13/02/2012 atualizado às 1:11
Página Inicial » Blogues » Henrique Raposo, A Tempo e a Desmodo » As outras 'leis da rolha'

As outras 'leis da rolha'

A 'lei da rolha' existe em todos os partidos. Até nos partidos "bonzinhos", como o BE. Ou já se esqueceram do que aconteceu a Joana Amaral Dias?

Henrique Raposo (www.expresso.pt)
9:00 Quarta feira, 17 de março de 2010

I. Como já disse, esta lei da rolha do PSD é um absurdo, e aparece num momento absurdo. Um partido pode impor as regras que quiser. Um partido é um "clube" fechado, que pode impor os critérios de "pertença" aos seus sócios. Quem aceita pertencer a um partido sabe que, à partida, existem regras que limitam a sua liberdade. E, por isso, até acredito que Santana Lopes tem razão: esta regra é, porventura, comum a muitos partidos europeus. Mas, dentro do actual contexto do PSD, a lei da rolha é apenas a consubstanciação do ressentimento que vigora naquele clube. E o ressentimento não é só de Santana Lopes. O problema é o PSD profundo e "aparelhista" que não perdoa as críticas dos intelectuais mediáticos do partido.

II. Mais uma vez, o PSD mostra que tem um tacto político de um elefante. Numa altura em que é preciso pressionar o PS e José Sócrates na área - precisamente - da liberdade de expressão, o PSD cria este facto político absolutamente desnecessário. Mais uma vez, o PSD dá um tiro no pé, e retira as atenções do verdadeiro problema: as relações difíceis entre José Sócrates e os jornalistas.

III. Mas, agora, vamos lá ver se nos entendemos: a lei da rolha já existe nos outros partidos. Ao que parece, como dizem Henrique Monteiro e Marcelo Rebelo de Sousa , o PS tem uma lei parecida (e é absolutamente patético ver aqueles socialistas que não abrem o bico sobre o caso PT/TVI a fazer agora um enorme banzé por causa da lei da rolha do PSD). No PCP, toda a gente sabe o que acontece aos "revisionistas". O CDS até já expulsou fotos de ex-presidentes. Em relação ao BE, esse anjo angelical, é bom lembrar que Joana Amaral Dias foi ostracizada dentro do partido, depois de tomar posições contrárias a Francisco Louçã.

IV. A 'lei da rolha' existe noutros partidos. O PSD é só idiota o suficiente para aprovar essa lei de forma absolutamente explícita num congresso ultra-mediático.

Relacionados
06 abril 2010

'Lei da rolha' continua no PSD

22
Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Os tiros do PSD
relatoriotuga (seguir utilizador), 4 pontos (Bem Escrito), 10:39 | Quarta feira, 17 de março de 2010
Nos ultimos anos, a actuação do PSD no panorama politico nacional e internacional é digna de episódos de caça por amadores e inexperientes, disparam-se tiros e gastam-se balas...acertar em alguma coisa é mais complicado.

Mas se tem sido cómico assistir a "estes tiros pela culatra" por outro lado preocupa-me bastante constatar que o principal partido da oposição se encontra num desnorte absoluto, mergulhado em guerrilhas internas e, infelizmente, mais preocupado em ataques pessoais aos adversários politicos e até mesmo aos próprios "camaradas" de militancia. Preocupa-me.

Esta forma de estar na politica a que o PSD nos tem habituado apenas serve para tornar mais facilitada a vida do PM que, mesmo se vendo hipoteticamente envolvido numa série de escandalos, mantem a popularidade perante a opinião publica - veja-se as ultimas sondagens.

Mas pior do constatar esta incompetencia clara da actual direcção, no "cargo" de oposição, é perceber que não se vislumbra um futuro melhor. Seja qual for o candidato eleito, e pessoalmente acredito que será PCoelho, não reconheço enquanto cidadão as capacidades para liderar um Governo em nenhum deles. Preocupante.

Não porque considero que algum deles chegará a PM - Socrates não se demitirá e o PR já deu mostras que não tem vontade politica de derrubar o Governo - acredito que nenhum dos actuais candidatos sobreviverá muito tempo, mas porque continuaremos a assistir a uma oposição incapaz e sem soluções.
 
 Regras da comunidade
A lei da rolha existe
Marco de Salvaterra (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 10:08 | Quarta feira, 17 de março de 2010
Digno de nota é o despudor de Marcelo Rebelo de Sousa quando afirma que o PSD copiou a lei da rolha existente no PS.

Se dúvidas houvesse, recordo:

- Lendo acima o artigo de Daniel Oliveira no qual transcreve as declarações de Manuel Alegre, Pedro Adão e Silva, Ana Gomes, Paulo Pedroso;

- Recordar a atititude de Manuel Alegre e do seu grupo durante a anterior legislatura quando votavam sistematicamente contra o governo;

- A candidatura de Manuel Alegre à presidência da república contra o candidato do partido.

Vê-se que é gente "arrolhada"... todos expulsos do partido... todos com processos disciplinares.

Misturar tudo tentando enganar os mais incautos é desonestinade pura.

Aliás, você é exímio nisso. A culpa não é sua, porque faz o seu "trabalho" mantendo a guerrilha, que não é de agora, contra o PS e contra Sócrates.

Agora que o Expresso lhe dê espaço para fazer esse trabalho é que é mais grave. Isso não deixa, contudo, de ser expectável por parte da direcção deste semanário. Basta ler os títulos que são escolhidos para as notícias - as próprias notícias seleccionadas - e a interpretação que deles fazem os "ilustres jornalistas" da casa.

Felizmente o mercado vai dando mostras que os compreende bem... cada vez vendem menos!
 
 Regras da comunidade
    Re: A lei da rolha existe    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 14:20 | Quarta feira, 17 de março de 2010
    PS PODRE ; PSD INSTÁVEL ; EUROSONDAGEM DÁ CDS 15%    Ver comentário
AUGUSTO ROSA (seguir utilizador), 1 ponto , 17:14 | Quarta feira, 17 de março de 2010
    Nossa! O futuro de Portugal é brilhante ...    Ver comentário
Trapezio (seguir utilizador), 2 pontos , 23:02 | Quarta feira, 17 de março de 2010
As outras leis da rolha
Toni 2 (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 10:15 | Quarta feira, 17 de março de 2010
O PSD é sem duvida nenhuma o partido com melhor pontaria para dar tiros no pé. Aliás eu até desconfio que já não existe pé. Só no seu passado recente a sua ainda Líder não fez outra coisa. Depois passam o tempo a discutir assuntos de lana caprina e esquecem os que interessam ao País. Olhar para os candidatos e ver a falta de idéias é confrangedor, mas também assustador se nos lembrarmos que qualquer um poderá vir a ser Primeiro Ministro. Partindo do princípio que estamos mal ficariamos ainda muito pior. É verdade que todos os partidos o fazem e temos exemplos concretos, mesmo daqueles que menos se esperava, mas também não deixa de ser caricato e inoportuno. O PSD nesse congresso fez mais ou menos o mesmo como uma pessoa que num funeral se apresentou vestida de vermelho. Esta atitude para o PS foi ouro sobre azul. A partir de agora a Comissão de Inquerito deixa de ter sentido, se é que alguma vez o teve e pelo andar da carruagem está a ser mais um tiro no pé para o PSD, pelas declarações proferidas pelos inqueridos. Continua a semear ventos e a colher tempestades. Diz o povo e tem razão que quanto mais se mexe mais mal cheira, mas o PSD ou não conhece este provébio, ou já nem diz nem faz coisa com coisa. É caso para dizer:- Perdoai-lhe Senhor que eles não sabem o que fazem.
 
 Regras da comunidade
    SEM BOA ROLHA NÃO HÁ BOM VINHO, ROLHA PLÁSTICA PS    Ver comentário
AUGUSTO ROSA (seguir utilizador), 1 ponto , 12:56 | Quarta feira, 17 de março de 2010
    Re: SEM BOA ROLHA NÃO HÁ BOM VINHO, ROLHA PLÁSTICA    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 15:12 | Quarta feira, 17 de março de 2010
Afinal a lei da rolha não é uma inovação.
Alvares_Almeida (seguir utilizador), 3 pontos (Divertido), 10:57 | Quarta feira, 17 de março de 2010
Eu sabia que o PS e o seu inovar Portugal já tinham pensado na rolha antes do PSD. É pena, mas este malandreco do José "Trocas-te" está sempre um passo à frente naquilo que é inovar. Inova no PEC e maltrata tudo e todos com as considerações económicas que faz. Inova no TGV e chama burros aos nortenhos que se quiserem ir para Madrid têm de passar por Lisboa e comprar pasteis. Inova no Magalhães e até na forma de adjudicação. Inova nos Shoppings, já que até existe um com a sua assinatura. Inova na forma de obtenção de licenciaturas ao domingo desburocratizando procedimentos de universidades privadas. Inova na forma de escrever curriculos de dupla personalidade. Inova nas telecomunicações criando um telemóvel para duas pessoas, o 1º e o cidadão (em vez de dualcar, é o dualzé). Reduz a burocracia na PT mesmo sem saber já que para comprar uma televisão a PT não precisa de dar Cavaco a ninguém. Aqui está um homem inovador. O lema da próxima campanha está-se mesmo a ver -" Simplificar e estupidificar Portugal". A 2ª já conseguiu, a 1ª só para o que lhe interessa.
 
 Regras da comunidade
Henrique Raposo o "boguer" Saltitão no PPD/PSD
PIANINHO (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 10:59 | Quarta feira, 17 de março de 2010

Este Congresso do PPD/PSD em Mafra mostrou mais uma vez quem é, e como é, o "bloguer" Henrique Raposo.

Levou todo o tempo em que decorreu o evento a fazer a promoção do seu candidato Paulo Rangel, tentando por todos os meios denegrir a imagem de Aguiar Branco e Passos Coelho, ele tem todo o direito de escolher o candidato que entende, o que não é lógico, é sirva-se do espaço remunerado que o Expresso lhe proporciona, para durante 3 dias fazer de publicitário de uma marca própria.

Depois, viu-se forçado a mudar a agulha e seguir a restante CS no ataque à medida proposta por PSL, que impôs a Lei da Rolha, retirando a Liberdade aos militantes de expressarem livremente as suas opiniões.

Depois de se mostrar tão indignado pela medida estalinista de PSL, vem agora tentar, colar aos restantes partidos a idênticas posições, com o objectivo único de moderar e até calar a indignação dos cidadãos, que não esquecem as posições análogas que já evidenciou a ainda Presidente do partido MFL e que à saída do Congresso, apoiou eufórica a decisão tomada da criação da Lei da Rolha.

Eu sei que esta prática no PSD não é nova, porque eu sou dos que me lembro das expulsões de Rui Oliveira e Costa, Valentim Loureiro e Francisco de Sousa Tavares quando apoiaram Mário Soares nas presidenciais de 1986 e Helena Roseta saiu porque ia pelo mesmo caminho, ou de Carlos Macedo quando este criticou a politica de Saúde de Leonor Beleza.

HR o SALTITÃO da extrema direita, não engana.

 
 Regras da comunidade
    Re: Henrique Raposo o    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 14:21 | Quarta feira, 17 de março de 2010
    HR tem piada... Porque a HIPOCRISIA tem piada...    Ver comentário
TheDuck (seguir utilizador), 1 ponto , 11:47 | Quarta feira, 17 de março de 2010
    Re: HR tem piada... Porque a HIPOCRISIA tem piada    Ver comentário
PIANINHO (seguir utilizador), 2 pontos , 13:07 | Quarta feira, 17 de março de 2010
    Re: HR tem piada... Porque a HIPOCRISIA tem piada    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 15:09 | Quarta feira, 17 de março de 2010
    Re: HR tem piada... Porque a HIPOCRISIA tem piada    Ver comentário
TheDuck (seguir utilizador), 1 ponto , 15:27 | Quarta feira, 17 de março de 2010
    Re: HR tem piada... Porque a HIPOCRISIA tem piada    Ver comentário
JNv (seguir utilizador), 1 ponto , 22:03 | Quarta feira, 17 de março de 2010
Onde há democracia?
nao tento (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 10:19 | Quarta feira, 17 de março de 2010
Há muito que digo a chamada lei da rolha está em todos os partidos, simplesmente está encapotada. Ou seja, não têm coragem para o dizer abertamente, que foi o que fez o PSD. A palavra democracia em portugal não passa de uma treta.
 
 Regras da comunidade
    Re: Onde há democracia?    Ver comentário
Copa2 (seguir utilizador), 1 ponto , 9:52 | Quinta feira, 18 de março de 2010
"Leis da rolha"...
Mordaquikesaileite (seguir utilizador), 2 pontos , 10:20 | Quarta feira, 17 de março de 2010

Essas leis presume-se que era para fazer calar a boca aos militantes do PSD. Agora já vêm dizer que as leis da rolha estão por todo o lado, em todos os partidos. Ora a única maneira de lhes callar a boca é colocarem a "rolha" nas bocas. Mas como isto já cheira tão mal. que o melhor é colocarem a "rolha" em outro lugar...para ver se começamos a respirar um ar um pouco mais saudavel...
 
 
 Regras da comunidade
    Re:    Ver comentário
JNv (seguir utilizador), 1 ponto , 12:30 | Quarta feira, 17 de março de 2010
Rolhas de plástico
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 10:25 | Quarta feira, 17 de março de 2010
Só por recalcamento se pode bater neste ferro frio da rolha .
Santana Lopes deve estar a esfregar as mãos e a perguntar a si próprio como é que não se lembrou disto há mais tempo?
De repente ficou com tanta audiência que toda a gente lhe vai pedir o disco.
Mas atenção que nem todas as rolhas são de cortiça , daqueles velhos sobreiros
dos latifundiários( o Granadeiro também ficou com alguns quando trabalhava com os militares).
Agora há muita rolha de plástico.
 
 Regras da comunidade
lei da rolha ???
fimdalinha (seguir utilizador), 2 pontos (Divertido), 11:04 | Quarta feira, 17 de março de 2010
nos partidos ??? so se for da do champanhe com que regam os tachos...
 
 Regras da comunidade
Apoio a indústria da cortiça
JJFF (seguir utilizador), 2 pontos (Divertido), 12:30 | Quarta feira, 17 de março de 2010
Não se percebe tanto aparato à volta da lei da rolha, a qual certamente dará um novo alento ao sector corticeiro, ora em crise.
Venha agora Sócrates mais uma vez dizer que o PSD está a tomar medidas prejudiciais à economia nacional!
Aos investidores da BVL atenção às cotações das acções da Corticeira A que, no período pré-eleitoral, vão subir acentuadamente, como indica a seta do símbolo partidário em causa.
 
 Regras da comunidade
Não ofenda as rolhas!!!
luminoso (seguir utilizador), 2 pontos (Divertido), 17:19 | Quarta feira, 17 de março de 2010
Rolhas (de cortiça) são o pão nosso de muitos industriais do nosso país, e dão emprego a muita gente.
Não aceito que tenha baptisado esta questão estatutária de "Lei da Rolha", por entender tal expressão injuriosa para a rolha:
- pequena rolha;
- útil rolha;
- rentável rolha;
- humilde rolha!!!
Não nos faça perder mais tempo com comentários coscuvilhentos, inúteis, descabidos e insultuosos para a rolha.

Torne-se útil: construa qualquer coisa boa.

 
 Regras da comunidade
Necrófilos
Outubro1560 (seguir utilizador), 2 pontos (Divertido), 17:49 | Quarta feira, 17 de março de 2010

Daqui a pouco já só há migalhas de cortiça.

Que horror! Isto lembra-me dias de fome na Savana.

Santana, Santana, o que tinhas tu na cabeça:

Chamei de mau gosto o que vi
de mau gosto o mau gosto
É que Santana acha feio
o que não é espelho...
 
 Regras da comunidade
Congresso
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 19:37 | Quarta feira, 17 de março de 2010
A propósito de uma norma, que vai ser atirada para o caixote do lixo e que nem sequer entra em funções, para quê tanto barulho ?
O PSD, na sua maioria esmagadora, já reconheceu que foi um erro.
No entanto, teve uma vantagem, a de revelar que outros Partidos, a começar pelo PS, também têm a chamada "Lei da Rolha" !
Só que P. S. Lopes e quem esteve com ele vieram evidenciar um facto que muitos desconheciam.
Eu sinto-me à vontade, porque fui o primeiro neste espaço a condenar tal norma.
Santana Lopes quis ajustar contas com o Passado, e os que estão na sua rectaguarda, no caso de vencerem querem "CALAR" P. P. Coelho.
Este facto é que merece ser de todo condenável.
Quanto ao resto, todos os Partidos enfermam do mesmo defeito.
Faço uma ressalva quanto ao BE, que segundo li, é o único Partido que não tem tal norma.
Para terminar: Será que a futura liderança, mesmo antes de ser eleita já está a incomodar tanto o Partido Socialista?
É que só se ataca e desvaloriza aquilo que nos faz frente...
Ou, não será?
Quando se tem telhados de vidro, é melhor ficar sossegadinho!
Não vá o tiro sair-lhes pela culatra...
"BATAM", enquanto têm poder para isso, mas não se esqueçam do mais importante: GOVERNAR!
 
 Regras da comunidade
    Re: Congresso    Ver comentário
rcarvalho1963 (seguir utilizador), 1 ponto , 0:01 | Quinta feira, 18 de março de 2010
    Re: Congresso    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 3:04 | Quinta feira, 18 de março de 2010
PT
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 21:16 | Quarta feira, 17 de março de 2010
O que se passa na PT e na REN, em que fôram atribuídos chorudos bónus a Administradores, não merece qualquer reparo ?
Por exemplo na PT em vencimentos e bónus, três administradore receberam em 2009 qualquer coisa como seis milhões de euros a saber:
Zeinal Bava:2.5 milhões de euros

Henrique Granadeiro: 1.6 milhões de euros

Rui Pedro Soares o tal "BOY", que foi "despedido" , mas continua na empresa a desempenhar outra funções reebeu: 1.5 milhões de euros.
Isto não é uma ofensa a quem tem pensões miseráveis e áqueles que vivem do ordenado mínimo nacional ?
Estes é que são factos que deviam ser discutidos, e não passar ao lado dos mesmos..
Ou não acham ?
 
 Regras da comunidade
    Bónus malus    Ver comentário
Professor.com.muita. (seguir utilizador), 1 ponto , 22:56 | Quarta feira, 17 de março de 2010
Pois é ...
Dunca (seguir utilizador), 1 ponto , 10:45 | Quarta feira, 17 de março de 2010

"Oh tu, que tens de humano o gesto e o peito "(Camões em Inês de Castro)

E lá vem o Raposão a arrumar uma desculpa para aliviar o PSD e o seu candidato de "cu-ração"...

Oh Raposão! Os erros dos outros não nos servem de compensação, apenas explica, mas não justifica.
 
 Regras da comunidade
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
Arquivo
PUB




O meu amigo Jorge Luís (Borges)
8:00 Sexta feira, 10 de fevereiro de 2012, 12
A humanidade que nem o holocausto destrói
8:00 Quinta feira, 9 de fevereiro de 2012, 44
Livrai-nos do cavalheiro do haxixe, dr. António Costa
8:00 Terça feira, 7 de fevereiro de 2012, 52
O comboio que liga Portugal à Alemanha (ou a falta que faz o Luís)
8:00 Segunda feira, 6 de fevereiro de 2012, 42
Dois mitos sobre a emigração portuguesa
7:31 Quinta feira, 2 de fevereiro de 2012, 45
O PCP a dar beijinhos no bigode de Hitler
8:00 Quarta feira, 1 de fevereiro de 2012, 116
A defesa de Ana Drago
8:00 Terça feira, 31 de janeiro de 2012, 90
Sebald ainda simboliza a Alemanha?
8:00 Segunda feira, 30 de janeiro de 2012, 30
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
Grupo ImpresaACAP