgulho e quero dizer que desde sempre fui avaliada, mais do que muitos que oiço falar. No entanto acho-a incapaz de reconhecer os melhores, de avaliação má para pior...
      Sou encarregada de educação de uma aluna do secundário, também pago impostos, por isso exijo que o ensino público seja de qualidade. Quero acrescentar que, se não sabe, as próprias escolas são avaliadas, disso ninguém ouve falar, a minha foi muito bem classificada.
        Desde o 25 de Abril que as sucessivas politicas do ME tem vindo a degradar o ensino, a exigência e o rigor desapareceram dando lugar ao facilitismo. E a violência substimada pelos nossos governantes. A arrogância a prepotência e a mentira não são facilitadoras de diálogo. Nunca os professores disseram não querer ser avaliados, como pretendem os governantes. Até o primeiro ministro diz que há trinta anos não somos avaliados, isto é grave, mentir e contra informar para virar a opinião pública contra nós. Ele tem obrigação de ser éticamente correcto.
      Não sou nem nunca fui sindicalizada, os sindicatos pararam no tempo, sempre votei PS, mas nunca mais votarei. Pela primeira vez fui a uma manifestação, nunca fiz greve, mas estou disposta a tudo para defender um ensino público de qualidade, sempre me orgulhei da minha profissão e não admito que a desprestigiem... todas as profissões tem bons e maus profissionais. Sou professora titular e encontro-me no topo da carreira. Mal de muitas crianças se não fossem os professores detectarem fome doença e maus tratos.
    Como é que o senhor tem sido avaliado como jornalista ? Tenho jornalistas na familia e nunca vi grelhas como as nossas. Nem um calendário de tarefas tão exaustivo. Só ontem na RTP1 se conseguiu perceber um bocadinho a complexidade da avaliação dos professores. E já agora se for ao médico, se lhe morrer um familiar, essa falta mesmo justificada conta-lhe? A nós já nos impede de atingir o excelênte.
        Quero-o convidar para vir à minha escola e dar uma ou duas aulas a algumas turmas... ou ainda verificar as grelhas de avaliação que demoraram horas a serem feitas e aprovadas, além das acções de formação que se teve de frequentar, tudo para além das aulas.
        Não gosta muito da opinião do dr. Vasco Polido Valente sobre o que escreve? Veja lá nós... a minha coordenadora é de Artes e vai ser avaliada por Ed. Fisica.
        Acha que é isto que nos leva a ter um bom ensino?
       
       
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: ... E ?    Ver comentário
RenewFersal (seguir utilizador), 1 ponto , 20:07 | Segunda-feira, 17 de Nov de 2008
    A senhora nao deita areia nos olhos de ninguém!    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 23:07 | Segunda-feira, 17 de Nov de 2008
    Re: A senhora nao deita areia nos olhos de ninguém    Ver comentário
Jonas Savimbi (seguir utilizador), 1 ponto , 8:47 | Terça-feira, 18 de Nov de 2008
    Re: A senhora nao deita areia nos olhos de ninguém    Ver comentário
aguafria (seguir utilizador), 1 ponto , 20:59 | Terça-feira, 18 de Nov de 2008
    Re: A senhora nao deita areia nos olhos de ninguém    Ver comentário
Jonas Savimbi (seguir utilizador), 1 ponto , 8:14 | Quarta-feira, 19 de Nov de 2008
    Re: A senhora nao deita areia nos olhos de ninguém    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 12:06 | Sexta-feira, 21 de Nov de 2008
    Re: A senhora nao deita areia nos olhos de ninguém    Ver comentário
aguafria (seguir utilizador), 1 ponto , 18:49 | Terça-feira, 18 de Nov de 2008
    Re: A senhora nao deita areia nos olhos de ninguém    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 12:21 | Sexta-feira, 21 de Nov de 2008
    Re: A senhora nao deita areia nos olhos de ninguém    Ver comentário
Myshkin (seguir utilizador), 1 ponto , 16:23 | Segunda-feira, 24 de Nov de 2008
Muita Emoção e Zero Análise
Alfredino Cunha (seguir utilizador), 1 ponto , 21:26 | Segunda-feira, 17 de Nov de 2008
MST é uma pessoa honesta, corajosa e independente.

Mas isso não basta para se fazer bom comentário.

Há um tema sobre que era melhor ele nunca se pronunciar: futebol. É de tal maneira emotivo sobre o assunto que perde toda a capacidade de raciocínio e análise.

Quanto aos professores, parece que vamos pelo mesmo caminho.

Há um ponto em que cuidadosamente não toca: o sistema que se quer implementar é ou não é uma aberração? MST já se deu ao trabalho de estudar o sistema para dar uma opinião? Claro que não.

E uma coisa é certa: os sindicatos não cavalgariam a onda da contestação generalizada se não houvesse antes de mais boas razões para a contestação generalizada.

Percebe? Ou precisa de explicador?
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Muita Emoção e Zero Análise    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 23:26 | Segunda-feira, 17 de Nov de 2008
    Re: Muita Emoção e Zero Análise    Ver comentário
Jonas Savimbi (seguir utilizador), 1 ponto , 8:51 | Terça-feira, 18 de Nov de 2008
    Re: Muita Emoção e Zero Análise    Ver comentário
aguafria (seguir utilizador), 1 ponto , 18:13 | Terça-feira, 18 de Nov de 2008
    Re: Muita Emoção e Zero Análise    Ver comentário
mansilper (seguir utilizador), 1 ponto , 12:52 | Terça-feira, 18 de Nov de 2008
Isto é uma opinião, Miguel Sousa Tavares?
userEX102872 (seguir utilizador), 1 ponto , 21:47 | Segunda-feira, 17 de Nov de 2008
Tive o interesse de ir ao dicionário para procurar a definição de OPINIÃO. E lá encontrei o seguinte:

maneira, modo pessoal de ver;
aquilo que se pensa sobre determinado assunto;
ideia;
juízo, parecer, voto;
crença, credo político ou religioso;
teima;
convicção.

Poderemos, assim, entender esta sua OPINIÃO sobre estas matérias do Ensino e da Educação utilizando a(s) definição(ões) que considerarmos mais adequada(s).

E ao emitir uma simples OPINIÃO temos esta doce vantagem de podermos estar completamente ERRADOS sobre um assunto... e não corrermos o risco de, mais tarde, recebermos uma "factura" em casa.

Mas é fundamental ser cuidadoso quando se dá uma opinião… É imprescindível que noções como o respeito pela dignidade não sejam feridos. Porque até podemos estar a dizer aquilo que pensamos sobre determinado assunto mas não temos o direito de ofender ninguém.

E eu, Miguel Sousa Tavares, enquanto professor, quero dizer-lhe que sinto-me ofendido com as suas palavras.

E digo-lhe porque:

- Porque também pago impostos para o ensino. Ou pensa que os professores não pagam impostos?

- Porque nunca ouviu um professor, em qualquer lugar, a manifestra-se a favor do anterior modelo: sempre manifestaram-se contra “este” modelo.

- Porque não basta uma reforma "parecer" ser a "primeira verdadeira reforma" para ela ser automaticamente boa ou produzir bons resultados.

- Porque não foi a Fenprof a não cumprir primeiramente com o memorando: foi este ministério.

- Porque os professores não são contra a avaliação: sempre foram avaliados! Se tiver dúvidas, basta ir ao Artigo 42º do Decreto-lei nº1/98 de 2 de Janeiro, do anterior Estatuto da Carreira Docente. Está tudo lá! E está algo mais… Algo que explica porque o anterior modelo de avaliação “… era injusto e não permitia distinguir…”:

- É que não foi revisto no decreto regulamentar 11/98, onde se procedeu à regulamentação do processo de avaliação do desempenho docente, o artigo 50º do mesmo Estatuto da Carreira Docente de 1998, no qual se previa que a atribuição da menção qualitativa de Muito Bom determinaria para efeitos de progressão na carreira a bonificação de dois anos no tempo de serviço do docente.

Ou seja: o anterior modelo de avaliação não permitia distinguir porque não foi regulamentado - pelos políticos - o artigo que permitia, ao reconhecer o mérito do professor, recompensá-lo em termos de progressão na carreira!

E, já que fala em avaliação como se tivesse sido avaliado rigorosamente por toda a sua vida, consegue conceber um modelo que permite situações como a de:

- Um professor de português avaliar um professor de alemão, ou de um professor de educação física avaliar um professor de educação visual?

- De um professor com mestrado e doutoramento ser avaliado por um professor menos graduado?

- De um professor que orientou o estágio de um professor ser avaliado pelo mesmo ex-estagiário?

- De um professor ter uma melhor avaliação caso avalie com melhores notas os seus alunos?

- De um professor ter que avaliar outro colega admitindo que possui menos competências que o mesmo?

- De um professor tirar Excelente ou Muito Bom em toda a sua vida de trabalho e nunca atingir o topo da carreira?

Consegue conceber isto?

Consegue “dara de barato” todas estas questões?

Não importo-me que pense mal, que faça um juízo errado, que tenha teimas ou convicções absurdas sobre este processo.

Mas não admito a vaidade e a presunção de achar e insinuar que eu nunca fui ou que não quero ser avaliado.

Porque isso é mentira.

E não se mente - mesmo ao dar uma simples opinião pessoal.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: OS PORTUGUESES SABEM QUEM TEM RAZÃO !    Ver comentário
RenewFersal (seguir utilizador), 1 ponto , 22:21 | Segunda-feira, 17 de Nov de 2008
    Ofendido    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 23:39 | Segunda-feira, 17 de Nov de 2008
    E... O Poder caiu à rua...    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 14:23 | Terça-feira, 18 de Nov de 2008
    Re: E... O Poder caiu à rua...    Ver comentário
aguafria (seguir utilizador), 1 ponto , 17:44 | Terça-feira, 18 de Nov de 2008
    Re: E... O Poder caiu à rua...    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 23:47 | Terça-feira, 18 de Nov de 2008
    Re: E... O Poder caiu à rua...    Ver comentário
aguafria (seguir utilizador), 1 ponto , 19:18 | Quarta-feira, 19 de Nov de 2008
    Re: E... O Poder caiu à rua...    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 12:27 | Sexta-feira, 21 de Nov de 2008
    Re: Ofendido    Ver comentário
Myshkin (seguir utilizador), 1 ponto , 16:34 | Segunda-feira, 24 de Nov de 2008
    Re: Isto é uma opinião, Miguel Sousa Tavares?    Ver comentário
mansilper (seguir utilizador), 1 ponto , 12:24 | Terça-feira, 18 de Nov de 2008
    Re: Isto é uma opinião, Miguel Sousa Tavares?    Ver comentário
Hábito (seguir utilizador), 1 ponto , 16:41 | Terça-feira, 18 de Nov de 2008
    Re: Isto é uma opinião, Miguel Sousa Tavares?    Ver comentário
userEX102872 (seguir utilizador), 1 ponto , 18:39 | Terça-feira, 18 de Nov de 2008
    Re: Isto é uma opinião, Miguel Sousa Tavares?    Ver comentário
Hábito (seguir utilizador), 1 ponto , 21:59 | Terça-feira, 18 de Nov de 2008
    Re: Isto é uma opinião, Miguel Sousa Tavares?    Ver comentário
Myshkin (seguir utilizador), 1 ponto , 16:29 | Segunda-feira, 24 de Nov de 2008
    Re: Isto é uma opinião, Miguel Sousa Tavares?    Ver comentário
mascas (seguir utilizador), 1 ponto , 17:55 | Sexta-feira, 21 de Nov de 2008
LEGALIZED CRIME !!!!!!!!!!!
NORTHWIND (seguir utilizador), 1 ponto , 10:20 | Terça-feira, 18 de Nov de 2008
Educação
Sócrates entregou Magalhães só para a fotografia
Por Margarida Davim
José Sócrates esteve na Escola do Freixo, em Ponte de Lima, a entregar computadores aos alunos do 1.º ciclo. Mas, depois de o primeiro-ministro ir embora, as crianças tiveram de devolver os Magalhães

Esta tudo dito !!!!!!!!!!
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
E se ...
aaaa (seguir utilizador), 1 ponto , 11:26 | Terça-feira, 18 de Nov de 2008
E se o partido que agora comanda as operações ajudar o Sócrates aqui, nos professores, para ter uns bons lugares na CMLisboa e afastar o BE?
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
Os professores já foram avaliados...e chumbaram...
makiavel (seguir utilizador), 1 ponto , 12:11 | Terça-feira, 18 de Nov de 2008
Onde é que já se viu, não querer ser avaliado?
Haja vergonha!

Pela falta de qualidade do ensino oficial;
Pela falta de qualidade dos manuais escolares ...escritos por professores (!);
Pela falta de qualidade das aulas;
Pela indiferença com que se prestam a dar faltas sucessivas e a meter "baixas" ;
...
Por tanta, tanta coisa que leva qualquer encarregado de educação a fazer todos os sacrifícios para conseguir ter os educandos em colégios privados...

Senhores professores, lamento, mas já foram avaliados...e levaram um grande chumbo!

Deixem que a avaliação se faça!
Há colegas vossos que são bons profissionais e merecem ser distinguidos!

 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
A Educação: essa máquina ingovernável
1963777 (seguir utilizador), 1 ponto , 12:54 | Terça-feira, 18 de Nov de 2008
Independentemente das razões de cada um dos lados, a crise que se vive actualmente na Educação deveria obrigar os governantes com responsabilidade na matéria a avaliar, antes de mais, o próprio sistema de ensino que temos: os seus objectivos, o seu modelo de funcionamento e os seus resultados. Sob pena de todos sairmos efectivamente a perder, seja qual for o desfecho deste caso.
Penso que a incapacidade de negociação revelada se deverá menos à intransigência entre as partes e mais à dificuldade de ajustar um modelo de avaliação global a um conjunto de realidades escolares muito heterogéneas, tendo em conta as comunidades em que as escolas estão inseridas e a especificidade dos públicos que servem.
Num momento em que o sistema público de educação mais parece uma máquina desgovernada e sem controlo a caminho do abismo, onde todos ralham e ninguém se entende, talvez fosse bom reflectir se não estaremos perante uma estrutura demasiado pesada e centralizada e, por isso mesmo, disfuncional. Escolas públicas com mais autonomia, quer ao nível da definição dos seus objectivos de desenvolvimento, quer ao nível das contratações do pessoal, não estariam mais aptas a responder às expectativas dos seus públicos e das comunidades em que se inserem e a definir modelos de avaliação mais realistas e adaptados às suas escecificidades? Sem prejuízo do papel regulador e de supervisão que cabe ao Estado, através do Ministério e das Direcções Regionais de Educação.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: A Educação: essa máquina ingovernável    Ver comentário
Jonas Savimbi (seguir utilizador), 1 ponto , 13:07 | Terça-feira, 18 de Nov de 2008
    Re: A Educação: essa máquina ingovernável    Ver comentário
1963777 (seguir utilizador), 1 ponto , 13:56 | Terça-feira, 18 de Nov de 2008
    Re: A Educação: essa máquina ingovernável    Ver comentário
Jonas Savimbi (seguir utilizador), 1 ponto , 8:55 | Quarta-feira, 19 de Nov de 2008
127 comentários
Página 1 de 3    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Arquivo


Aviso
FAQ. Como funciona a comunidade no Expresso
Para fazer o seu comentário precisa de estar registado. O registo é gratuito e demora pouco mais de 30 segundos.

Se já for utilizador registado, coloque o seu mail e palavra-chave nos campos para o efeito, na página de registo. Depois disso, poderá comentar qualquer conteúdo.

Clique aqui  para se registar.

Em caso de dúvida escreva-nos para novosite@expresso.pt, seremos tão breves quanto possível a responder.

Miguel Martins, Editor de Multimédia do Expresso

Mais um ano perdido

0:00 Quinta-feira, 4 de Fev de 2010,
[2450 visitas]

A nação indispensável

0:00 Quinta-feira, 28 de Jan de 2010,
[2866 visitas]

Ética e amnésia

0:00 Quinta-feira, 21 de Jan de 2010,
[3125 visitas]

A vontade popular

0:00 Quinta-feira, 14 de Jan de 2010,
[4111 visitas]
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
Primus Inter Pares
Grupo ImpresaACAP