13/02/2012 atualizado às 9:56
Página Inicial » Blogues » Henrique Raposo, A Tempo e a Desmodo » Cavaco não acredita em Sócrates

Cavaco não acredita em Sócrates

Cavaco Silva foi claro: não acredita que o Governo desconhecia o negócio PT/TVI. Mas, diz Cavaco, o Presidente não pode demitir o Governo apenas por falta de confiança política.

Henrique Raposo (www.expresso.pt)
10:23 Quinta feira, 11 de março de 2010

I. Ontem, em entrevista a Judite de Sousa, na RTP 1, Cavaco Silva foi bastante claro em dois pontos. Em primeiro lugar, não acredita que o Governo não conhecesse os contornos do negócio PT/TVI. No campo das possibilidades, esta operação não podia acontecer sem o conhecimento do primeiro-ministro. Aliás, Henrique Monteiro afirmou o mesmo na comissão de ética no parlamento.

II. Em segundo lugar, Cavaco Silva disse que - no plano ético - um negócio que envolva a compra de uma TV tem de ser transparente. Não é apenas o Governo que tem de estar a par do dito negócio. Toda a opinião pública deve ser informada atempadamente. Porque a compra de uma TV não é bem a mesma coisa que a compra de uma cadeia de supermercados.

III. Parece-me evidente que Cavaco Silva perdeu qualquer confiança em José Sócrates (quem não perdeu que levante o braço). Muitos - como eu - pediam que o Presidente actuasse em conformidade perante esta falta de confiança. A estes pedidos, Cavaco Silva tem uma resposta elucidativa: "O Presidente não pode demitir o Governo por falta de confiança política". O Presidente já não confia no Governo, mas não o demite. Porquê? Há três hipóteses: (1) ao contrário dos seus antecessores, Cavaco tem uma visão minimalista dos seus poderes; (2) Cavaco Silva já está em campanha eleitoral, e a demissão de um primeiro-ministro - que faltou às mais elementares regras de transparência - estragaria a festa da reeleição; (3) Cavaco Silva quer que José Sócrates passe pelas passas do Algarve, ou seja, Cavaco quer queimar em lume brando o Governo nesta crise. Resta saber se José Sócrates vai nesta conversa.

Relacionados
13 março 2010

A incineração da confiança no Governo

Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 4    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
SÓCRATES O FRANCHISING "LITERÁRIO" DE H. RAPOSO
PIANINHO (seguir utilizador), 3 pontos (Interessante), 11:57 | Quinta feira, 11 de março de 2010

Você não é credível, não é isento e muito menos um escriba independente.

Você não passa de um explorador sem vergonha, usando desmesuradamente a pessoa de Sócrates, para se manter na profissão e obter rendimentos, como se este fosse o seu franchising literário em exclusividade de uso de imagem.

Ate ao presente, quer na Comissão de Ética ou nos meios de Comunicação Social, ainda não houve uma só pessoa relacionada directamente com o negócio PT/TVI, que viesse a público dizer que informou o PM, já ouvi Pais do Amaral pela TVI e Zeinal Bava e Henrique Granadeiro pela PT, esses SIM, os negociadores podem de facto esclarecer se informaram ou não o PM, da posição em que se encontrava o negócio à data da sua ida à AR, quando foi interrogado sobre o seu conhecimento na matéria, e eles disseram sempre que NÃO falaram com o PM.

Presumir que o PM na óptica do PR sabia do negócio é uma coisa, poder afirmar com a certeza de quem estava a acompanhar e a decidir o negócio é outra, e de facto até agora ninguém conseguiu trazer a público um dos negociadores que o faziam em segredo absoluto, a dizer que informaram o PM, antes de o questionarem na AR.

Por muito que lhe custe a engolir, esta é a verdade dos factos contados pela pessoas directamente envolvidas, que você com a sua perseguição sistemática tipo BUFO, com os seus rancores e ódios ao PM, as sua presunções e invenções de bruxo, não consegue desmentir.

Presumir, especular é fácil, foi o que também fez o PR.
 
 Regras da comunidade
    Re: SÓCRATES O FRANCHISING    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 13:38 | Quinta feira, 11 de março de 2010
    Re: SÓCRATES O FRANCHISING    Ver comentário
PIANINHO (seguir utilizador), 2 pontos , 23:03 | Quinta feira, 11 de março de 2010
    Re: SÓCRATES O FRANCHISING    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 9:12 | Sexta feira, 12 de março de 2010
    Re: SÓCRATES O FRANCHISING    Ver comentário
PIANINHO (seguir utilizador), 2 pontos , 12:44 | Sexta feira, 12 de março de 2010
    Re: SÓCRATES O FRANCHISING    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 14:07 | Sexta feira, 12 de março de 2010
    Re: SÓCRATES O FRANCHISING    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 21:56 | Quinta feira, 11 de março de 2010
    Re: SÓCRATES O FRANCHISING    Ver comentário
PIANINHO (seguir utilizador), 2 pontos , 12:55 | Sexta feira, 12 de março de 2010
Cavaco não acredita em Sócrates
Toni 2 (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 13:19 | Quinta feira, 11 de março de 2010
Cavaco não acredita em Sócrates, mas será que Sócrates acredita em Cavaco? Não me parece e por isso não acredito que se voltar a candidatar-se à Presidência lhe dará o seu apoio. Pelo que tenho depreendido principalmente da Comunicação Social, já não estão preocupados com se é Gay, assinaturas na Guarda, Freeport etc. mas afirmar que Sócrates mentiu. Essa é a grande questão Nacional e o desemprego, o défice e a dívida pública são coisas menores. Pelo andar da carruagem e a acreditar nas sondagens que nos vão chegando vamos ter Sócrates por muito mais tempo. É a vida. Começou a campanha para as Presidenciais. Se Cavaco ganhar o que tudo indica, porque apesar de a esquerda ser maioritária não vai servir de nada como aconteceu nas últimas eleições. Desta forma vai saír beneficiado Sócrates e o PS, porque o povo não gosta de por os ovos todos no mesmo cesto. Como diz o povo honra e proveito não cabem num saco estreito. A grande preocupação de um Presidente não devem ser as lutas partidarias, mas sim a estabilidade e o bem de todos os portugueses. De qualquer maneira estou convicto se for reeleito como tudo indica no segundo mandato poderá ter uma postura diferente, como já aconteceu. Quer se queira quer não e por mais isento que se pretenda ser uns são filhos e outros enteados. Ainda muita àgua vai correr por debaixo das pontes até lá e em politica o que hoje está certo àmanhã está errado. Já agora se cada vez que um politico falar a verdade lhe caír um braço havia muitos manetas
 
 Regras da comunidade
O Professor na Polirtica
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 10:49 | Quinta feira, 11 de março de 2010
Cavaco deu uma aula e explicou ao País o que vai acontecer nos próximos tempos:
-Orçamento e PEC provados
-Sai Sócrates,culpado por ter mentido ao Parlamento
-O PS pode indicar um substituto
-Apresenta a recandidatura em Outubro
-Ganha o 2º mandato á lªvolta
 
 Regras da comunidade
    CONCORDO MAS PS VAI QUERER IR A ELEIÇÕES    Ver comentário
AUGUSTO ROSA (seguir utilizador), 1 ponto , 11:20 | Quinta feira, 11 de março de 2010
    Re: CONCORDO MAS PS VAI QUERER IR A ELEIÇÕES    Ver comentário
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 11:31 | Quinta feira, 11 de março de 2010
    Re: O Professor na Polirtica    Ver comentário
clareza (seguir utilizador), 1 ponto , 20:25 | Quinta feira, 11 de março de 2010
Cavaco não acredita em Socrates?
Mordaquikesaileite (seguir utilizador), 2 pontos , 11:23 | Quinta feira, 11 de março de 2010
E quem acredita em Cavaco?...A politica em Portugal transformou-se no diz que disse, em fugas de informação e do segredo de justiça, com a cúmplicidade de alguma comunicação social a servir de "tropa de choque" utilizando "lança-chamas" não para extinguir o fogo mas para o incrementar no sentido de ser alcançado determinado projecto politico e proteger determinados agentes politicos. São noticias a "granel" sem ideias e sempre com o mesmo objectivo. Denegrir...
 
 Regras da comunidade
    Re: Cavaco não acredita em Socrates?    Ver comentário
jazão (seguir utilizador), 1 ponto , 18:04 | Quinta feira, 11 de março de 2010
    Ou será um "contra-fogos"?...    Ver comentário
Mordaquikesaileite (seguir utilizador), 2 pontos , 18:39 | Quinta feira, 11 de março de 2010
Entrevista
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 11:54 | Quinta feira, 11 de março de 2010
Cavaco Silva, não podia ser mais claro , quando afirmou que no seu tempo, em que foi PM, era impensável que o negócio PT/ TVI não fôsse do conhecimento do governo.
Porque insistem em bater em tal tecla, já que ninguém acredita ?
Ou pensam que uma mentira por mais vezes que se repita passa a ser verdade ?
Tirem o cavalinho da chuva !
Os portugueses não são pacóvios.
 
 Regras da comunidade
    Re: Entrevista    Ver comentário
PIANINHO (seguir utilizador), 2 pontos , 12:22 | Quinta feira, 11 de março de 2010
    Re: Entrevista    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 12:55 | Quinta feira, 11 de março de 2010
    Re: Entrevista    Ver comentário
PIANINHO (seguir utilizador), 2 pontos , 14:48 | Quinta feira, 11 de março de 2010
    Re: Entrevista    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 14:58 | Quinta feira, 11 de março de 2010
    Re: Entrevista    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 13:06 | Quinta feira, 11 de março de 2010
    Re: Entrevista    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 13:18 | Quinta feira, 11 de março de 2010
    Re: Entrevista    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 13:28 | Quinta feira, 11 de março de 2010
    Para documentá-lo    Ver comentário
Brilhantina (seguir utilizador), 2 pontos , 23:24 | Quinta feira, 11 de março de 2010
    Re: Para documentá-lo    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 9:23 | Sexta feira, 12 de março de 2010
e eu não acredito no Cavaco
odagrom (seguir utilizador), 2 pontos , 12:01 | Quinta feira, 11 de março de 2010
.
 
 Regras da comunidade
    E eu em NINGUÉM!    Ver comentário
senzala (seguir utilizador), 1 ponto , 14:49 | Quinta feira, 11 de março de 2010
Cumprir lei
JPCA (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 12:37 | Quinta feira, 11 de março de 2010
O presidente prestou mais uma vez uma mau serviço ao país.

1º Se o governo tivesse de saber do negócio da compra da TVI então deveria estar escrito na lei ou no mínimo nos estatutos da PT.

2º A obrigação de informar da intenção da compra de um meio de comunicação social, deveria ser encarado como um atentado à liberdade de imprensa. Por que motivo deve o governo ser informado de uma decisão privada, quando não há dever regulamentar ou legal para o fazer?

3º Tem de se definir o que é o conhecer o negócio, é ter ouvido falar? Ter ouvido numa conversa de restaurante serve? ou conhecer é ser informado pelos devidos canais?
 
 Regras da comunidade
    Re: Cumprir lei    Ver comentário
jazão (seguir utilizador), 1 ponto , 18:07 | Quinta feira, 11 de março de 2010
Cavaco num acto de de fé...
Brilhantina (seguir utilizador), 2 pontos , 13:09 | Quinta feira, 11 de março de 2010
Só pela fé saloia é que um Presidente pode dizer o que disse sobre a compra pela PT de 30% da MEDIACAPITAL.
Mas o Presidente, demonstrando má fé, querendo não se contrariar quando secundou as afirmações de MFL, diz que o negócio era da compra pela PT da TVI.
Convém dizer que no tempo de Cavaco (1ºM) o Estado detinha a Maioria da PT, o que hoje não acontece.
O Presidente mantém-se desinformado por conveniência para poder opinar como opina sobre um negócio cujo desenvolvimento não tinha nada que ser do conhecimento do Estado Português, enquanto accionista.
O Estado Português, enquanto accionista, tinha o direito de saber do negócio quando este estivesse agendado em Assembleia Geral.
Mas Cavaco Silva, na mesma linha das escutas a Belém, fala sobre um assunto que desconhece e que é ignorante não se importando em salvaguardar os interesses de uma das maiores empresas Portuguesas.
Cavaco Silva embala na mesma política de terra queimada do PSD onde, para ele, o interesse do cargo que ocupa não é para servir Portugal mas sim, para dar cobertura a um grupelho de caquéticas, queques, vendedores de banha da cobra e esquizofrénicos como Henrique Raposo.
Neste registo de alinhamento com essa trupe, não se importando em ser mais comedido nas convicções e dar o benefício da dúvida aos argumentos de gente muito competente e que têm feito muito por Portugal, mais do que Cavaco, Cavaco Silva mais uma vez prestou um mau serviço ao País.
 
 Regras da comunidade
    Re: Cavaco num acto de de fé...    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 13:44 | Quinta feira, 11 de março de 2010
Cavaco mete água outra vez...
Mordaquikesaileite (seguir utilizador), 2 pontos , 15:37 | Quinta feira, 11 de março de 2010
Cavaco não sabe a diferença de quando era primeiro mnistro e com a PT do Estado e agora com a PT privada...aukistuxego
 
 Regras da comunidade
Não entendeu ou finge que não entendeu...
ManuelVilarinhoPires (seguir utilizador), 2 pontos , 16:27 | Quinta feira, 11 de março de 2010
O Presidente da República não disse o que o cronista leu.
Ao referir-se ao conhecimento pelo primeiro ministro da tentativa de aquisição pela PT de uma posição accionista na TVI respondeu com uma subtileza que o cronista não soube ou não quis detectar.
Afirmou que, se esta operação tivesse decorrido "no tempo em que ele era primeiro-ministro", ele teria decerto tomado conhecimento antecipado dela.
E até explicou que há uma diferença importante na estrutura accionista do comprador: nessa altura a PT era uma empresa pública enquanto agora é uma empresa privada.
Não afirmou, ainda que certamente o pense (ele e provavelmente toda a gente, com excepção dos fanáticos do primeiro-ministro), que acredita que o primeiro-ministro actual foi previamente informado desta operação.
A interpretação errada do cronista só pode ter um de dois motivos: ou não tem capacidade de perceber a subtileza do que foi dito, ou percebeu mas, por desonestidade intelectual, fingiu que não percebeu.
 
 Regras da comunidade
Cavaco Silva
caprylm56 (seguir utilizador), 2 pontos , 19:25 | Quinta feira, 11 de março de 2010
Nada tem a provar, pois o seu valor e seriedade nunca poderá ser posta em causa.
Muitos já não poderão dizer o mesmo.
 
 Regras da comunidade
Quanto mais HR fala, quanto mais se ouve...
Brilhantina (seguir utilizador), 2 pontos , 23:18 | Quinta feira, 11 de março de 2010
MMG e o seu marido, quanto mais se ouve JMF e HM, quanto mais o EXPRESSO exponha as audições destes e não dê importância às audições de quem os contrariou como por exemplo de Angelo Paupério em relação a JMF, quantas mais reportagens manhosas saírem no SOL, mais a intenção de voto é no PS.

Se hoje houvesse eleições legislativas o PS venceria com 41%. Um resultado que deixaria os socialistas próximos de uma maioria absoluta, de acordo com o Barómetro do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa para o JN, DN, RTP e Antena 1.

Em segundo lugar e também a crescer estaria o PSD (33%), seguido do CDS-PP (10%), da CDU (6%) e do BE (6%), este em queda acentuada.

Os quatro meses de Governo minoritário, as acusações de manipulação da Comunicação Social e as medidas de austeridade para controlar o défice não fizeram mossa nem aos socialistas, nem ao seu líder, José Sócrates. Estão a crescer, quer a comparação se faça com a última sondagem da Universidade Católica (38%), quer se faça com os resultados das legislativas de Setembro passado (36,5%). Uma recuperação que se parece fazer à custa do Bloco de Esquerda, que perde quase metade dos seus simpatizantes (teve 12% no Barómetro de Setembro pasado e 9,8% nas eleições).
 
 Regras da comunidade
E tem razão!...
nortagus (seguir utilizador), 1 ponto , 10:42 | Quinta feira, 11 de março de 2010
Porque CS é uma pessoa que "Nunca se engana e raramente tem dúvidas" Brrr !
 
 Regras da comunidade
(4) Este 1º ministro foi eleito...
TheDuck (seguir utilizador), 1 ponto , 10:44 | Quinta feira, 11 de março de 2010
(4) Este 1º ministro, mal ou bem, foi eleito pelos portugueses, ao contrário do tal a que se refere que foi eleito por pelo vosso partido...

Felizmente este presidente, apesar do mesmo partido que você, tem 2 dedos de testa e o seu ordenado não depende apenas do quão mal consegue falar do outro senhor...
 
 Regras da comunidade
    Re: (4) Este 1º ministro foi eleito...    Ver comentário
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 12:21 | Quinta feira, 11 de março de 2010
PT / TVI
Nuno_H_Silva (seguir utilizador), 1 ponto , 10:50 | Quinta feira, 11 de março de 2010
O negócio inexistente mais falado de Portugal. Negócio que na verdade apenas interessa aos accionistas da PT, que perderam um excelente oportunidade para adquirir uma plataforma media a baixo preço.
 
 Regras da comunidade
Página 1 de 4    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
Arquivo
PUB




O meu amigo Jorge Luís (Borges)
8:00 Sexta feira, 10 de fevereiro de 2012, 12
A humanidade que nem o holocausto destrói
8:00 Quinta feira, 9 de fevereiro de 2012, 44
Livrai-nos do cavalheiro do haxixe, dr. António Costa
8:00 Terça feira, 7 de fevereiro de 2012, 52
O comboio que liga Portugal à Alemanha (ou a falta que faz o Luís)
8:00 Segunda feira, 6 de fevereiro de 2012, 42
Dois mitos sobre a emigração portuguesa
7:31 Quinta feira, 2 de fevereiro de 2012, 45
O PCP a dar beijinhos no bigode de Hitler
8:00 Quarta feira, 1 de fevereiro de 2012, 116
A defesa de Ana Drago
8:00 Terça feira, 31 de janeiro de 2012, 90
Sebald ainda simboliza a Alemanha?
8:00 Segunda feira, 30 de janeiro de 2012, 30
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
Grupo ImpresaACAP