13/02/2012 atualizado às 16:53
Página Inicial » Atualidade » Cardial Patriarca de Lisboa diz que preservativo é falível

Cardial Patriarca de Lisboa diz que preservativo é falível

D. José Policarpo comunga da opinião do Papa de que o preservativo não deve ser a "única maneira de combate à sida" e afirma ter mantido conversas com "responsáveis portugueses" que lhe confirmaram que o preservativo é um "meio falível".

9:54 Domingo, 19 de abril de 2009

O Cardeal Patriarca de Lisboa afirmou que o preservativo é falível, opinião que lhe foi transmitida por "responsáveis portugueses", comungando da opinião de Bento XVI de que não deve ser a "única maneira de combate à sida".

D. José Policarpo, que admitiu numa entrevista à Agência Lusa ter pensado nesta questão nos últimos dias, disse ter mantido conversas com "responsáveis portugueses", que não identificou, que lhe confirmaram que o preservativo é um "meio falível".

Na primeira referência pública à polémica que marcou a visita do Papa aos Camarões e a Angola, em África, o Cardeal Patriarca lamentou que a comunicação social tivesse reduzido praticamente toda a viagem à questão do preservativo, que considera ter sido mal abordada pelos media.

"Faz impressão como é que uma pergunta naquele contexto, num diálogo espontâneo num avião, o Santo Padre (...) alerta que a solução que tem sido seguida, a do preservativo, não é uma solução e porventura não é uma solução segura, como é que se reduz a viagem do Santo Padre a África a isto?", interrogou.

"O que estava em questão era o preservativo como única maneira de combate à sida, mas nisso até grandes especialistas estão de acordo" de que não é a solução, sublinhou.

Acusando a comunicação social de uma prática incorrecta de mediatização, D. José Policarpo referiu-se, igualmente pela primeira vez, à polémica criada em torno das declarações que fez na Figueira da Foz sobre o casamento com muçulmanos.

Na altura, o Cardeal Patriarca alertou as jovens portuguesas que o casamento com um muçulmano acarreta um "monte de sarilhos" devido ao fosso entre as duas culturas.

"Fez-se um arraial durante três semanas com uma frase, uma frase que até foi mesmo no fim do encontro, dita com graça. Tudo o que se passou naquela noite não contou para a comunicação social. É isto o verdadeiro papel da comunicação social?", interrogou, afirmando que a resposta a esta questão tem de ser dada pelos próprios media.

"No meu caso não tem importância nenhum, fica aqui tudo no nosso limite da nossa dimensão. Agora no caso do Santo Padre a viagem foi uma viagem estrondosa, de grandes interpelações. Desapareceu tudo, não apareceu nada, apareceu o preservativo. Faz pena, faz pena", lamentou.

Na reflexão que fez sobre o tema do preservativo, D. José Policarpo sublinha que a Igreja Católica não muda de doutrina só porque é pressionada.

"A Igreja muda pastoralmente, muda na oração, muda na meditação da Palavra de Deus. A Igreja tem de ser fiel à mensagem, que é a grande mensagem para a humanidade.

 

Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
O Cardial e a Sida
Toni 2 (seguir utilizador), 5 pontos (Interessante), 11:44 | Domingo, 19 de abril de 2009
Na verdade o preservativo não vem resolver o problema na sua totalidade, mas é como o habito não faz o monge mas ajuda a fazê-lo. Estamos no século XXI mas a Igreja Catolica continua a marcar passo como se ainda estivesse no Século XV. Tapar o Sol com uma peneira já não resolve nada. A ciência e a cultura têm avançado Graças a Deus ou aos homens como queiram. São atitudes destas que vão fazer com que um dia ao olharem para trás não vão ver ninguém que os siga. Os jornalistas querem que a Igreja acompanhe os tempos e este Papa em vez de caminhar em frente,anda às arrecuas. A Igreja Católica tem deveres acrescidos para a Humanidade e parece não querer entender tal facto. É obrigação dela acompanhar o homem no seu progresso e bem estar. Ganhar o Céu pelo sacrifício, pobreza e dor, são historias de outros tempos. Se Deus existe e nós estamos cá para o adorar não será para sofrer,mas sim para sermos felizes, caso contrário não tem interesse para nenhuma das partes.
 
 Regras da comunidade
    O que a Igreja quer dizer    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 1 ponto , 21:16 | Domingo, 19 de abril de 2009
QUE ESTAS DEC´LARAÇÕES NÃO LEVEM AO DESINTERESSE
Musoko (seguir utilizador), 3 pontos (Interessante), 12:48 | Domingo, 19 de abril de 2009
Seria bom, penso, que este novo dogma católico da falibilidade dos preservativos na luta contra a sida não conduza ao desinteresse de quem pratica sexo.
O perigo consiste, a meu ver, em «agarrar» declarações no ar: pessoas menos informadas podem até contrapor que «os padres dizem que o preservativo não faz efeito».
Isto não poderá ser um retrocesso no pouco que já está feito?
Queiramos ou não, ainda não há vacina nem se pode ver na hora se o parceiro é ou não portador. Então, do mal o menos: em caso de dúvida ou desconfiança use-se o preservativo.
No imediato, o preservativo não pode ser substituído por nada.
 
 Regras da comunidade
    Tens razão    Ver comentário
Rio Grande (seguir utilizador), 1 ponto , 16:07 | Domingo, 19 de abril de 2009
Nem la palice diria melhor...
Malekas (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 9:49 | Domingo, 19 de abril de 2009
Na verdade, assuntos e conclusões tão óbivas como a da falibilidade do preservativo, sofrem distorções incríveis quando alguém ligado à igreja se pronuncia. É mais que óbvio que o que erradicará a SIDA é a mudança comportamental e não o preservativo. Só entendo esta atiçadíssima defesa do preservativo por quem espera ganhar muito dinheiro com a sua comercialização macissa. Comparativamente falando, é como se alguém acreditasse que lá por usar o cinto de segurança no automóvel pudesse fazer tudo e mais alguma coisa sem que lhe acontecesse nada. Espanta-me a falta de lucidez com que se debatem alguns assuntos de importância fulcral para a sobrevivência da humanidade. Tudo tem enorme carga religiosa, política, económica e sei lá que mais. E o essencial das questões fica perdido em debates estéreis e facciosos.
 
 Regras da comunidade
Tem toda a razão...
Durruti Blak (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 10:38 | Domingo, 19 de abril de 2009
mas sem preservativo, meu caro José Policarpo, pode ter a certeza que é infalível o avanço da contaminação com o VIH - e países como a Tailândia aonde o preservativo passou a ser largamente usado, demonstram que assim é...
Sim, todos nós sabemos que se o sexo começasse a ser praticado de acordo com a doutrina da sua igreja, o SIDA desapareceria da face da terra mas se nem os seus membros o conseguem fazer como exigir isso aos "outros"?
 
 Regras da comunidade
na vida
B l u e S k y (seguir utilizador), 2 pontos , 13:29 | Domingo, 19 de abril de 2009
tudo é falível.
 
 Regras da comunidade
É a minha opinião
makiavel (seguir utilizador), 2 pontos , 21:07 | Domingo, 19 de abril de 2009
E podem classificar como entenderem:

A Santa Madre Igreja Católica é contra o divórcio, mas é a primeira a divorciar-se da realidade em que vivem os seus fiéis.

Infelizmente tem-no feito ao longo dos séculos, virando as costas a quem mais precisa nos momentos de necessidade.

Já que o preservativo agrava o problema, que vai fazer a riquíssima Santa Madre Igreja para ajudar os milhares de órfãos da sida que há em África?

Aguardamos para ver a criação de centros de acolhimento, a distribuição de refeições e a tomada de responsabilidade da educação dessas crianças.
 
 Regras da comunidade
Falibilidades...
dedalo11 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:11 | Domingo, 19 de abril de 2009
É muito mais falível não usar preservativo e apanhar SIDA, ou engravidar a torto e a direito, senhor Cardeal. Mas desses assuntos, o senhor não está por dentro, pois não? É o que faz falar sem experiência pessoal! Não é na Bíblia que se pode ler que cada um deve usar bem os talentos que tem? Dedique-se, então, a meditar e orar, como lhe compete. e deixe as questões sexuais, para os praticantes, e as de saúde, para os outros, sobretudo para os médicos. Cada "macaco" no seu galho, não lhe parece bem? Ou quer que os não cristãos comecem a envolver-se nos negócios da Igreja e a mandarem "bocas" sobre como deve celebrar as suas missas?
 
 Regras da comunidade
    Re: Falibilidades...    Ver comentário
Musoko (seguir utilizador), 2 pontos , 12:53 | Domingo, 19 de abril de 2009
sugestão em tempo de crise
Morphine256 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:38 | Domingo, 19 de abril de 2009
em virtude da posição (racional e responsável) da igreja face à utilidade e fiabilidade do uso do preservativo, sugiro o seguinte:
pegar em todas as palas de couro utilizadas nos burros, reciclá-las e comercializá-las como finas malas de couro, gerando assim mais algum precioso encaixe financeiro, para ajudar nos tempos de crise.
quanto ao problema da limitação de visão dos burros, sugiro a reutilização de um material inútil e abusivamente excedentário, o latex.
além de barato, é elástico ao ponto de proporcionar uma limitação total da visão dos burros.
sempre ao dispôr...
 
 Regras da comunidade
Como é que ele sabe?????
teresa leal (seguir utilizador), 1 ponto , 11:57 | Domingo, 19 de abril de 2009
Isto de ser padre é fantastico. Como por milagre vai-se para padre ou outra coisa do genero dentro da Igreja e pronto, dá-se o milagre de toda a sabedoria.
Até o tom de voz se altera, fica mais fina, digamos gregoriana.
Fico parva como é que ele sabe que o preservativo é falivel!!!!
Meu Deus, as voltas que devem dar lá no céu todos os santinhos só de ver o que se passa no reino da Vaticano.
Que Deus os perdoe...
Só espero que os padres que têm manifestado comportamentos menos proprios não lhe sigam o conselho.
 
 Regras da comunidade
    Re: Como é que ele sabe?????    Ver comentário
Malekas (seguir utilizador), 1 ponto , 12:22 | Domingo, 19 de abril de 2009
    Re: Como é que ele sabe?????    Ver comentário
papadk (seguir utilizador), 1 ponto , 13:16 | Domingo, 19 de abril de 2009
    Re: Como é que ele sabe?????    Ver comentário
DuarteSilva.S (seguir utilizador), 1 ponto , 14:14 | Domingo, 19 de abril de 2009
Ah!...fiquei descançado quando se
aukistuxego (seguir utilizador), 1 ponto , 12:43 | Domingo, 19 de abril de 2009
ficou a saber que foi em conversas com responsáveis portugueses que o preservativo é um meio falível. Eu cá por mim vou sempre em tronco nú...
 
 Regras da comunidade
    Re: Ah!...fiquei descançado quando se    Ver comentário
DuarteSilva.S (seguir utilizador), 1 ponto , 14:18 | Domingo, 19 de abril de 2009
MENDONÇA JÚNIOR, Coronel de Cavalaria
sinahd (seguir utilizador), 1 ponto , 12:56 | Domingo, 19 de abril de 2009
Ainda sobre o Papa e as suas últimas gafes: Para além das suas vestes carregadas de ouro, na ctual crise que o Mundo atravessa, é o único “hominídeo” que não dá um tostão, para os habitantes da espécie humana que vão sobrevivendo com tantas conhecidas dificuldades.

PARABENS para D. Policarpo que está tendo atitudes exemplares neste sentido.
Seria de aplaudir também se usasse vestes mais humildes, nas suas aparições religiosas como Cristo:
  - primeiro dando o pão...
  - e depois fazendo os seus ditos milagres, como hoje, dizem fazer os seus modernos discípulos.

 
 Regras da comunidade
Piadas dos iluminados
Bandarra (seguir utilizador), 1 ponto , 13:04 | Domingo, 19 de abril de 2009
Piadas dos iluminados sugerindo que
Papa = preservativo furado.
Ainda vão mais longe do que o caricaturista Antonio, que tinha o ^'papa' com o preservativo intacto na cabeça.
http://igreja-catolica-de...
 
 Regras da comunidade
De novo...
makiavel (seguir utilizador), 1 ponto (Despropositado), 13:04 | Domingo, 19 de abril de 2009
A Santa Madre Igreja Católica é contra o divórcio, mas é a primeira a divorciar-se da realidade em que vivem os seus fiéis.
 
 Regras da comunidade
    Re: De novo...    Ver comentário
makiavel (seguir utilizador), 2 pontos , 21:10 | Domingo, 19 de abril de 2009
Camisinha
DuarteSilva.S (seguir utilizador), 1 ponto , 13:45 | Domingo, 19 de abril de 2009
Sr. Policarpo
O preservativo sexual, vulgarmente chamado de camisinha, existe há milénios e destinou-se sempre a evitar a propagação das DST (doenças sexualmente transmissíveis) e até a gravidezes indesejadas e inconfessáveis.
Há milénios era feito na China de papel de seda, untado com óleo. No Egipto usavam tripas de animais cozidas e 1600 anos AC, era feito em Creta de bexigas natatórias de peixes. Mais modernamente o anatomista Fallopius (dai as célebres trompas de Fallopius) inventou um saco de linho, com um laço e só mais recentemente no segundo quartel do século passado, com a invenção da vulcanização da borracha, passou a ser feito deste material e hoje então, de poliuretano.
Claro que pode falhar, como tanta coisa falha neste mundo de Deus.
A única coisa que tenho a certeza não falha para todo aquele que nasce, é a morte.
O mundo está carregado de gente sensata, mas também abundam idiotas.
Já hipoteticamente pensou quantos mais teríamos que aturar se não fosse a camisinha?
Que argumentos usaria o Sr., depois de emitir uma opinião anti-preservativo, se o seu chefe Ratzinger resolvesse virar o bico ao prego e passasse a recomendar as camisinhas? Como chefe de estado, portanto político, isso é-lhe fácil! Ia contra ele e comprava briga, ou dava o dito por não dito e o pessoal ficava de olho em si?
Se não fosse o sexo, o mundo não tinha vida, animal ou vegetal. As pedras não concebem.
 
 Regras da comunidade
    Re: Camisinha    Ver comentário
RIO TINTO (seguir utilizador), 1 ponto , 14:43 | Domingo, 19 de abril de 2009
    Re: Camisinha    Ver comentário
DuarteSilva.S (seguir utilizador), 1 ponto , 15:08 | Domingo, 19 de abril de 2009
Cardial?
leitaojo (seguir utilizador), 1 ponto , 14:20 | Domingo, 19 de abril de 2009
Cardial, ou cardeal? é que se for cardial pode dizer todas as asneiras que entender.
 
 Regras da comunidade
    Afinal não fui só eu que vi    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 1 ponto , 20:56 | Domingo, 19 de abril de 2009
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
PUB




Acordo na Cerâmica Valadares
14:09 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012, 1
Amesterdão: polícia detém suspeito bombista no aeroporto
14:07 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012,
Fim do bloqueio na Cerâmica de Valadares
14:07 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012, 3
Venezuela: Henrique Capriles concorrerá contra Chávez
12:13 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012, 13
"Senna" distinguido com o Bafta de melhor documentário
11:32 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012, 1
Amsterdão: ameaça de bomba no aeroporto de Schipol
11:21 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012,
Pena suspensa para motorista de Mário Mendes
11:00 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012, 19
Acordo Ortográfico será inconstitucional
10:24 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012, 65
Último líder do Sendero Luminoso capturado vivo
9:05 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012,
Grammy's: Adele foi a vencedora da noite
8:20 Segunda feira, 13 de fevereiro de 2012,
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
Grupo ImpresaACAP