02/00/0 atualizado às 0:00
Daniel Oliveira: Antes pelo contrário Desligue o telefone, está a ser escutado!  «  Daniel Oliveira: Antes pelo contrário  «  Blogues  « Página Inicial |

Desligue o telefone, está a ser escutado!

O que tantos queriam e outros temiam aconteceu. Um semanário divulga informações sobre o conteúdo de escutas incriminatórias para José Sócrates. Chama-lhe, vá-se lá saber porquê, investigação. Prepare-se para o maravilhoso mundo novo: tudo o que diga, mesmo que não seja julgado pela lei por isso, pode ser publicado. Está satisfeito? Chegará a sua vez.

Daniel Oliveira (www.expresso.pt)
9:21 Sexta feira, 5 de Fevereiro de 2010
Aumentar Texto Diminuir Texto Link para esta página Imprimir Enviar por email
del.icio.us technorati digg facebook myspace reddit google search.live newsvine

Um semanário publica hoje informações sobre o conteúdo de escutas telefónicas que supostamente incriminam José Sócrates. Explica que não está a violar o segredo de Justiça. É tal a leviandade, que nem se apercebem que esse seria o menor dos problemas. Parece ser maior o temor aos juízes e ao Ministério Público do que o respeito por valores essenciais.

Tratam-se de escutas que nada têm a ver com o processo da sucata. Ninguém está a ser investigado por elas. O que o semanário em causa faz é usar um instrumento absolutamente excepcional, vedado a todos, a não ser em circunstâncias absolutamente extraordinárias, para fazer uma investigação de carácter político.

A partir de agora temos de partir do princípio de que tudo o que seja dito ao telefone pode vir a ser publicado num jornal, mesmo que a Justiça não lhe dê relevância. A partir de agora, os jornalistas, mesmo que por interposta pessoa, passaram a ter o direito a ouvir as conversas telefónicas dos cidadãos. Somos todos vigiados por uma classe (ou por alguns elementos dessa classe) que se julga proprietária dos nossos direitos, liberdades e garantias.

Poderão dizer que o semanário em causa está, com esta "investigação", a defender a liberdade de imprensa. Já que o assunto, ao que parece, a isso diz respeito. Não, não está. Pelo contrário, está a ofendê-la.

Mas ainda que estivesse. Para se defender a liberdade de imprensa não se podem violar os mais elementares direitos civis. Eu não quero a pata do Governo na comunicação social. Mas também não quero, seguramente, a pata dos jornalistas nos nossos telefones. Não prefiro o Big Brother dos jornalistas ao Big Brother de José Sócrates. Pelo menos, quanto ao primeiro-ministro, posso correr com ele.

O que se tem passado nos últimos anos é de uma enorme gravidade. É grave a tentativa evidente (sem serem necessárias quaisquer escutas) do Governo controlar a comunicação social. E esse apetite censório tem atingido níveis pouco habituais em democracia. E é grave todas as fronteiras éticas que alguma comunicação social tem ultrapassado. E é grave aquilo que alguns agentes da justiça parecem fazer, quando não conseguem levar os processos até ao fim, com os instrumentos que a lei lhes dá para uso absolutamente excepcional.

Esqueçam José Sócrates. Este país continua depois dele. Querem viver num lugar onde são escutados a cada segundo? Onde o direito à privacidade não vale um caracol? A RDA experimentou. Chamava-se STASI. Dizem que não era muito simpático.

Partilhar no Facebook
Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
63 comentários
Página 1 de 3    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Subscrevo palavra por palavra
ManuelVilarinhoPires (seguir utilizador), 5 pontos (Bem Escrito), 10:03 | Sexta feira, 5 de Fevereiro
E acrescento uma hipótese que me parece assustadora.

Os advogados dos "gangsters" são (mal) conhecidos por usar de todos os subterfúgios, de todas as virgulas mal colocadas, de todas as redacções deixadas vagasna lei, para defender o indefensável e manter os seus clientes criminosos livres e em actividade, com os benefícios que isso traz à sociedade.
O poder judicial tem-se queixado de estar manietado por bloqueios nas leis e por falta de meios, e acredito que tem toda a razão.
Mas por vezes alguns dos seus actores parecem ter a tentação de utilizar as lacunas na lei para condenar na opinião pública osarguidos que não consegue condenar em tribunal, porventura como válvula de escape para esses bloqueios.
Olhemos para o caso Casa Pia.
O poder judicial declarou-se escandalizado com as violações do segredo de justiça que se tornaram comuns a partir da determinada fase do processo, em que (os advogados d') a defesa tinha acesso ao processo, sugerindo que era a defesa a cometê-las.
E até instaurou um processo para investigar essas violações, que suponho que anda a ser julgado agora.
Mas parece ter ignorado as que só podem ter sido cometidas por ele próprio, na fase do processo em que só era conhecido por muito poucas pessoas e, por isso, até mais fáceis de investigar.
...
 Regras da comunidade Responder
    Re: Subscrevo palavra por palavra    Ver comentário
ManuelVilarinhoPires (seguir utilizador), 2 pontos , 10:24 | Sexta feira, 5 de Fevereiro
    Re: Subscrevo palavra por palavra    Ver comentário
ManuelVilarinhoPires (seguir utilizador), 3 pontos , 10:33 | Sexta feira, 5 de Fevereiro
    Re: Subscrevo palavra por palavra    Ver comentário
António Da Rocha (seguir utilizador), 2 pontos , 11:54 | Sexta feira, 5 de Fevereiro
    Re:GERAL E ABSTRACTA E AINDA BEM!    Ver comentário
odisseia na terra (seguir utilizador), 2 pontos , 19:29 | Sexta feira, 5 de Fevereiro
    Re: Subscrevo palavra por palavra    Ver comentário
Barão Wäss Füdder (seguir utilizador), 1 ponto , 12:22 | Sexta feira, 5 de Fevereiro
    Concordo consigo    Ver comentário
Professor.com.muita. (seguir utilizador), 1 ponto , 18:10 | Sexta feira, 5 de Fevereiro
    Re: Concordo consigo    Ver comentário
ManuelVilarinhoPires (seguir utilizador), 2 pontos , 19:37 | Sexta feira, 5 de Fevereiro
    Re: Concordo consigo    Ver comentário
Goodwaves (seguir utilizador), 2 pontos , 20:12 | Sexta feira, 5 de Fevereiro
    Re: Não concordo consigo    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:13 | Sábado, 6 de Fevereiro
    Re: Não concordo consigo    Ver comentário
Goodwaves (seguir utilizador), 2 pontos , 21:38 | Sábado, 6 de Fevereiro
    A lucidez de DO    Ver comentário
rosacruz (seguir utilizador), 1 ponto , 14:17 | Domingo, 7 de Fevereiro
    Re: A lucidez de DO    Ver comentário
ManuelVilarinhoPires (seguir utilizador), 2 pontos , 14:25 | Domingo, 7 de Fevereiro
    Re: A lucidez de DO    Ver comentário
rosacruz (seguir utilizador), 1 ponto , 16:40 | Domingo, 7 de Fevereiro
NÃO EXAGERE... OS DEMOCRATAS AGRADECEM!
odisseia na terra (seguir utilizador), 2 pontos , 9:53 | Sexta feira, 5 de Fevereiro
É sintoma d maioridade cívica e democrática saber distinguir quando estamos perante uma informação que corrói ou ameaça a sociedade na sua organização base politica. Informações q minam ou visam minar a Democracia devem ser reveladas para q todos (o povo) tenham conhecimento e assim possam sufragar e responsabilizar quem a ousa subverter. É o valor máximo do Estado de Direito q fica ameaçado pois não é legitimo q alguém ou alguns subvertam as regras que estão definidas. Um exemplo excelente de tudo isto é o Watergate. Se todos pensassem como esta nossa melancia que é o Daniel, que insiste em se apresentar como muito verde quando continua tão vermelhão, todas as tramóias e inventonas nunca seriam divulgadas. Acresce que em Portugal tudo é a fingir e o que ainda nos vai garantindo que somos um país Democrata são as persistentes violações do Segredo de Justiça e alguns jornalistas “loucos” e “impreparados”… caso assim não fosse pouco ou nada tinha mudado desde 1974.
Sobre os jornalistas mansos pouco há a dizer. São um sintoma da podridão em que estamos metidos…a publicidade das ditas empresas grandes e de interesse nacional é muito importante...significa dinheiro e o respeitinho é muito bonito… já assim dizia o Salazar
 Regras da comunidade Responder
    Re: NÃO EXAGERE... OS DEMOCRATAS AGRADECEM!    Ver comentário
ANTIDEMOCRATA (seguir utilizador), 2 pontos , 11:00 | Sexta feira, 5 de Fevereiro
    Re: NÃO EXAGERE... OS DEMOCRATAS AGRADECEM!    Ver comentário
BrunoS (seguir utilizador), 1 ponto , 11:15 | Sexta feira, 5 de Fevereiro
    Re: ridiculo é vc    Ver comentário
odisseia na terra (seguir utilizador), 2 pontos , 12:06 | Sexta feira, 5 de Fevereiro
    Re: NÃO EXAGERE... OS DEMOCRATAS AGRADECEM!    Ver comentário
Outubro1560 (seguir utilizador), 1 ponto , 14:18 | Sexta feira, 5 de Fevereiro
    Re: NÃO EXAGERE... OS DEMOCRATAS AGRADECEM!    Ver comentário
loiraburra (seguir utilizador), 1 ponto , 14:48 | Sexta feira, 5 de Fevereiro
    Re: NÃO EXAGERE... OS DEMOCRATAS AGRADECEM!    Ver comentário
Outubro1560 (seguir utilizador), 1 ponto , 13:32 | Sexta feira, 5 de Fevereiro
Falta uma coisa
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 9:54 | Sexta feira, 5 de Fevereiro
Nesta crónica, falta uma coisa (a não ser que com a raiva eu tenha lido mal): saber qual é o Semanário de Portugal que faz o que o Daniel Oliveira diz, penso que por antecipação, que fez. Não é que eu queira comprar um exemplar desse suposto jornal: não, não quero; não é tampouco que eu queira que um jornal de sarjeta como esse deve ser, a ser verdade o que o cronista aqui diz, aumente as suas vendas este fim de semana devido ao facto de ter violado a lei, de os seus jornalistas terem mandado às urtigas as regras mais básicas e elementares da decência jornalística. Não, o que eu quero é que os jornalistas e a empresa que os cobre no acto de fazer escutas ilegais e sem mandato judicial sejam expostos por aquilo que são: violadores dos direitos mais elementares dos cidadãos; agentes de um terrorismo que existe cada vez mais em larga escala e quase ninguém dá por isso; exemplares de uma degradação social que nos vai trazer, a todos, custos elevados, mais tarde ou mais cedo. E quanto à STASI: usar técnicas de um regime totalitário para, supostamente, fazer avançar a democracia, é o mesmo que querer promover o Bem fazendo o Mal. Sendo verdade o que esta crónica diz, eu só posso esperar uma coisa: que todos os jornalistas sérios (ainda os haverá) de Portugal se levantem a uma só voz e façam o que devem: denunciar todas as práticas de violação da Lei que em nome do jornalismo se façam em Portugal. O País está a ser gravemente conspurcado por alguém! Saiba-se, pois, quem eles são!
 Regras da comunidade Responder
    Re: Falta uma coisa    Ver comentário
ManuelVilarinhoPires (seguir utilizador), 2 pontos , 14:30 | Sexta feira, 5 de Fevereiro
«TRATA-SE» E NÃO «TRATAM-SE»
Musoko (seguir utilizador), 2 pontos , 18:11 | Sexta feira, 5 de Fevereiro
Já chegou!
Todas, repito, todas as comunicações são gravadas.
Depois há a seleção (sem cç, viram?) dos alvos por assuntos; há palavras que despoletam gravação específica, não as vou dizer aqui porque senão... estão a ver?
 Regras da comunidade Responder
O louco é aquele que fica a olhar para o dedo
Goodwaves (seguir utilizador), 2 pontos , 21:34 | Sexta feira, 5 de Fevereiro
quando lhe apontam a lua! Nesta história aliás podia-se fazer outra analogia, a da árvore e da floresta. O Daniel Oliveira assim como a maioria dos comentadores parece muito preocupado com a árvore, que neste caso é o direito de cada um de nós à privacidade. Embora esta seja importante, muito mais importante é a floresta e esta está a arder!

Num estado de direito em que a justiça funcionasse, eu seria o primeiro a concordar com ele, mas não é. E como não é, e como a justiça não funciona, não posso vir aqui dizer que estou de acordo com o princípio, porque ele tem que ser aplicado à nossa realidade. E por isso agradeço sinceramente estes pecadilhos das fugas ao segredo de justiça e da invasão da privacidade. Somente porque sem eles alguns de nós saberíamos o que verdadeiramente se passa, ainda que não o admitam. E a outros, como eu, permite confirmar aquilo que já sabíamos. Que o País está a saque e que este saque é orquestrado com precisão pelo poder político e pelo poder económico que este controla, concertado com algum poder económico a quem o poder político concede as necessárias benesses, que estão à vista de todos.
 Regras da comunidade Responder
    Re: O louco é aquele que fica a olhar para o dedo    Ver comentário
aquitoueu (seguir utilizador), 1 ponto , 23:20 | Sexta feira, 5 de Fevereiro
Desligue o telefone, está a ser escutado
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 23:37 | Sábado, 6 de Fevereiro
Pela capa e conteúdo se vê a credibilidade de Um jornal. Nesta semana resolvi comparar os dois jornais semanais ou seja o Expresso e o Sol. Uma breve analise faz transparecer de imediato a razão porque o Expresso bate o Sol em vendas que quer ser seu rival. Sem duvida que tenho de comparar os dois com os partidos politicos. Tal como o PSD de cabeça perdida na ância de ganhar votos comete erros de palmatoria. Há noticias mesmo partindo do princípio que até são verdadeiras não devem ser divulgadas porque a altura não é propicia. Os interesses gerais do País estão acima da fofoquice. Por outro lado o que é de lamentar é que os julgamentos continuem a ser feitos na Praça Pública com absolvição ou condenação consoante as ideologias de cada um. Não é a melhor maneira de a Justiça se credibilizar e se prestigar já de si tão arredada destes dois conceitos. Já o disse mais que uma vez que isto dos julgamentos na Praça Pública são de uma gravidade assustadora. Ninguém por mais que grite consegue provar a sua inocência. Quantos não foram os condenados em tempos que já lá vão por tal pratica acabando na fogueira. Se tivessemos uma Justiça capaz devia encerrar o jornal e prender o jornalista de tais actos. Roubar a dignidade a pessoas inocentes é um dos piores crimes que se pode cometer, ainda por cima nestes casos que todos sabemos que não há punição. Se despejarmos um balde de àgua no pavimento e a tentarmos apanhar nunca mais será a mesma. É assim o boato.
 Regras da comunidade Responder
Bravo!
Marco de Salvaterra (seguir utilizador), 1 ponto , 9:32 | Sexta feira, 5 de Fevereiro
.
 Regras da comunidade Responder
"Bufaria" instalada
brit55 (seguir utilizador), 1 ponto , 9:51 | Sexta feira, 5 de Fevereiro
Desta vez, concordo com este jornalista.Focou o assunto como deve ser focado e deu a devida saliência ao perigo da "bufaria instalada". Lembram-se de chamarmos bufos aos informadores da Pide? Agora os bufos estão nos tribunais....ou nos jornais...
 Regras da comunidade Responder
Meu caro DO
nao tento (seguir utilizador), 1 ponto , 9:54 | Sexta feira, 5 de Fevereiro
Meu caro, quem não deve não teme. O que o povo quer saber é a verdade de tudo isto, e por favor não andem a alimentar esta trapalhada toda e falem quando conseguirem apresentar provas válidas. A comunicação social deve ser isenta, honesta e sobretudo informar a verdade. Infelizmente temos alguns orgãos de comunicação que nada esclarecem, só servem para aumentar a duvida e por vezes com noticias inventadas pois estas mesmo falsas é que vendem´,
Á que responsabilizar quem informa falsamente e penalizar, pois não haja duvida que a comunicação social é um poder, e como todos sabemos, o poder entregue a determinadas pessoas é um perigo.
 Regras da comunidade Responder
Eu já tomei as minhas providências
Mordaquikesaileite (seguir utilizador), 1 ponto , 10:08 | Sexta feira, 5 de Fevereiro
Gravei uma mensagem no meu telefone dizendo para as pessoas não me telefonarem e enviarem mensagem por pombo-correio. Eu mesmo já encomendei uma dúzia de pombos-correiros. Para além disso, também tenho que ter muito cuidado quando estiver num café ou restaurante com o que disser, porque quem estiver numa mesa ao lado pode ir dizer a terceiros e serer-me instaurada uma averiguação...acerca do que eu disse...
 Regras da comunidade Responder
"Por mim divulgava tudo",disse o Sr.Procurador
águiadois (seguir utilizador), 1 ponto , 10:14 | Sexta feira, 5 de Fevereiro
O Semanário tem nome: SOL.Não é preciso tanto alarido,coisas muito mais graves já foram publicadas.Até o Sr.Procurador Geral da República disse,alto e bom som,que por ele divulgava as escutas.A qualidade dos politicos que são escutados,infelizmente e para nosso mal,não estão á altura dos assuntos de Estado.Chegam ao poder e ficam deslumbrados com as mordomias e julgam que o País é uma vinha onde se pode vindimar á vontade.Não é assim e mais cedo ou mais tarde vão pagar por isso.
 Regras da comunidade Responder
O Watergate também foi uma "investigação"...
OToloQuePagaImpostos (seguir utilizador), 1 ponto , 11:05 | Sexta feira, 5 de Fevereiro
Caro Daniel, Podemos não gostar da Manuela Moura Guedes. Ou de si. Ou de mim. Ou de quem seja. Mas temos o direito de poder escolher com o nosso controlo remoto, o que queremos ouvir. No dia em que um político comece a escolher por mim e por si, a Liberdade de Imprensa fica em Xeque. Entende? Em relação ao Big Brother que critica... Idealmente, gostava que tivesse sido a Justiça a lidar com o assunto, mas como ambos sabemos a Justiça em Portugal é muito dada a influências de poder. Por isso resta-nos os Jornais, os Bloguers, os Artigos de Opinião, para tentar salvar o que resta desta Democracia. O caso Watergate também foi uma "investigação", com gravações telefónicas, jornalistas teimosos e muita intriga politica. E ainda bem que estas "investigações" existem... Caso contrário... Nós continuaríamos a ver... EU NÃO QUERO E FAREI TUDO PARA QUE NÃO ESCOLHAM POR MIM, O QUE QUERO VER, LER OU OUVIR. Seja de que partido for...
 Regras da comunidade Responder
    Re: O Watergate também foi uma    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 10:38 | Domingo, 7 de Fevereiro
    O socras ainda podemos correr com ele    Ver comentário
Professor.com.muita. (seguir utilizador), 1 ponto , 23:20 | Sexta feira, 5 de Fevereiro
Desligue o telefone, está a ser escutado!
userEX139161 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:06 | Sexta feira, 5 de Fevereiro
O que me preocupa neste País não é este tipo de tramas intencionais (que chamam a atenção da população para futilidades e jogos de interesses) pois, que somos escutados não é novidade para ninguém, portanto, se o 1.º M. ou o P.R. ou outro individuo qualquer (poderoso ou não) é escutado tanto me faz.

O que me preocupa é saber que nos serviços do Registo civil (loja do cidadão) mexem nos nossos registos civis pessoas em actividade Ocupacional (cidadãos a receber subsidio de desemprego com contrato de prestação de serviços temporário de apoio à comunidade, formalizado entre o I.E.F.P. e no caso entre o I.R.N.).

O que me preocupa é saber que tive de ir 4 vezes com o meu filho aos serviços do Instituto dos registos e do notariado na loja do cidadão de Faro para levantar o cartão do cidadão (dizia a Ocupacional que havia um bug e que não conseguiam entregar os cartões a menores de 16 anos), a responsável não tinha conhecimento da situação, acabou por ligar para o 707200886 (a meu pedido) para saber como superar o problema informático (afinal nestes casos só tem de desligar o cabo de rede, entrar no programa, dar o cartão como entregue of-line, depois voltar a ligar o cabo de rede, voltar a entrar no programa e aí já a situação fica regularizada). Portanto temos administrativos sem formação profissional, técnicos de programação com soluções não práticas e cidadãos que andam a dormir na forma.
  ...
 Regras da comunidade Responder
    Re: Desligue o telefone, está a ser escutado!    Ver comentário
clareza (seguir utilizador), 1 ponto , 22:15 | Sábado, 6 de Fevereiro
Já no seu caso
surpreso (seguir utilizador), 1 ponto , 11:15 | Sexta feira, 5 de Fevereiro
Ja´no seu caso não é preciso fazer escutasÉ natural que quem não suporte Sócrates não esteja satisfeito com o branqueamento pelos patrões da justiça.Se está errado ,há os tribunais..O que espanta é que seja o bloquista a defender a honra deste primeiro-ministro
 Regras da comunidade Responder
    Re: Já no seu caso    Ver comentário
lusofora (seguir utilizador), 1 ponto , 15:53 | Sexta feira, 5 de Fevereiro
    Que.. nem sei dizer    Ver comentário
Professor.com.muita. (seguir utilizador), 1 ponto , 18:20 | Sexta feira, 5 de Fevereiro
    Re: Que.. nem sei dizer    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 12:21 | Domingo, 7 de Fevereiro
    Re: Já no seu caso    Ver comentário
Jonatas (seguir utilizador), 1 ponto , 2:09 | Domingo, 7 de Fevereiro
1984 ... e vos todos contentes.
BrunoS (seguir utilizador), 1 ponto , 11:16 | Sexta feira, 5 de Fevereiro
Prefiro um país com José Sócrates mas com direito à minha privacidade do que o romance Orwelliano em que se está a tornar Portugal. Da ultima vez que vi, vivíamos numa democracia.

Pode haver corrupção, pode haver trafico de influências, pode haver fuga ao fisco. Mas tanto quanto sei, nunca ninguém pôs em causa a validade do acto eleitoral em Portugal.

Se a maioria não gosta do Sócrates, vota noutro. Se a maioria não gosta que uns qualquer pseudo jornalistas à lá Manuela Moura Guedes, se ande a meter na nossa vida privada ... pelos vistos, azar da maioria, porque os jornalistas é que sabem melhor que todos os outros.
 Regras da comunidade Responder
63 comentários
Página 1 de 3    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
Arquivo


Aviso
FAQ. Como funciona a comunidade no Expresso
Para deixar o seu comentário necessita de ser utilizador registado. O registo é gratuito e demora pouco mais de 30 segundos. Clique aqui  para se registar.

Se por caso já for utilizador registado, clique aqui para entrar. Depois disso, poderá comentar qualquer conteúdo.


Em caso de dúvida escreva-nos para novosite@expresso.pt, seremos tão breves quanto possível a responder.

Miguel Martins, Editor de Multimédia do Expresso


Partilhe os seus comentários com os seus amigos no Facebook!
Faça login pelo Facebook
Partilhe este site!
O ano da morte do sindicalismo europeu
8:00 Sexta feira, 3 de Setembro de 2010,
Libertaram o povo e esqueceram-se dele
9:00 Quinta feira, 2 de Setembro de 2010,
A nova extrema-direita
9:00 Quarta feira, 1 de Setembro de 2010,
Quando querem podem
9:00 Sexta feira, 30 de Julho de 2010,
Batota barata
9:00 Quinta feira, 29 de Julho de 2010,
Agora é que se verá
8:00 Quarta feira, 28 de Julho de 2010,
Quem privatiza não decide
8:00 Terça feira, 27 de Julho de 2010,
Escrever direito por linhas direitas
9:00 Segunda feira, 26 de Julho de 2010,
O bordel lusófono
8:00 Sexta feira, 23 de Julho de 2010,
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
Grupo ImpresaACAP