09/02/2010 actualizado às 21:03
Actualidade Espanha tira água a Portugal  «  Actualidade  « Página Inicial |

Espanha tira água a Portugal

Batalha ibérica: pela primeira vez, as autoridades nacionais admitem que Madrid não cumpriu o acordo das águas e reteve 200 milhões de metros cúbicos do Tejo .

Carla Tomás (www.expresso.pt)
9:23 Sexta-feira, 30 de Out de 2009
Deixe aqui o seu comentário 86 comentários   [4819 visitas]
Aumentar Texto Diminuir Texto Link para esta página Imprimir Enviar por email
del.icio.us technorati digg facebook myspace reddit google search.live newsvine
Margem do Rio Tejo, por onde passa a linha férrea da Beira Baixa
Margem do Rio Tejo, por onde passa a linha férrea da Beira Baixa
António Pedro Ferreira

Em Vila Velha de Ródão voltaram a ver-se gravuras rupestres há muito submersas. No Tejo Internacional, um manto de algas verdes (eutrofização) cobriu 50 quilómetros de troço durante cerca de cinco meses, quando o habitual era este fenómeno acontecer só no Verão. E quem desceu o rio de canoa entre Alpiarça e Santarém, há uma semana, encontrou vários troços com apenas dois palmos de água.

A redução do caudal tem uma explicação: Madrid "não cumpriu a convenção" que regula os rios luso-espanhóis, revelou ao Expresso Orlando Borges, vice-presidente da Comissão portuguesa que tutela a Convenção de Albufeira que dita as regras do aproveitamento sustentável das bacias hidrográficas comuns. Em causa estão 200 milhões de metros cúbicos de água que não passam o Tejo para cá da fronteira.

Se os caudais continuarem a diminuir e a poluição do Tejo se mantiver, os ecossistemas do rio serão postos em causa tal como as actividades que deles dependem.

Situação preocupante

"A situação é preocupante sobretudo agora que entrou em vigor o novo regime de caudais que impõe mínimos mensais e semanais", admite Orlando Borges, que tutela o Instituto da Água (Inag). Feitas as contas, no início de Outubro, concluíram que os nossos vizinhos só passaram 2500 milhões de metros cúbicos de água quando estavam previstos 2700 milhões. Detectada a falha, as autoridades nacionais notificaram as de Madrid, que responderam quarta-feira argumentando que o incumprimento se deveu à falta de chuva. Para corrigir a situação, iniciaram-se conversações e "as autoridades espanholas garantem que a água será reposta", esclarece o embaixador Santa Clara Gomes, que preside à Comissão.

Entretanto, novas manobras se preparam do lado de lá da fronteira que deixam em alerta os senhores que tutelam as águas do lado de cá. Fala-se em novos transvases do Tejo que põem em causa o futuro do rio. "Oficialmente dizem-nos que não há projecto nenhum", garante Orlando Borges. Porém sabe-se que a Junta da Estremadura anunciou um segundo transvase do Tejo, a partir da albufeira de Valdecanas, com o objectivo de 'salvar' o parque natural de Tablas de Daimiel. Este parque (com uma área equivalente ao concelho de Portalegre) está a arder devido a uma seca que se prolonga há cinco anos.

A agricultura intensiva esgotou os aquíferos do país vizinho e Bruxelas já avançou com um processo contra Madrid por causa da catástrofe ecológica. A concretizar-se, o transvase atravessará a bacia do Guadiana o que levará as comunidades locais a quererem alguma da água para elas. A guerra da água já agita as autonomias espanholas.

Queixa na Europa em equação

Porém, Madrid não poderá autorizar o transvase sem consultar Lisboa e sem realizar uma Avaliação de Impacte Ambiental. E Portugal pode sempre recorrer a Bruxelas acusando Madrid de violar a Directiva-Quadro da Água ou a convenção de Ramsar. Tal dependerá das negociações que se seguirem. Para já são os ambientalistas reunidos no Movimento pelo Tejo que estão a equacionar "avançar com uma queixa junto do provedor europeu de justiça pelo facto de a Comissão Europeia não fiscalizar o cumprimento da directiva-quadro da água".

Este será o primeiro passo, segundo o porta-voz Paulo Constantino. Pedro Serra, presidente da empresa Águas de Portugal e vogal da Comissão que tutela as bacias luso-espanholas, critica os espanhóis: "Criaram um problema e estão a procurar uma solução que nos causa a nós problemas". Este será um assunto quente nas mãos da nova ministra do Ambiente.


Valores (des)acordados

200

milhões de metros cúbicos (m3) de água do Tejo ficaram retidos em Espanha no ano hídrico findo em Setembro, o que viola a Convenção que regula as águas das bacias hidrográficas luso-espanholas

400

milhões de m3 de água saem anualmente do Tejo para o actual transvase do Tejo-Segura. O convénio permitia desviar mil milhões de m3, mas não há água suficiente. De lá são canalizados 20 milhões de m3 para o Parque de Tablas de Daimler, onde só chega 5% da água. Espanha quer fazer um segundo transvase no médio Tejo


Texto publicado na edição do Expresso de 24 de Outubro de 2009

Palavras-chave  rio  Tejo  Espanha  caudal  água   acordo das águas  Madrid
86 comentários
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Portugal / Espanha versus Israel / Palestina
Alvares_Almeida (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 9:38 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
Qualquer dia estaremos a lutar pelas águas dos rios internacionais como já acontece pelo Rio Jordão. Teremos de nos preparar para sermos os Israelitas nesta questão sabendo, perfeitamente, que estamos fadados a sermos palestinianos. O que nos salva é que partilhamos objectivos tão nobres como a organização do Mundial de futebol, o TGV, o mercado ibérico da energia e outros que farão, concerteza, melhorar as já estreitas relações Ibéricas.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Portugal / Espanha versus Israel / Palestina    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 12:04 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Re: Portugal / Espanha versus Israel / Palestina    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 13:32 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Re: Portugal / Espanha versus Israel / Palestina    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 13:48 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Re: Portugal / Espanha versus Israel / Palestina    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 14:56 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Re: Portugal / Espanha versus Israel / Palestina    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 15:06 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Re: Portugal / Espanha versus Israel / Palestina    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 17:41 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Re: Portugal / Espanha versus Israel / Palestina    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 1:34 | Sábado, 31 de Out de 2009
    por isso é que tentam vender a ideia do iberismo    Ver comentário
raiderx (seguir utilizador), 1 ponto , 15:32 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Re: por isso é que tentam vender a ideia do iberis    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 16:08 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Portugal NÃO É Espanha!    Ver comentário
Ricmadeira (seguir utilizador), 1 ponto , 16:38 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Re: Portugal NÃO É Espanha! CLARO,NEM NUNCA SERÁ!    Ver comentário
raiderx (seguir utilizador), 1 ponto , 19:26 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Re: Portugal NÃO É Espanha!    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 22:11 | Sábado, 31 de Out de 2009
    Re: Portugal NÃO É Espanha!    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 22:31 | Sábado, 31 de Out de 2009
MENDONÇA JÚNIOR, Coronel de Cavalaria.
sinahd (seguir utilizador), 3 pontos (Interessante), 12:19 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
A “grande crise” acabará por suceder a prazo.
Na União Europeia, hoje, somos 27, outros juntar-se-ão.
Os “Velhos do Restelo já morreram no início das descobertas marítimas.

Entretanto os “Ventos da História continuarão a soprar, como sempre o fizeram, reduzindo Portugal e a Espanha à sua actual pequenez contrariamente a um passado quando dominavam o Mundo de Este e Oeste.

Na Península Ibérica somos só dois com uma vontade imperiosa de viver… mas de costas voltadas.

Portugal a constituir por regiões será um notável passo para que não fujam para as independências.
Açores já ameaçou.
Madeira já há quem a admite.

No Futuro um só poder governará o Mundo onde cada parcela existirá – ou não - conservando as suas culturas de acordo com a sua hierárquica posição do seu potencial humano, dimensão territorial e recursos da natureza.

Uma Federação Ibérica será um escudado passo para a sobrevivência dos seus povos.
  – União Ibérica:
  – site: http://uniaoiberica.blogs...
  – e-mail: uniaoiberica.federacao@gmail.com
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    QUANTO É KE OS ESPANHOIS ESTÃO A PAGAR PELO FRETE?    Ver comentário
SS STORM SS (seguir utilizador), 1 ponto , 12:28 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Re: QUANTO É KE OS ESPANHOIS ESTÃO A PAGAR PELO FR    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 15:24 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Re: MENDONÇA JÚNIOR, Coronel de Cavalaria.    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 12:46 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Re: MENDONÇA JÚNIOR, Coronel de Cavalaria.    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 13:45 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    R    Ver comentário
Zaratustra70 (seguir utilizador), 1 ponto , 13:59 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Re: R    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 14:39 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Re: R    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 15:44 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Este texto é mesmo estúpido    Ver comentário
raiderx (seguir utilizador), 1 ponto , 15:41 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Re: Este texto é mesmo estúpido    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 17:05 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Re: Este texto é mesmo estúpido    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 13:39 | Sábado, 31 de Out de 2009
    Re: MENDONÇA JÚNIOR, Coronel de Cavalaria.    Ver comentário
aldrabado (seguir utilizador), 1 ponto , 15:53 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Re: MENDONÇA JÚNIOR, Coronel de Cavalaria.    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 17:11 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Re: MENDONÇA JÚNIOR, Coronel de Cavalaria.    Ver comentário
mzilva (seguir utilizador), 1 ponto , 21:13 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Re: MENDONÇA JÚNIOR, Coronel de Cavalaria.    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 15:47 | Domingo, 1 de Nov de 2009
    Re: MENDONÇA JÚNIOR, Coronel de Cavalaria.    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 15:37 | Domingo, 1 de Nov de 2009
SUBMARINOS RIO ACIMA JÁ!!!!
SS STORM SS (seguir utilizador), 2 pontos (Divertido), 9:49 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: SUBMARINOS RIO ACIMA JÁ!!!!    Ver comentário
leitordecomentarios (seguir utilizador), 2 pontos , 11:02 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
TGV
Helder Antunes (seguir utilizador), 2 pontos (Divertido), 10:25 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
Talvez seja melhor, portanto, construir uma espécie de TGV para águas.
  De modo a que estas possam fluir mais e mais rapidamente de Espanha para cá.
Também seria "muita obra" e coisa para dar emprego a muita gente.
Podia depois não haver água suficiente para "transportar", mas enquanto se fazia e não fazia a coisa... A economia, do ponto de vista socialista, mexia.
Bem... neste momento talvez mexesse um pouco menos. Uma vez que uma boa parte dos "empreendedores" do regime no que diz respeito a este tipo de actividade económica de obra pública feita, estão um bocadinho entalados.
Mas isto vai passar e logo, logo eles vão estar aí a bombar (não a água) e a dinamizar a "economia".
A sua e a deles (não. não me enganei)
É CONSTRUIR O TGV AQUÁTICO!
BOA?
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
Tem razão o comentador "nmnm"...
Rio Grande (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 12:29 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
Vivo numa região rural e noto que o uso da água não é cuidado. Como tenho muitos telhados, resolvi captar água da chuva através de calhas, que a deposita em imensos reservatórios espalhados nesta minha propriedade. A economia é brutal, não é preciso extenaur os poços ou diminuir os cursos dos riachos, que já são poucos. A água captada da chuva é direcionda para os banheiros, para os animais, para regar as plantas e para lavar os veículos em geral. Parte da água que usada para limpeza, não é tratada com químicos; o restante, sim. Procuro economizar, todavia. O investimento retorna na forma de benefício, na época quente. Sei que os grandes condominios, por lei, estão obrigados à captação de água da chuva. Toda a grande construção, postos de abastecimento de carros etc., só são liberados se, no projeto, existir o sistema de captação de água da chuva. Na ausência, não há autorização. É uma boa norma, acredito. Noto que, aqui, os agricultores são pouco conscientes da finitude da água, quase sempre perfurando a terra para achar o líquido precioso. Poucos têm a vontade de construir açudes, cisternas, para o armazenamento da água em dias críticos. Mas a mentalidade está mudando, com as sucessivas secas prolongadas.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Tem razão o comentador    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 13:02 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Re: Tem razão o comentador    Ver comentário
Rio Grande (seguir utilizador), 1 ponto , 13:25 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Re: Tem razão o comentador    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 14:19 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Re: Tem razão o comentador    Ver comentário
Rio Grande (seguir utilizador), 1 ponto , 18:11 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Re: Tem razão o comentador    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 2:04 | Sábado, 31 de Out de 2009
Mandam-se as tropas atacar Espanha...
dedalo11 (seguir utilizador), 2 pontos , 14:40 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
... comandados por Manuela Ferreira Leite. Mas a verdade é qie chegariam lá mais depressa se houvesse o TGV! OU Sócrates telefona ao seu amigo Zapatero e lá vem água. Ou então ficaremos a saber o nível desta amizade!!!
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Há guerra pelo petróleo, no futuro será pela água    Ver comentário
raiderx (seguir utilizador), 1 ponto , 15:36 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Re: Há guerra pelo petróleo, no futuro será pela    Ver comentário
dedalo11 (seguir utilizador), 2 pontos , 15:50 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Re: Há guerra pelo petróleo, no futuro será pela    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 16:21 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Re: Há guerra pelo petróleo, no futuro será pela    Ver comentário
raiderx (seguir utilizador), 1 ponto , 19:29 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Re: Há guerra pelo petróleo, no futuro será pela    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 14:55 | Sábado, 31 de Out de 2009
Será bom não esquecer ...
António Da Rocha (seguir utilizador), 1 ponto , 10:52 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
... que a próxima guerra à escala planetária terá como causa a escassez de água potável.

O que é de lamentar é que se continua a consumir irracionalmente e estupidamente água potável em quantidades brutais na agricultura, especialmente em Espanha e na lezíria portuguesa.

Não há planeamento, não há construção de infraestruturas de represamento de águas pluviais, não há sistemas de recuperação de águas usadas, para reaproveitamento na actividade agrícola.

Cada um abre um furo ou um poço onde lhe apetece e extrai a água que quer e o resultado só pode ser trágico a muito curto prazo

De resto o mesmo se passa com os consumos energéticos. não se pensa em racionamento mas sim em construção de novas barragens e até se preconiza o nuclear

Estão muitos interesses económicos, financeiros e políticos em equação e, quando isto acontece, o resultado não pode ser nada bom!
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Será bom não esquecer ...    Ver comentário
CondestavelXXI (seguir utilizador), 1 ponto , 15:03 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Re: Será bom não esquecer ...    Ver comentário
António Da Rocha (seguir utilizador), 1 ponto , 16:05 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    "Guerra" à agricultura espanhola    Ver comentário
raiderx (seguir utilizador), 1 ponto , 15:51 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Re:    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 16:49 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
Para onde vai a água?
nmnm (seguir utilizador), 1 ponto , 11:24 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
Façam de conta que têm 10 anos e que não é necessário explicações muito técnicas sobre o assunto.
A comida, proveniente de animais e vegetais, é esgotável na sua natureza. se a criação e reprodução parasse por completo, no fim ficavam os restos fisiológicos sólidos, vulgo cócó. A não ser que reciclassem a dita cuja "poia" e a transformassem em barritas alimentares, deixaria de haver alimento. Agora a água, sabemos que ela evapora, mas não evapora para o espaço. A evolução tecnológica permitirá, de certeza, encontrar meios de a trazer de volta ao solo, mais depressa se necessário, e como é obvio a da urina também seria possivel reciclar. Sim, claro, o organismo consome água é expulso pela transpiração e outros métodos. Alguma água só se recupera com a decomposição do corpo e infiltra-se no solo num processo demasiado lento. Além disso, com a ganância, os pólos iam à vida, a terra sobreaquecia e, nós, capute! Morte, decomposição, infiltração, etc, etc, etc e voilá! Água de novo!
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Para onde vai a água?    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 13:56 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Re: Para onde vai a água?    Ver comentário
António Da Rocha (seguir utilizador), 2 pontos , 20:57 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Desculpe-me, o "post" é para o António Da Rocha.    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 14:16 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    vai para os campos de golfe e afins    Ver comentário
raiderx (seguir utilizador), 1 ponto , 15:25 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
A desertificação já começou há 1 milhão de anos...
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 12:12 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
Infelizmente ,por aí nessa ocidental praia lusitânia á deriva,não sei o que os senhores doutores e catedráticos,e todo o tipo de engenheiros e tanto canudo,que apenas servem para comer e beber,á rica e á francesa,e á portuguesa.Desde que o filho do Conde da Borgonha,veio de lá das Borgonhas,ajudar o rei LEonês,para a expulsão dos islâmicos,nessa penínsual Ibérica,até hoje,os leoneses e os castelhanos nunca aceitaram o nosso Condado Portucalense como um país livre e independente lá dos leoneses,e dos castelhanos até hoje.Já aqui falou alguém,no futuro seremos os palestinos na europa.Sempre fomos,para os leoneses,e os castelhanos.Pois ao longo da nossa história sempre portugal oi invadido,desde os tempos em que o filho do conde da Borgonha,não aceitou ser vassalo,dos Leoneses,e dos castelhanos.até hoje.E no que puderem prejudicar os portugueses,podem contar,que de lá dos leoneses e dos castelhanos,"nunca veio de lá bom vento,nem bom casamento."E até hoje o povo português,tem conseguido resistir,apesar que lá nessa parte da nossa também península Ibérica,tem sido sempre mais dífici,resistir a um vizinho,que sempre tem sido uma relação igual á história entre um "loboe um cordeiro."Então só não v~e quem não quer.Ou já se esqueceram nos tempos dos filipes.???Que roubaram e arrazaram o meu país.??Outroas épocas,iguais,em que estes izinhos,sempre olham para nós portugueses,como sendo filhos bastardos,talvez por a castelhana a tal d.Tereza que foi oferecida,também era filha bastarda
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
Só tem uma saída..começarem a ser feitas barragens
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 12:26 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
Só tem uma saída.Começarem a construir barragens lá em trás-os -montes,e todas as águas pluviais,serem aproveitas,e só assim poderão compensar as águas retidas e desviadas lá nas castelas.Pois podem contar,tudo quanto puderem fazer lá os castelhanos,para prejudicar o povo português,e o nosso país,podem multiplicar,ainda por 1000000.É o sistema Maquiavélico.....Quanto pior,os castelhanos puderem fazerao nosso país,mais felizes se sentirão lá os nossos vizinhos.E lembrem-se;que eu os conheço melhor que ninguém.Pois e sou bem natural daí,das raias,ou seja,bem da fronteira.É um ódio cultural,os castelhanos,em relação a nós portugueses.Mas também não pensem,que em relação aos franceses,não seja muito melhor..??Também têm uma relação,não mito melhor,apesar que com os franceses,nunca levaram a melhor,quando nos tempos passados,tentaram também invadir e tomarem também a frança.E em relação á inglaterra,também não era melhor.Também tentaram dominar a inglaterra. Sabiam>>>??Ou alguém lembra a tal derrota da chamada Armada invencível.???Lá foram derrotados também no canal da Mancha,os castelhanos,e lá foi o resto da nossa armada,em 1588,sabiam..??Ou alguém ainda lembra.??Até foi bom.Pois aí se acabou a ilusão dos castelhanos em fazerem todos os planos,para dominarem toda a europa.Pois era esse o sonho e o plano,deles dos castelhanos.Mas no final da história,os castelhanos;ficaram arrazados,mas nunca aprenderam a lição.EM respeitarem os outros.SEMPRE COM SOBERBA,E ÓDIO,PARA QUEM NÃO SE C
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Só tem uma saída..começarem a ser feitas barra    Ver comentário
SS STORM SS (seguir utilizador), 1 ponto , 12:40 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Re: Só tem uma saída..começarem a ser feitas barra    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 15:02 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Re: Só tem uma saída..começarem a ser feitas barra    Ver comentário
Lopes02 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:23 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Re: Só tem uma saída..começarem a ser feitas barra    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 15:32 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Re: Só tem uma saída..começarem a ser feitas barra    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 16:01 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Re: Só tem uma saída..começarem a ser feitas barra    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 14:38 | Sábado, 31 de Out de 2009
Um velha história.
porradonovosite (seguir utilizador), 1 ponto , 12:53 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
OK. Os espanhóis não têm palavra. Mas nós não sabíamos já isso?
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Um velha história.    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 13:09 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
É fácil
cajo_vcambra (seguir utilizador), 1 ponto , 13:12 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
Construímos barragens junto à fronteira e afogamo-los no Inverno
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: É fácil    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 13:59 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
    Re: É fácil    Ver comentário
ajotaef (seguir utilizador), 1 ponto , 22:38 | Sábado, 31 de Out de 2009
Espanha agravou o problema da água
raiderx (seguir utilizador), 1 ponto , 15:31 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
Espanha foi o único país da u.e. a agravar o problema da água. Gastam desenfreadamente nos campos de golfe; na agricultura química, etc. E vão tentar através dos mass media a lançar essa ficção da Ibéria que o único objectivo de desviar e "manobrar" os rios como bem entenderem.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Espanha agravou o problema da água    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 15:57 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
Devemos fazer queixa....
raiderx (seguir utilizador), 1 ponto , 15:45 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
Penso que devemos avançar com uma queixa na U.E. Esse argumento de que vão repor a aguita é hilariante. Sim, porque se a seca continuar, como os 3 grandes rios peninsulares nascem lá, eles têm mais direito à água, do que nós portugueses..Boa...
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Devemos fazer queixa....    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 16:35 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
Sócrates só é animal feroz com os portugueses???
Geraldo Sem Favor (seguir utilizador), 1 ponto , 16:13 | Sexta-feira, 30 de Out de 2009
Este é um motivo crucial para se atirar aos espanhóis.
Ah, não pode, o seu melhor (e único) amigo é o Zapatero.
Mas socialistas, socialistas águas à parte...
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
86 comentários
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 


Aviso
FAQ. Como funciona a comunidade no Expresso
Para fazer o seu comentário precisa de estar registado. O registo é gratuito e demora pouco mais de 30 segundos.

Se já for utilizador registado, coloque o seu mail e palavra-chave nos campos para o efeito, na página de registo. Depois disso, poderá comentar qualquer conteúdo.

Clique aqui  para se registar.

Em caso de dúvida escreva-nos para novosite@expresso.pt, seremos tão breves quanto possível a responder.

Miguel Martins, Editor de Multimédia do Expresso

Australianos descobrem morte de familiar através do Facebook

19:00 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[447 visitas]

Polícia Judiciária investiga incêndio num complexo do Marítimo

17:39 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[204 visitas]

CDS-PP acusa António Costa de votação ilegal

17:35 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[266 visitas]

PSP adere à Acção Europeia sobre a Droga

17:03 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[61 visitas]

Durão Barroso apela ao consenso das forças políticas

16:11 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[190 visitas]

Hugo Chávez na rádio, de repente

15:54 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[1665 visitas]

África do Sul: 15 pessoas morrem carbonizadas num orfanato

15:49 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[271 visitas]

Sócrates, os 'crimes' e a verdade

15:49 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[2700 visitas]

Tirar a roupa... pelo Haiti

14:53 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[369 visitas]

Avalanches matam 28 pessoas no Afeganistão

14:12 Terça-feira, 9 de Fev de 2010,
[347 visitas]
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
Primus Inter Pares
Grupo ImpresaACAP