23/02/2012 atualizado às 3:54
Página Inicial » Blogues » Henrique Raposo, A Tempo e a Desmodo » A necessidade de Deus (e de Cristo)

A necessidade de Deus (e de Cristo)

Henrique Raposo (www.expresso.pt)
8:00 Quinta feira, 29 de dezembro de 2011

O ar do tempo acha que é completamente independente do cristianismo. O ar do tempo está errado. Mesmo que não acredite no mistério pascal (como eu o percebo), mesmo que não seja um cristão de fé, o cidadão ali da rua é um cristão cultural, educado numa cultura de direitos que só cresceu na civilização judaico-cristã. Tal como defende Nicholas Wolterstorff, os tais "direitos inalienáveis" (a base ética e constitucional das nossas vidinhas) têm uma raiz bíblica . Por outras palavras, o Direito Natural precisa de uma base religiosa, precisa de uma comunicação com a transcendência divina. Porquê? A resposta não é simples, mas aqui vai: sem uma noção de transcendência, sem algo que nos liberte da prisão do aqui-e-agora, o poder político fica com as portas abertas para limitar os direitos inalienáveis dos indivíduos. Não por acaso, os regimes totalitários do século XX anularam por completo qualquer noção de transcendência, destruíram qualquer noção ética com origem em algo exterior à lei positiva determinada pelo chefão. O fascismo e o comunismo foram tiranias da imanência. 

Muitos autores contemporâneos, como Alain Dershowitz, defendem um conceito de Direito Natural secular, sem qualquer apelo a Deus. Mas isso é o mesmo que ser do Benfica e gostar do Pinto da Costa ao mesmo tempo . Um Direito Natural completamente secularizado é uma contradição em termos, porque não tem uma gota de transcendência. Quando dizemos que cada indivíduo tem direitos inalienáveis que nenhum poder terreno pode pôr em causa, quando dizemos que cada pessoa tem direitos inalienáveis que nenhum direito positivo pode rasgar, estamos - na verdade - a dar um salto de fé em direcção a uma concepção de amor ao próximo, um concepção de amor que transcende a imanência da lei, da cultura e do nosso próprio corpo (i.e., Deus).

Portanto, convém perceber que a ideia de direitos inalienáveis não foi inventada de raiz pelo pensamento iluminista do século XVIII ou pelo optimismo científico e individualista do século XIX. Esta ideia já fazia parte do património bíblico. Neste sentido, a tese de Wolterstorff não é descabida: sem esta raiz cristã, a nossa cultura de direitos não teria sido desenvolvida. Os críticos desta tese poderão invocar Kant para a defesa de um Direito Natural absolutamente secular, mas ficarão sempre expostos a um ataque óbvio: Kant cresceu numa cultura cristã e não noutra qualquer; Kant não apareceu no paganismo indiano ou chinês. Não por acaso, Nietzsche dizia que Kant era um cristão manhoso, um cristão que inventou uma teoria secular de direitos apenas para fugir da questão de Deus e da fé.

Moral da história? Durante muito tempo, pensei que Kant chegava para as despesas do Direito Natural. Mas não chega.

Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Triplo salto mortal de costas
Olisipone (seguir utilizador), 8 pontos (Bem Escrito), 9:23 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
Se há coisa insuportável, não é a Fé, mas sim a MÁ-FÉ!!!

PRIMEIRO, a "raiz Bíblica" não reconhece NENHUNS direitos "inalienáveis" a não ser ao próprio Deus.
E não reconhece direitos a não ser a quem ocupa lugares de supremacia social, ou seja, aos sacerdotes, aos reis, e aos chefes de família. A "raiz Bíblica" tem sim que ver com OBEDIÊNCIA, e PODER DISCRICIONÁRIO.

No ANTIGO TESTAMENTO, são inúmeros os episódios que implicam o direito de vida e de morte sobre os escravos e os membros da família, a "ira" de Deus, as violações e os espancamentos, as vinganças de honra, etc. As mulheres, os filhos mais novos, ou os escravos não têm NENHUNS direitos!!!

No NOVO TESTAMENTO, as coisas não mudam muito, mas nota-se a presença de um ELEMENTO REGULADOR: o DIREITO ROMANO!!! Pois entretanto as coisas tinham evoluido FORA DO MUNDO JUDAICO...

Em Direito Romano é que todos tinham direitos e deveres PERANTE O ESTADO E A SOCIEDADE, até os escravos!!!

Com a Idade Média (o aniquilamento quase completo da Civilização durante 1000 anos, digam o que disserem), a Igreja apropriou-se do PODER e do Direito Romano, adaptou-o e usou-o como ARMA para sujeitar toda a sociedade à "vontade de Deus" que só ela sabe interpretar.

SEGUNDO, se esse Amor TRANSCENDE a imanência da Lei (Bíblia) e da cultura (Cristianismo) só pode então ser NATURAL...

ANTINATURAL, é um Amor que depende da Lei e do "património bíblico" para se denominar "DIVINO"...

Por fim, Hitler também nasceu cristão...
 
 Regras da comunidade
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 10:59 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
moncarapacho (seguir utilizador), 2 pontos , 12:45 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
RicCabral (seguir utilizador), 1 ponto , 10:11 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
José Pasternak (seguir utilizador), 1 ponto , 16:07 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
a_Razao (seguir utilizador), 1 ponto , 19:16 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Cristão sim, fundamentalista não!    Ver comentário
clash (seguir utilizador), 1 ponto , 10:31 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Cristão sim, fundamentalista não!    Ver comentário
José Pasternak (seguir utilizador), 1 ponto , 16:18 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Cristão sim, fundamentalista não!    Ver comentário
clash (seguir utilizador), 1 ponto , 17:22 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Cristão sim, fundamentalista não!    Ver comentário
José Pasternak (seguir utilizador), 2 pontos , 19:51 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Cristão sim, fundamentalista não!    Ver comentário
clash (seguir utilizador), 1 ponto , 20:19 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Cristão sim, fundamentalista não!    Ver comentário
José Pasternak (seguir utilizador), 1 ponto , 2:04 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Cristão sim, fundamentalista não!    Ver comentário
José Pasternak (seguir utilizador), 1 ponto , 2:09 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Cristão sim, fundamentalista não!    Ver comentário
clash (seguir utilizador), 1 ponto , 10:43 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Bem observado    Ver comentário
FernandoMaria (seguir utilizador), 1 ponto , 23:19 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
ckage (seguir utilizador), 1 ponto , 14:31 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
José Pasternak (seguir utilizador), 1 ponto , 16:13 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
a_Razao (seguir utilizador), 1 ponto , 19:09 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Perspectiva (seguir utilizador), 1 ponto , 19:23 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 20:35 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 21:43 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 23:13 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 23:25 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 0:37 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 8:30 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 12:38 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 19:47 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 21:55 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Trapezio (seguir utilizador), 1 ponto , 22:26 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Trapezio (seguir utilizador), 1 ponto , 22:35 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 12:45 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 19:54 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 23:01 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 7:48 | Sábado, 31 de dezembro de 2011
    teste    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 14:21 | Sábado, 31 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 14:33 | Sábado, 31 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 14:35 | Sábado, 31 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 0:45 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 8:31 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 12:29 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 19:19 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 23:04 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 7:57 | Sábado, 31 de dezembro de 2011
    teste    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 14:35 | Sábado, 31 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 15:09 | Sábado, 31 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 15:16 | Sábado, 31 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 15:23 | Sábado, 31 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 15:25 | Sábado, 31 de dezembro de 2011
    Esqueci-me de um pequeno pormaior    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 15:43 | Sábado, 31 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 23:39 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 0:49 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 8:35 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 12:48 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 20:18 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 23:10 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 8:04 | Sábado, 31 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 15:34 | Sábado, 31 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 15:37 | Sábado, 31 de dezembro de 2011
    Re: Triplo salto mortal de costas    Ver comentário
leitorAtento10 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:45 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
Misticismo
moncarapacho (seguir utilizador), 5 pontos (Bem Escrito), 8:54 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
Está a ficar místico, o nosso cronista. Nem tão pouco sugere a possibilidade de que a existência de deuses não passe de imaginação humana.

Associar a noção de direitos, do bem e do mal a uma religião específica é pretensioso e ofensivo para as outras religiões. Para não crentes não é pretensioso, é ridículo.

O homem vai acumulando conhecimentos, vai melhorando as capacidades intelectuais e são essas que os levam a conclusões novas. É aí que devemos pôr a renúncia à escravatura, a noção de igualdade, a solidariedade,etc

Nada de atribuir a deuses as virtudes do conhecimento e do pensamento humanos..............
 
 Regras da comunidade
    Re: Misticismo    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 21:46 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Misticismo    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 23:21 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Misticismo    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 23:27 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Misticismo    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 0:52 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Misticismo    Ver comentário
leitorAtento10 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:46 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
Falá cias de São Raposo
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 5 pontos (Interessante), 10:46 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
"... sem uma noção de transcendência, sem algo que nos liberte da prisão do aqui-e-agora, o poder político fica com as portas abertas para limitar os direitos inalienáveis dos indivíduos."

Sim, São Raposo! Nem mais!

Porque, como bem sabemos, antes do século XX, os regimes que estiveram sob a alçada da grande civilização cristã foram grandes exemplos de respeito pelos direitos inalienáveis dos indivíduos, não foram?

20 séculos de judaico-cristianismo e, pasme-se, durante esses 20 séculos, 18 ou 19 deles foram preechidos com regimes absolutistas e totalitários, onde os indivíduos eram presos se se atrevessem a não afinar os seus discursos pelo santo cristianismo, eram ameaçados com a prisão, a tortura e a morte, eram aterrorizados e subjugados de todas as formas e feitios e até metade da população, as mulheres, eram consideradas inferiores ao homem.

UAU, são Raposo, que grande exemplo de respeito pelos inalienáveis direitos individuais.

É só falácias, Raposinho! É só falácias!

Quanto ao nazismo, seria melhor que tivesse vergonha na cara porque o nazismo não fez mais do que (e)levar à exacerbação o anti-semitismo cristão. Veja-se bem que a IC demorou mais de duas décadas, depois da II Guerra Mundial, a retirar a acusação de deicídio sobre todo o povo judeu. O anti-semitismo nazi não teve nada a ver com o cristianismo, pois não? Não! Claro que não! Pois não!!

(...)
 
 Regras da comunidade
    Re: Falá cias de São Raposo    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 10:55 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Beati pauperes spiritu    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 11:10 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Beati pauperes spiritu    Ver comentário
RicCabral (seguir utilizador), 1 ponto , 12:31 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Beati pauperes spiritu    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 3 pontos , 15:38 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Beati pauperes spiritu    Ver comentário
a_Razao (seguir utilizador), 1 ponto , 19:35 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Beati pauperes spiritu    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 19:44 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Beati pauperes spiritu    Ver comentário
a_Razao (seguir utilizador), 1 ponto , 19:52 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Beati pauperes spiritu    Ver comentário
José Pasternak (seguir utilizador), 1 ponto , 20:08 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Tradução:    Ver comentário
ckage (seguir utilizador), 1 ponto , 0:06 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Tradução:    Ver comentário
José Pasternak (seguir utilizador), 1 ponto , 0:41 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Tradução:    Ver comentário
ckage (seguir utilizador), 1 ponto , 1:15 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Tradução:    Ver comentário
José Pasternak (seguir utilizador), 1 ponto , 1:39 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Tradução:    Ver comentário
ckage (seguir utilizador), 1 ponto , 13:04 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Tradução:    Ver comentário
José Pasternak (seguir utilizador), 1 ponto , 20:09 | Quarta feira, 4 de janeiro
    Re: Beati pauperes spiritu    Ver comentário
a_Razao (seguir utilizador), 1 ponto , 19:50 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Beati pauperes spiritu    Ver comentário
José Pasternak (seguir utilizador), 1 ponto , 20:49 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Beati pauperes spiritu    Ver comentário
a_Razao (seguir utilizador), 1 ponto , 21:31 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: O comunismo não é nada!    Ver comentário
José Pasternak (seguir utilizador), 1 ponto , 22:52 | Domingo, 1 de janeiro
    Re: O comunismo não é nada!    Ver comentário
a_Razao (seguir utilizador), 1 ponto , 19:20 | Segunda feira, 2 de janeiro
    Re: O comunismo não é nada!    Ver comentário
José Pasternak (seguir utilizador), 1 ponto , 20:29 | Segunda feira, 2 de janeiro
    Re: O comunismo não é nada!    Ver comentário
a_Razao (seguir utilizador), 1 ponto , 20:00 | Quinta feira, 5 de janeiro
    Re: A sua_Razao    Ver comentário
José Pasternak (seguir utilizador), 1 ponto , 4:44 | Quarta feira, 11 de janeiro
    Quanto à Ciência.    Ver comentário
José Pasternak (seguir utilizador), 1 ponto , 22:54 | Quinta feira, 5 de janeiro
    Re: Quanto à Ciência.    Ver comentário
José Pasternak (seguir utilizador), 1 ponto , 0:54 | Sexta feira, 6 de janeiro
    Re: Quanto à Ciência.    Ver comentário
a_Razao (seguir utilizador), 1 ponto , 20:53 | Sábado, 7 de janeiro
    Re: Quanto à Ciência.    Ver comentário
a_Razao (seguir utilizador), 1 ponto , 21:05 | Sábado, 7 de janeiro
    Re: Beati pauperes spiritu    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 12:39 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Falá cias de São Raposo    Ver comentário
Borrifador (seguir utilizador), 2 pontos , 11:11 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Vai para lá tu, já que gostas tanto de teocracias!    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 11:42 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Falá cias de São Raposo    Ver comentário
marcelanca (seguir utilizador), 1 ponto , 11:50 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Falá cias de São Raposo    Ver comentário
alix07 (seguir utilizador), 2 pontos , 22:43 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Falá cias de São Raposo    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 23:29 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Falá cias de São Raposo    Ver comentário
alix07 (seguir utilizador), 2 pontos , 0:43 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Falá cias de São Raposo    Ver comentário
alix07 (seguir utilizador), 2 pontos , 0:46 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Falá cias de São Raposo    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 1:00 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Falá cias de São Raposo    Ver comentário
Lonet (seguir utilizador), 2 pontos , 15:36 | Sábado, 31 de dezembro de 2011
    Re: Falá cias de São Raposo    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 22:25 | Sábado, 31 de dezembro de 2011
    Nazismo e Direito Natural    Ver comentário
Lógica Sanguinolenta (seguir utilizador), 1 ponto , 12:07 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Nazismo e Direito Natural    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 15:23 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Nazismo e Direito Natural    Ver comentário
ckage (seguir utilizador), 1 ponto , 13:07 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
A Fé é um dom de Deus
águiadois (seguir utilizador), 4 pontos (Interessante), 8:33 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
O que importa,como escrevia um Papa da Igreja católica,"Homens,sede Homens".
E ser Homem singinificará,obrigatóriamente,respeitar o próximo,dar-lhe a mão quando ele precisa e convidá.lo para a mesa se tiver fome e para a sua casa se não tiver abrigo.
É esse o sentido do equilibrio do Universo,que nos permite andar aqui,neste planeta e sem cair "lá em baixo".
Façamos isso e não teremos nunca problemas de consciência nem mêdo de prestar contas.
 
 Regras da comunidade
    Re: A Fé é um dom de Deus    Ver comentário
Marco de Salvaterra (seguir utilizador), 2 pontos , 14:18 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: A Fé é um dom de Deus    Ver comentário
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 16:58 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: A Fé é um dom de Deus    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 15:02 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: A Fé é um dom de Deus:a teoria e a prática    Ver comentário
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 16:59 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: A Fé é um dom de Deus:a teoria e a prática    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 17:08 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
A necessidade de Deus e de Cristo
Toni 2 (seguir utilizador), 4 pontos (Bem Escrito), 9:42 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
Tenho um amigo que opina que todas as religiões são más e não há nenhuma boa. Que só trazem e trouxeram sempre sofrimento à Humanidade. Invoca as Cruzadas, a Inquisição, as lutas desde tempos remotos que se prolongam até aos nossos dias entre religiões. O Mundo nunca mais terá paz enquanto não se libertar de um sentimento, que nasce pelo medo do desconhecido e nada mais. As religiões que deviam ajudar a Humanidade, são um flagelo da mesma. Tal como nasceram as religiões em tempos que já lá vão, foram mais tarde formados os partidos políticos mais tarde. Sempre na base da resolução dos problemas das pessoas e na esperança de melhorar a vida na Terra e no Céu. Em vez de se entenderem passam a guerrear-se defendendo mais os interesses pessoais e das organizações e esquecendo o principio e o fim porque nasceram. Por isso se diz que de boas intenções está o Inferno cheio.
 
 Regras da comunidade
    Re: A necessidade de Deus e de Cristo    Ver comentário
carlos-carlos (seguir utilizador), 2 pontos , 9:08 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: A necessidade de Deus e de Cristo    Ver comentário
LMorais (seguir utilizador), 1 ponto , 14:34 | Sábado, 31 de dezembro de 2011
Base cristã
RicCabral (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 10:18 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
É inegável que os nossos direitos e os nossos valores, especialmente os que dizem respeito à protecção da vida humana têm origem na Bíblia.

Toda a sociedade europeia acenta sobre os valores que foi buscar ao Cristianismo, e basta analisar os Códigos Civis e Códigos Penais dos diferentes países europeus e perceber as semelhanças que têm com as bases cristãs.
 
 Regras da comunidade
    Re: Base cristã    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 11:18 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Base cristã    Ver comentário
RicCabral (seguir utilizador), 1 ponto , 12:20 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Base cristã    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 12:38 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Base cristã    Ver comentário
RicCabral (seguir utilizador), 1 ponto , 12:48 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Base cristã    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 14:04 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Base cristã    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 14:09 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Base cristã    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 14:17 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Base cristã    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 14:23 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Base cristã    Ver comentário
zéXXI (seguir utilizador), 2 pontos , 17:54 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Base cristã    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 18:20 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Base cristã    Ver comentário
zéXXI (seguir utilizador), 1 ponto , 19:19 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Base cristã    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 19:27 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Base cristã    Ver comentário
zéXXI (seguir utilizador), 1 ponto , 19:54 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Já me esquecia...    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 14:26 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Já me esquecia...    Ver comentário
Samm (seguir utilizador), 2 pontos , 15:03 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Já me esquecia...    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 15:17 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Já me esquecia...    Ver comentário
Samm (seguir utilizador), 1 ponto , 15:30 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Não tomar a parte pelo todo....    Ver comentário
RicCabral (seguir utilizador), 1 ponto , 15:39 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Não tomar a parte pelo todo....    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 15:57 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Não tomar a parte pelo todo....    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 16:03 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Não tomar a parte pelo todo....    Ver comentário
RicCabral (seguir utilizador), 1 ponto , 16:27 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Não tomar a parte pelo todo....    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 16:43 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Não tomar a parte pelo todo....    Ver comentário
RicCabral (seguir utilizador), 1 ponto , 17:12 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Não tomar a parte pelo todo....    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 18:28 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Não tomar a parte pelo todo....    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 18:35 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Não tomar a parte pelo todo....    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 22:28 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Não tomar a parte pelo todo....    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 23:37 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Não tomar a parte pelo todo....    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 23:44 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Não tomar a parte pelo todo....    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 1:06 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Não tomar a parte pelo todo....    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 2 pontos , 8:06 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Não tomar a parte pelo todo....    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 12:57 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Não tomar a parte pelo todo....    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 20:30 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Não tomar a parte pelo todo....    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 20:37 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Não tomar a parte pelo todo....    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 23:22 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Não tomar a parte pelo todo....    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 23:35 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Não tomar a parte pelo todo....    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 13:06 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Não tomar a parte pelo todo....    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 13:06 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Não tomar a parte pelo todo....    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 15:04 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Não tomar a parte pelo todo....    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 20:47 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Não tomar a parte pelo todo....    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 23:42 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Não tomar a parte pelo todo....    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 8:08 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Não tomar a parte pelo todo....    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 15:09 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Não tomar a parte pelo todo....    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 16:52 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Não tomar a parte pelo todo....    Ver comentário
RicCabral (seguir utilizador), 1 ponto , 17:21 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Não tomar a parte pelo todo....    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 18:45 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Não tomar a parte pelo todo....    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 18:52 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Não tomar a parte pelo todo....    Ver comentário
RicCabral (seguir utilizador), 1 ponto , 19:38 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Não tomar a parte pelo todo....    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 20:47 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Não tomar a parte pelo todo....    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 20:55 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Não tomar a parte pelo todo....    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 2 pontos , 22:12 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Não tomar a parte pelo todo....    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 23:46 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Não tomar a parte pelo todo....    Ver comentário
Pinto14 (seguir utilizador), 1 ponto , 23:49 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Não tomar a parte pelo todo....    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 1:09 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Eis as suas palavras:    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 14:59 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Eis as suas palavras:    Ver comentário
RicCabral (seguir utilizador), 1 ponto , 16:38 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Eis as suas palavras:    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 17:00 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Eis as suas palavras:    Ver comentário
RicCabral (seguir utilizador), 1 ponto , 17:28 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Eis as suas palavras:    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 18:59 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Eis as suas palavras:    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 19:04 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Eis as suas palavras:    Ver comentário
RicCabral (seguir utilizador), 1 ponto , 19:53 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Eis as suas palavras:    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 21:02 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Eis as suas palavras:    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 21:09 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Eis as suas palavras:    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 17:04 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Base cristã    Ver comentário
leitorAtento10 (seguir utilizador), 1 ponto , 12:02 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
Exemplos de direitos inalienáveis judaico-cristãos
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 11:36 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
"...é indecente que as mulheres falem na igreja."

"Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seu marido."

"A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio."

"Não haverá trajo de homem na mulher, e não vestirá o homem veste de mulher; porque qualquer que faz isto abominação é ao SENHOR, teu deus."

Sem aspas, que tal recordar Ló, que ofereceu as suas duas filhas a uma multidão de violadores e, mais tarde, ele próprio tem relações sexuais com elas, e é chamado na bíblia como um homem ÍNTEGRO?

Sem aspas e deixando a bíblia de lado, que tal recordar que, para a Igreja Católica, violar sexualmente um menor é um crime tão grave como, pasme-se, ordenar uma mulher como sacerdotisa católica?

Sem aspas e deixando a bíblia de lado, que tal recordar que, em 2009, o arcebispo de Granada, Javier Martinez, disse, numa homília, que as mulheres que abortam deviam ser vítimas de agressão e de violência, sem qualquer limite, por parte dos homens? E, pasme-se, as hierarquias católicas calaram-se!!!!

De facto, a aprendizagem sobre o bem e o mal tem mesmo a ver com supostas transcendências... Só é pena que esteja tudo ao contrário!
 
 Regras da comunidade
    Re: Exemplos de direitos inalienáveis judaico-cris    Ver comentário
carlos-carlos (seguir utilizador), 2 pontos , 9:13 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Exemplos de direitos inalienáveis judaico-cris    Ver comentário
RicCabral (seguir utilizador), 1 ponto , 12:36 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Exemplos de direitos inalienáveis judaico-cris    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 12:42 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Exemplos de direitos inalienáveis judaico-cris    Ver comentário
RicCabral (seguir utilizador), 1 ponto , 12:45 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Exemplos de direitos inalienáveis judaico-cris    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 13:43 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Exemplos de direitos inalienáveis judaico-cris    Ver comentário
RicCabral (seguir utilizador), 1 ponto , 14:04 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Exemplos de direitos inalienáveis judaico-cris    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 14:49 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Exemplos de direitos inalienáveis judaico-cris    Ver comentário
ckage (seguir utilizador), 1 ponto , 15:41 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Exemplos de direitos inalienáveis judaico-cris    Ver comentário
ckage (seguir utilizador), 1 ponto , 14:59 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
Heresia ao comentário dominante
CM84 (seguir utilizador), 3 pontos (Interessante), 17:19 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
Iniciando com declaração de (des)interesses: Nunca participei em quaisquer cerimónias religiosas (excepto o baptismo que, segundo memórias testemunhais, berrava como um possesso), não sou atormentado por estados de alma em conflito espiritual… mas concordo com HR.

Não na existência do “divino”, mas na influência da religião no modo de vida dos humanos. Não pretendo citar o Antigo ou Novo Testamento, o Corão ou quaisquer ideias bizantinas (mais por ignorância que por desprezo), na medida em que cada um de nós escolherá o que melhor se adaptar às suas ideias pré-concebidas.

Estou convicto que os humanos inventaram os deuses e sempre forjaram os “princípios” na medida das necessidades da realidade do momento. Recuso-me a definir a religião por actos cometidos no passado longínquo com a visão de conceitos actuais. Ainda há poucos anos, era-nos permitido matar a mulher, caso a surpreendêssemos num acto de adultério. E na época, que tenha conhecimento, todos consideravam algo natural. Os homens que aceitavam tal situação, são os mesmos que actualmente reconhecem a igualdade nos direitos de ambos os sexos.
 
 Regras da comunidade
    (2) Heresia ao comentário dominante    Ver comentário
CM84 (seguir utilizador), 4 pontos , 17:22 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: (2) Heresia ao comentário dominante    Ver comentário
jpafonso (seguir utilizador), 2 pontos , 18:33 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: (2) Heresia ao comentário dominante    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 19:17 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Ateísmo & Irrelevância    Ver comentário
Lógica Sanguinolenta (seguir utilizador), 1 ponto , 11:20 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Ateísmo & Irrelevância    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 15:17 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Direito, e tê-lo    Ver comentário
Lógica Sanguinolenta (seguir utilizador), 1 ponto , 11:15 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Direito, e tê-lo    Ver comentário
jpafonso (seguir utilizador), 2 pontos , 18:38 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Direito, e tê-lo    Ver comentário
Lógica Sanguinolenta (seguir utilizador), 1 ponto , 22:04 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Direito, e tê-lo    Ver comentário
Lógica Sanguinolenta (seguir utilizador), 1 ponto , 22:25 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Direito, e tê-lo (1/4)    Ver comentário
jpafonso (seguir utilizador), 2 pontos , 19:23 | Quinta feira, 26 de janeiro
    Re: Direito, e tê-lo (2/4)    Ver comentário
jpafonso (seguir utilizador), 2 pontos , 19:26 | Quinta feira, 26 de janeiro
    Re: Direito, e tê-lo (3/4)    Ver comentário
jpafonso (seguir utilizador), 2 pontos , 19:28 | Quinta feira, 26 de janeiro
    Re: Direito, e tê-lo    Ver comentário
jpafonso (seguir utilizador), 2 pontos , 19:31 | Quinta feira, 26 de janeiro
    Re: (2) Heresia ao comentário dominante    Ver comentário
José Pasternak (seguir utilizador), 1 ponto , 18:11 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: (2) Heresia ao comentário dominante    Ver comentário
zéXXI (seguir utilizador), 1 ponto , 20:15 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    FANTÁSTICO    Ver comentário
SAMOVAR (seguir utilizador), 1 ponto , 14:44 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
Pocha!
selnon (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 8:59 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
Para alquem tão informado, só agora descobriu que Kant era ateu de concepção cristã?!
Estou estupefacto!
 
 Regras da comunidade
que pancada
sebassc (seguir utilizador), 2 pontos (Divertido), 11:21 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
este gajo é o rei da falácia lol
quando falas dos fascistas esqueceste do "nosso" Salazar, que como todos sabem era muito pouco católico. Outro exemplo vem também daqui bem perto, não fosse ele o "Francisco Franco Caudillo de España, por la gracia de Dios"

este HR devia ter vergonha deste discurso hipócrita e atrasado.

que granda banana
 
 Regras da comunidade
    Re: Só para reflectir...    Ver comentário
José Pasternak (seguir utilizador), 1 ponto , 20:05 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Só para reflectir...    Ver comentário
sebassc (seguir utilizador), 1 ponto , 12:49 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Só para reflectir...    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 15:25 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Só para reflectir...    Ver comentário
José Pasternak (seguir utilizador), 1 ponto , 19:46 | Quarta feira, 4 de janeiro
    Re: Só para reflectir...    Ver comentário
sebassc (seguir utilizador), 1 ponto , 21:15 | Quarta feira, 4 de janeiro
HR
caprylm56 (seguir utilizador), 2 pontos , 18:10 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
O que eu sei é quando mete religião, dinheiro ou política dá pau no lombo e hostias na fronha.
Entendam como quiserem!
 
 Regras da comunidade
'A necessidade de Deus (e de Cristo)
jpafonso (seguir utilizador), 2 pontos , 18:52 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
Acho que ninguém duvida que o "Ocidente" reflete profundamente os valores culturais do Cristianismo, até porque o inverso também pode ser dito: o Cristianismo Europeu cresceu incorporando muito do que é a Europa. Mesmo recentemente, o icon mais forte do lado ateu na discussão ateísta-deísta, Richard Dawkins, dizia numa entrevista, "eu sou cristão cultural". O reconhecimento desta influência, está patente no seu comentário, em HR e penso que ninguém vai contesta-la. Mas o Henrique vai mais longe. Como ele diz no fim, citar Kant não chega. Portanto o ponto que ele está a defender, já é outro:

O direito secular que reconhece direitos aos indivíduos, precisa de Deus para se justificar.

O "Direito Natural precisa de uma base religiosa"!

Tradução, só quem acredita em Deus pode construir um sistema de direito válido "Ocidental".

Concordar cm o Henrique é concordar com o que está acima. Concordamos com ele?

PS.: Coloquei a pergunta acima num comentário a CM84. Respondendo à minha pergunta, eu não concordo com HR. E no entanto, pode haver aqui um equivoco da minha parte, ao interpretar o termo "direito natural" como sendo... "direito". Em discussões noutros fóruns já fui chamado de "utilitarista" para caraterizarem as minhas ideias. O que isto revela é que existem diferentes escolas, diferentes sistemas de ética, e em rigor, não posso dizer se uma "teoria do direito natural" se aguenta sem o transcendente. Mas se for o caso, há outros sistemas!
 
 Regras da comunidade
    Porque o seu comentário é digno de discussão...    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 19:32 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Porque o seu comentário é digno de discussão..    Ver comentário
jpafonso (seguir utilizador), 2 pontos , 19:13 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Porque o seu comentário é digno de discussão..    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 22:52 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Porque o seu comentário é digno de discussão..    Ver comentário
jpafonso (seguir utilizador), 2 pontos , 20:03 | Quinta feira, 26 de janeiro
    Re: Porque o seu comentário é digno de discussão..    Ver comentário
GrandeInquisidor (seguir utilizador), 1 ponto , 22:39 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Porque o seu comentário é digno de discussão..    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 23:56 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
    Re: Porque o seu comentário é digno de discussão..    Ver comentário
GrandeInquisidor (seguir utilizador), 1 ponto , 16:00 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Porque o seu comentário é digno de discussão..    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 22:06 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Porque o seu comentário é digno de discussão..    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 22:14 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Porque o seu comentário é digno de discussão..    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 22:23 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Porque o seu comentário é digno de discussão..    Ver comentário
GrandeInquisidor (seguir utilizador), 1 ponto , 11:43 | Sábado, 31 de dezembro de 2011
    Re: Porque o seu comentário é digno de discussão..    Ver comentário
GrandeInquisidor (seguir utilizador), 1 ponto , 11:44 | Sábado, 31 de dezembro de 2011
    Re: Porque o seu comentário é digno de discussão..    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 23:03 | Sábado, 31 de dezembro de 2011
    Re: Porque o seu comentário é digno de discussão..    Ver comentário
GrandeInquisidor (seguir utilizador), 1 ponto , 16:01 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Porque o seu comentário é digno de discussão..    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 22:32 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Porque o seu comentário é digno de discussão..    Ver comentário
GrandeInquisidor (seguir utilizador), 1 ponto , 12:13 | Sábado, 31 de dezembro de 2011
    Re: Porque o seu comentário é digno de discussão..    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 22:53 | Sábado, 31 de dezembro de 2011
    Re: Porque o seu comentário é digno de discussão..    Ver comentário
GrandeInquisidor (seguir utilizador), 1 ponto , 22:49 | Quinta feira, 12 de janeiro
    Re: Porque o seu comentário é digno de discussão..    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 0:04 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Porque o seu comentário é digno de discussão..    Ver comentário
GrandeInquisidor (seguir utilizador), 1 ponto , 16:11 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Porque o seu comentário é digno de discussão..    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 22:40 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
    Re: Porque o seu comentário é digno de discussão..    Ver comentário
GrandeInquisidor (seguir utilizador), 1 ponto , 11:54 | Sábado, 31 de dezembro de 2011
    Re: Porque o seu comentário é digno de discussão..    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 22:32 | Sábado, 31 de dezembro de 2011
    Re: Porque o seu comentário é digno de discussão..    Ver comentário
GrandeInquisidor (seguir utilizador), 1 ponto , 22:33 | Quinta feira, 12 de janeiro
A necessidade de Deus (e de Cristo), porque?
politici lieg (seguir utilizador), 2 pontos , 13:01 | Sexta feira, 30 de dezembro de 2011
Penso que um pouco de bom senso e não faças aos outros o que não desejas que te façam a ti, dispensa todas as religiões.
De um modo geral todas a pregoam o mesmo, e todas cometem os mesmo erros!
Preciso de religião para quê!
Para me dizerem que quando morrer vou para o céu/inferno, ou vou para o paraíso cheio de virgens!
Poupem-me, estamos no Séc. XXI!
 
 Regras da comunidade
Cristo reprova as políticas criminosas fascistas
ERA 2011 (seguir utilizador), 1 ponto , 9:36 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
Do Alforreca Fascista!

Tu Fox, não és bem visto por Cristo! Pára de usar o nome Dele em vão!

http://youtu.be/gNu5BBAdQ...
 
 Regras da comunidade
...e se não foste tu, foi o teu pai!
elepontes (seguir utilizador), 1 ponto , 9:39 | Quinta feira, 29 de dezembro de 2011
Há um beato-filósofo onde menos se espera e torce-se o que for preciso para levar a água ao seu moinho. Aqui, até os regimes totalitários de direita fascista passaram a ateus impenitentes (então o Deus, Pátria, Autoridade?).
E que história da carochinha é essa do caldo cultural judaico-cristão ser o responsável pelos direitos fundamentais? Então e os direitos por que se batem quem vive em "caldo cultural" não-judaico-cristão? Alguma osmose, não?
 
 Regras da comunidade
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
Arquivo
PUB




Certos alemães também têm uma troika
7:30 Quarta feira, 22 de fevereiro de 2012, 54
Permitirá a Alemanha que Portugal rivalize com a Rússia?
8:00 Terça feira, 21 de fevereiro de 2012, 23
Benfica, o meu relógio biológico
7:30 Segunda feira, 20 de fevereiro de 2012, 62
O meu amigo Jorge Luís (Borges)
8:00 Sexta feira, 10 de fevereiro de 2012, 13
A humanidade que nem o holocausto destrói
8:00 Quinta feira, 9 de fevereiro de 2012, 53
Livrai-nos do cavalheiro do haxixe, dr. António Costa
8:00 Terça feira, 7 de fevereiro de 2012, 52
O comboio que liga Portugal à Alemanha (ou a falta que faz o Luís)
8:00 Segunda feira, 6 de fevereiro de 2012, 42
Dois mitos sobre a emigração portuguesa
7:31 Quinta feira, 2 de fevereiro de 2012, 45
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
Grupo ImpresaACAP