12/02/2012 atualizado às 10:33
Página Inicial » Blogues » Henrique Raposo, A Tempo e a Desmodo » A lição do Sporting de Braga

A lição do Sporting de Braga

Sporting de Braga não é apenas um exemplo para o futebol. Sporting de Braga é a metáfora futebolística da atitude que cidades portuguesas deviam ter: trabalhar, trabalhar, trabalhar e serem melhores do que Lisboa.

Henrique Raposo (www.expresso.pt)
10:20 Quarta feira, 25 de agosto de 2010

I. A minha magnanimidade benfiquista (só um benfiquista pode ser magnânime) permite-me estar contente com o percurso do Sporting de Braga. Aliás, ontem comemorei os golos do Sporting de Braga. E comemorei, porque é bonito ver um clube pequeno a emergir. E porque é bonito ver os resultados do trabalho.

II. O Sporting de Braga quis ser grande, mas fugiu da "táctica Pimenta Machado" do vizinho minhoto. O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, é um homem discreto, e não andou nas televisões a fazer o papel de Pinto da Costa minhoto. Em vez disso, construiu as estruturas (físicas e humanas) que sustentam um clube grande. Ou seja, trabalhou, trabalhou, trabalhou. E agora tem os resultados. Está na Liga dos Campeões e só não foi campeão porque apanhou pela frente o melhor Benfica dos últimos 25 anos. Num futebol (e num país) de chico-espertos que só conseguem pensar a curto prazo, a história do Sporting de Braga é digna de registo.

III. Mais: o exemplo do Sporting de Braga é uma "metáfora" da atitude que as cidades portuguesas deviam ter perante Lisboa: a da rivalidade. É bom ver que as pessoas de Braga são do Sporting de Braga, e não dos chamados três grandes. Ok, há muitos benfiquistas no Minho, eu sei; mas o meu ponto é este: o Sporting de Braga conseguiu captar o apoio de boa parte das gentes de Braga. E isso sabe bem. É deprimente ir a Aveiro ou a Leiria, por exemplo, e ver que as pessoas são do Benfica ou do Sporting e não do clube da terra. Ora, o bairrismo anti-Lisboa é salutar. A rivalidade entre cidades é uma marca dos grandes países europeus. Aliás, a rivalidade entre cidades é o segredo do sucesso dos grandes países europeus. Um segredo que Portugal nunca desvendou. Este amor pela comunidade (que está associado à rivalidade com as outras comunidades) é das coisas que mais faltam a Portugal. É que associado ao amor que o "João" tem pelo clube vamos encontrar, com certeza, o amor pela cidade, pelos seus concidadãos, pelos seus vizinhos. Quando estou em Braga, gosto de saber que não estou entre benfiquistas. Isso é bom.

IV. Perante o sucesso do Sporting de Braga, "Lesboa" faz o quê? Para começo de conversa, as TVs de "Lesboa" vão continuar a transmitir aqueles inenarráveis programas de "futebol" onde se sentam três pessoas em representação dos três grandes". Perante isto, só se pode ficar contente pelo sucesso do Sporting de Braga.

 

PS: Em Lisboa, há muita gente incomodada com o sucesso das universidades de Aveiro e do Minho. Hoje em dia, é normalíssimo vermos a Universidade de Aveiro associada a projectos xpto que interligam a tecnologia (universidades) e a economia (empresas). A tal modernidade não tem que vir de Lisboa. E a incomodidade "lesboeta" é bom sinal.

Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Que venha o Real Madrid!
águiadois (seguir utilizador), 4 pontos (Interessante), 11:03 | Quarta feira, 25 de agosto de 2010
Braga é Braga e Lisboa é Lisboa: As cidades não entram em campeonatos de futebol.O bairrismo , o provincianismo e outros ismos , nada tem a ver com desenvolvimento, cooperação, cultura, cidadania.
Se o Futebol ajudar a desenvolver uma terra e uma região-tudo bem , até porque a autarquia e as empresas também lá põe dinheiro,e muitos dirigentes-gratuitamente, muitas vezes, dão o melhor do seu saber.
Braga tem os Arcebispos, a Universidade e está numa zona única de progresso e é vizinha da Galiza-região espanhola que teve em Fraga Iribarne um lider á altura do melhor que há nesta Europa.
Parabéns ao Braga, á sua gente. E, como disse o seu jovem treinador, que venha o Real Madrid, porque a sua equipa não tem mêdo deles.
 
 Regras da comunidade
Trabalhar-Investir-Exportar
José Telhado (seguir utilizador), 3 pontos (Interessante), 10:48 | Quarta feira, 25 de agosto de 2010
O primeiro ministro esteve ontem em Paços de Brandão e Vale de Cambra e mostrou-se satisfeito com o crescimento (1,4%) acima da média europeia da economia portuguesa. “Investimento e exportações” foram as palavras-chave sublinhadas por José Sócrates para Portugal continuar no caminho da recuperação económica…

 
 Regras da comunidade
    Re: Trabalhar-Investir-Exportar    Ver comentário
éofimdapicada (seguir utilizador), 1 ponto , 12:16 | Quarta feira, 25 de agosto de 2010
    Re: Trabalhar-Investir-Exportar    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 2 pontos , 16:45 | Quarta feira, 25 de agosto de 2010
    Re: Trabalhar-Investir-Exportar    Ver comentário
Ricardo37 (seguir utilizador), 1 ponto , 14:03 | Quarta feira, 25 de agosto de 2010
    Re: Trabalhar-Investir-Exportar    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 2 pontos , 16:46 | Quarta feira, 25 de agosto de 2010
    Re: Conversa do PM é pura linguagem de futebol    Ver comentário
JJFF (seguir utilizador), 1 ponto , 16:20 | Quarta feira, 25 de agosto de 2010
    Re: Conversa do PM é pura linguagem de futebol    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 2 pontos , 16:47 | Quarta feira, 25 de agosto de 2010
Precisamos de mais Bragas
JNv (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 11:32 | Quarta feira, 25 de agosto de 2010
Concordo com HRaposo.

Estas suas ideias têm subjacente um dado histórico-cultural sobre o qual devíamos pensar sempre um pouco.

Portugal tem milhares de leis democráticas, autonomias políticas, municípios ancestrais e com responsabilidades governativas cada vez maiores, mas continua sempre a depender de Lisboa.

É estranho, não é?

Não será pela permanente e subserviente ligação ao sistema do subsídio, à benesse de alguém importante, à omnipresença do Estado como um ser reinante?

Para quê que os empresários precisam de “Lisboa”? Subsídios e favores. Para quê que os madeirenses e açorianos precisam de “Lisboa”? Subsídios e favores. Para quê que os autarcas afectos ao governo precisam de “Lisboa”? Subsídios e favores. Para quê que os autarcas afectos à oposição precisam de “Lisboa”? Subsídios e favores.

Se toda esta gente pensasse e agisse em termos de rentabilidade, em termos de custos-benefícios, em termos de iniciativa própria, em termos de autonomia, em termos de liberdade e de independência, penso que a economia seria mais rica e desenvolvida e, desse modo, entre outras coisas, haveria muitos mais Bragas.

Acabem lá com a subsídio-dependência.
 
 Regras da comunidade
Inteiramente de acordo.
Un Chien Andalou (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 10:47 | Quarta feira, 25 de agosto de 2010
Inteiramente de acordo.
 
 Regras da comunidade
HR
caprylm56 (seguir utilizador), 2 pontos , 11:26 | Quarta feira, 25 de agosto de 2010
Há muitas boas coisas que se perderam e se vão perdendo, honestidade, seriedade, sentido cívico, mas em contrapartida ganhamos, criminalidade, desonestidade etc., etc., são evoluções e modernidades que uma democracia e seus democratas nos vão incutindo.
 
 Regras da comunidade
Não há rivalidades entre cidades
vera borges (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 11:31 | Quarta feira, 25 de agosto de 2010
Parabéns pela sua crónica.
Há clubes, há cidades onde o esforço, a situação geográfica, são de facto mais fortes.
As gentes de Braga são, sempre foram pessoas esforçadas e não falo de futebol...
Agora sim, parabéns ao S.C.Braga que mostra que não precisa pertencer aos 3 mais falados, que é grande, que tem dado muitas alegrias aos adeptos e tem dinamizado a sua terra: Braga. E como homens de coragem... venha quem vier (clube) eles vão ter a mesma fé a mesma garra para enfrentar e dar o seu melhor.
A isto chama-se "fibra de jogadores"... valor.
 
 Regras da comunidade
Braga...
juxpot (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 11:41 | Quarta feira, 25 de agosto de 2010
A lógica aqui do Rapozote é estarrecedora: por um lado embevece-se pelo facto do Presidente do Sp. Braga não ser 'um Pinto da Costa minhoto', mas depois canta hossanas à rivalidade entre Lisboa e o resto do país, estimulando o bairrismo anti-Lisboa. Receia-se, pois, que aqui o Rapozote, do alto da sua importância (proporcional à sua pesporrência, diga-se...) esteja em vias de fundar qualquer coisa que se assemelhe a um movimento separatista, capaz de tornar Lisboa num enclave tipo Cabinda. Queria, em primeiro lugar, dizer que a vitória do Sp. Braga foi sensacional e que o futebol praticado pela equipa tem muita qualidade, algo que já vem da época transacta, não obstante um número significativo de 'ajudas' de arbitragem que, contudo, não mancham a excelente temporada que o Sp. Braga realizou. O problema que uma certa parte do país absolutamente canhestra não enxerga, é que a mama de Lisboa ser uma certa 'Nossa Senhora dos Aflitos' do resto do país tem de acabar. Há auto-estradas no minho e trás-os-montes à borla? (quem não se recorda daquilo fantasmagórico deputado Limiano?), Lisboa paga; Todas as pontes entre Porto e Gaia são à borla? Lisboa paga. Há enxurradas e incêndios no Funchal? Lisboa paga (já agora, aqui o Rapozote deve ter o Alberto João em enorme conta, só pode...). Esta estranha (in)coerência de Lisboa ser o rosto de todos os males do país tem de acabar. Até porque o mito de que o Porto trabalha para Lisboa gastar é chão que já deu uvas: o INE às vezes consegue ser
 
 Regras da comunidade
    Re: Braga...    Ver comentário
juxpot (seguir utilizador), 2 pontos , 11:55 | Quarta feira, 25 de agosto de 2010
    Re: Braga...    Ver comentário
socrates_lisboa (seguir utilizador), 2 pontos , 12:14 | Quarta feira, 25 de agosto de 2010
    Re: Braga...    Ver comentário
Joaquimalbertodias (seguir utilizador), 1 ponto , 15:52 | Quarta feira, 25 de agosto de 2010
Ninguém é perfeito ...
socrates_lisboa (seguir utilizador), 1 ponto , 10:57 | Quarta feira, 25 de agosto de 2010
... e não há clubes perfeitos !!!
Então o Raposão é adepto do SLB ???
Bolas ... dispensávamos bem o apoio deste "adepto da treta" ! Lá vamos ter de engolir uns sapos ...
 
 Regras da comunidade
Parabéns Braga
socrates_lisboa (seguir utilizador), 1 ponto , 11:04 | Quarta feira, 25 de agosto de 2010
Sem paternalismos idiotas ( estilo Raposão ), basta dizer:
Parabéns S.C. Braga !
 
 Regras da comunidade
ESperamos
natariosilva (seguir utilizador), 1 ponto , 12:04 | Quarta feira, 25 de agosto de 2010
Que o Braga não siga as pisadas do Boavista, lembram-se.
 
 Regras da comunidade
Mais uma excepção. Desta...
antonius09 (seguir utilizador), 1 ponto , 13:12 | Quarta feira, 25 de agosto de 2010
Mais uma excepção. Desta vez também estou completamente de acordo com HR e quando isso acontece, com ele ou qualquer outro gosto de me manifestar mais veementemente. Efectivamente Braga merece de há muito o meu respeito e estima. Pela sua juventude, pela sua cordialidade, porque lá tenho alguns dos meus melhores amigos, pela sua beleza da qual destaco o Gerêz, pela sua iniciativa (basta ver a web, pela juventude, capacidade e actividade da sua universidade, e também pelo seu futebol de classe e sem polémicas estéreis. Ao contrário doutros, considero a boa rivalidade entre zonas e cidades do país como um dos melhores meios de desenvolvimento são. E quem diz que Lisboa paga o que pode ser verdade por ser a capital do país esquece que paga com o dinheiro do país e não de Lisboa que é só uma das suas partes.
Por tudo isto parabéns ao Braga e desta vez parabéns a HR que interpretou bem a realidade.
 
 Regras da comunidade
100%
senhor (seguir utilizador), 1 ponto , 13:54 | Quarta feira, 25 de agosto de 2010
You hit the nail on the head, right on!
 
 Regras da comunidade
Não consigo evitar de comentar...
observant (seguir utilizador), 1 ponto , 15:55 | Quarta feira, 25 de agosto de 2010
Este Henrique Raposo é mesmo crómo...
As cidades de Portugal devem trabalhar, trabalhar... e Lisboa não devia fazer o mesmo?
O Benfica e o Sporting são o exemplo de Lisboa, por não trabalhar não chegam a lado nenhum.
Já começa a ser uma implicação da minha parte para com as noticias deste crómo.
Muitos defeitos num Jornalista ... Faccioso, convencido, benfiquista, Lisboeta.
 
 Regras da comunidade
JÁ DEVIA TER AGRADECIDO AO SPORTING DE BRAGA
Anamanacosta (seguir utilizador), 1 ponto , 17:54 | Quarta feira, 25 de agosto de 2010

O Sporting de Braga já merecia o reconhecimento do seu valor pelos benfiquistas desde o ano passado. Há quem diga que deveria ter sido o justo campeão da Liga 2009/2010.
Felizmente que ontem disputou a entrada na Champions fora de Portugal onde lhe foi possível demonstrar o seu valor no relvado sem se preocupar com jogadas na secretaria ou decisões incorrectas do árbitro.
Como muito bem diz foi bonito ver os resultados do seu trabalho.
 
 Regras da comunidade
Finalmente !
ora-ai-vai (seguir utilizador), 1 ponto , 17:59 | Quarta feira, 25 de agosto de 2010
Algo com o qual eu concordo, e sendo tambem Benfiquista, sou do parecer que em Lisboa não há o minimo (re)conhecimento do que se passa no resto do País.
 
 Regras da comunidade
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
Arquivo
PUB




O meu amigo Jorge Luís (Borges)
8:00 Sexta feira, 10 de fevereiro de 2012, 12
A humanidade que nem o holocausto destrói
8:00 Quinta feira, 9 de fevereiro de 2012, 44
Livrai-nos do cavalheiro do haxixe, dr. António Costa
8:00 Terça feira, 7 de fevereiro de 2012, 52
O comboio que liga Portugal à Alemanha (ou a falta que faz o Luís)
8:00 Segunda feira, 6 de fevereiro de 2012, 42
Dois mitos sobre a emigração portuguesa
7:31 Quinta feira, 2 de fevereiro de 2012, 45
O PCP a dar beijinhos no bigode de Hitler
8:00 Quarta feira, 1 de fevereiro de 2012, 116
A defesa de Ana Drago
8:00 Terça feira, 31 de janeiro de 2012, 90
Sebald ainda simboliza a Alemanha?
8:00 Segunda feira, 30 de janeiro de 2012, 30
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
Grupo ImpresaACAP