11/02/2012 atualizado às 16:05
Página Inicial » Atualidade » Acordo Ortográfico é "acto colonial" do Brasil

Acordo Ortográfico é "acto colonial" do Brasil

Miguel Sousa Tavares diz que não pretende mudar a sua forma de escrever e adverte que o Acordo Ortográfico vai "condensar e expurgar" muitos dos detalhes da diversidade linguística.

18:55 Domingo, 20 de setembro de 2009
O escritor afirma que a reforma da ortografia foi «cozinhada entre académicos que queriam se reunir e viajar»
O escritor afirma que a reforma da ortografia foi «cozinhada entre académicos que queriam se reunir e viajar»
Tiago Miranda

O Acordo Ortográfico é um acto colonial do Brasil sobre Portugal com regras que não são recíprocas, afirmou à Lusa o escritor e jornalista português Miguel Sousa Tavares, no Brasil para lançar seu "quase-romance" No Teu Deserto.

"O Brasil é o único país que recebeu a língua de fora e que impõe uma revisão da língua ao país matriz, como se os Estados Unidos impusessem um acordo ortográfico à Inglaterra", afirmou Sousa Tavares, criticando o facto de não ter havido uma consulta aos profissionais que trabalham com a língua, como os escritores, jornalistas e professores.

"Ninguém foi ouvido, o acordo foi imposto tanto no Brasil como em Portugal", critica.

O escritor lembrou que um acordo exige reciprocidade, para afirmar em tom crítico que a reforma da ortografia foi "cozinhada entre académicos que queriam se reunir e viajar".

"Não encontro escritores brasileiros que defendam o acordo", aponta.

O escritor e jornalista disse que não pretende mudar a sua forma de escrever e adverte que o Acordo Ortográfico vai "condensar e expurgar" muitos dos detalhes da diversidade linguística.

Sousa Tavares duvida que os países africanos de língua portuguesa cumpram o acordo.

"Vão começar a rejeitar o português se nós os obrigarmos a seguir estritamente uma gramática que não lhes faz sentido nem ao ouvido, nem na escrita".

"Acho um projecto idiota, e pode ser prejudicial em muitos países. Querem unificar o português em todo o mundo falante de língua portuguesa. Não vai ser em Portugal nem no Brasil porque temos 500 anos de trabalho e a nossa língua efectiva, mas em Angola apenas 10 por cento fala bem português, o resto não fala", argumenta.

Miguel Sousa Tavares é também muito crítico sobre o conceito de lusofonia e a actuação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

"Gastam imenso dinheiro aos contribuintes de Portugal e do Brasil e não é por aí que a lusofonia vai funcionar. Nós nunca faremos uma 'commonwealth' nas relações económicas. Na hora da verdade, o Brasil vai entrar em disputa com Portugal".

Para Sousa Tavares, a única forma de construir laços na lusofonia é a aproximação a partir de afinidades entre os povos, o que vai passar pela língua.

"Finalmente o que funcionará é a língua. A lusofonia passa muito pelas relações humanas que são mais importantes, elas é que vão determinar", referiu ao destacar que hoje há "muito mais concorrência do que cooperação" no mundo lusófono.

O jornalista é autor de "Equador", um dos maiores sucessos de vendas da literatura portuguesa dos últimos anos e está no Brasil para apresentar seu novo romance e participar na Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro.

Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 3    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Tanta estupidez já chega
Homem do Demo (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 0:35 | Segunda feira, 21 de setembro de 2009
Podem parar de dizer que alguém matou a língua portuguesa? É que:
1) Ortografia não é a língua, mas o modo como se escreve. Se o modo como se escreve fosse importante no modo como se diz, na minha terra ninguém trocava os b pelos v
2) O Acordo permite em inúmeros casos a dupla grafia. Assim, ao contrário do que diz logo o primeiro comentador, nós escrevemos FACTO mesmo depois do acordo e não FATO como os brasileiros (e não somos obrigados a dizer terno para falar de um fato).
3) A utilização da informática - correctores ortográficos, dicionários, programas diversos em português aconselham uma unificação. Se assim não fosse, seria tudo em brasileiro e - aí sim - daríamos cabo da ORTOGRAFIA do português de Portugal.
4) Ah, e ia esquecendo. os brasileiros são mais de 200 milhões e nós somos 10 milhões. O facto de cedermos um pouco é absolutamente natural.
 
 Regras da comunidade
    Re: Tanta estupidez já chega    Ver comentário
J Saints (seguir utilizador), 1 ponto , 9:28 | Segunda feira, 21 de setembro de 2009
    Re: Tanta estupidez já chega    Ver comentário
Olho clínico (seguir utilizador), 1 ponto , 16:08 | Segunda feira, 21 de setembro de 2009
    Re: Tanta estupidez já chega    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 16:57 | Sexta feira, 25 de setembro de 2009
    Dá que pensar Re: Tanta estupidez já chega    Ver comentário
Mearoz (seguir utilizador), 1 ponto , 16:17 | Terça feira, 22 de setembro de 2009
Este acordo é polémico, sim...
dedalo11 (seguir utilizador), 2 pontos , 20:10 | Domingo, 20 de setembro de 2009
... mas é a única forma de se manter a Língua Portuguesa em todos os países do mundo onde é a língua oficial, absorver alguma coisa do que eles criaram e... não perder nada com isso porque, parece-me, ficamos enriquecidos. Não creio que tenhma existido cedências em excesso da parte de portugal. Mas enfim, cada um pensa como pensa...
 
 Regras da comunidade
    Re: Este acordo é polémico, sim...    Ver comentário
Tomarense (seguir utilizador), 1 ponto , 16:41 | Segunda feira, 21 de setembro de 2009
    Re: Este acordo é polémico, sim...    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 17:07 | Sexta feira, 25 de setembro de 2009
em desacordo com o acordo
B l u e S k y (seguir utilizador), 2 pontos , 20:15 | Domingo, 20 de setembro de 2009
Há uma estética nas nossas palavras que era importante preservar. FATOS não são FACTOS.
 
 Regras da comunidade
    Está equivocado, informe-se.    Ver comentário
filipe@rio (seguir utilizador), 3 pontos , 20:36 | Domingo, 20 de setembro de 2009
    Re: Está equivocado, informe-se.    Ver comentário
dedalo11 (seguir utilizador), 2 pontos , 22:33 | Domingo, 20 de setembro de 2009
    Re: Está equivocado, informe-se.    Ver comentário
etrusco (seguir utilizador), 1 ponto , 22:33 | Domingo, 20 de setembro de 2009
    Re: Está equivocado, informe-se.    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 3:40 | Segunda feira, 21 de setembro de 2009
    Re: Está equivocado, informe-se.    Ver comentário
fimdalinha (seguir utilizador), 1 ponto , 9:37 | Segunda feira, 21 de setembro de 2009
    Re: Está equivocado, informe-se.    Ver comentário
banjix (seguir utilizador), 1 ponto , 12:41 | Segunda feira, 21 de setembro de 2009
    Re: Está equivocado, informe-se.    Ver comentário
filipe@rio (seguir utilizador), 1 ponto , 12:53 | Segunda feira, 21 de setembro de 2009
    Coitado....    Ver comentário
CV990 (seguir utilizador), 1 ponto , 14:13 | Segunda feira, 21 de setembro de 2009
    Re: em desacordo com o acordo    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 17:59 | Sexta feira, 25 de setembro de 2009
O Acordo Ortográfico...
ManuelVilarinhoPires (seguir utilizador), 2 pontos (Divertido), 20:46 | Domingo, 20 de setembro de 2009
...é um acordo ao abrigo do qual os portugueses vão passar a escrever em brasileiro e os brasileiros vão passar a escrever em brasileiro.
 
 Regras da comunidade
    Re: O Acordo Ortográfico...    Ver comentário
etrusco (seguir utilizador), 1 ponto , 22:57 | Domingo, 20 de setembro de 2009
    Re: O Acordo Ortográfico...    Ver comentário
ManuelVilarinhoPires (seguir utilizador), 1 ponto , 1:10 | Segunda feira, 21 de setembro de 2009
    Re: O Acordo Ortográfico...    Ver comentário
etrusco (seguir utilizador), 1 ponto , 16:17 | Sexta feira, 25 de setembro de 2009
    Re: O Acordo Ortográfico...    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 17:46 | Sexta feira, 25 de setembro de 2009
    Re: O Acordo Ortográfico...    Ver comentário
ManuelVilarinhoPires (seguir utilizador), 1 ponto , 0:32 | Sábado, 26 de setembro de 2009
    Re: O Acordo Ortográfico...    Ver comentário
etrusco (seguir utilizador), 1 ponto , 17:49 | Domingo, 11 de abril de 2010
    Re: O Acordo Ortográfico...    Ver comentário
ManuelVilarinhoPires (seguir utilizador), 2 pontos , 20:22 | Domingo, 11 de abril de 2010
    Meu caro ManuelVilarinhoPires    Ver comentário
Xico Taxista (seguir utilizador), 1 ponto , 11:11 | Segunda feira, 21 de setembro de 2009
    Re: Meu caro ManuelVilarinhoPires    Ver comentário
ManuelVilarinhoPires (seguir utilizador), 1 ponto , 13:05 | Segunda feira, 21 de setembro de 2009
    Todas as línguas faladas em mais que um país...    Ver comentário
Xico Taxista (seguir utilizador), 1 ponto , 16:04 | Segunda feira, 21 de setembro de 2009
    Re: Todas as línguas faladas em mais que um país..    Ver comentário
ManuelVilarinhoPires (seguir utilizador), 1 ponto , 19:29 | Segunda feira, 21 de setembro de 2009
    "Isso a mim não me preocupa nada."    Ver comentário
Xico Taxista (seguir utilizador), 1 ponto , 16:05 | Terça feira, 22 de setembro de 2009
    Todas as línguas são faladas em mais ...    Ver comentário
Xico Taxista (seguir utilizador), 1 ponto , 16:11 | Terça feira, 22 de setembro de 2009
    Re: Todas as línguas são faladas em mais ...    Ver comentário
ManuelVilarinhoPires (seguir utilizador), 1 ponto , 19:28 | Terça feira, 22 de setembro de 2009
    Continuo a preferir um português "padronizado"    Ver comentário
Xico Taxista (seguir utilizador), 1 ponto , 16:03 | Quarta feira, 23 de setembro de 2009
    Re: Continuo a preferir um português    Ver comentário
ManuelVilarinhoPires (seguir utilizador), 1 ponto , 16:42 | Quarta feira, 23 de setembro de 2009
    Re: Todas as línguas são faladas em mais ...    Ver comentário
etrusco (seguir utilizador), 1 ponto , 16:27 | Sexta feira, 25 de setembro de 2009
    Re: Todas as línguas faladas em mais que um país..    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 17:18 | Sexta feira, 25 de setembro de 2009
Cada povo tem o que merece
makiavel (seguir utilizador), 2 pontos , 21:12 | Domingo, 20 de setembro de 2009
O tema "Acordo Ortográfico" vem a ser debatido há anos.
E que se verifica?
Que apenas movimentos de cidadãos se manifestaram contra em abaixo-assinados -que reuniram milhões de assinaturas- que foram ostensivamente ignorados por quem decidiu.

Onde estiveram os senhores professores catedráticos e ilustres linguístas das faculdades de Letras deste país? Nas suas torres de cristal para não se misturarem com a plebe.

Onde se enfiaram os "opinion-makers", sempre prontos a influenciar tudo e todos? Só me lembro do laçarote do Esteves Cardoso em esporádicos programas de televisão. Edites EStrelas, Lídias Jorges, Augustinas, Lobo Antunes? Nada a dizer???

Sociedades Portuguesas de Autores, Grémios Literários, Faculdades de Letras, etc&tal...mudos e calados???

Então estavam à espera de quê?
Que os outros países acompanhassem a nossa inércia?
As editoras-tubarão estão a postos: novas edições de tudo quanto é livro! Vai dar um lucro de quantos milhões?

Portugal deixou morrer a Língua Portuguesa.
E a culpa é só nossa.

 
 Regras da comunidade
    Re: Cada povo tem o que merece    Ver comentário
etrusco (seguir utilizador), 1 ponto , 22:39 | Domingo, 20 de setembro de 2009
    Re: Cada povo tem o que merece    Ver comentário
makiavel (seguir utilizador), 2 pontos , 17:40 | Segunda feira, 21 de setembro de 2009
    Re: Cada povo tem o que merece    Ver comentário
etrusco (seguir utilizador), 1 ponto , 16:01 | Sexta feira, 25 de setembro de 2009
Peanuts
NãoHáInocentes (seguir utilizador), 2 pontos , 21:33 | Domingo, 20 de setembro de 2009
O Acordo Ortográfico foi feito em 1990 e entrou em vigor 18 anos depois. Abrange meia-dúzia de irrelevâncias de uma Língua riquíssima e diversificada (e muito difícil). Muito piores que ele, facílimo de aprender e apreender, são os maus tratos que a Língua Portuguesa padece, todos os dias, nas Escolas (incrível a dificuldade dos miúdos e de alguns graúdos de assimilar a escrita dos pronomes reflexos, como em "pode-mos"(!)), nos Jornais, na Televisão e em instituições respeitáveis. Muito pior que ele é a disseminação de fãs da escrita dessas luminárias da literatura estrangeira (J.K. Rowling, Dan Brown, Paulo Coelho) e nacional (Rodrigues dos Santos, Margarida Rebelo Pinto, Miguel Sousa Tavares). Ao pé destas enormidades, as alterações ao Acordo Ortográfico são "peanuts"!
 
 Regras da comunidade
SEM PRECONCEITOS
Ci (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 0:46 | Segunda feira, 21 de setembro de 2009
Não simpatizo com o facto de, ainda que não o faça desde já, daqui a uns temos dar comigo a "obedecer" a algumas regras imostas pelo acordo ortográfico.
E de onde virá a resistência? Creio que advem de, desde criança, me terem ensinado a aprender o culto pela língua como B. I. de um povo, de um país, de uma ou mais culturas. Ainda construí, com a ajuda de arquitectos (aqui vai um erro) e engenheiros generosos, um saber que, não desconsiderando os chamados puristas, obedecia às linhas mestras do projecto, dos cálculos e da execução. Para tudo havia uma explicação, refiro-me particularmente à ortografia já que dessa arte se fala.
Não chamo colonialismo, mas maldade.
 
 Regras da comunidade
Já cá faltava
clareza (seguir utilizador), 1 ponto , 19:38 | Domingo, 20 de setembro de 2009
MFLeite contra os Espanhóis. MSTavares contra o Brasil. Mas que raio, a culpa é sempre dos outros? Se Portugal não estava de acordo não assinava. Agora a culpa é dos outros?
 
 Regras da comunidade
    Re: Já cá faltava    Ver comentário
Buma (seguir utilizador), 1 ponto , 12:59 | Segunda feira, 21 de setembro de 2009
    Re: Já cá faltava    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 18:06 | Sexta feira, 25 de setembro de 2009
Colon-Tavares
etrusco (seguir utilizador), 1 ponto , 20:14 | Domingo, 20 de setembro de 2009
Eu não sei bem como classificar este acto imberbe, pueril, infantil, estulto de Miguel Sousa Tavares. Este senhor que não se percebe se é escritor, jornalista, comentador ou tudo e nada, mas que vive num mundo que o atura por respeito à memória e aos créditos dos seus ilustres papás, teve agora um acto de Vasquice ou de Graçola ou de Mourama, afirmar o que ele afirmou só prova o pouco que percebe do que fala porque fala sobre o que não estudou ou leu e, por isso, não entende. Mas como é comentador pode falar do que sabe e do que não sabe mas finge que tem umas luzes. Só que para dizer barbaridades e fazer figuras tristes podia apenas ter ficado no telejornal de sexta-feira da TVI que aí nada se lhe podia pedir porque aquilo era o entulho da opinião. MST cuja última (era bom que fosse) obra em papel é mesmo mazinha (leiam deixem-se de indulgências e depois digam lá se não tenho razão) acaba de prestar um péssimo serviço a Portugal.
 
 Regras da comunidade
    Re: Colon-Tavares    Ver comentário
D.Correia (seguir utilizador), 1 ponto , 20:40 | Domingo, 20 de setembro de 2009
    Re: Colon-Tavares    Ver comentário
etrusco (seguir utilizador), 1 ponto , 22:48 | Domingo, 20 de setembro de 2009
    MST nunca deve ter lido isto    Ver comentário
Xico Taxista (seguir utilizador), 1 ponto , 10:38 | Segunda feira, 21 de setembro de 2009
    Re: MST nunca deve ter lido isto    Ver comentário
etrusco (seguir utilizador), 1 ponto , 16:05 | Sexta feira, 25 de setembro de 2009
Tem toda a razão!
Venusiano (seguir utilizador), 1 ponto , 21:13 | Domingo, 20 de setembro de 2009
"O Acordo Ortográfico é um acto colonial do Brasil sobre Portugal com regras que não são recíprocas,"

Tem toda a razão! E é preciso fazer alguma coisa para suspendê-lo!
 
 Regras da comunidade
Não estava de acordo? Não assinava!!!
Tito D'alva (seguir utilizador), 1 ponto , 21:38 | Domingo, 20 de setembro de 2009
Portugal deixou morrer a Língua Portuguesa.
E a culpa é só da inércia dos Portugueses... ou seja, de todos NOS, incluindo do Sr. Miguel Sousa Tavares, que como escritor e, principalmente, um "opinion-makers", calou-se, quando deveria "Lutar" em prol do Portugues de Portugal!!!
 
 Regras da comunidade
    Re: Não estava de acordo? Não assinava!!!    Ver comentário
ZePortouga (seguir utilizador), 1 ponto , 2:03 | Segunda feira, 21 de setembro de 2009
    Re: Não estava de acordo? Não assinava!!!    Ver comentário
Tito D'alva (seguir utilizador), 1 ponto , 15:12 | Segunda feira, 21 de setembro de 2009
Diversidade linguistica
aukistuxego (seguir utilizador), 1 ponto , 21:43 | Domingo, 20 de setembro de 2009
Será que o lexico com que Manuela Ferreira Leite nos tem brindado não levará a novo acordo ortográfico, não com o Brasil mas com um qualquer País menos evoluido do que o Brasil?...
 
 Regras da comunidade
    Re: Diversidade linguística    Ver comentário
etrusco (seguir utilizador), 1 ponto , 23:03 | Domingo, 20 de setembro de 2009
Não sou contra e nem a favor...
oliveirense (seguir utilizador), 1 ponto , 22:19 | Domingo, 20 de setembro de 2009
O acordo(segundo o dicionário acordo significa combinação entre 2 ou mais pessoas, pacto, entendimento...)ortográfico é mesmo para avançar, apesar de muitas pessoas discordarem.Na base do acordo,prevalece o modo falado ao escrito, continuando dessa maneira a existir diferenças entre os países.Obviamente,essas diferenças diminuirão bastante e certamente os erros na escrita do português tb.Como primeiro exemplo deixo a palavra óptimo.Fala-se ótimo, mas em Portugal se escreve com p antes do t. É muito mais fácil escrever como se fala. Nesse caso a palavra fica igual no Brasil e em Portugal, pois no Brasil, já não se escreve óptimo há décadas. Outro exemplo: em Portugal e no Brasil escreve-se recepção.No Brasil FALA-SE "re-ce-p-ção" em Portugal FALA-SE "re-ce-ção". No Brasil o p vai continuar a existir e em Portugal não. Mais uma vez o modo falado vai predominar sobre a escrita.Qual está certo?A meu ver os dois, entretanto, havendo regras ortográficas,eu devo cumprí-las, discordando ou não, principalmente se eu pretendo que algum livro que eu escreva seja lido. Sou portuguesa, mas nasci no Brasil e vivi lá 20 anos e moro em Portugal há duas décadas. Nego-me a escrever em Portugal com português do Brasil,do mesmo modo quando escrevo para algum brasileiro escrevo com ortografia brasileira e a razão é simples: ao escrever como QUERO, posso cometer erros de português que não deveriam acontecer. É imperdoável que um escritor não se adapte, pois ERROS na sua escrita são ABERRAÇÕES.
 
 Regras da comunidade
    Seremos mais velhos que o Eça?    Ver comentário
Mearoz (seguir utilizador), 1 ponto , 16:41 | Terça feira, 22 de setembro de 2009
Brasileiro?
sergiosl (seguir utilizador), 1 ponto , 22:24 | Domingo, 20 de setembro de 2009
Já que alguns portugueses reconhecem que há uma língua distinta, escrita e falada no Brasil, e já que, segundo eles, Portugal sente-se "colonizado" por acordos e sucessivos e demorados encontros que envolvem representantes de todos os paises lusófonos, justifica-se que o primeiro oficialize isso e, mediante simples alteração em sua Constituição Federal, homologue e crie uma nova língua, o Brasileiro. Tal como fez Portugal ao criar uma língua "herdada" dos povos estabelecidos na Península Ibérica e modificada em relação à gênese latina. Feito isso, basta que se comunique à ONU e a todos os organismos culturais representativos no mundo. Com essa medida, esta discussão perderia sentido. E, quem sabe, poderiamos, finalmente desfrutar de uma relação adulta, onde não haveira espaço para sentimentos de "vencidos" e "vencedores" ou de "colonizados" e "colonizadores".
 
 Regras da comunidade
    Correção    Ver comentário
sergiosl (seguir utilizador), 1 ponto , 22:28 | Domingo, 20 de setembro de 2009
    Re: Brasileiro?    Ver comentário
luisgsdiniz (seguir utilizador), 1 ponto , 22:47 | Domingo, 20 de setembro de 2009
    Re: Brasileiro?    Ver comentário
sergiosl (seguir utilizador), 1 ponto , 23:03 | Domingo, 20 de setembro de 2009
    Re: Brasileiro?    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 18:36 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: Brasileiro?    Ver comentário
banjix (seguir utilizador), 1 ponto , 13:05 | Segunda feira, 21 de setembro de 2009
    Re: Brasileiro?    Ver comentário
etrusco (seguir utilizador), 1 ponto , 23:11 | Domingo, 20 de setembro de 2009
    Re: Brasileiro?    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 22:19 | Segunda feira, 21 de dezembro de 2009
Acordo ortográfico
tionando (seguir utilizador), 1 ponto , 0:16 | Segunda feira, 21 de setembro de 2009
Brasiu está ganhando a Portugau.
Trouxeram ouro do brasiu há muitos anos e eles levam a nossa lingua que deixa de ser Lusa para ser carioca. Portugau devia ter vergonha, mas até isso perdeu.
 
 Regras da comunidade
    Re: Acordo ortográfico    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 18:30 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
Página 1 de 3    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
PUB




Baltasar Garzón promete lutar na Justiça contra condenação
14:41 Sábado, 11 de fevereiro de 2012, 2
Cavaco: UE deve avançar no crescimento e emprego
13:33 Sábado, 11 de fevereiro de 2012,
Espanha: manifestação terminou em confrontos
13:14 Sábado, 11 de fevereiro de 2012, 1
Nicolau Santos comenta o Expresso desta semana
12:25 Sábado, 11 de fevereiro de 2012, 2
Veja as imagens inéditas após o naufrágio do Costa Concordia
12:11 Sábado, 11 de fevereiro de 2012, 1
Maldivas: membro do governo americano reuniu-se com novo presidente
11:08 Sábado, 11 de fevereiro de 2012,
Filho de Kadhafi promete regressar
10:47 Sábado, 11 de fevereiro de 2012, 3
OCDE sem embaixador português há quase um ano
9:14 Sábado, 11 de fevereiro de 2012, 5
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
Grupo ImpresaACAP