02/00/0 actualizado às 0:00
Face Oculta Face Oculta: Ferreira Leite exige explicações ...  «  Face Oculta  «  Dossiês  «  Dossiês  « Página Inicial |

Face Oculta: Ferreira Leite exige explicações a Sócrates

A líder do PSD desafiou hoje o Primeiro-Ministro a prestar esclarecimentos ao país sobre o processo "Face Oculta", que considera ter ganho contornos políticos com a destruição das escutas a Sócrates. Clique para visitar o dossiê FACE OCULTA

Isabel Paulo e Humberto Costa (www.expresso.pt)
18:34 Quarta-feira, 11 de Nov de 2009
Deixe aqui o seu comentário 50 comentários   [1639 visitas]
Aumentar Texto Diminuir Texto Link para esta página Imprimir Enviar por email
del.icio.us technorati digg facebook myspace reddit google search.live newsvine
Manuela Ferreira Leite quer que Sócrates esclareça o país
Manuela Ferreira Leite quer que Sócrates esclareça o país
Tiago Petinga/Lusa

Manuela Ferreira Leite afirmou, hoje, no Parlamento, que o processo "Face Oculta" está a "ganhar contornos políticos" e que, por isso, José Sócrates deve prestar esclarecimentos sobre o caso. "O Primeiro-Ministro tem consciência da necessidade de esclarecer o país. As dúvidas políticas não se resolvem adiando investigações e destruindo provas", frisou a líder do PSD.

Clique para aceder ao índice do dossiê FACE OCULTA

Ferreira Leite considerou ainda "lamentável o espectáculo que os órgãos superiores de justiça deram ao longo da semana", reportando-se a declarações do Procurador-geral da República e do presidente do Supremo Tribunal de Justiça a propósito da validação ou anulação das referidas escutas.

"O que se está a passar é inadmissível", disse a líder do PSD, referindo-se ao processo "Face Oculta" e aludindo à anulação das escutas da conversa telefónica entre Armando Vara e o primeiro-ministro. Manuela Ferreira Leite reclamou a José Sócrates "que tome a iniciativa de esclarecer a opinião pública, já que a justiça não consegue esclarecer".

Para a líder do PSD a "actuação da justiça neste processo e o silêncio do primeiro-ministro transformaram esta matéria, que poderia ser apenas jurídica, numa questão política". E, nesse contexto considera que "as questões políticas não podem esconder-se atrás das explicações jurídicas" e que "as dúvidas políticas não se resolvem adiando os problemas e eliminando provas".

Ferreira Leite fez mesmo alusão ao teor das escutas considerando "inadmissível" a "intromissão do Governo na área da comunicação social".

Segundo fonte próxima da líder do PSD, Manuela Ferreira Leite não irá confrontar José Sócrates com um prazo para dar explicações. "Depois do que afirmou hoje, a bola foi colocada do lado do Primeiro-Ministro. Vamos ver como reage", arfirmou a mesma fonte.

FACE OCULTA
Leia toda a informação sobre o caso
A carta de suspensão de Armando Vara
Infografia: A rede tentacular do sucateiro

Palavras-chave  Ferreira Leite  escutas  Sócrates  Face Oculta
Relacionados
11 Nov 2009 PSD não vai largar Sócrates e as escutas
[2913 visitas]
50 comentários
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Portugal entrou em loucura...
Brilhantina (seguir utilizador), 5 pontos (Interessante), 19:22 | Quarta-feira, 11 de Nov de 2009
Este pedido de MFL é de uma aberração tremenda. É uma postura de quem não tem sentido de Estado e pretende fazer política de baixo nível.
Porque deverá ser Sócrates a esclarecer o acto senil da Senhora e não a justiça?
Que explicações quer a Senhora de quem ela própria, com a pergunta que faz, está pura e simplesmente a lançar uma suspeita? Não deverá ser a justiça a esclarecer?
Lembro-me no caso de Preto que esta Senhora disse que não o demitia das suas listas porque ele era apenas arguido e não acusado e uma coisa não implicava outra.
Será que o PSD continua a estar parco de ideias e projectos que até tem que recorrer ao jogo sujo? Já não basta o que se passa no seu interior?
A Senhora há-de me explicar como é que o seu amigo soube do aumento de capital da SLN/BPN, levou a família a reboque, cantando e rindo porque ia pela certa, na aquisição de acções e, ao fim de um ano, vendeu-as (a filha também) a um valor astronómicamente superior. Peça uma explicação sobre este assunto, aqui sim há algo muito estranho.... ou também está conivente?
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Se bem me lembro !!    Ver comentário
BrincaNareia (seguir utilizador), 2 pontos , 19:57 | Quarta-feira, 11 de Nov de 2009
    Re: Portugal entrou em loucura...    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 20:17 | Quarta-feira, 11 de Nov de 2009
    Você não precisa do meu apoio mas concordo    Ver comentário
Mordaquikesaileite (seguir utilizador), 1 ponto , 19:40 | Quarta-feira, 11 de Nov de 2009
    Re: Portugal entrou em loucura...    Ver comentário
Tex1 (seguir utilizador), 1 ponto , 21:25 | Quarta-feira, 11 de Nov de 2009
    Re: Portugal entrou em loucura...    Ver comentário
VISCOPE (seguir utilizador), 1 ponto , 21:30 | Quarta-feira, 11 de Nov de 2009
Recalcamento e tentativa de "vingança" raivosa
user178221 (seguir utilizador), 5 pontos (Interessante), 19:23 | Quarta-feira, 11 de Nov de 2009
Os termos e as "exigências" da D. Manuela são a explosão oportunista da raiva de vingança acumulada desde a derrota estrondosa infligida por Sócrates que a Senhora que tinha a certeza de ir ser 1ª ministra teve de engolir nas ultimas eleições.
As declarações e afirmações agora por ela produzidas não passam de acusações genéricas sem fundamento nem objectividade, como, aliás, é próprio do velho, fácil e frágil processo de fogo de vistas acusatório com generalizações populistas para impressionar o papalvo.
D. Manuela, fiel ao velho ódio de estimação por Sócrates, dobrou ou triplicou a sua raiva depois da "banhada" sofrida nas recentes eleições e o seu recalcamento cega-a e não deixa conter-se em a manifestar intempestiva e cegamente na 1ª oportunidade que se lhe depara.
A propósito de quê? De pouca coisa, pelos vistos: conversas privadas escutadas e tidas com um amigo, entretanto arguido num caso de corrupção. Só que, conforme entretanto se sabe, essas conversas foram anuladas, certamente porque versaram sobre outros assuntos (privados) que nada tinham ver com o motivo pelo qual elas tinham sido autorizadas por um Juiz.
Dar explicações sobre os assuntos nelas tratados? A que propósito? Essa agora!...
Nuno Costa
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Recalcamento e tentativa de    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 20:21 | Quarta-feira, 11 de Nov de 2009
Sempre fora de tempo !!
BrincaNareia (seguir utilizador), 3 pontos (Interessante), 18:54 | Quarta-feira, 11 de Nov de 2009
Não foi esta senhora que disse que não deveriam ser os jornalistas a publicar o que bem entendessem ?!?!

MF Leite não tem compasso. Afina por um diapasão distorcido.
Ora uma oitava abaixo ora acima.

Resquícios de uma derrota merecida, não dão obrigatoriamente em falta de postura de Estado !!
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    lol    Ver comentário
ZePortouga (seguir utilizador), 1 ponto , 19:06 | Quarta-feira, 11 de Nov de 2009
    Re: lol    Ver comentário
BrincaNareia (seguir utilizador), 2 pontos , 19:17 | Quarta-feira, 11 de Nov de 2009
A Comadre
Kinikós (seguir utilizador), 3 pontos (Interessante), 19:13 | Quarta-feira, 11 de Nov de 2009
Que oposição esta! Entretém-se com conversas e conversas sobre conversas, mais parecendo comadres ao soalheiro que políticos responsáveis.
Mas, vocês não foram por nós eleitos para trabalhar? Deixem essas tretas para os jornais que têm que tratar da sua vidinha, e para a justiça que tem tão pouco que fazer.

Desestabilizar um governo recém-constituído é trabalhar contra o povo, agravar ainda mais a crise.
Os desempregados não querem saber de escutas!
Os pobres nem sabem o que isso é.

Deixem trabalhar quem quer trabalhar!
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
a Manuela desocupada
Carlos A R Ferreira (seguir utilizador), 3 pontos (Interessante), 19:25 | Quarta-feira, 11 de Nov de 2009
Esta senhora anda com falta de trabalho na oposição. Ou com falta de ideias. Ou com falta de competência. Portugal está sem problemas de maior, para além das asfixias e das necessidades de esclarecimento de Sócrates, sobre coisas que era bom a senhora procurar saber como circulam tão facilmente em Portugal.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
Assim, não vale a pena!
António Da Rocha (seguir utilizador), 3 pontos (Interessante), 20:03 | Quarta-feira, 11 de Nov de 2009
O PSD é importante para a Democracia.
Tem muitos valores, apreciados individualmente.
Mas, cada um com a sua concepção de democracia e, pior do que isso, cada um a agir em função dos seus interesses particulares ou de facção.
Cada um, por isso, com os seus "inimigos de estimação"
A intervenção de MFL, hoje, na Assembleia da República, foi deprimente!
E porque? porque deixou muito explícito que se aproveitou do descontentamento da população em geral pela inacção que percepciona da Justiça, para atacar José Sócrates, explícitamente, não em termos de Justiça, como era suposto, porque pensasse que José Sócrates estaria implicado em qualquer acto ilícito, mas tão só por uma questão política, relacionada com uma estação de televisão, segundo MFL!
Apesar da acertada intervenção do CDS/PP, a procurar corrigir-lhe a "agulha", MFL continuou, um pouco pateticamente, a insistir que o Primeiro-Ministro devia explicações ao País porque foi "apanhado" em escutas a falar com Armando Vara, alegadamente, nas suas palavras, sobre a "intromissão do Primeiro-Ministro" nos assuntos da TVI!
Ora, não deixa de ser caricato MFL demonstrar "tanto conhecimento" sobre o que estará nas gravações na posse das entidades que procedem às investigações, conhecimento que o Primeiro-Ministro não tem e que, quanto mais não fosse por esse simples facto, não poder satisfazer a "curiosidade" de MFL!
Quem são as fontes de MFL que estão objectivamente a criar alarme social?
Que deprimente!

Cumpts
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Assim, não vale a pena!    Ver comentário
hokalos (seguir utilizador), 1 ponto , 3:57 | Quinta-feira, 12 de Nov de 2009
    Re: Assim, não vale a pena!    Ver comentário
António Da Rocha (seguir utilizador), 2 pontos , 9:32 | Quinta-feira, 12 de Nov de 2009
Face Oculta
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 19:16 | Quarta-feira, 11 de Nov de 2009
Face oculta, com novo capítulo !
Desta feita surge a intervenção de Manuela Ferreira Leite , no Parlamento a exigir explicações a José Sócrates, sobre as escutas. Pede "que tome a iniciativa de esclarecer a opinião pública, já que a justiça não consegue esclarecer"
Aqui está mais uma machadada na nossa Justiça !
Sr, Dr. Pinto Monteiro, se não é capaz de dar conta do recado, dê o lugar a outro !
Insisto, mais do que ninguém tem interesse em esclarecer todo este embróglio do que o próprio José Sócrates !
De que está à espera ?
Assim, nunca mais acaba este folhetim!
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
Já agora, peça outras explicações.
user178221 (seguir utilizador), 2 pontos , 19:38 | Quarta-feira, 11 de Nov de 2009
Já que D. Manuela mostra grande cuidado e preocupação com "explicações" ao país por parte de órgãos de soberania, então teria sido seu dever pedir antes, com muito mais razão e inteira justificação, todas as devidas explicações ao Presidente Cavaco sobre o imbróglio das escutas, caso muito mais sério e que ficou completamente por esclarecer por parte do P.R.
Este, sim, é um caso que o país devia ter exigido completo esclarecimento e que ficou a pairar nas sombras indefinidas de uma "estória" entalada e por contar à volta dos bastidores de uma campanha eleitoral...
Nuno Costa
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
A verdade é que
lusomania (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 20:02 | Quarta-feira, 11 de Nov de 2009
o sr eng José Sócrates tem o seu nome (bom?) envolvido em tudo o que é de difícil explicação, a saber: Freeport (mal explicado), licenciatura (muitíssimo mal explicado, se é que alguma vez o tentou fazer de forma não sub-reptícia), empresas de limpeza nas Beiras (envolvido o super professor que lhe leccionou 4 disciplinas), projectos de habitações (prática comum no nosso país...mas não para o nosso primeiro) e agora a "face oculta". É bom recordar que o amigo de longa data (Armando Vara) mais uma vez se vê envolvido em mais uma confusão. "Diz-me com quem andas dir-te-ei quem és", é um adágio muito antigo mas que se aplica muito bem!!! Disto é que é importante falar. Agora imaginem que era....... o Santana Lopes!!!! Já estava, há muito, pregado numa cruz.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: A verdade é que o Durão Barroso ...    Ver comentário
PIANINHO (seguir utilizador), 1 ponto , 20:29 | Terça-feira, 17 de Nov de 2009
    Re: A verdade é que o Durão Barroso ...    Ver comentário
lusomania (seguir utilizador), 1 ponto , 23:10 | Terça-feira, 17 de Nov de 2009
    Re: A verdade é que o Durão Barroso ...    Ver comentário
PIANINHO (seguir utilizador), 1 ponto , 1:40 | Quarta-feira, 18 de Nov de 2009
MFLeite mostrou hoje a bílis...
dedalo11 (seguir utilizador), 2 pontos , 20:31 | Quarta-feira, 11 de Nov de 2009
... ao utilizar palavras que apenas demonstram porque perdeu as eleições. Incompetência e espírito conspirativo. Não tem a menor noção de moral política, nem mesmo o civismo que qualquer político deve, pelo menos fingir que tem. Coisas de peixeira renascida e... enterrada na lama laranja.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
Face Oculta Ferreira Leite exige explicações a Sóc
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 20:48 | Quarta-feira, 11 de Nov de 2009
Se o Pacheco Pereira não explicar, ficamos todos sem saber, a razão porque a mumia continua com tanto veneno mesmo depois de embalsemada. O que já ninguém tem duvidas é que ainda existe veneno suficiente para matar todos os peixes do mar. Bem me parecia que aquele olhinho meio vesgo só vê para um lado. É compreensivel em parte tanto azedume, não só pela derrota sofrida, mas também porque quem defende que o casamento só serve para prociar não pode dar noutra coisa. Diz o povo e tem razão que quem não vê o padeiro sofre de insonias. Lá haverá alguma explicação para tantas alucinações. Do que o País se livrou, mas o PSD se não se põe a pau encontrou o seu coveiro.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
BYE,BYE,MANELITA!!!
DANAMONA (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 20:51 | Quarta-feira, 11 de Nov de 2009
A Manelita já se "lixou" com esta história,embora tenha carradas de razão.

Se as conversas do Vara com o amigo fossem sem qualquer importância já as tinham publicado.Como eu tenho a sensação de que são altamente comprometedoras,o Pres. do Supremo passa a batata quente para o PGR e agora sabe-se que as escutas não tiveram o aval do primeiro.

Estamos perante,na minha modesta opinião,em mais um branqueamento dum engenheiro dominical,pois a haver culpas isso equivaleria à sua demissão e quiçà à implosão desta ABRILADA de corrupção,de corruptores e de corrompidos.

O Engenheiro dominical é citado por todo o lado,mas a Manelita meteu-se num labirinto mafioso e ai será esmagada pelos tentáculos do polvo.

Gente honesta neste país não tem lugar e a Manelita,por isso mesmo,é uma anacrónica.

BYE,BYE,MANELITA!!!
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
Apagão
George Rupp (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 20:54 | Quarta-feira, 11 de Nov de 2009
Fui o primeiro a comentar esta notícia, com o texto

"Quando vai a Presidente do PSD esclarecer as suas responsabilidades no caso da mala de dinheiro, em que é acusado o seu protegido António Preto?"

Este meu comentário foi apagado pelo Expresso, porventura porque alguém se queixou. Constato que outro comentário, em que o PM é acusado de estar "constantemente envolvido em negócios corruptos", além de outros impropérios, continua inamovível. Em contraste, o meu comentário não acusava MFL de nada, apenas exigia esclarecimentos, do mesmo modo que ela exigiu explicações ao PM, sobre um assunto que também preocupa a "opinião pública". Como se entende esta total falta de critérios por parte do Expresso?
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Apagão    Ver comentário
DANAMONA (seguir utilizador), 1 ponto , 21:03 | Quarta-feira, 11 de Nov de 2009
    Re: Apagão    Ver comentário
George Rupp (seguir utilizador), 1 ponto , 21:17 | Quarta-feira, 11 de Nov de 2009
    Re: Apagão    Ver comentário
DANAMONA (seguir utilizador), 1 ponto , 21:35 | Quarta-feira, 11 de Nov de 2009
    Re: Apagão    Ver comentário
VISCOPE (seguir utilizador), 1 ponto , 21:48 | Quarta-feira, 11 de Nov de 2009
    Bloco central    Ver comentário
George Rupp (seguir utilizador), 1 ponto , 22:15 | Quarta-feira, 11 de Nov de 2009
    Re: Apagão    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 21:47 | Quarta-feira, 11 de Nov de 2009
    Re: Apagão    Ver comentário
George Rupp (seguir utilizador), 1 ponto , 22:23 | Quarta-feira, 11 de Nov de 2009
É a justiça que os deputados nomeados pelos
Mordaquikesaileite (seguir utilizador), 1 ponto , 18:52 | Quarta-feira, 11 de Nov de 2009
partidos e em quem o povo ignorante continua a votar, que fazem as leis na Assembleia da República. Portanto a ser verdade que as escutas foram destruidas, o foram presume-se que legalmente. Agora Ferreira Leite, da cabala da asfixia, não queira que os escutados venham publicamente divulgar conversas privadas. isso não passa de parlapié. O que o pais precisa é de uma população exigente e culta para saber que o sistema capitalista neo liberal está há muito esgotado e buscar uma alternativa, que em minha opinião será o Socialismo democratico, que o actual partido socialista, não tem nada a ver e muito menos o PSD ou CDS...
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
MFL... passou-se !
nortagus (seguir utilizador), 1 ponto , 19:32 | Quarta-feira, 11 de Nov de 2009
Deve ser fígado !...
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
50 comentários
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 


Aviso
FAQ. Como funciona a comunidade no Expresso
Para fazer o seu comentário precisa de estar registado. O registo é gratuito e demora pouco mais de 30 segundos.

Se já for utilizador registado, coloque o seu mail e palavra-chave nos campos para o efeito, na página de registo. Depois disso, poderá comentar qualquer conteúdo.

Clique aqui  para se registar.

Em caso de dúvida escreva-nos para novosite@expresso.pt, seremos tão breves quanto possível a responder.

Miguel Martins, Editor de Multimédia do Expresso

PGR: Lei do segredo de justiça "não é má, é péssima"

19:48 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[140 visitas]

Sócrates desmente intervenção do Governo

13:12 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[1351 visitas]

Petição online exige explicações de Sócrates

21:45 Segunda-feira, 8 de Fev de 2010,
[2981 visitas]

Face Oculta: Detetadas irregularidades em cinco empresas

21:12 Segunda-feira, 8 de Fev de 2010,
[928 visitas]

PS opõe-se a inquérito se colidir com separação de poderes

19:20 Segunda-feira, 8 de Fev de 2010,
[495 visitas]

Penedos vai autorizar divulgação de escutas na íntegra

19:09 Domingo, 7 de Fev de 2010,
[1166 visitas]

Sócrates lamenta "jornalismo de buraco de fechadura"

13:05 Sábado, 6 de Fev de 2010,
[7995 visitas]

Respeitar a Lei e os princípios constitucionais

11:12 Sábado, 6 de Fev de 2010,
[1399 visitas]
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
Primus Inter Pares
Grupo ImpresaACAP