13/02/2012 atualizado às 21:55

Ferreira Leite diz que o Estado tornou-se máquina ao serviço do poder

"Nestes quatro anos e meio, o Estado transformou-se de modo insustentável numa máquina ao serviço do poder e dos que o ocupa, dos que protege e dos que lhe são submissos, com raras e honrosas excepções que só confirmam a regra", afirmou hoje a líder do PSD. Clique para visitar o dossiê Portugal 2009

14:13 Domingo, 30 de agosto de 2009

A líder do PSD sublinhou hoje "o sabor amargo da oportunidade perdida" com que se chega ao final da legislatura, durante a qual o Estado se transformou numa máquina ao serviço do poder e se criou um ambiente de intriga.

Clique para aceder ao índice do dossiê Portugal 2009

"Chegamos ao fim desta legislatura com o sabor amargo da oportunidade perdida, dos combates desgastantes e, quantas vezes, estéreis", afirmou a líder social-democrata, Manuela Ferreira Leite , no encerramento da Universidade de Verão do PSD, num discurso que marca a 'reentré' do partido.

Num discurso duro, repleto de críticas à governação socialista, Manuela Ferreira Leite criticou a transformação do Estado numa máquina ao serviço do poder, fazendo ainda alusão ao "ambiente de intriga" e à diluição de pilares da sociedade como a família e o casamento, numa clara alusão às leis aprovadas pelo PS, nomeadamente a lei do Divórcio.

"Nestes quatro anos e meio, o Estado transformou-se de modo insustentável numa máquina ao serviço do poder e dos que o ocupa, dos que protege e dos que lhe são submissos, com raras e honrosas excepções que só confirmam a regra", sublinhou.

Por outro lado, acrescentou, "criou-se um ambiente de intriga e de falsas verdades, diluíram-se pilares da sociedade como a família e o casamento, para impor a vontade da lei onde devia prevalecer a liberdade individual", a coberto de "proteccionismos pseudo-esclarecidos" e entrando-se no "declínio e na erosão dos valores cívicos e éticos".

Lusa
Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 3    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
"declínio e erosão dos valores cívicos e éticos"
martalgarve (seguir utilizador), 2 pontos (Divertido), 14:04 | Domingo, 30 de agosto de 2009
Tem razão, por isso escolheu o Preto para a sua lista.
Atira pedras, quando tem telhados de vidro!
Ora, ora, porque não vai ver o filme dos sacanas sem lei e se diverte um pouco!
Se estiver na Madeira olha para o céu e talvez veja o balão que díz: OLHO NA LADROAGEM.
A ética não é só para os outros, é para nós também!
 
 Regras da comunidade
    Olha que giro    Ver comentário
Observador-Mor (seguir utilizador), 1 ponto , 15:05 | Segunda feira, 31 de agosto de 2009
Então para que serve o Estado?
kepéla (seguir utilizador), 2 pontos (Divertido), 14:35 | Domingo, 30 de agosto de 2009
Então o estado mudou,nos últimos 4 anos?
E se ganhar,o que vai fazer ao Estado?
Fica dentro da gaveta?
O estado é o estado e a suas funções,são aquelas que estão na constituição.
Em momentos diferentes,o estado teve funções diferentes.
No seu tempo como era o estado?
Como esta gente, sem vergonha,fala só para caçar o voto.
Não vamos a lado nenhum,com esta Manuela e seus seguidores,que já se alinham em bicha para os tachos.
O estado durante estes 4 anos esteve ao serviço da população.Só não vê quem não quer.Parece que é o caso da dona Manuela.
 
 Regras da comunidade
    MFL está CORRECTA    Ver comentário
Ricmadeira (seguir utilizador), 1 ponto , 17:39 | Domingo, 30 de agosto de 2009
    Re: MFL está CORRECTA    Ver comentário
clareza (seguir utilizador), 1 ponto , 18:16 | Domingo, 30 de agosto de 2009
    Re: MFL está CORRECTA    Ver comentário
Ricmadeira (seguir utilizador), 1 ponto , 23:13 | Domingo, 30 de agosto de 2009
    Re: MFL está CORRECTA    Ver comentário
kepéla (seguir utilizador), 1 ponto , 21:18 | Domingo, 30 de agosto de 2009
    Re: MFL está CORRECTA    Ver comentário
userEX105348 (seguir utilizador), 1 ponto , 1:08 | Segunda feira, 31 de agosto de 2009
    Re: Então para que serve o Estado?    Ver comentário
tocaafalar (seguir utilizador), 1 ponto , 15:01 | Segunda feira, 31 de agosto de 2009
Creio que MFLeite se enganou:
dedalo11 (seguir utilizador), 2 pontos , 14:45 | Domingo, 30 de agosto de 2009
O que ela queria dizer, mas não disse, era que o Estado não pode tornar-se numa máquina ao serviço dos Partidos... mas isso é um barrete que todos vão ter que enfiar.
 
 Regras da comunidade
Ferreira Leite o Estado tornou-se máquina
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 15:19 | Domingo, 30 de agosto de 2009
Agora tenho a certeza que a senhora anda a olhar demasiado para o espelho e depois saíem estes discursos assim. Ou então é a velha tática de chamo-te a ti primeiro, para que depois tu não mo chames a mim. O que pensarão os seus opositores a quem calou a boca e nem lhe deu o direito sequer de chorar. Este não é seguramente o PPD mas sim o PSD e só de alguns. Muitas pessoas com o aproximar do final da vida tornam-se tolerantes, mas ver tanto azedume não é proprio de quem quer ser Primeiro Ministro. Já o disse mais que uma vez, que se essa desgraça nos batesse à porta ainda íam ter muitas saúdades de Santana, dentro e fora do Partido. Também com a idade as pessoas costumam ficar mais conservadoras, mas fazer um discurso que agradaria ao senhor Le Pen já me parece de mais.
 
 Regras da comunidade
    Coitadinhos dos socialistas    Ver comentário
Observador-Mor (seguir utilizador), 1 ponto , 15:14 | Segunda feira, 31 de agosto de 2009
Serio???
lord byron (seguir utilizador), 2 pontos , 15:57 | Domingo, 30 de agosto de 2009
"Nestes quatro anos e meio, o Estado transformou-se de modo insustentável numa máquina ao serviço do poder e dos que o ocupa"

Pois... a "verdade" é assim absoluta, mesmo quando toda a gente se lembra de nunca ter sido diferente e ser exactamente este tipo coisas que as pessoas com memoria têm contra o bloco central!!!!
 
 Regras da comunidade
A "verdade" ao inverso...
user178221 (seguir utilizador), 2 pontos , 18:54 | Domingo, 30 de agosto de 2009
O Estado em Portugal desde sempre (mesmo depois do 25 de Abril) esteve ao serviço do Poder porque essa é a cultura de um país que nunca tinha tido uma democracia e que ainda não a tem de forma efectiva e consolidada. As "descobertas" de M.F.L. são para tolos e ignorantes, porque a nossa democracia está longe de ser uma democracia plena do tipo anglo-saxão (que tem centenas de anos). E não será a Drª Manuela que irá fazer o "milagre" de colocar o Estado sem estar ao serviço do poder, isto é, ao cabo e ao resto, do partido que estiver no poder, como sempre aconteceu. E ainda muito mais agora porque afinal o Chefe de Estado é do mesmo partido que a Srª Drª. e, tudo o indica, se prepara para reunir não só a Chefia do Estado como o comando encapotado do governo, sua grande e profunda ambição.
De resto, seria primeiro indispensável criar uma cultura de cidadania que o povo não tem e não vai adquirir do pé para a mão, ainda por cima com (todas) as máquinas partidárias a impediram-no directa ou indirectamente.
No presente, mesmo que o Estado conseguisse, por hipótese e em teoria, deixar de ser uma máquina do poder, a sociedade civil que lhe está subserviente ficaria perdida e "orfã" sem a protecção de que permanentemente tanto anseia.
Esta conversa da "treta" é só "fita" para "inglês ver", porque a Senhora não explica que é ao contrário que as coisas sempre acontecem: -quando o povo ADULTO toma conta do seu próprio destino. Leiam a História das democracias e verão.
Nuno Costa
 
 Regras da comunidade
    Re: A    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 21:40 | Domingo, 30 de agosto de 2009
    Pª Toni    Ver comentário
user178221 (seguir utilizador), 2 pontos , 22:07 | Domingo, 30 de agosto de 2009
    Re: Pª Toni    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 9:11 | Segunda feira, 31 de agosto de 2009
    Re: Pª Toni    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 23:39 | Domingo, 30 de agosto de 2009
    O nuno a elogiar o nuno    Ver comentário
Observador-Mor (seguir utilizador), 1 ponto , 15:17 | Segunda feira, 31 de agosto de 2009
    Re: O nuno a elogiar o nuno    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 21:44 | Segunda feira, 31 de agosto de 2009
    Re: O nuno a elogiar o nuno    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:48 | Terça feira, 1 de setembro de 2009
    Re: O nuno a elogiar o nuno    Ver comentário
Observador-Mor (seguir utilizador), 1 ponto , 16:15 | Terça feira, 1 de setembro de 2009
    Re: O nuno a elogiar o nuno    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 0 pontos , 16:52 | Terça feira, 1 de setembro de 2009
    Contra factos...    Ver comentário
Tony52 (seguir utilizador), 1 ponto , 19:47 | Domingo, 30 de agosto de 2009
    Mais um nuno.    Ver comentário
Observador-Mor (seguir utilizador), 1 ponto , 15:19 | Segunda feira, 31 de agosto de 2009
Televisões
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 19:14 | Domingo, 30 de agosto de 2009
Uma simples pergunta: Se, neste momento, dispômos de três canais televisivos, generalistas, a quem se deve?
Ao PS, não é de certeza...
Porque não têm a coragem de afirmar que tal se deve ao PSD ?
Alguém é capaz de desmentir ?
 
 Regras da comunidade
    Re: Televisões    Ver comentário
fimdalinha (seguir utilizador), 1 ponto , 20:02 | Domingo, 30 de agosto de 2009
    Re: Televisões    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 21:48 | Domingo, 30 de agosto de 2009
    Re: Televisões    Ver comentário
fimdalinha (seguir utilizador), 1 ponto , 1:27 | Segunda feira, 31 de agosto de 2009
    Re: Televisões    Ver comentário
antoniojorgealmeida (seguir utilizador), 1 ponto , 22:03 | Domingo, 30 de agosto de 2009
    Haver muitos canais não é sinonimo de qualidade    Ver comentário
aukistuxego (seguir utilizador), 1 ponto , 10:24 | Segunda feira, 31 de agosto de 2009
    Re: Televisões    Ver comentário
tocaafalar (seguir utilizador), 1 ponto , 15:11 | Segunda feira, 31 de agosto de 2009
    Re: Televisões    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 15:59 | Segunda feira, 31 de agosto de 2009
    Re: Televisões    Ver comentário
AM(Lx) (seguir utilizador), 1 ponto , 17:11 | Terça feira, 1 de setembro de 2009
    Re: Televisões    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 17:21 | Terça feira, 1 de setembro de 2009
    Re: Televisões    Ver comentário
AM(Lx) (seguir utilizador), 1 ponto , 11:19 | Quinta feira, 3 de setembro de 2009
UM DISCURSO DE OUTRO PLANETA Á ET?
NJP (seguir utilizador), 2 pontos , 20:14 | Domingo, 30 de agosto de 2009
MFL parece mesmo um ET vindo de outro planeta que aterrando na Terra como um Messias critica o exercício do poder. Um incauto poderia acreditar na benignidadeda crítica do ET. Só que neste mesmo planeta terreste, nesta faixa defronte do Atlântico, houve uma ministra que ninguém esqueceu pelos seus actos mais paradigmáticos passando pela titularização da dívida pública ao Citybank, com condições leoninas cujos compromissos já pagos dariam para construir obras públicas que agora critica. A falta de democracia que pretende restabelecer, com seis meses de suspensão de direitos liberdades e garantias, anunciados em devido tempo não se coadunam com que agora diz. Depois tendo tido responsabilidades nas finanças ninguém a viu comentar a trapalhada do BPN, onde gente sua esteve e está envolvida até ás orelhas. Em conclusão bem se lhe pode aplicar que "Bem prega Frei Tomás..." A sua lista criticada pelo envolvimento do bando dos quatro que a Justiça deveria apurar serrvirá para troca com outros casos. Marques Mendes tem toda a razão na sua postura recusada de seriedade nas listas.
Pretende ser alternativa, nomeadamente vestindo a pele virtuosa em favor da família dos outros, no bom estilo para convencer os incautos, numa verdadeira pirueta de virtudes pública para vícios privados.
MFL e JS não são tão distintos quanto um ET poderia julgar. Os eleitores têm alternativas porque em democracia haverá sempre alternativas. É o destino fatal que está reservado aos fariseu das palavras.
 
 Regras da comunidade
O ESTADO SERVE TODOS OS PODERES
Musoko (seguir utilizador), 2 pontos , 21:24 | Domingo, 30 de agosto de 2009
O Estado em Portugal é uma máquina repressiva ao serviço de quem domina, contra a população.
Nenhum partido abdica dela para os seus fins, declarações em contrário são apenas isso, declarações.
Um exemplo muito concreto: o IDICT.
Qd o PSD tomou o poder, os técnicos superiores conotados com o PS foram postos na prateleira, não faziam nada, embora ganhassem o seu salário. Qd o PS substituiu o PSD eles voltaram ao activo e os conotados com o PSD enfeitaram as prateleiras.
 
 Regras da comunidade
O Centrão
pedro sergio pereira (seguir utilizador), 1 ponto , 14:43 | Domingo, 30 de agosto de 2009
Mas haverá alguma dúvida que se o PSD tivesse tido maioria absoluta algo seria diferente? O Bloco Central de interesses e compadrios ainda não disse a sua última palavra. Quem pensa que Portugal já bateu no fundo engana-se redondamente. Apesar de discordar em quase tudo do ex-presidente da CIP, Ferraz da Costa, concordo quando diz que Portugal tem uma dimensão demasiado pequena para o volume de roubalheira que se perpetra à sombra do Poder.
 
 Regras da comunidade
    Re: O Centrão    Ver comentário
clareza (seguir utilizador), 1 ponto , 18:18 | Domingo, 30 de agosto de 2009
M.F.L.DIZ QUE ESTES GOVERNOS SE APOSSARAM DA NAÇÃO
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 15:55 | Domingo, 30 de agosto de 2009
SÓ não diz também quando os psd/cds dominaram o governo;ou o país;pois para a direita confundem também governar com nação e interesses privados e de estado;e vice-versa.Gente é sempre a mesma treta;quando se é governo a dança é de uma forma;quando se é oposição ;a dança é de outra.Ou seja sempre os donos do poder que estão sentados lá na cadeira do poder;com eleições livres ou não livres;se servem do´poder para tirar proveito e dominarem o mais possível tudo a seu bel prazer.Aonde é que não é assim.??/Senão vejamos o que sempre fez lá nas ilhotas das madeiras;o tal jardim.Sempre se achou o dono da madeira.Ainda se acha o dono da tal capitania aquando da descoberta desta ilhota;e o rei de lisboa a deu de presente para um dos descendentes dos jardins.Mas claro;tinha que dar contas a este rei.E nessa época o antepassado do jardim;não falaria ão mal dos continentais;ou seja;não lhes chamaria de cubanos.A nós do continente.Porque nessa época o rei depressa o mandava regressar ao continente.Mas com esta democracia tudo se pode fazer e dizer;em nome dum povo que ainda vive nos tempos das trevas;na madeira;e também queriam que no continente fosse igual;estas f.l. ou seja;os partidos dasdireitas em PORTUGAL;ainda não acordaram do grande sono.ACORDEM PARTIDOS DAS DIREITAS:O povo do continente já não mais é analfabeto;e então já nãovai mais em cantilenas;que as esquerdas não prestam.Apesar de tudo eu sempre votarei naqueles que melhor defenderem o meu país.Ou seja um país mais justo.
 
 Regras da comunidade
AMBIENTE DE INTRIGA
Anamanacosta (seguir utilizador), 1 ponto , 15:57 | Domingo, 30 de agosto de 2009

O Estado sempre foi uma máquina ao serviço do poder. Mais uma vez a Drª Manuela Ferreira Leite descobre o que toda a gente já sabe. Já vimos essa máquina trabalhar antes e depois do 25 de Abril. A própria senhora, que já ocupou lugares em diferentes Governos e que tanto quanto sei é funcionária pública, é uma engrenagem dessa “máquina ao serviço do poder e dos que o ocupa, dos que protege e dos que lhe são submissos”.
Parece-me que está alimentar o tal “ambiente de intriga e de falsas verdades” quando se pretende atribuir à governação dos últimos quatro anos a “diluição de pilares da sociedade como a família e o casamento”. Ó Sôtora, em que país é que pensa que está? Minha senhora, por favor. Pensa que a senhora é a primeira pessoa a falar de problemas sociais?». Como bradou o seu colega Patinha Antão no debate da SIC entre os candidatos à liderança do PSD, em 28 de Maio de 2008.
 
 Regras da comunidade
    Re: AMBIENTE DE INTRIGA    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 16:22 | Domingo, 30 de agosto de 2009
    Re: AMBIENTE DE INTRIGA    Ver comentário
Ricmadeira (seguir utilizador), 1 ponto , 23:18 | Domingo, 30 de agosto de 2009
Máquina Cavaquista
George Rupp (seguir utilizador), 1 ponto , 16:09 | Domingo, 30 de agosto de 2009
A senhora fez parte integrante da máquina Cavaquista, que se serviu do Estado para alimentar o monstro laranja, e por isso devia ter um pouco de vergonha. Vou dar só um exemplo: as televisões. Durante a 1.ª maioria absoluta do PSD só existia a RTP, que era uma fiel máquina servidora do poder. Obviamente, ninguém na RTP da época se lembrou alguma vez de convidar o Cavaco para debater com os líderes da oposição antes de eleições legislativas. Depois, durante a 2.ª maioria absoluta criaram-se as televisões privadas, que foram convenientemente entregues à ala mais liberal do PSD, personificada pelo seu militante n.º 1, e a um grupo próximo da igreja católica, para satisfazer os interesses da ala mais conservadora do PSD.

A única diferença significativa no panorama audiovisual de hoje reside na RTP, que para sobreviver teve de emancipar-se como uma estação televisiva isenta e de serviço público. Basta recordar
os monólogos semanais de Marcelo Rebelo de Sousa e a manutençaõ de Judite de Sousa como entrevistadora apesar da sua hostilidade pública e notória ao actual PM. A SIC e a TVI continuam com aquilo que sempre fizeram, ou seja, privilegiar o PSD, às vezes mais discretamente (SIC), mas muitas vezes de uma forma escandalosa (TVI).

É preciso que as pessoas se lembrem como era a "máquina ao serviço do poder (laranja)" há 15-20 anos, para não se deixarem enganar com este tipo de discurso profundamente desonesto e cínico.
 
 Regras da comunidade
    Re: Máquina Cavaquista    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 16:40 | Domingo, 30 de agosto de 2009
    Nota máxima    Ver comentário
George Rupp (seguir utilizador), 1 ponto , 17:02 | Domingo, 30 de agosto de 2009
    Re: Máquina Cavaquista    Ver comentário
jotarebelo (seguir utilizador), 1 ponto , 18:40 | Domingo, 30 de agosto de 2009
    Judite de Sousa    Ver comentário
George Rupp (seguir utilizador), 1 ponto , 18:55 | Domingo, 30 de agosto de 2009
    Re: Máquina Cavaquista    Ver comentário
Xarrama (seguir utilizador), 1 ponto , 22:15 | Domingo, 30 de agosto de 2009
    José Eduardo Moniz    Ver comentário
George Rupp (seguir utilizador), 1 ponto , 22:48 | Domingo, 30 de agosto de 2009
MFL
jotarebelo (seguir utilizador), 1 ponto , 16:10 | Domingo, 30 de agosto de 2009
Independentemente, das opções ideológicas e politicas de cada um, haverá alguém minimamente atento, que acredite que, a citada personagem, tem perfil, técnico, politico e moral, para sequer ser líder do PSD?
Esta é seguramente, a pior liderança de sempre do PSD!
Luis Filipe Menezes, será hoje um homem, de bem consigo próprio. Embora, não pelas melhores razões!
 
 Regras da comunidade
"Estado transformou-se".........
naif (seguir utilizador), 1 ponto , 16:33 | Domingo, 30 de agosto de 2009
"o sabor amargo da oportunidade perdida" fico eu se o PS não ganhar as eleições.
Estes discursos bafientos, a cheirar a podre e numa falta de alegria, de esperança no futuro, é para esquecer.
Os produtores de anti-depressivos já estarão a fazer previsões bem altas, dada a depressão que se adivinha, caso ganhe as eleições. Sou um homem de fé e estou certo que alguém me está ouvir para que nada disto aconteça.
Já me está a lembrar os comentarios do António José Teixeira, na sicnoticias(desde que é director, parece que mudou a agulha) também não concordou com as palavras de Sócrates por deixar uma réstea de esperança a toda aquela juventude em Santa Cruz.
Deixai ser felizes, nem que seja só por um dia a juventude.
 
 Regras da comunidade
    Re:    Ver comentário
Portugal Real (seguir utilizador), 1 ponto , 23:53 | Domingo, 30 de agosto de 2009
    Re:    Ver comentário
naif (seguir utilizador), 1 ponto , 13:00 | Segunda feira, 31 de agosto de 2009
    Re:    Ver comentário
Portugal Real (seguir utilizador), 1 ponto , 22:28 | Segunda feira, 31 de agosto de 2009
Página 1 de 3    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
PUB




Costa quer reformar Lisboa
22:53 Terça feira, 3 de novembro de 2009, 15
Programa de Governo debatido em Novembro
17:03 Terça feira, 20 de outubro de 2009, 13
PS obteve o melhor resultado de sempre
21:58 Domingo, 18 de outubro de 2009, 29
Socialista vence Câmara de Mondim de Basto
21:51 Domingo, 18 de outubro de 2009,
Ermelo vai a votos sem receio
15:34 Domingo, 18 de outubro de 2009, 1
Aguiar Branco candidato a líder parlamentar do PSD
15:38 Sexta feira, 16 de outubro de 2009, 15
Miguel Veiga empurra Paulo Rangel
14:37 Sexta feira, 16 de outubro de 2009, 1
"O PSD precisa de se libertar dos Marcelos e Manuelas"
22:07 Quinta feira, 15 de outubro de 2009, 31
Sócrates: Governo será da responsabilidade do PS
20:20 Quinta feira, 15 de outubro de 2009, 69
PCP não faz coligação com PS
19:41 Quinta feira, 15 de outubro de 2009,
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
Grupo ImpresaACAP