09/02/2010 actualizado às 16:00
Miguel Sousa Tavares Pobres e mal-agradecidos  «  Miguel Sousa Tavares  «  Opinião  « Página Inicial |

Pobres e mal-agradecidos

8:00 Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
Deixe aqui o seu comentário 163 comentários   [12637 visitas]
Aumentar Texto Diminuir Texto Link para esta página Imprimir Enviar por email
del.icio.us technorati digg facebook myspace reddit google search.live newsvine

1 Na sentença em que condenou cinco homens de etnia cigana a penas de prisão efectiva por agressões a soldados da GNR, a juíza Ana Gabriela Freitas, de Felgueiras, citando testemunhas, referiu que os arguidos eram "pessoas marginais, traiçoeiras, integralmente subsidiodependentes do Estado". Muito embora a sentença se tenha sempre referido àqueles arguidos em concreto, o advogado de defesa entendeu que o seu alcance ia muito para lá disso e reflectia uma visão xenófoba sobre toda a comunidade cigana. É, de facto, difícil não desconfiar que assim foi e, todavia, não é isso que retira razão aos testemunhos citados pela juíza. Infelizmente.

Há anos, aplaudi a coragem do governador civil de Braga, Bacelar Gouveia, defendendo praticamente sozinho a comunidade cigana de Oleiros contra as populações locais. Hoje aplaudiria outra vez, porque penso que, num Estado de direito, a autoridade tem de garantir condições de igualdade entre todos, independentemente da raça ou dos hábitos de cada comunidade. Não é simplesmente tolerável que brancos rejeitem viver com negros por perto ou que negros rejeitem ser vizinhos de ciganos, como sucedeu recentemente na Quinta da Fonte. E, todavia, isso não encerra a questão.

Também não é tolerável que uma determinada comunidade ou etnia se torne de tal forma anti-social que ninguém queira viver ao seu lado por medo ou desconforto. Por mais teorias igualitárias que se construam, a realidade é que o mito dos ciganos vagabundos, últimos aventureiros e homens livres do Ocidente, está de há muito esgotado. Nas povoações do interior, os ciganos sempre foram olhados com desconfiança pelo facto de andarem armados, dedicarem-se ao pequeno furto e envolverem-se em frequentes rixas. Traziam problemas e conflitos aos locais por onde passavam e era natural que as populações só descansassem quando os viam longe. A maior parte da comunidade vivia, porém, do contrabando e, embora não fosse uma actividade propriamente legal, sempre foi mais ou menos tolerada como mal menor. Mas a abolição de fronteiras na Europa acabou com o único modo de vida mais ou menos estável dos ciganos. Infelizmente, a alternativa a que lançaram mão foi o tráfico de droga e tudo o que ele arrasta consigo de crimes associados.

80% das famílias ciganas recebem o Rendimento de Reinserção Social, vivem em casas cedidas pelas autarquias com rendas simbólicas, que muitas vezes nem sequer pagam, como se viu na Quinta da Fonte, dispõem de escola grátis para os filhos e assistência médica. Isto é o que a comunidade lhes dá. E o que dão eles em troca? Nada: não trabalham, não pagam impostos, não cumpram as leis do Estado que os acolhe. Reclamam-se uma diferença sociocultural que os exime de responsabilidades semelhantes às de quaisquer cidadãos, mas estão sempre na primeira linha a exigir tudo e mais alguma coisa a que se acham com direito.

Ora, eu aqui dou razão a Paulo Portas: o Estado assistencial não pode perpetuar a dependência de quem tem capacidade para viver de outra maneira. A ajuda pública existe para ocorrer a situações de emergência social, de miséria absoluta, e criar condições para que as pessoas, pelo seu trabalho e pelo seu esforço, possam então ter uma oportunidade para sair do fundo do poço. Mas não existe para alimentar, sem fim à vista, a preguiça, a indolência, a desresponsabilização. Se é que a comunidade cigana está organizada por uma hierarquia estratificada, como dizem, é altura de os seus líderes reflectirem e imporem a sua autoridade à comunidade, para que esta decida se querem ser cidadãos ou marginais. Não podem é ser cidadãos para os direitos e marginais para os deveres.

2 O Estado assistencial deu mais 256 milhões de euros à Região Autónoma da Madeira, nisso gastando 80% das verbas disponíveis no programa 'Pagar a Tempo e Horas', o qual visa contemplar as dívidas das duas Regiões Autónomas e de todos os 310 concelhos do país. A Madeira levou 80% de todo esse dinheiro e com isso o Governo de José Sócrates passou uma esponja sobre o 'endividamento zero' da Região, que havia sido instituído por Manuela Ferreira Leite e jamais cumprido pela Região. Já Guterres, no seu tempo, tinha posto a zeros a dívida acumulada pelo Governo de Jardim, contra a solene promessa de vida nova daí em diante. Mas, de cada vez que o Estado cobre as dívidas de Jardim, sucedem imediatamente duas coisas: ele desata a gastar dinheiro à tripa forra outra vez e renova os seus insultos ao governo que lhe perdoou a dívida. De cada vez que Lisboa paga, Jardim vê isso como um acto de fraqueza e a promessa de que Lisboa pagará sempre, por mais que ele gaste e por mais que ele insulte.

Desta vez, porém, parece que Jardim foi estranhamente brando, na ocasião daquela fantochada alcoólicodegradante que é o Chão de Lagoa, e, por isso, inventou mais um comício para Porto Santo onde promete então soltar a sua verborreia toda. Anunciou-o mesmo em comunicado oficial, onde mostra a sua irritação por o 'continente' não ter prestado a devida atenção às palavras de sua eminência no Chão de Lagoa. Mas já aquela inqualificável figura chamada Jaime Ramos, n.º 2 da coisa, não se coibiu de nos dizer que 'quem quer ilhas no Atlântico, tem de pagá-las'.

A questão é justamente essa: é que ninguém nos perguntou se queremos ilhas no Atlântico, sobretudo uma ilha que o sr. Jardim em tempos classificou como "uma prostituta cara". Uma ilha no Atlântico que seja, para todos os efeitos legais, território nacional, que possa beneficiar da solidariedade da nação que o seu isolamento justifica, isso eu não me importo de ter. Mas uma prostituta cara à deriva no Atlântico, sempre a morder a mão que lhe dá de comer, eu não quero. Quem é que quer pagar impostos para o sr. Jaime Ramos e essa gente?

3 Uma investigadora portuguesa ganhou o mais alto galardão europeu para a investigação científica. Dois irmãos criaram uma empresa de investigação e apresentaram esta semana o computador portátil Magalhães, criado para crianças em idade escolar e que poderá vir a ser exportado para o mundo inteiro. Um português criou, há um ano, a Star Tracker, uma rede de relacionamento e contactos sociais que reúne talentos portugueses dispersos por 144 países do mundo num total de 15.000 emigrados ou descendentes de emigrantes lusos que exercem funções de destaque nos países de acolhimento. É outra raça de portugueses: os que não ficaram sentados à espera do subsídio, do favor, da 'cunha'. Aqueles que um dia poderão dizer "eu fiz isto e isto pelo meu país". Se houvesse muitos mais assim, seríamos, seguramente, um país diferente e bem melhor.

163 comentários
Página 1 de 3    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Não há Andrade hoje ?
Queirosiano (seguir utilizador), 1 ponto , 9:13 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Não há Andrade hoje ?    Ver comentário
DukaBCN (seguir utilizador), 1 ponto , 11:41 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
    Re: Não há Andrade hoje ?    Ver comentário
Ana_Grichetchkine (seguir utilizador), 1 ponto , 18:56 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
    Re: Não há Andrade hoje ?    Ver comentário
DukaBCN (seguir utilizador), 1 ponto , 19:03 | Quarta-feira, 6 de Ago de 2008
EU FIZ ISTO E ISTO PELO MEU PAÍS
joaomiguelfs (seguir utilizador), 1 ponto , 10:12 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
...e fui despedido por o ter bem feito.
João Miguel Figueiredo Silva
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Um país pequenino,    Ver comentário
sex&binho&rock'nroll (seguir utilizador), 1 ponto , 13:39 | Terça-feira, 5 de Ago de 2008
    Re: 27 vezes 'sem justa causa'    Ver comentário
joaomiguelfs (seguir utilizador), 1 ponto , 19:44 | Terça-feira, 5 de Ago de 2008
Este ultimo paragrafo...
sardinha assada (seguir utilizador), 1 ponto , 10:57 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
Tem muito que se lhe diga...
Pela lógica os "jovens" dignos deste país são aqueles que "viram as costas" e vão a procura de melhores paragens??? Se a vida fosse sempre assim tão simples isto seria uma mar de rosas, nada mais perfeito! Realmente um acto digno de muita coragem....

Cumps
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Este ultimo paragrafo...    Ver comentário
lanterna (seguir utilizador), 1 ponto , 13:35 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
    Re: Este ultimo paragrafo...    Ver comentário
sardinha assada (seguir utilizador), 1 ponto , 14:52 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
    Re: Este ultimo paragrafo...    Ver comentário
lanterna (seguir utilizador), 1 ponto , 15:37 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
    Re: Este ultimo paragrafo...    Ver comentário
DukaBCN (seguir utilizador), 1 ponto , 17:06 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
    Re: Este ultimo paragrafo...    Ver comentário
cenas.underground (seguir utilizador), 1 ponto , 12:47 | Terça-feira, 5 de Ago de 2008
    Re: Este ultimo paragrafo...    Ver comentário
filipe@rio (seguir utilizador), 1 ponto , 17:03 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
    Re: Este ultimo paragrafo...    Ver comentário
Kini (seguir utilizador), 1 ponto , 18:04 | Quinta-feira, 7 de Ago de 2008
    Re: Este ultimo paragrafo...    Ver comentário
userEX85876 (seguir utilizador), 1 ponto , 12:12 | Sábado, 27 de Set de 2008
Os ciganos são portugueses
Manuel Almeida (seguir utilizador), 1 ponto , 11:18 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
Os ciganos são um bom exemplo da hipocrisia das elites nacionais. Esta comunidade vive em Portugal há mais tempo que os Andresen, que os Mello Breyner, mas são estes que se arrogam de portugueses e tratam os outros como um povo “de fora”. São estrangeiros e mal agradecidos.

O Estado assistencial como se sabe em Portugal não existe. O que temos são umas magras esmolas que não tiram as pessoas que as recebem da pobreza. São cerca de 2 milhões de pobres em Portugal, obviamente a maioria não são ciganos. Todos recebem as esmolas que não os impedem de ter de recorrer ao Banco Alimentar para poder comer.

Mas o que fazem os ciganos? Valeria a penas responder. O que lhes ensinam. Aproveitam as oportunidades que lhes dão. Nesse aspecto são como toda a gente.

E que lhes ensina a sociedade? Nada. A maioria não é escolarizada. Porque não andam estas crianças na escola? Porque em Portugal escolaridade obrigatória é uma Legislação que o Estado não impõe, é só para União Europeia ver.

Que fazem então os ciganos? Dedicam-se à venda ambulante. Que dão então à sociedade como pergunta MST? Muito. Produtos baratos, únicos acessíveis para muitos. Aposto que o próprio MST já comprou alguma coisa a estes vendedores ambulantes. Compram produtos com pequenos defeitos a empresas que de outro modo os deitariam fora e arcariam com o respectivo prejuízo. Pagam a pronto e em dinheiro o que num país em que as elites são coloteiras é uma virtude inestimável. Um exemplo a seguir.

São perfeitos os ciganos? Obviamente que não. São como todos nós. Empurrados para a pobreza, vendo as portas fecharem-se-lhes, resistem como podem. Muitas vezes recorrendo a meios que são condenáveis.

Estes casos mostram que a integração desta comunidade está por fazer. A lição a tirar é que é necessário ajudá-los a integrar-se. Políticas de descriminação positiva, como as seguidas nos EUA e noutros países europeus (algumas abrangendo os portugueses) são de considerar. A inacção e o ostracizar da comunidade cigana só pode agravar o problema.

O artigo de MST é dos mais racistas e preconceituosos que jamais li. Mostra o carácter de uma pessoa.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Os ciganos são portugueses    Ver comentário
DukaBCN (seguir utilizador), 1 ponto , 11:50 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
    Obrigações e responsabilidades    Ver comentário
Manuel Almeida (seguir utilizador), 1 ponto , 14:28 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
    Re: Obrigações e responsabilidades    Ver comentário
DukaBCN (seguir utilizador), 1 ponto , 16:16 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
    Obrigações    Ver comentário
Manuel Almeida (seguir utilizador), 1 ponto , 14:34 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
    Re: Obrigações    Ver comentário
DukaBCN (seguir utilizador), 1 ponto , 16:24 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
    Re: Obrigações    Ver comentário
Manuel Almeida (seguir utilizador), 1 ponto , 19:06 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
    Re: Obrigações    Ver comentário
DukaBCN (seguir utilizador), 1 ponto , 12:15 | Quarta-feira, 6 de Ago de 2008
    Re: Obrigações    Ver comentário
DukaBCN (seguir utilizador), 1 ponto , 11:05 | Quarta-feira, 13 de Ago de 2008
    Re: Os ciganos são portugueses    Ver comentário
coffe (seguir utilizador), 1 ponto , 12:33 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
    Resposta de um idiota    Ver comentário
Manuel Almeida (seguir utilizador), 1 ponto , 14:01 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
    Re: Resposta de um idiota    Ver comentário
coffe (seguir utilizador), 1 ponto , 14:28 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
    Re: Os ciganos são portugueses    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 14:06 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
    Re: Os ciganos são portugueses    Ver comentário
coffe (seguir utilizador), 1 ponto , 14:32 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
    Re: Os ciganos são portugueses    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 15:07 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
    Re: Os ciganos são portugueses    Ver comentário
ora-ai-vai (seguir utilizador), 1 ponto , 16:00 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
    Re: Os ciganos são portugueses    Ver comentário
coffe (seguir utilizador), 1 ponto , 16:45 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
    Re: Os ciganos são portugueses    Ver comentário
coffe (seguir utilizador), 1 ponto , 17:01 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
    Re: Os ciganos são portugueses    Ver comentário
anabcouteiro (seguir utilizador), 1 ponto , 8:29 | Terça-feira, 5 de Ago de 2008
    Re: Os ciganos são portugueses    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 13:32 | Terça-feira, 5 de Ago de 2008
    Re: Os ciganos são portugueses    Ver comentário
anabcouteiro (seguir utilizador), 1 ponto , 15:20 | Terça-feira, 5 de Ago de 2008
    Re: Os ciganos são portugueses    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 17:13 | Terça-feira, 5 de Ago de 2008
    Re: Os ciganos são portugueses    Ver comentário
anabcouteiro (seguir utilizador), 1 ponto , 8:25 | Quarta-feira, 6 de Ago de 2008
    Re: Os ciganos são portugueses    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 12:51 | Quarta-feira, 6 de Ago de 2008
    Re: Os ciganos são portugueses    Ver comentário
anabcouteiro (seguir utilizador), 1 ponto , 16:30 | Quarta-feira, 6 de Ago de 2008
    Re: Os ciganos são portugueses    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 15:40 | Quinta-feira, 7 de Ago de 2008
    Re: Os ciganos são portugueses    Ver comentário
Filipe Albuquerque (seguir utilizador), 1 ponto , 13:51 | Quarta-feira, 6 de Ago de 2008
    Re: Os ciganos são portugueses    Ver comentário
anabcouteiro (seguir utilizador), 1 ponto , 16:44 | Quarta-feira, 6 de Ago de 2008
    Re: Os ciganos são portugueses    Ver comentário
anabcouteiro (seguir utilizador), 1 ponto , 8:09 | Quinta-feira, 7 de Ago de 2008
    Re: Os ciganos são portugueses    Ver comentário
Filipe Albuquerque (seguir utilizador), 1 ponto , 13:51 | Quinta-feira, 7 de Ago de 2008
    Re: Os ciganos são portugueses    Ver comentário
anabcouteiro (seguir utilizador), 1 ponto , 12:22 | Sexta-feira, 8 de Ago de 2008
    Re: Os ciganos são portugueses    Ver comentário
DukaBCN (seguir utilizador), 1 ponto , 13:38 | Sexta-feira, 8 de Ago de 2008
    Re: Os ciganos são portugueses    Ver comentário
Filipe Albuquerque (seguir utilizador), 1 ponto , 14:01 | Sexta-feira, 8 de Ago de 2008
    Re: Os ciganos são portugueses    Ver comentário
anabcouteiro (seguir utilizador), 1 ponto , 15:04 | Sexta-feira, 8 de Ago de 2008
    Re: Os ciganos são ... o quÊ    Ver comentário
Mearoz (seguir utilizador), 1 ponto , 0:52 | Quinta-feira, 8 de Jan de 2009
Obrigado MST
Caimoto (seguir utilizador), 1 ponto , 11:33 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
Trabalho em Lausanne como assistente universitario. Nao é facil dada a distancia e diferencas culturais. Penso que eu e os meus colegas vamos mudando paulatinamente a ideia do emigrante portugues na suica que lava casas-de-banho. Custa mas compensa.

Mas temos algo em comum com todos os emigrantes, as remessas. Sera que o Pais sobrevive sem elas?

Alexandre
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Obrigado MST    Ver comentário
Sakata (seguir utilizador), 1 ponto , 13:06 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
    Emigrante envergonhado    Ver comentário
Manuel Almeida (seguir utilizador), 1 ponto , 15:49 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
    Re: Obrigado MST    Ver comentário
Joao Cannpos (seguir utilizador), 1 ponto , 17:01 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
    Re: Obrigado MST    Ver comentário
DukaBCN (seguir utilizador), 1 ponto , 17:12 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
    Remessas    Ver comentário
Manuel Almeida (seguir utilizador), 1 ponto , 17:53 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
A Globalização também afectou os ciganos
Trapezio (seguir utilizador), 1 ponto , 12:22 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
Caro Miguel,

Aqui onde vivo, existe uma grande comunidade cigana, da qual tenho boas e más experiências. Do conjunto das experiências que tive, cheguei à conclusão de que os ciganos respeitam quando são respeitados. Aqui há alguns anos, um jovem cigano, toxicodependente, atirou uma pedra contra a porta de entrada do prédio onde vivo, partindo vidros. Imediatamente, o administrador do condomínio foi falar com o ancião da comunidade. Posso dizer-lhe que a reparação da porta foi paga e foi-nos prometido que nunca mais voltaríamos a ter problemas (o jovem atirou a pedra, alegadamente, porque na altura morava no prédio um agente da GNR, com quem, eventualmente, tinha entrado em conflito). O certo é que, depois disso, tal como nos tinha prometido o ancião, não voltámos a ter problemas. Tenho um familiar que é enfermeiro e quando tem de lidar com ciganos, não fala com mais ninguém a não ser com o ancião. Não aceita histerias, nem ameaças, pede apenas para falar com o ancião e é apenas com ele, e mais ninguém da família, que dá notícias relativamente a um paciente.

Desta comunidade que conheço, a grande maioria trabalha (ou trabalhava) nas feiras e como vendedores ambulantes. Normalmente, vendiam PEÇAS DE VESTUÁRIO. Iam às fábricas têxteis e compravam restos de colecções e peças com defeito, que depois vendiam nas feiras. Ora, acontece que agora, muitas dessas empresas têxteis FECHARAM, o que significa que também esta comunidade passou a ser afectada pela globalização "made in China". Ainda há tempos, passei numa dessas "feiras dos ciganos"- como são por aqui designadas as feiras ambulantes, embora nem todos os vendedores sejam ciganos - e pude constatar que, por exemplo, já eram vendidos, também ali, têxteis e calçados chineses.

Concordo que as leis devem ser cumpridas e respeitadas por todos. E os ciganos não estão acima dos outros cidadãos. Cabe à Autoridade fazer cumprir as leis e as obrigações a que estão sujeitos, tendo sempre em vista a especificidade económica de cada famíia. Por que é que a ASAE, por exemplo, não passa na Quinta da Fonte? :)))

Sendo os ciganos um povo sem Pátria, mas com uma cultura, tal como foram os judeus durante muitos séculos, e não possuindo eles petróleo com que possam comprar autoridades e consciências, julgo que o episódio da Quinta da Fonte revela o perigo de despoletar animosidades há muito entranhadas nas profundezas do inconsciente, tal como está a acontecer em Itália - Pátria dos Mafiosos ... E vivendo nós numa sociedade multicultural – tal como apregoa Bilderberg - mas em que a música cigana raramente aparece nos tops de vendas, parece-me que a Europa está a querer encontrar mais um bode expiatório para a sua crise económica, cujas origens, quanto a mim, estão muito longe daqui e, certamente, não foram provocadas pelos ciganos …
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Música cigana    Ver comentário
Manuel Almeida (seguir utilizador), 1 ponto , 18:07 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
    Re: Música cigana    Ver comentário
Trapezio (seguir utilizador), 1 ponto , 10:24 | Terça-feira, 5 de Ago de 2008
Sociedade de hipócritas
Sakata (seguir utilizador), 1 ponto , 12:51 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
De facto é uma vergonha a situação de que gozam os ciganos em PT.

Não me considero de forma alguma racista. Todavia, seria interessante um profundo estudo (deixem-se de hipocresias) sobre os custos que os ciganos têm para a sociedade portuguesa. Imaginam o número de ciganos a cumprirem pena de prisão efectiva relativ/ à população total ?!

Sabem que mais ? Vou tentar tornar-me cigano !
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Sociedade de hipócritas    Ver comentário
PMFVPC (seguir utilizador), 1 ponto , 12:31 | Terça-feira, 5 de Ago de 2008
    Re: Sociedade de hipócritas    Ver comentário
Sakata (seguir utilizador), 1 ponto , 14:38 | Terça-feira, 5 de Ago de 2008
    Re: Sociedade de hipócritas    Ver comentário
PMFVPC (seguir utilizador), 1 ponto , 18:28 | Terça-feira, 5 de Ago de 2008
    Re: Sociedade de hipócritas    Ver comentário
Filipe Albuquerque (seguir utilizador), 1 ponto , 4:08 | Quarta-feira, 6 de Ago de 2008
    Re: Sociedade de hipócritas    Ver comentário
PMFVPC (seguir utilizador), 1 ponto , 9:47 | Quarta-feira, 6 de Ago de 2008
    Re: Sociedade de hipócritas    Ver comentário
Sakata (seguir utilizador), 1 ponto , 12:12 | Quarta-feira, 6 de Ago de 2008
    Re: Sociedade de hipócritas    Ver comentário
Sakata (seguir utilizador), 1 ponto , 14:10 | Quarta-feira, 6 de Ago de 2008
    Re: Sociedade de hipócritas    Ver comentário
Sakata (seguir utilizador), 1 ponto , 14:12 | Quarta-feira, 6 de Ago de 2008
    Re: Sociedade de hipócritas SAKATA    Ver comentário
D. Jorge (seguir utilizador), 1 ponto , 22:31 | Terça-feira, 5 de Ago de 2008
    Re: Sociedade de hipócritas SAKATA    Ver comentário
Sakata (seguir utilizador), 1 ponto , 14:09 | Quarta-feira, 6 de Ago de 2008
E os ciganos sempre a apanhar...
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 13:43 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008

E o MST não foge a regra, e ainda usa o Portas para o ajudar...

Alguém já disse mais ou menos isso:

Quando um grupo, um povo ou mesmo uma nação descem abaixo da linha da pobreza, não têm como sair desta situação, por seus próprios meios, e, por isto, têm que ser ajudados.

Se não me engano, foi John Kenneth Galbraith quem disse essas coisas terríveis.

As razões para se atingir tal situação são várias: escassos naturais, esgotamento dos mesmos, educação, cultura, perseguição política, cultural, religiosa, etc.

Dito isso, podemos descrever a situação dos ciganos em Portugal? Penso que sim...

Pobres, perseguidos, analfabetos, donos de um modo de vida errante, que não lhes permitiu que se desenvolvessem dentro cânones econômicos do ocidente, onde a tônica do desenvolvimento, sempre, se caracterizou pela exploração dos mais fracos, saque, roubo, estupros, escravidão, etc... Tudo isto regado a muito sangue, ferro e fogo.

É bom que se registre que essa situação não atingiu apenas os ciganos, mas também as classes mais pobres de Portugal.

Para mudar tal situação, entendo que primeiro é preciso dar o peixe, mas depois é impositivo ensinar a pescar... E é no ensinar a pescar que está o busílis da questão... E é numa escola adequada à cultura cigana, onde podemos encontrar a solução.

Como fazê-lo?

É só ter vontade política e lembrarmo-nos de João de Barros, que há 100anos, já salientava a importância do ensino infantil, a partir dos três anos, cujo objetivo era impedir a deformação ou viciação, mais tarde incorrigíveis, da personalidade da criança e ao mesmo tempo, tratava-se de fazer despontar, desde logo, através de instrumentos pedagógicos adequados, as faculdades de raciocínio lógico, com plena vantagem da escolarização futura.

Ao se referir aos estabelecimentos de ensino primário, João de Barros observava:

" Fornecendo às escolas, onde se ministram este ensino, alunos já devidamente orientados, alunos que já saberiam raciocinar com lógica e não se contentariam com decorar de definições, com o papaguear de frases"

Em meu entender, tudo tão simples como isso... Mas sem violências castradoras e desnecessárias.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: E os ciganos sempre a apanhar...    Ver comentário
Zé_Portuga (seguir utilizador), 1 ponto , 16:23 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
    Re: E os ciganos sempre a apanhar...    Ver comentário
coffe (seguir utilizador), 1 ponto , 16:49 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
    Re: E os ciganos sempre a apanhar...    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 21:01 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
    Re: E os ciganos sempre a apanhar...    Ver comentário
Manuel Almeida (seguir utilizador), 1 ponto , 17:58 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
Re:
Filipe Albuquerque (seguir utilizador), 1 ponto , 15:08 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
Esta coisa de querer assacar responsabilidades aos elos mais fracos de uma cadeia é uma cena tipicamente Portuguesa que mais parece um deboche que um desabafo de raciocínio...é preciso ir lá para fora como eu já fui, para perceber como as working classes de países como Inglaterra ou França por exemplo, são na realidade, mil vezes mais ignorantes incultas e despreparadas que a nossa...Para quem não vai em explicações demagógicas, arrumadas no cantinho de uma crónica domingueira, impõe-se necessariamente uma e uma só pergunta retórica.
De quem é a culpa da falta de produtividade dos Portugueses, senão das suas falhadas chefias e de um estado simbólico que rigorosamente não resolve nada ?
Para o melhor e para o pior vivemos hoje na era de uma plena simbologia insubstantiva, onde algumas medidas avulsas e operações de lavagem ao cérebro standartizadas pelos opinion makers, pretendem acudir com remendos de placebo, à falência declarada das Instituições do século dezanove que ainda temos e nas quais a nossa civilização periclitante se arrasta moribunda...abram os olhos e deixem-se de paleio fiado !

Atentamente>FILIPE DE ALBUQUERQUE
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re:    Ver comentário
Filipe Albuquerque (seguir utilizador), 1 ponto , 14:51 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
    Monarquia    Ver comentário
hmmsa (seguir utilizador), 1 ponto , 19:00 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
    Re: Monarquia    Ver comentário
Filipe Albuquerque (seguir utilizador), 1 ponto , 2:46 | Terça-feira, 5 de Ago de 2008
    Re: Monarquia    Ver comentário
PMFVPC (seguir utilizador), 1 ponto , 18:34 | Terça-feira, 5 de Ago de 2008
    Re: Monarquia    Ver comentário
hmmsa (seguir utilizador), 1 ponto , 3:10 | Quarta-feira, 6 de Ago de 2008
    Re: Monarquia    Ver comentário
Filipe Albuquerque (seguir utilizador), 1 ponto , 3:48 | Quarta-feira, 6 de Ago de 2008
    Re: Monarquia    Ver comentário
Filipe Albuquerque (seguir utilizador), 1 ponto , 4:47 | Quarta-feira, 6 de Ago de 2008
    Re: Monarquia    Ver comentário
hmmsa (seguir utilizador), 1 ponto , 13:15 | Quarta-feira, 6 de Ago de 2008
    Tem toda a razão    Ver comentário
Manuel Almeida (seguir utilizador), 1 ponto , 15:43 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
    Re: Tem toda a razão    Ver comentário
Filipe Albuquerque (seguir utilizador), 1 ponto , 4:25 | Quarta-feira, 6 de Ago de 2008
    Re: Tem toda a razão    Ver comentário
anabcouteiro (seguir utilizador), 1 ponto , 17:05 | Quarta-feira, 6 de Ago de 2008
Oleiros
ArcticStunt (seguir utilizador), 1 ponto , 16:21 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
Essa questão de Oleiros de há uns anos atrás e do suposto salvador da comunidade já cansa. Neste mesmo texto, na coluna ao lado, MST tenta explicar por que motivo há por todo o lado frequentes problemas entre a comunidade cigana e outras. Mas na primeira coluna faz questão de ir buscar a fábula, nunca investigada, para demonstrar a sua imparcialidade ou "não racismo". Foi um exemplo perfeito de "brancos maus" não foi? Intolerantes e preconceituosos, lá para Vila Verde num obscuro sítio que ninguém conhece. São tão maus. E o tráfico até trazia desenvolvimento à aldeola. Quando citarem de novo esse problema de Oleiros investiguem sff. Não houve bons nem maus, muito menos salvadores, mas a história na altura ficou bem, na época do preto e branco. Para mais tarde citar.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Oleiros    Ver comentário
Zé_Portuga (seguir utilizador), 1 ponto , 16:57 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
lapso
samatra (seguir utilizador), 1 ponto , 17:08 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
O nome do antigo governador civil de Braga é: Pedro Bacelar de Vasconcelos
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
Portugal
regint (seguir utilizador), 1 ponto , 17:54 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
Dizer que não trabalham ......... e > quem vai às feiras quem encontra?.
Mas os dias de hoje dizem que hão-de vir dias em que as pessoas a um certo nível com as frustrações nas suas vidas não vão ter a ambição de trabalhar. É preciso saber que as coisas são assim e saber que tem que se financiar um mínimo de vida aceitável. África por exemplo, não se pode viver num mundo em que se sabe que pela doença pela fome morrem milhões de pessoas por causa da pobreza.
Globalização é a solução nas capacidades e na solidariedade.....
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
3. Portugal
regint (seguir utilizador), 1 ponto , 17:59 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
15.000 emigrados portugueses que no mundo inteiro trabalham e dignificam-se mas outros 4 milhões sabe-se também trabalham por esse mundo fora...... fiz isto e aquilo pelo meu país .......será que fizeram? Pelo país?
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: 3. Portugal    Ver comentário
sardinha assada (seguir utilizador), 1 ponto , 19:18 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
ai...coitado do cigano......
Zé_Laranja (seguir utilizador), 1 ponto , 18:28 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
Mas tanta argumentação de suporte aos pobres dos ciganos, parece qu etoda esta malta ainda acredita no mito dos filhos da estrada e do vento, acreditar por acreditar mais vale o pai natal.

Já qu eos acham tão bonzinhos.....porque não os levam vocês a viver no vosso prédio? hem que tal? levem, vivam com eles durante uns meses e depois venham então dizer-me como foi e se ainda continuam a gostar tanto deles. É que se não experimentarem, toda essa conversa não passa de "integração" mas na casa dos outros...percebem, assim à moda dos verde-eufémios....
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
Racismos
hmmsa (seguir utilizador), 1 ponto , 18:36 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
Quanto a este assunto, acabem com estas teorias utópicas que defendem a integração de minorias com culturas completamente diferentes. Não é uma questão de cor da pele mas sim de hábitos, costumes, tradições e formas de estar e reagir. Querer juntar pessoas diferentes em termos de mentalidade, não funciona.
Tenho a certeza de que muitos destes teóricos que defendem a integração, não aceitariam ir viver no meio dessas minorias. Tive como vizinhos uma família brasileira que me incomodava exactamente por alguns dos seus hábitos (churrascos na varanda e consequentes cheiros, falavam alto, etc) (á parte disso até eram simpáticos). Por que carga de água é que temos de os aturar ? A primeira regra de educação é não incomodar os outros ! Quem é estranho à civilização vigente é que se tem de adaptar para aí, sim, poder haver uma integração. Quem não se quer adaptar então deverá constituir-se num aglomerado populacional onde todos comunguem dos mesmos hábitos e assim ninguém "chateia preto". Claro que haverá muitas áreas da vida em sociedade em que o acesso será comum, isto é, em que as pessoas das mais variadas origens frequentarão os mesmos locais como por exemplo, todos os serviços públicos, escolas , hospitais, locais de diversão, etc.
No caso do Bairro da Quinta da Fonte, o grande erro foi ter misturado dois grupos diferentes. Deveria haver naquele local, ou apenas ciganos ou apenas pretos. "Cada macaco no seu galho" e assim ninguém empata ninguém. É o que fazem nos estádios de futebol onde não se misturam as claques porque já se prevê a existência de conflitos. Simples !
Quanto ao resto, de não pagarem impostos e pagarem rendas simbólicas (quando pagam) isso só mostra o Estado fraco que temos que tem medo de enfrentar os indisciplinados !
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Não tem que aturar...    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 22:36 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
    Re: Não tem que aturar...    Ver comentário
hmmsa (seguir utilizador), 1 ponto , 23:32 | Segunda-feira, 4 de Ago de 2008
    Re: Não tinha que aturar...    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 1:15 | Terça-feira, 5 de Ago de 2008
    Re: Racismos    Ver comentário
Annia (seguir utilizador), 1 ponto , 13:09 | Terça-feira, 5 de Ago de 2008
    Re: Racismos    Ver comentário
hmmsa (seguir utilizador), 1 ponto , 16:05 | Terça-feira, 5 de Ago de 2008
    Re: Racismos    Ver comentário
Annia (seguir utilizador), 1 ponto , 22:49 | Terça-feira, 5 de Ago de 2008
    Re: Racismos    Ver comentário
hmmsa (seguir utilizador), 1 ponto , 18:16 | Quarta-feira, 6 de Ago de 2008
163 comentários
Página 1 de 3    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Arquivo


Aviso
FAQ. Como funciona a comunidade no Expresso
Para fazer o seu comentário precisa de estar registado. O registo é gratuito e demora pouco mais de 30 segundos.

Se já for utilizador registado, coloque o seu mail e palavra-chave nos campos para o efeito, na página de registo. Depois disso, poderá comentar qualquer conteúdo.

Clique aqui  para se registar.

Em caso de dúvida escreva-nos para novosite@expresso.pt, seremos tão breves quanto possível a responder.

Miguel Martins, Editor de Multimédia do Expresso

Mais um ano perdido

0:00 Quinta-feira, 4 de Fev de 2010,
[2406 visitas]

A nação indispensável

0:00 Quinta-feira, 28 de Jan de 2010,
[2864 visitas]

Ética e amnésia

0:00 Quinta-feira, 21 de Jan de 2010,
[3122 visitas]

A vontade popular

0:00 Quinta-feira, 14 de Jan de 2010,
[4108 visitas]
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
Primus Inter Pares
Grupo ImpresaACAP