09/02/2010 actualizado às 21:48
Cidadão repórter A manifestação vista por quem participou  «  Cidadão repórter  «  Correio  «  Cidadão Repórter  «  Opinião  « Página Inicial |

Leitores enviam fotos e vídeos do protesto dos professores

A manifestação vista por quem participou

Pedimos fotos, vídeos e sons aos participantes da manifestação. Eis a primeira selecção dos contributos que nos chegaram.

1:24 Domingo, 9 de Mar de 2008
Deixe aqui o seu comentário 97 comentários   [18756 visitas]
Aumentar Texto Diminuir Texto Link para esta página Imprimir Enviar por email
del.icio.us technorati digg facebook myspace reddit google search.live newsvine

97 comentários
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Novas soluções alternativas ainda não ouvi !!
Eremitão (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 8:28 | Domingo, 9 de Mar de 2008
.
Educação e Ensino (2 coisas diferentes) para os Alunos. Não para os Professores. Os resultados conseguidos nos Alunos são o Produto Final do trabalho dum Professor. A única Avaliação Real e isenta da categoria e qualidade do seu trabalho; a Cultura, Civismo, Capacidade de Pensar, Força de Raciocinar e a Ciência que conseguiu incutir nos jovens que ensina e educa.
.
É tempo de SOLUÇÕES, não TRETAS. SIMPLIFIQUEMOS objectivos, o que conta, seriedade é a avaliação isenta dos números/ resultados, não a de pessoas a pessoas ou interesses,opiniões pessoais/amiguismos/partidarites/porreirismo:
.
uma prancha de exames nacionais simultâneos com peso X, as notas trimestrais dos alunos com peso Y, um 3º peso Z definidor do meio socio-cultural em que a Escola está inserida(exº Cova da Moura versus Restelo, pais analfabetos versus pais licenciados)
.
O resto são teorias anarco/ nacionais-porreiristas a banhos com partidarites agudas.
.
O que os Pais querem: filhos melhores que eles. A Suécia já resolveu o problema:
.
http://www.spectator.co.u... ion-revolution.thtml
.
Na Publica um aluno (5.000€/ano= um Salário Mínimo Nacional !) mais caro que nalgumas das melhores Escolas Privadas … Quando um Pai paga numa Privada e ainda paga com os impostos a Escola dos filhos dos outros e nada recebe para o dele ….. Quando os Governos tiram a Autoridade aos Professores dando-a aos Alunos para os insultarem e agredirem ..
.
“tamos entendidos”. Só os burros é que não mudam.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Novas soluções alternativas ainda não ouvi !!    Ver comentário
KIFAS (seguir utilizador), 1 ponto , 13:42 | Domingo, 9 de Mar de 2008
    Re: Novas soluções alternativas ainda não ouvi !!    Ver comentário
Eremitão (seguir utilizador), 1 ponto , 14:00 | Domingo, 9 de Mar de 2008
    Re: Novas soluções alternativas ainda não ouvi !!    Ver comentário
KIFAS (seguir utilizador), 1 ponto , 14:32 | Domingo, 9 de Mar de 2008
Mais de 50% dos manifestantes não são professores.
Viking3000 (seguir utilizador), 1 ponto (Normal), 2:38 | Domingo, 9 de Mar de 2008
Segundo fontes independentes e bem informadas mais de 50% dos manifestantes que estiveram hoje em Lisboa não eram professores. A central sindical mobilizou trabalhadores de outros sectores para se juntarem à manifestação para fazerem número.

Foi por isso que os sindicalistas não queriam que a Polícia fosse às escolas perguntar quantos professores ou autocarros estimavam que fossem aderir à manifestação. Queriam que a Polícia perguntasse apenas aos sindicatos. É que se a Polícia tivesse essa informação fácilmente perceberia que o número de professores que estiveram na manifestação não chegava aos 30000.

Foi tambem por isso que a manifestação foi feita num Sábado, ao contrário do que é costume. É que se fosse durante a semana os participantes nesta manifestação que não eram professores não poderiam estar presentes pois teriam de faltar aos seus empregos.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Meu caro Viking, o que é que o move?    Ver comentário
aukistuxego (seguir utilizador), 2 pontos , 9:37 | Domingo, 9 de Mar de 2008
    Re: Meu caro Viking, o que é que o move?    Ver comentário
KIFAS (seguir utilizador), 1 ponto , 14:40 | Domingo, 9 de Mar de 2008
    Re: Meu caro Viking, o que é que o move?    Ver comentário
terraqueimada (seguir utilizador), 1 ponto , 23:01 | Domingo, 9 de Mar de 2008
    Re: Meu caro Viking, o que é que o move?    Ver comentário
carocha (seguir utilizador), 1 ponto , 18:54 | Terça-feira, 11 de Mar de 2008
    Lacaio ou cacique?.    Ver comentário
Pseudo... (seguir utilizador), 1 ponto , 2:51 | Domingo, 9 de Mar de 2008
    Re: Mais de 50% dos manifestantes não são professo    Ver comentário
Viking3000 (seguir utilizador), 1 ponto , 3:22 | Domingo, 9 de Mar de 2008
    O meu caro Viking está a delirar    Ver comentário
aukistuxego (seguir utilizador), 2 pontos , 9:42 | Domingo, 9 de Mar de 2008
    está noutro tempo !    Ver comentário
Francisco Amaral (seguir utilizador), 1 ponto , 3:46 | Domingo, 9 de Mar de 2008
    Re: Mais de 50% dos manifestantes não são professo    Ver comentário
aguafria (seguir utilizador), 1 ponto , 10:49 | Domingo, 9 de Mar de 2008
    Re: Mais de 50% dos manifestantes não são professo    Ver comentário
Viking3000 (seguir utilizador), 1 ponto , 17:54 | Domingo, 9 de Mar de 2008
    Re: atenção que este escriba oficial de serviço...    Ver comentário
ulisses32 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:46 | Domingo, 9 de Mar de 2008
    Re: Mais de 50% dos manifestantes não são professo    Ver comentário
libertino (seguir utilizador), 1 ponto , 12:11 | Domingo, 9 de Mar de 2008
    Re: Mais de 50% dos manifestantes não são professo    Ver comentário
tiago-05 (seguir utilizador), 1 ponto , 13:05 | Domingo, 9 de Mar de 2008
    Re: Mais de 50% dos manifestantes não são professo    Ver comentário
felisberta (seguir utilizador), 1 ponto , 18:57 | Quinta-feira, 13 de Mar de 2008
    Re: Mais de 50% dos manifestantes não são professo    Ver comentário
tiago-05 (seguir utilizador), 1 ponto , 20:39 | Quinta-feira, 13 de Mar de 2008
    Re: Mais de 50% dos manifestantes não são professo    Ver comentário
KIFAS (seguir utilizador), 1 ponto , 14:35 | Domingo, 9 de Mar de 2008
    Re: Mais de 50% dos manifestantes não são professo    Ver comentário
nominal (seguir utilizador), 1 ponto , 15:35 | Domingo, 9 de Mar de 2008
    Re: Mais de 50% dos manifestantes não são professo    Ver comentário
nominal (seguir utilizador), 1 ponto , 14:59 | Domingo, 9 de Mar de 2008
    Re: Mais de 50% dos manifestantes não são professo    Ver comentário
Viking3000 (seguir utilizador), 1 ponto , 18:12 | Domingo, 9 de Mar de 2008
    Re: Mais de 50% dos manifestantes não são professo    Ver comentário
Francisco Amaral (seguir utilizador), 1 ponto , 18:45 | Domingo, 9 de Mar de 2008
    Re: Mais de 50% dos manifestantes não são professo    Ver comentário
nominal (seguir utilizador), 1 ponto , 19:28 | Domingo, 9 de Mar de 2008
    ViK blabla 69 Professor não foi...foi paraquedista    Ver comentário
1863 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:41 | Segunda-feira, 10 de Mar de 2008
    Viking3939399 estás CHUMBADO!!!!    Ver comentário
pgon (seguir utilizador), 1 ponto , 15:46 | Segunda-feira, 10 de Mar de 2008
    Re: Mais de 50% dos manifestantes não são professo    Ver comentário
terraqueimada (seguir utilizador), 1 ponto , 22:59 | Domingo, 9 de Mar de 2008
    Eramos todos professores    Ver comentário
1863 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:37 | Segunda-feira, 10 de Mar de 2008
    TODOS PROFESSORES.....    Ver comentário
pgon (seguir utilizador), 1 ponto , 15:48 | Segunda-feira, 10 de Mar de 2008
    Re: Faça bem as contas!    Ver comentário
jomoma (seguir utilizador), 1 ponto , 21:30 | Terça-feira, 11 de Mar de 2008
    Re: Faça bem as contas!    Ver comentário
Viking3000 (seguir utilizador), 1 ponto , 21:47 | Terça-feira, 11 de Mar de 2008
    Re: Mais de 50% dos manifestantes não são professo    Ver comentário
Com.ta tranquilidade (seguir utilizador), 1 ponto , 20:41 | Quarta-feira, 12 de Mar de 2008
    Re: Mais de 50% dos manifestantes não são professo    Ver comentário
seruka (seguir utilizador), 1 ponto , 14:28 | Quinta-feira, 13 de Mar de 2008
Coitadinhos...
odagrom (seguir utilizador), 1 ponto , 10:20 | Domingo, 9 de Mar de 2008
Sou professor universitario e para progredir na carreira existe uma coisa bem pior do que quotas: só quando um colega mais velho morre, se reforma ou decide mudar de emprego é que se abre uma vaga na sua categoria. Entao, é aberto um concurso com base curricular a que podem concorrer TODOS os docentes do superior de TODO o mundo. Porque é que o sistema portugues é tao selectivo ao nivel do ensino superior e nao havia de o ser nos restantes niveis? Concordo plenamente com as reformas da Sra. Ministra e bastou ver ontem os comentarios de muitos dos manifestantes (que nem portugues sabem falar) para se compreender o estado degradante em que se encontra o ensino portugues. Comeco agora a compreender a razao pela qual os alunos quando chegam ao superior nao trazem habitos de trabalho e sao indisciplinados!
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Coitadinhos...    Ver comentário
nominal (seguir utilizador), 1 ponto , 15:14 | Domingo, 9 de Mar de 2008
    Re: Coitadinhos...    Ver comentário
Com.ta tranquilidade (seguir utilizador), 1 ponto , 20:45 | Quarta-feira, 12 de Mar de 2008
    SR Professor Universitário, por favor,    Ver comentário
Professor.com.muita. (seguir utilizador), 1 ponto , 19:47 | Domingo, 9 de Mar de 2008
    Re: Coitadinhos...    Ver comentário
seruka (seguir utilizador), 1 ponto , 14:30 | Quarta-feira, 12 de Mar de 2008
    Re: Coitadinhos...    Ver comentário
claudiacoelho (seguir utilizador), 1 ponto , 11:13 | Quinta-feira, 13 de Mar de 2008
    Re: Coitadinhos...    Ver comentário
Jonas Savimbi (seguir utilizador), 1 ponto , 12:54 | Domingo, 16 de Mar de 2008
    Re: Coitadinhos...    Ver comentário
joão daniel (seguir utilizador), 0 pontos , 13:02 | Domingo, 9 de Mar de 2008
    Re: Coitadinhos...    Ver comentário
KIFAS (seguir utilizador), 1 ponto , 14:46 | Domingo, 9 de Mar de 2008
São Mandriões
Alfredino Cunha (seguir utilizador), 1 ponto , 10:44 | Domingo, 9 de Mar de 2008
Achei curiosa uma entrevista dada ontem pela senhora ministra a um canal de televisão em que a senhora dizia que compreendia muito bem que os professores se manifestassem porque o que se está a exigir às escolas é muito exigente.

Implicitamente dizia que os professoares se manifestavam porque não querem trabalhar, nem assumir responsabilidades, nem participar da tal escola mais exigente que a senhora ministra lhes quer oferecer.

Com uma senhora ministra destas, o que é que se espera que os professores façam?
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: São Mandriões    Ver comentário
user178221 (seguir utilizador), 1 ponto , 20:00 | Domingo, 9 de Mar de 2008
    Re: São Mandriões    Ver comentário
Com.ta tranquilidade (seguir utilizador), 1 ponto , 20:48 | Quarta-feira, 12 de Mar de 2008
Recordar antecedentes à actual conflitualidade
aristotélico51 (seguir utilizador), 1 ponto , 12:32 | Domingo, 9 de Mar de 2008
Com o sistema anterior de ECD (Estatuto da Carreira Docente do Ensino não Superior) negociado à data entre Governo e principalmente com a FNE (Federação Nacional de Educação) então liderada por Manuela Teixeira, havia um sistema de progressão que se desenvolvia entre 1.º escalão (bacharéis) e/ou 3.º escalão (licenciados) e ia até ao 7.º escalão. Chegados aqui havia três ou quatro sub-escalões do 7.º, para quem não queria defender o currículo e candidatar-se ao nível seguinte de progressão na carreira docente que se desenrolava entre o 8.º escalão e seguintes, 9.º (bacharéis) ou 10.º (licenciados), o que pressupunha também o desempenho de novas funções no sistema educativo.

Foi desde sempre luta da Fenprof, opor-se a estes dois níveis, 1 ou 3 até 7 escalão, e 8 até 9 ou 10 escalão. Finalmente conseguiu-o com um governo do Eng. Guterres, e aqui começam de facto os actuais problemas na carreira docente. Desde então a progressão passou na prática a ter só um nível de progressão, do 1.º ou 3.º até ao 9.º ou 10.º.

Lembre-se a propósito que desde que o EB1 e a Educação de Infância passaram, e bem, a exigir um nível de formação inicial de licenciatura (que não de Bolonha…), só residualmente passou a haver bacharéis no ensino. E aqui parabéns à revisão da LBSE de 1996 do Eng. Guterres.

O tempo foi andando, veio David Justino, um bom ministro, que não teve tempo de implementar à data as reformas que defendia e julgo seriam bem úteis para a Educação, pois tudo se foi com a queda do governo de Durão Barroso e sua ida, com sabor a fuga, para Bruxelas.

Chegados ao presente, com a vinda da nova ministra foi remodelado o ECD e basicamente criou-se a figura de Prof. Titular que corresponderia ao dito nível superior do anterior ECD, a do nível entre os 7.º escalão e o 9.º ou 10.º escalão.

O que agora sucede é a introdução de um sistema burocrático bem diferente do que anteriormente seria o exame de passagem do 7.º ao 8.º escalão, entre um primeiro nível de progressão e um segundo. Em alternativa criou-se um sistema burocrático que beneficiou muito quem já estava no 8.º, 9.º e 10.º escalão sem previamente ter feito o já referenciado exame previsto.

Ao criar-se cotas apertadas para compensar o facilitismo introduzido no tempo de Guterres, vai-se a nível departamental nas escolas copiar um pouco o que acontece com os professores do superior, só que estes fazem provas públicas algo de similar ao dito exame de candidatura no anterior ECD do 7.º ao 8.º escalão.

Contudo neste novo modelo há um sistema burocrático de pontuação baseado em grelhas de avaliação muito discutíveis e que certamente vão introduzir nas escolas uma conflitualidade entre docentes que não saberemos os malefícios futuros que trarão, isto a triunfarem as actuais orientações de politica educativa da actual equipa da Educação.

Por tudo o dito julgo que é do mais elementar bom senso o actual Primeiro-ministro reflectir se esta equipa que conseguiu incompatibilizar-se com todos as estruturas sindicais, principalmente a moderada FNE, a tal que no tempo de Guterres defendia a continuação do dito exame de promoção do 7.º ao 8.º escalão, exame este que ele acabou, e que veio no futuro trazer todo o desequilíbrio de massa salarial que esta equipa ministerial procura agora conter duma forma autoritária, introduzindo muito mais quezílias entre docentes do que o tão criticado exame de promoção.

Julgo que é de todo o bom senso aquela ideia do Prof. Lobo Antunes quando fala de equipa mediadora, já que a meu ver por exemplo o anterior ministro David Justino de um governo PSD, se tivesse continuado teria feito muito mais pela Educação, sem a conflitualidade que agora se verifica. Por exemplo falar da sua proposta de revisão da LBSE chumbada por Jorge Sampaio, a de dois ciclos no não superior, o EB1.2 e o E3.Sec.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
Infelizmente tive que"trabalhar"!
Leitor c/opiniao (seguir utilizador), 1 ponto , 12:59 | Domingo, 9 de Mar de 2008
Tenho fotos,videos e sons de um Portugal,que em termos de desigualdades sociais e o Brasil da europa,que tem uma economia e nivel de vida de cauda da europa,que ate ex.paises de leste que ha pouco passavam fome,vivem melhor que nos,que as instituicoes publicas funcionam todas na mediocridade,que com 10 milhoes de habitantes,tem 700.000(?)funcionarios publicos,que prestam servicos mediocres,e que consomem 14% do PIB.O Governo de Portugal governa para todos os portugueses e nao so para 100 mil.Continuem com as reformas,ignorem o"barulho",Deus o ajude Socrates!
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Infelizmente tive que    Ver comentário
Socrates Vicente (seguir utilizador), 1 ponto , 15:41 | Domingo, 9 de Mar de 2008
A AVALIAÇÃO PRETENDIDA
KIFAS (seguir utilizador), 1 ponto (Normal), 13:01 | Domingo, 9 de Mar de 2008
Com a devida vénia, transcrevo este pequeno artigo tirado do editorial do Expresso Impresso esta semana:

"Já todo o País ouviu os Sindicatos dos profs. dizerem que não são contra as avaliações, mas sim contra esta avaliação.Muito bem, eis o desafio, a próxima prova: façam o favor de dizer como seria a avaliação que defendem? Quem a faria, que efeitos teria? Dela dependeria o salário do prof.? Eis o que podem elucidar antes e depois da manif. Só para ficarmos descansados e percebermos que causa nobre os move"

Pede o Expresso em geral e peço eu em particular aos meus caros srs. profs. comentadores aqui neste local que nos ajudem a melhor formar um juizo de valor...sem insultos, se não for pedir muito!
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: A Riqueza da Nação    Ver comentário
noxlen (seguir utilizador), 1 ponto , 14:37 | Domingo, 9 de Mar de 2008
    Re: A Riqueza da Nação    Ver comentário
KIFAS (seguir utilizador), 1 ponto , 14:58 | Domingo, 9 de Mar de 2008
    Re: A Riqueza da Nação    Ver comentário
Socrates Vicente (seguir utilizador), 1 ponto , 15:50 | Domingo, 9 de Mar de 2008
    Re: A Riqueza da Nação    Ver comentário
Rui Zagalo (seguir utilizador), 1 ponto , 22:31 | Domingo, 9 de Mar de 2008
    Re: A Riqueza da Nação    Ver comentário
Rui Zagalo (seguir utilizador), 1 ponto , 23:16 | Domingo, 9 de Mar de 2008
    Re: A Riqueza da Nação    Ver comentário
noxlen (seguir utilizador), 1 ponto , 0:42 | Terça-feira, 11 de Mar de 2008
    Re: A AVALIAÇÃO PRETENDIDA    Ver comentário
noxlen (seguir utilizador), 1 ponto , 1:51 | Terça-feira, 11 de Mar de 2008
    Re: A AVALIAÇÃO PRETENDIDA    Ver comentário
KIFAS (seguir utilizador), 1 ponto , 12:03 | Terça-feira, 11 de Mar de 2008
    Re: A AVALIAÇÃO PRETENDIDA    Ver comentário
noxlen (seguir utilizador), 1 ponto , 20:43 | Terça-feira, 11 de Mar de 2008
    Re: A AVALIAÇÃO PRETENDIDA    Ver comentário
Com.ta tranquilidade (seguir utilizador), 1 ponto , 21:08 | Quarta-feira, 12 de Mar de 2008
Interesses corporativos
luca.cap (seguir utilizador), 1 ponto , 13:24 | Domingo, 9 de Mar de 2008
É ilegítimo todo o interesse que se interponha entre o interesse público e o interesse individual dos cidadãos. Os professores são intermediários entre o interesse público, na qualidade do ensino e o direito individual dos alunos a terem professores competentes. A única forma de avaliar professores é quantificar os resultados da sua actividade. A actividade dos professores é ensinar os alunos. O resultado a avaliar é a progressão escolar dos alunos. O propósito destas manifestações parece-me ser o de afastar a avaliação e manterem ordenados igualitários. Nem todos serão bons professores, porque segundo a curva de distribuição normal da população de professores, haverá 5% muito bons, 10 a 15% bons, 25 a 30% razoáveis, 25 a 30% medíocres e 5% maus. A política de ensino tem obrigação de subir a moda (média) qualitativa dos professores, afastando os maus e premiando os melhores. Vejam os exemplos recentes do que estão a fazer a cidade de Nova Iorque e o estado do Rio de Janeiro, em matéria de gestão escolar e avaliação e remuneração de professores.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Interesses corporativos    Ver comentário
KIFAS (seguir utilizador), 1 ponto , 14:48 | Domingo, 9 de Mar de 2008
    Re: Interesses corporativos    Ver comentário
Socrates Vicente (seguir utilizador), 1 ponto , 16:01 | Domingo, 9 de Mar de 2008
    Re: Interesses corporativos    Ver comentário
Zé_Portuga (seguir utilizador), 1 ponto , 17:51 | Quinta-feira, 13 de Mar de 2008
Re: A manifestação vista por quem participou
José Pedro Almeida (seguir utilizador), 1 ponto , 15:12 | Domingo, 9 de Mar de 2008
Fico perplexo como é que alguém se dá ao trabalho de responder ao VIKING, que toda a gente já entendeu que se trata de um caciquezinho fanático socialista, sem qualquer imparcialidade para escrever neste espaço ! É um parvo e um idiota (porque não coordena as ideias), mas sente-se feliz com os seus tristes comentários ! Ou seja, é um parvo feliz !
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: A manifestação vista por quem participou    Ver comentário
Socrates Vicente (seguir utilizador), 1 ponto , 16:06 | Domingo, 9 de Mar de 2008
    Concordo com os dois    Ver comentário
Professor.com.muita. (seguir utilizador), 1 ponto , 19:41 | Domingo, 9 de Mar de 2008
    Re: A manifestação vista por quem participou    Ver comentário
Rui Zagalo (seguir utilizador), 1 ponto , 23:12 | Domingo, 9 de Mar de 2008
    fanático socialista?!    Ver comentário
raoul (seguir utilizador), 1 ponto , 22:52 | Segunda-feira, 10 de Mar de 2008
    Re: A manifestação vista por quem participou    Ver comentário
carocha (seguir utilizador), 1 ponto , 13:04 | Quarta-feira, 12 de Mar de 2008
Este governo já esta a prazo!
Argus123 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:20 | Domingo, 9 de Mar de 2008
100 mil é muita gente a expressar o descontentamento relativamente as políticas erradas deste governo, segnifica um por cento da população portuguesa!

O Primeiro Ministro não soube atempadamente tirar as devidas ilacções e agora é muito tarde, porque este governo já esta a prazo, aproxima-se uma derrota eleitoral estrondosa do PS.
Este governo com estas reformas discriminatórias e atentadoras à dignidade dos trabalhadores destruiu o partido socialista e as suas referências.
Sempre votei PS, hoje arrependo-me de o ter feito porque cheguei a conclusão de que estas polítcas não se coadunam com as doutrinas de esquerda, através das quais era suposto defender determinados valores, combatendo as desigualdades e injustiças sociais, zelando pelos interesses dos trabalhadores, as reformas levadas a cabo por estes governantes "socialistas" são o oposto de tudo isso.
  Desde a implantação da democracia em Portugal que não há memória de um governo que tenha prejudicado tanto os portugueses, nem os anteriores governos do PSD fizeram tal mal aos trabalhadores!
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
Depois da Saúde, a Educação!
lcarlos (seguir utilizador), 1 ponto , 15:39 | Domingo, 9 de Mar de 2008
Depois da Saúde, a Educação. Como é óbvio a demissão de mais um ministro noutro sector determinante da vida portuguesa seria assumir demasiada incompetência nas políticas governativas, por isso, a Ministra da Educação não irá cair. Já sabemos que os professores não recusam ser avaliados, o que recusam é ser avaliados durante o período de 2007-2009 quando a legislação que regulamenta a avaliação continuou a ser publicada durante o ano de 2008. A avaliação não arrancou no início do ano lectivo, em 2007, porquê? Porque o Ministério da Educação não tinha nada preparado e agora quer fazer a avaliação no final do segundo período e na maior parte das escolas no último! Temos uma Ministra da Educação que diz que as escolas têm autonomia para avaliar até 2009, mas não diz que essa avaliação reporta-se também ao ano de 2007.
Quando a Presidente do Conselho Científico de Avaliação de Professores emite pareceres sem ter o seu órgão constituído, o que aconteceu apenas no dia 3 de Março, o Governo revela bem a qualidade e a justiça que pretende dar à avaliação. E se se quer dignificar a carreira, então ter deixado de pagar os vencimentos aos professores estagiários foi uma "boa" medida. E ter deixado de lhes atribuir turmas contribui para a sua formação. Não se esqueça, morreram professores nas escolas com doenças terminais, sem dignidade, e com os alunos a acompanhar essa degradação pessoal. O mais importante para o Ministério são as percentagens, a quantidade e não a qualidade, daí que ninguém se importe com a formação de bons alunos, até porque ainda ninguém por parte do Ministério ou da CONFAP se pronunciou sobre nas nossas escolas termos turmas de 28 a 30 alunos. Uma sala de aula mais parece uma urgência de um Hospital repleta, que aguarda o milagre de um médico.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
Continue Srª Ministra...
CURTO (seguir utilizador), 1 ponto , 18:00 | Domingo, 9 de Mar de 2008
Continue Srª Ministra…

Continue com as reformas que têm que ser feitas, não se demita e não deixe que o 1ºMinistro a demita...Por detrás dos governantes estão quase 2 milhões de portugueses, através dos votos no Partido Socialista...Nós seremos a Maioria Silenciosa que, se acontecer qualquer coisa parecida com demissões,acabará com o PS...
Só tem é que continuar...e é tão fácil...quem não cumprir,processo sumário e RUA...Estão mais de 30 000 professores desempregados que não se importam de ser AVALIADOS...
Segundo notícias vindas a público,foram efectuadas no Ano de 2007,qualquer coisa como 107 reuniões e nem uma proposta alternativa,foi feita pelo Sr. Mário Nogueira...Pois é, não convinha,porque o melhor é continuar assim para o Nogueira continuar mais 15 anos sem dar uma única aula...
Mesmo com tanta arruaça, a quase maioria dos Portugueses está convosco e com o PS...Continue Srª Ministra.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Continue Srª Ministra...    Ver comentário
seruka (seguir utilizador), 1 ponto , 14:34 | Quinta-feira, 13 de Mar de 2008
TODOS NA RUA PARA EXPULSAR OS XUXIALISTA/FACHOS
jorge ii (seguir utilizador), 1 ponto , 18:48 | Domingo, 9 de Mar de 2008

  Esta na hora dos portugueses irem para a rua expulsar estes xuxas.....neo-liberais do governo.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: TODOS NA RUA PARA EXPULSAR OS XUXIALISTA/FACHO    Ver comentário
user178221 (seguir utilizador), 1 ponto , 20:09 | Domingo, 9 de Mar de 2008
    Re: TODOS NA RUA PARA EXPULSAR OS XUXIALISTA/FACHO    Ver comentário
etudooventolevou (seguir utilizador), 1 ponto , 21:28 | Segunda-feira, 10 de Mar de 2008
    só mesmo vindo desta ave rara....    Ver comentário
dasssssqueéburro (seguir utilizador), 1 ponto , 22:20 | Segunda-feira, 10 de Mar de 2008
Dá que pensar
Sóescrevooquepenso (seguir utilizador), 1 ponto , 18:48 | Domingo, 9 de Mar de 2008

Não se devem fazer reformas sem se ter ouvido, e debatido, com quem vai ser objecto das reformas. Deve-se sempre tentar chegar a um consenso, para que as reformas tenham sucesso. A Sra. Ministra devia de tentar chegar a um acordo e não ser autista. Acho que é o mínimo que se pode pedir a quem tem responsabilidade numa área tão importante para o país. Ouça com atenção, faça valer as suas ideias, e no fim que se encontre a reforma que serve a todos: ao país, aos professores e aos alunos (que são quem mais importa).
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Dá que pensar    Ver comentário
user178221 (seguir utilizador), 1 ponto , 20:16 | Domingo, 9 de Mar de 2008
    Re: Dá que pensar    Ver comentário
Sóescrevooquepenso (seguir utilizador), 1 ponto , 13:34 | Segunda-feira, 10 de Mar de 2008
    Re: Dá que pensar    Ver comentário
flyboy (seguir utilizador), 1 ponto , 17:58 | Quinta-feira, 13 de Mar de 2008
Por amor de Deus!
Leitor c/opiniao (seguir utilizador), 1 ponto , 20:24 | Domingo, 9 de Mar de 2008
O Expresso nao tem mais temas?Os professores ja enjoam!
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
97 comentários
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 


Aviso
FAQ. Como funciona a comunidade no Expresso
Para fazer o seu comentário precisa de estar registado. O registo é gratuito e demora pouco mais de 30 segundos.

Se já for utilizador registado, coloque o seu mail e palavra-chave nos campos para o efeito, na página de registo. Depois disso, poderá comentar qualquer conteúdo.

Clique aqui  para se registar.

Em caso de dúvida escreva-nos para novosite@expresso.pt, seremos tão breves quanto possível a responder.

Miguel Martins, Editor de Multimédia do Expresso

Martelo pneumático incomoda lisboetas de madrugada

18:11 Quinta-feira, 20 de Ago de 2009,
[1795 visitas]

Bênção das fitas: A grande festa vista pelos estudantes

17:43 Segunda-feira, 18 de Mai de 2009,
[2436 visitas]

Rostos marroquinos pela lente do leitor David Pereira

11:00 Domingo, 12 de Abr de 2009,
[1851 visitas]

Fotogaleria: 'Manif' vista pelos leitores do Expresso

17:20 Segunda-feira, 16 de Mar de 2009,
[2698 visitas]

Vídeo: Leitor capta imagens do incêndio na Amadora

20:26 Terça-feira, 3 de Fev de 2009,
[4104 visitas]

Amor, procura-se!

21:00 Terça-feira, 13 de Jan de 2009,
[12311 visitas]

A manifestação dos 'profs' vista por quem participou

11:30 Terça-feira, 11 de Nov de 2008,
[3681 visitas]

Protesto dos professores visto por quem participou (VIII)

11:15 Terça-feira, 11 de Nov de 2008,
[2052 visitas]

Protesto dos professores visto por quem participou (VII)

11:15 Terça-feira, 11 de Nov de 2008,
[1642 visitas]

Protesto dos professores visto por quem participou (VI)

11:15 Terça-feira, 11 de Nov de 2008,
[1534 visitas]
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
Esteve lá?
Envie as suas imagens, textos e vídeos para cidadaoreporter@expresso.impresa.pt
Primus Inter Pares
Grupo ImpresaACAP