10/02/2012 atualizado às 18:16
Página Inicial » Tecnologia e Ciência » Cientistas descobrem que vitamina D é crucial contra as infecções

Cientistas descobrem que vitamina D é crucial contra as infecções

Uma equipa de cientistas da Universidade de Copenhaga descobriu que a vitamina D é decisiva para activar as defesas do nosso sistema imunitário contra as infecções.

Virgílio Azevedo (wwww.expresso.pt)
21:00 Segunda feira, 8 de março de 2010
As células T precisam da vitamina D para combater as infecções que atacam o nosso corpo
As células T precisam da vitamina D para combater as infecções que atacam o nosso corpo

Cientistas da Universidade de Copenhaga descobriram que a vitamina D é crucial para activar as defesas do nosso sistema imunitário e sem a ingestão suficiente desta vitamina, as células T deste sistema perdem a capacidade de reagir e de lutar contra as infecções do nosso corpo.

A descoberta feita pelo Departamento de Saúde, Imunologia e Microbiologia daquela universidade pode ser importante para a pesquisa de novas vacinas e no combate contra as doenças infecciosas, as epidemias e as pandemias.

A maior parte da vitamina D é produzida naturalmente pelo nosso corpo em resultado da exposição da pele à luz do Sol. Mas também pode ser encontrada em alimentos como o peixe e os ovos.

Segundo a agência Reuters, quase metade da população mundial tem carência de vitamina D e os cientistas prevêem que o problema se venha a agravar porque as pessoas passam cada vez mais tempo em ambientes artificiais, privados da luz solar.

Células T: entrar em acção


Carsten Geisler, um dos investigadores da equipa envolvida na descoberta, explica num comunicado da Universidade de Copenhaga que "quando uma célula T é exposta a um agente patogénico estranho, tem uma reacção bioquímica imediata e um receptor que existe à superfície da célula (uma espécie de antena) começa a procurar vitamina D. Se não encontra vitamina D suficiente no sangue, não entra em acção".

As células T baseiam-se, assim, na vitamina D para actuarem contra as infecções, permanecendo adormecidas se há falta dessa vitamina no sangue.

O agente patogénico é um microrganismo capaz de produzir doenças infecciosas no nosso corpo.

A descoberta dos cientistas dinamarqueses pode ser também importante para os cientistas lidarem melhor com os fenómenos de rejeição associados aos transplantes de órgãos.

"Os cientistas já sabem há muito tempo que a vitamina D é importante para a absorção de cálcio e em doenças como o cancro e a esclerose múltipla, mas não imaginávamos que a vitamina D fosse tão crucial para activar o sistema imunitário", salienta Carsten Geisler.

Palavras-chave  Ciência
Relacionados
09 março 2010

Ovos, um super-alimento ?

11
Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 1   
ordenar por:
mais votados ▼
as celulas T do bem estar economico e social......
voxpopuly (seguir utilizador), 3 pontos (Divertido), 0:29 | Terça feira, 9 de março de 2010
precisam da vitamina D ( democracia) para poderem actuar contra os agentes perturbadores do equilibrio do nosso pais!!!
  quando as celulas T nao tem como suporte a vitamina D(emocracia).... o pais desagrega-se e começa a degenerar.
  cuidado!!!!
 
 Regras da comunidade
Cuidado com os excessos!
jorgenuel (seguir utilizador), 3 pontos (Interessante), 2:24 | Terça feira, 9 de março de 2010
Também chamada de calciferol por facilitar a fixação do cálcio no organismo e “vitamina do sol” por ter como fonte principal os raios do Sol.
É necessário chamar a atenção para os excessos desta vitamina - doses exageradas de vitamina D provocam a hipercalcemia (excesso de cálcio no sangue) o que favorece o depósito de cálcio nos vasos (arteriosclerose) e ainda a eliminação aumentada de cálcio na urina o que por sua vez favorece a formação de cálculos urinários. Altos teores de cálcio no sangue alteram as funções do coração e dos nervos.
Doses diárias recomendadas: ingestão diária de 5 mg (200 IU) para adultos, 7,5 mg (300 IU) para bebés com menos de 6 meses e 10 mg (400 IU) para crianças com mais de 6 meses, grávidas e mães a amamentar. Um suplemento diário de 5 – 7,5 mg (200 – 300 IU) é recomendado para bebés alimentados com leite materno que não tenham exposição ao sol (Comité de Alimentação e Nutrição do Conselho Nacional de Investigação Americano).
Noutros países, a recomendação para os adultos varia de 2,5 mg (100 IU) a 11,5 mg (450 IU). A recomendação mais elevada existe em França (20 – 30 mg por dia para crianças de raça negra).
 
 Regras da comunidade
    sou a rosa assustada senhor jorgenuel    Ver comentário
Rosa Engeitada (seguir utilizador), 2 pontos , 11:31 | Terça feira, 9 de março de 2010
    Re: Cuidado com os excessos!    Ver comentário
CarlosLuanda (seguir utilizador), 1 ponto , 8:17 | Terça feira, 9 de março de 2010
Sol a mais
divergente (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 22:41 | Segunda feira, 8 de março de 2010
Com esta noticia vamos esperar que não haja sol a mais e se cometa outra doença ainda mais grave. A moderação é o principio da vida, como a saúde.
 
 Regras da comunidade
Para aumentar as defesas do meu organismo
Mordaquikesaileite (seguir utilizador), 2 pontos , 23:10 | Segunda feira, 8 de março de 2010
eu actualmente estou a tomar geleia real, propólis, ginseng,selenio, zinco, omega 3-6 e 9, chá verde,alcachofra e óleo de fígado de bacalhau e de alho.
Nota: Eu não estou a gozar. É mesmo verdade...
 
 Regras da comunidade
    sou a rosa preocupada com o senhor mordeaki    Ver comentário
Rosa Engeitada (seguir utilizador), 2 pontos , 11:21 | Terça feira, 9 de março de 2010
    Há rosinha!.querias?...    Ver comentário
Mordaquikesaileite (seguir utilizador), 2 pontos , 11:40 | Terça feira, 9 de março de 2010
    Re: Para aumentar as defesas do meu organismo    Ver comentário
ullalla2010 (seguir utilizador), 1 ponto , 23:42 | Segunda feira, 8 de março de 2010
    Re: Para aumentar as defesas do meu organismo    Ver comentário
Celtibero2 (seguir utilizador), 1 ponto , 0:16 | Terça feira, 9 de março de 2010
    Meu caro Celtibero2. Nãp são drogas,são produtos    Ver comentário
Mordaquikesaileite (seguir utilizador), 2 pontos , 1:00 | Terça feira, 9 de março de 2010
    Re: Para aumentar as defesas do meu organismo    Ver comentário
Celtibero2 (seguir utilizador), 1 ponto , 1:39 | Terça feira, 9 de março de 2010
    Bolas    Ver comentário
MariaComenta (seguir utilizador), 1 ponto , 8:42 | Terça feira, 9 de março de 2010
Eu
xadrez (seguir utilizador), 1 ponto , 23:54 | Segunda feira, 8 de março de 2010
resolvo o problema com umas feijoadas a condizer, regadas com brancos e tintos, dos melhores do mundo, como são os vinhos portugueses. Também não dispenso umas sardinhadas com pimentos e salada de tomate, bem como arroz de cabidela, bacalhau à zé do pio, posta mirandeza, bacalhau assado com batatas a murro etc, etc,.. Depois dou umas grandes caminhadas pela serra de Celorico de Basto, de cá e do lado de lá do rio Tâmega, e assim tenho procedido à manutenção da minha saúde, pese embora ter já passado o meio século de existência...De realçar que já há uns bons anos que não tenho gripes, simplesmente umas episódicas constipacõezitas. Façam como eu: comam e bebam e façam muuuuiiiitooo exercício, principalmente em locais bem arejados. Vão ver que vale a pena, a nossa saúde agradece!
 
 Regras da comunidade
    Re: Eu    Ver comentário
SoundsandNews (seguir utilizador), 1 ponto , 7:51 | Terça feira, 9 de março de 2010
Cientistas descobrem que esta vitamina
WebLogs (seguir utilizador), 1 ponto , 1:43 | Terça feira, 9 de março de 2010
não defende os portugueses dos sugadores de todos os tipos de impostos e não só, isto é dos canos do c...
 
 Regras da comunidade
Pois...
orion_hum (seguir utilizador), 1 ponto , 23:00 | Terça feira, 9 de março de 2010
Qualquer dia já não presta, depois é outra vez essencial e tal. Não há muita paciência que sobre...
Calma descontração e estupidez natural é a receita para ser feliz e saudável.
Ah, e não se esqueçam de apreciar o sol e as esplanadas neste nosso cantinho, tb faz muito bem à saúde.
Cumprimentos
 
 Regras da comunidade
Página 1 de 1   
PUB
 
Email
O Expresso no
PUB




Clientes do MEO já podem criar os próprios canais
19:35 Quinta feira, 9 de fevereiro de 2012, 21
Nave Mars Express revela que já houve um oceano em Marte 
21:45 Terça feira, 7 de fevereiro de 2012, 4
Portugueses mal informados sobre proteção contra cibercrimes
18:25 Terça feira, 7 de fevereiro de 2012, 3
Cancro: revolução em curso
9:35 Sábado, 4 de fevereiro de 2012, 12
Twitter já pode censurar mensagens por país
11:26 Segunda feira, 30 de janeiro de 2012, 4
Clientes da Apple pagam por garantia a que já têm direito
8:25 Segunda feira, 30 de janeiro de 2012, 11
Sony lança novo "relógio inteligente" em março
6:00 Segunda feira, 30 de janeiro de 2012,
Samsung transforma janelas em ecrãs táteis
6:00 Sábado, 28 de janeiro de 2012,
As estranhas contas das taxas da cópia privada
20:39 Sexta feira, 27 de janeiro de 2012, 13
iPad faz dois anos
19:27 Sexta feira, 27 de janeiro de 2012,
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
Grupo ImpresaACAP