09/02/2010 actualizado às 16:48
Henrique Raposo As duas ditaduras  «  Henrique Raposo  «  Opinião  « Página Inicial |

As duas ditaduras

Henrique Raposo (www.expresso.pt)
8:00 Terça-feira, 27 de Out de 2009
Deixe aqui o seu comentário 13 comentários   [1790 visitas]
Aumentar Texto Diminuir Texto Link para esta página Imprimir Enviar por email
del.icio.us technorati digg facebook myspace reddit google search.live newsvine

O PCP é dado ao humorismo. O "Avante!", por exemplo, é imbatível no nonsense. Esta semana, Saramago quis reentrar no espírito 'montypythiano' do PCP, e, por isso, lançou a piadola mais velha do reportório comunista: "a Bíblia é um manual de maus costumes". A malta lá vai rindo com este marxismo gracejante. O problema é que, no meio da risada, já ninguém se lembra da altura em que o PCP não era um cartoon inofensivo, mas sim uma guilhotina. Finda a galhofa, convém relembrar a época em que o PCP conseguiu impor uma ditadura cultural em Portugal. Uma coisa para poucas risadas.

Em "Liberdade" ("O Independente"), podemos ler algo que Victor Cunha Rego escreveu em 1958: dentro do meio intelectual, "o grupo comunista exibe um nítido desejo de que a era do dr. Salazar não atinja o seu termo". Cunha Rego dava assim a entender que o PCP necessitava de Salazar, e a seguir explicava porquê. Nessa explicação, Cunha Rego foi profético em relação às ambições do PCP: "da ditadura da extrema-direita à ditadura da extrema-esquerda vai o salto de uma cobra". Cunha Rego tinha razão. Durante o PREC, Cunhal tentou implementar uma ditadura comunista. Esse projecto foi derrotado. Mas a derrota da ditadura política de Cunhal não pode desviar a nossa atenção da ditadura cultural que o PCP impôs ao meio intelectual português durante décadas. Afinal de contas, o PCP também precisava de Salazar para chantagear os intelectuais: "se não estão connosco, estão com Salazar".

Num ensaio republicado em "Portugal" (Alêtheia), Vasco Pulido Valente revelou a forma como a revista "O Tempo e o Modo" desarmadilhou essa chantagem do PCP. Bénard e Alçada protegeram os intelectuais que viviam encurralados entre as duas ditaduras, a ditadura política de Salazar e a ditadura intelectual de Cunhal. Nessa livre e frágil terra de ninguém, situada entre duas paredes autoritárias, a "O Tempo e o Modo" deu asas a figuras como Agustina, Sophia, Sena, Lourenço, etc., uma geração de intelectuais que "rejeitava simultaneamente a ditadura, o velho republicanismo jacobino e o PC". Por outras palavras, estes intelectuais recusaram submeter-se à chantagem do PCP: como defensores da liberdade, sabiam que Cunhal era tão autoritário como Salazar.

Coppola no Rio

Seu Lula, fique sabendo que o Brasil anda meio medieval. O bandido que mandou abater o helicóptero é idêntico aos cavaleiros medievais, aqueles que tinham sub-soberanias dentro dos reinos. Na era das trevas, o rei era apenas o primus inter pares. Na prisão, bebendo gim, e com guardas fazendo a sua pedicure, esse cavaleiro 'favelado' é quase tão soberano como você, Presidente Lula. A favela é a soberania dele. Quem mandou meter um helicóptero no espaço aéreo do moço? Aqui na Europa, seu Lula, os reis só conseguiram controlar essas soberanias mafiosas pela via da porrada. Se o cavaleiro erguia uma muralha, o rei começava logo a brincar de Guilherme Tell com canhões fumegantes e catapultas feéricas. Você tem de fazer o mesmo, Presidente. Experimente jogar napalm na favela, e mande o Coppola filmar o acto. Quando o negócio é beleza cinematográfica, olimpíada com napalm no cenário é bem melhor do que o Vietnã, seu Lula.

Henrique Raposo

Texto publicado na edição do Expresso de 24 de Outubro de 2009

13 comentários
Página 1 de 1   
ordenar por:
mais votados ▼
Concordo
cjours (seguir utilizador), 2 pontos , 18:28 | Terça-feira, 27 de Out de 2009
Concordo com tudo e subscrevo o que disse sobre os comunas! Aliás, todos ps homens de boa vontade e alguma clarividência podíamos acrescentar um bom bocado mais!
Não direi, como o nunofon, que os comunas devam ser julgados pela sua história. Como não acho que os cristãos devam ser julgados pelas enormidades que a IC tem feito. Como não acho que os benfiquistas devam ser ostracizados por o seu Presidente usar bigode...
Agora, que acho que está na hora de serem DESMASCARADOS, isso está! Que é PATÉTICO ouvir os comunas falar em Liberdade, É!!! Que está na hora de cascarem forte e feio (não é com paus) na corja comuna, lá isso está!!! Nos comunas a sério (PC) e nos comunas diletantes (BE)!!!!!
Só não percebo uma coisa, oh amigo Raposo:
O que é que o Saramago disse para que o amigo Raposo o chame à colação...
Temos que saber 'separar as águas'!! E isso não é propriamente um trabalho biblico! Uma coisa é o comuna Saramago. Outra coisa é o escritor Saramago! Como comuna, fazemos churrasco. Como escritor, temos que venerar! É que aquilo que ele diz é que é a verdade, e não a existência de Deuze...
Gostem os crentes, ou não!!!!
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Concordo    Ver comentário
nunofon (seguir utilizador), 1 ponto , 21:01 | Terça-feira, 27 de Out de 2009
    Re: Concordo    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 0:37 | Quinta-feira, 26 de Nov de 2009
Boa
nunofon (seguir utilizador), 1 ponto , 9:45 | Terça-feira, 27 de Out de 2009
O PC tem de começar a ser julgado pelo seu passado
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Boa    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 0:50 | Quinta-feira, 26 de Nov de 2009
A Ditadura e seu branqueamento!
AGonças (seguir utilizador), 1 ponto , 13:28 | Terça-feira, 27 de Out de 2009
Em vez de ler e estudar a realidade portuguesa, apresentada pelo PCP, as conclusões que tira de um pseudo intelectualismo difundido por actores castradores da racionalidade, apresenta-se um texto em que a confusão ideológica do autor é notória! A comparação da palavra Ditadura associada ao salazarismo e comunismo tem sido um apanágio dos defensores do capitalismo e dos revisores da História (que a própria História está imune). Dizer que "exibe um nítido desejo..." já mostra que o erro da suposição está patente, pois o desejo é algo íntimo que só os próprios indivíduos o sentem e sabem. De suposições em suposições, lá vêm uma carrada de falsidades de que a História está imune!
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: A Ditadura e seu branqueamento!    Ver comentário
cardoso56 (seguir utilizador), 1 ponto , 14:31 | Terça-feira, 27 de Out de 2009
Avivar Memórias
maths2000 (seguir utilizador), 1 ponto , 22:57 | Sábado, 31 de Out de 2009
TU, pela tua carinha com espinhas e cheirinho a leite de bebé, deves-te lembrar bem do que eram os tempos em 1958! e do que lhe seguiu!

Pois bem, caso o "senhor" esteja esquecido devo lembrar que Portugal muito deve ao PCP e à sua luta contra a ditadura. Ao contrario de uns cretinos ex-presidentes da Republica e outros futuros candidatos, que dizem ter lutado contra o facismo mas que na verdade limitaram-se a passar uns anos a viver "à grande e à Francesa".

Cunhal lutou activamente contra Salazar e o seu regime e também em solidariedade lutou contra Franco na vizinha espanha.

Quanto à ditadura o PCP... é bem claro nas suas propostas politicas, completamente adaptadas a realidade e costumes portugueses, que o PCP defende a democracia, a liberdade e o respeito pelo povo. Respeito esse que nem PS nem PSD (com ou sem CDS) têm demonstrado nos ultimos 30 anos de (des)governos. Esses sim, eu considero uma ditadura! Não oficial, mas disfarçada! Subserviente dos poderios económicos e capitalistas, frutos de inumeros acordos, assumidos ou não, entre o Bloco Central.

O PCP defende os direitos do povo e prova disso é o seu trabalho na Assembleia da Republica. Trabalho esse muitas vezes boicotado pela cambada socretina e outras em prol, 1 dos interesses capitalistas, 2 de puro anti-comunismo, 3 por interesses particulares proprios em vez de interesses nacionais.

Aliás, prova disso é o baixissimo resultado eleitoral consguido por PS e PSD nas ultimas eleicoes.

Hasta!
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
    Re: Avivar Memórias    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 0:45 | Quinta-feira, 26 de Nov de 2009
masturbação intelectual reacionária
julcal (seguir utilizador), 1 ponto , 0:43 | Domingo, 1 de Nov de 2009
Henrique Raposo nos seus comentários no Expresso, com os quais nem um pouco concordo, assume-se, com uma carinha cor de leite, como um comentador pos-25 de Abril que em masturbação intelectual reacionária , ataca toda a esquerda: o PCP, a esquerda republicana jacobina ( leia-se PS ) , o BE , Mário Soares, Obama, as eleições ( in “ socialismo selvagem “ ) e até Sócrates e Cavaco ( in “ parlamentarismo”).
Com um ideário de direita, Henrique Raposo, como que desculpando uma das ditaduras de que fala, o Salazarismo, que perseguiu, prendeu e torturou e matou muitos comunistas do PCP , bem como outros opositores ao regime, critica o alinhamento, a meu ver errado, do PCP com os regimes socialistas do leste europeu, igualmente ditaduras, felizmente já defuntas, esquecendo contudo que em Portugal os comunistas não foram perseguidores mas sim perseguidos, que foram homens e mulheres que lutaram por ideias que consideravam correctas e que essa tentativa de tomada de poder no pos-25 de Abril por forças revolucionárias de esquerda, que não se esgotava no PCP, foi combatida e ganha pelo portugueses que apoiaram e continuam maioritariamente a apoiar o republicanismo jacobino de Mário Soares e do Partido Socialista. Mesmo que eventualmente quizesse ser ditador, Cunhal nunca o foi. A História não o permitiu. O mesmo não se poderá dizer de Salazar, de Marcelo Caetano ou de Franco, ditadores activos e praticantes. A direita de Henrique Raposo cuja clivagem com a igualmente defunta di
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
Traumas??
Caparica Red Neck (seguir utilizador), 1 ponto , 9:20 | Domingo, 1 de Nov de 2009
Porque razão vens criticar o PCP? Viveste algum governo Comunista? Viveste a ditadura de Salazar? Sabes quem foi Bento de Jesus Caraça? Sabes quem é Siza Vieira? Havia liberdade antes de 1974? Havia, antes da revolução, um partido comunista legalizado e com poder de determinar o rumo da política nacional?

Quem te traumatizou disse-te que era comunista?

   
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
Excelente!
mgalrinho (seguir utilizador), 1 ponto , 12:33 | Quinta-feira, 12 de Nov de 2009
Um dos melhores textos do excelente cronista Henrique Raposo.

Quem, em vez de argumentar, dispara umas frases de uma pretensa superioridade (não sei de quê), dizendo que quem não viveu a ditadura de Salazar não pode comentar, suponho que rejeite toda a História com mais de 150 anos. Afinal, parece que, segundo essas almas iluminadas, não podemos falar sobre o que não vimos.
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
AMIGOS,DITADURAS SÃO BOAS PARA QUEM É DONO DOPODER
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 14:32 | Terça-feira, 17 de Nov de 2009
Então xente,querem experimentar outra ditadura fascista,á moda salazarenta? kantiflas
 Como funciona a comunidade no Expresso Responder
13 comentários
Página 1 de 1   
PUB
 
Arquivo


Aviso
FAQ. Como funciona a comunidade no Expresso
Para fazer o seu comentário precisa de estar registado. O registo é gratuito e demora pouco mais de 30 segundos.

Se já for utilizador registado, coloque o seu mail e palavra-chave nos campos para o efeito, na página de registo. Depois disso, poderá comentar qualquer conteúdo.

Clique aqui  para se registar.

Em caso de dúvida escreva-nos para novosite@expresso.pt, seremos tão breves quanto possível a responder.

Miguel Martins, Editor de Multimédia do Expresso

Não somos índios

0:00 Sexta-feira, 5 de Fev de 2010,
[488 visitas]

Um pacto laboral

0:00 Sexta-feira, 29 de Jan de 2010,
[512 visitas]

A direita sexual

0:00 Sexta-feira, 22 de Jan de 2010,
[1100 visitas]

Serenata à chuva

0:00 Sexta-feira, 15 de Jan de 2010,
[1183 visitas]

No país do ódio

0:00 Sexta-feira, 8 de Jan de 2010,
[1280 visitas]
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
Primus Inter Pares
Grupo ImpresaACAP